RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Datas, locais, fotos e toda a informação sobre os encontros e as montras de modelismo que se vão organizando por Portugal
art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by art » Mon Jun 23, 2008 10:58 am

Bons dias, caros colegas Modelistas!

Peço desculpa por abrir um tópico novo para comentar a recente edição desta Exposição/Concurso. Mas o evento merece-o... e de que maneira!

Até por reflexões acerca de outras exposições em que participei, sabe-se que não sou muito dado a "graxas" e em embarcar em rasgados elogios acríticos. Isso pode "doer" a alguns e tornar-me numa "persona non grata", mas é assim que sempre fui e é assim que gostaria de ser até morrer.

Vamos, então aos comentários:
1) Fim de semana ensolarado e com temperaturas um pouco acima do suportável.
2) Local de exposição completamente novo. Fresquinho e arejado q.b.. Embora ainda houvesse quem tivesse saudades do anterior local e das mesinhas circulares, julgo que o Pavilhão Municipal oferece outro tipo de condições e de eventual expansão. Plenamente conseguido, portanto.
3) Em termos de segurança, verificou-se a introdução de uns "cordões policiais" :D em volta das mesas. Opção muito bem vinda para quem, como eu, é um grande defensor das exposições em vitrinas. Se, para o ano, "esticarem" as cordas e as colocarem apenas mais um palmo afastadas das mesas, ficará PERFEITO, na minha humilde opinião.
Ainda no aspecto da segurança, de louvar a VIGILÂNCIA (sim, com todas as letras maiúsculas!). Tive sempre um elemento dos "Pikuinhas" junto a mim enquanto estive a colocar os modelos sobre a mesa. IRREPREENSÍVEL! Durante a exposição, só houve um par de minutos em que houve alguma confusão. Foi quando os elementos do Atletismo resolveram invadir, positivamente, o recinto (um deles até estava de tronco nú e de toalha de banho sobre os ombros! Indescritível! Seria bom alguém reproduzir aquele "marmelo" à escala :D :D :D) . Claro que o comportamento deles deixou muito a desejar. As crianças começaram logo a tentar mexer nos modelos, enfim, estão a ver o filme.
Mas, mesmo nesse par de minutos de algum descontrolo, alguns "Pikuinhas" assumiram uma vigilância tão firme, que fariam os membros da ASAE corarem de inveja! :D :D :D Grande reacção!
4) Em termos de ambiente, simpatia, gargalhada, bons momentos, etc., estamos conversados. GARANTO que, embora tenha participado em dezenas de exposições, NUNCA tive um fim de semana modelístico tão agradável! NUNCA tive tanta pena, quando chegou ao fim! E isso também se deveu às "24 horas".
Embora tenha estado 8 horas (das quais, pelo menos, 7 foram de divertida cavaqueira :D ), terão sempre um adepto desta modalidade, no futuro.
5) No aspecto do concurso, nada a ressalvar. Os prémios foram justos (talvez o João merecesse um pelo extraordinário Williams, pintado a pincel, mas isto é só uma opinião) e, por uma sorte do caraças, o "best of show" estava atribuído à partida, pelo extraordinário valor do Lancaster do Modelista Polaco. Levar 5 anos a fazer um modelo e daquela maneira tão detalhada,só visto, não dá para descrever! Das imagens que coloco aqui, as deste modelo são as únicas de "não civis". A relativa falta de qualidade deve-se aos reflexos da vitrina que o encerrava.

EM RESUMO: Como se diz por aqui, o meu "BEM HAJAM" aos Pikuinhas, por divulgarem - tão próximos da perfeição - esta nossa paixão!
Espero que os membros que temos neste Fórum - Carlos Santos, Rui Duarte, Daniel, Pikuinhas08 - transmitam estes meus singelos parabéns aos restantes membros. Certamente deve ter havido algum aspecto negativo, mas, sinceramente, não o descortinei.
A vós, talvez fosse melhor dizer: "TANQUE IÚ!!! :D :D :D

Como observações finais, foi excelente rever o Carlos Jorge, o Simão (ProfeSM), de FINALMENTE conhecer pessoalmente o João (JMCARC) e a sua simpatiquíssima esposa, o Caracol Kitado - que nos fez o favor de explicar a origem de tão original "nickname" - enfim, de todos os condimentos que fizeram deste um fim de semana pouco menos que perfeito!

Até ao Modelscala!

Art
Attachments
01.jpg
01.jpg (251.55 KiB) Viewed 7483 times
02.jpg
02.jpg (250.38 KiB) Viewed 7477 times
03.jpg
03.jpg (286.39 KiB) Viewed 7476 times
04.jpg
04.jpg (230.72 KiB) Viewed 7465 times
05.jpg
05.jpg (252.44 KiB) Viewed 7454 times
06.jpg
06.jpg (238.9 KiB) Viewed 7452 times
07.jpg
07.jpg (212.65 KiB) Viewed 7444 times
08.jpg
08.jpg (251.5 KiB) Viewed 7441 times
09.jpg
09.jpg (227.25 KiB) Viewed 7437 times
10.jpg
10.jpg (249.27 KiB) Viewed 7437 times
11.jpg
11.jpg (196.55 KiB) Viewed 7427 times
12.jpg
12.jpg (226.2 KiB) Viewed 7427 times
13.jpg
13.jpg (187.01 KiB) Viewed 7427 times

User avatar
Caracol_kitado
Posts: 459
Joined: Thu Jul 26, 2007 8:56 pm
Location: Tomar

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by Caracol_kitado » Mon Jun 23, 2008 2:07 pm

O Art já disse tudo! No meu caso foi a primeira vez que participei neste tipo de evento, mas pelo que pude ver tudo decorreu às mil maravilhas. Foi bom finalmente conhecer alguns dos elementos do fórum e participar nas 24 horas de modelismo, embora no meu caso tenham sido apenas 7. Passamos o tempo todo na amena cavaqueira e a desbastar plástico. Só foi pena não ter conseguido terminar o Alfa, mas para o ano espero levar vários modelos.
ImageImage

Carlos Jorge
Posts: 302
Joined: Fri Dec 17, 2004 4:44 pm
Location: Constância
Contact:

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by Carlos Jorge » Mon Jun 23, 2008 2:35 pm

Obrigado a todos os que lá estiveram, o Art, Caracol, João Cunha, Prof Simão, etc... foi um fim de semana muito bem passado e penso que foi a melhor Réplica de sempre, o local permitiu outras coisas e sempre se estava um pouco mais fresco do que no antigo lugar, se bem que deixou saudades pelo ambiente mais intimista...

Os prémios foram justos e faço minhas as palavras do Art, no que diz respeito ao João merecer um prémio pelo Williams, mas o Júri na Réplica tem sido sempre irrepreensível e não há nada a dizer. Sobre o "Best of Show", tendo em conta que aquele modelo demorou 5 anos a ser detalhado, e já fez uns 25000km pela Europa nos últimos anos, acho bem merecido. O Art levou a sua "armada 1/43" que ajuda sempre a enriquecer a categoria dos civis, na minha opinião, mais detalhada que qualquer 1/24 presente na Réplica, geralmente OBB mas com verniz bi-componente...

De louvar a presença das "sócias" de alguns modelistas, elas criticam o espaço desarrumado em casa e tal, mas gostam de ver os modelos :D.

Para o ano há mais, e no mínimo que corra tão bem como esta 10ª edição... Prometo que levo alguma coisa para expor, pelo menos já comecei mais um modelo, passados 2 anos do último...


Até à próxima,
Carlos Jorge
Last edited by Carlos Jorge on Mon Jun 23, 2008 4:17 pm, edited 1 time in total.
Image
Image
Image

Rui Duarte
Posts: 283
Joined: Wed Nov 01, 2006 10:57 pm
Location: Entroncamento

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by Rui Duarte » Mon Jun 23, 2008 2:45 pm

Art e caracol fico muito feliz que tenham gostado do evento, alguns membros dos pikuinhas ja viram este topico e ficaram satisfeitos :)
esperemos que para o ano a replica corra ainda melhor, basta retirar os invasores do atletismo que logo ai temos melhor ambiente, depois retiramos o pessoal dos carritos e ai é que a replica corre mesmo bem!! UPS isto nao era para revelar eheh :mrgreen:

um abraço
Rui Duarte
Image

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by JMCARC1 » Mon Jun 23, 2008 2:52 pm

Olá a todos.

Quando cheguei ao Pavilhão, senti de imediato alguma desilusão pela perda do carácter mais intimista do espaço anterior. Foi algo de que sempre gostei! Isto, apesar do novo espaço ser maior, mais arejado, com melhores condições e mais arejado que o anterior. No final, descobri que não era o espaço que conferia esse carácter... era a organização. É que nem dei pela troca!!!!

Muito bem organizada, com um ambiente fantástico que me faz sentir em casa (foi a 3 vez que estive na casa dos Pikuinhas e parece sempre que são a minha família, tão bem que sou tratado) e tb me deixou alguma angustia no momento do adeus. Passei ali um excelente fim-de-semana! Claro que isto tb se deveu (e muito) às 24h de modelismo, ou como eu prefiro ver, na possibilidade de levarmos algo para fazer que a organização disponibiliza espaço - e até algum material - para nos entretermos. A produção das 8h em que lá estive não foi fantástica, mas o convívio compensou amplamente. É pena que o esforço necessário para as 24h seja incompatível com a semana de trabalho seguinte...!

Qt à exposição em si (e que talvez fosse o mais importante) decorreu com a organização já nos habituou! Para quem duvida da segurança deste evento, posso dizer que nem olhei para trás no momento de vir embora no sábado e deixar lá os modelos. Mesmo às 24h de sábado, e perante a presença de alguns visitantes menores (!!!!) houve sempre alguém a vigiar, prevenindo e algumas vezes alertando para alguma passagem das "marcas", sem no entanto "ofenderem" os visitantes...! Devo tb confessar, que só vi a exposição no domingo, tal o ambiente que convívio criado.

Foi bom rever alguns amigos de outras participações, e conhecer pessoalmente, o Arlindo (já foi sem o Sr :lol: ), o Daniel (já o tinha visto o ano passado mas não tínhamos falado) e o Carlos (Caracol_kitado) que só ficava até às 18h, mas só de lá saiu às 22h :wink: sempre embalado com seu Datsun. Passamos numa excelente tarde/noite, não? Pelo meio ainda tivemos o "retorno ao plástico" do Carlos Jorge, 2 anos depois :roll: ... espero não termos de esperar por mais 1 ano para termos novidades eh, eh.

Tal como o Art, espero que os Pikuinhas membros deste fórum comuniquem à restante organização o meu sincero OBRIGADO e os meus PARABÉNS. Não o fiz no final, pois compreendo que, por cima de todo o cansaço e esforço, havia que arrumar tudo no sitio e não quis ser mais um "improdutivo" a chatear.

O único reparo que faço foi à entrega de prémio: se eu mandasse, esperava que o quem ganhou vários prémios na mesma categoria soltasse ao seu lugar antes de o voltar a chamar. Espero que não me interpretem mal... devemos promover o exercício físico! É que um iogurte e exercício físico são bons para o colesterol :lol: :lol: :lol:

Obrigado por tudo e até 2009 (nem que tenha de ressuscitar mais algumas "velharias")

João

PS: Depois coloco as fotos

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by JMCARC1 » Mon Jun 23, 2008 3:04 pm

Carlos Jorge wrote:(...)João Santos(...)
De nada, Carlos José (não és José pois não?).
Carlos Jorge wrote:Os prémios foram justos e faço minhas as palavras do Art, no que diz respeito ao João merecer um prémio pelo Williams, mas o Júri na Réplica tem sido sempre irrepreensível e não há nada a dizer.
Não queria comentar esta parte, mas eu, se fosse júri, não me tinha atribuido nenhum prémio.... honestamente!
Carlos Jorge wrote:Sobre o "Best of Show", tendo em conta que aquele modelo demorou 5 anos a ser detalhado, e já fez uns 25000km pela Europa nos últimos anos, acho bem merecido.
Esqueci-me no meu comentário. Gostei muito da atitude de atribuir um "Best of Show" ao melhor modelo junior... penso que é um excelente incentivo!
Carlos Jorge wrote:De louvar a presença das "sócias" de alguns modelistas, elas criticam o espaço desarrumado em casa e tal, mas gostam de ver os modelos :D.
... e sempre conferem uma beleza diferente ao espaço :lol:
Carlos Jorge wrote:Prometo que levo alguma coisa para expor, pelo menos já comecei mais um modelo, passados 2 anos do último...
Ficamos à espera :wink:
Rui Duarte wrote:(...) alguns membros dos pikuinhas ja viram este topico e ficaram satisfeitos :)
Acho que tem todo o "direito" de ficarem mais que satisfeitos... de ficarem orgulhosos!
Rui Duarte wrote:esperemos que para o ano a replica corra ainda melhor, basta retirar os invasores do atletismo que logo ai temos melhor ambiente, depois retiramos o pessoal dos carritos e ai é que a replica corre mesmo bem!! UPS isto nao era para revelar eheh :mrgreen:
Ficavas cheio de saudades e com um pavilhão soturno... não ves que os "civis" tem a elegância e beleza do seu lado... que eu saiba, os grandes designers e estilistas mundiais não projectam tanques! :lol: ... bem, se calhar alguém já fez uma máquina de lavar roupa da "Philips" :roll:

João

Carlos Jorge
Posts: 302
Joined: Fri Dec 17, 2004 4:44 pm
Location: Constância
Contact:

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by Carlos Jorge » Mon Jun 23, 2008 4:18 pm

JMCARC1 wrote:De nada, Carlos José (não és José pois não?).
Fogo, e eu a dar-lhe com o Santos...


Cumprimentos,
Carlos Jorge
Image
Image
Image

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by art » Mon Jun 23, 2008 4:48 pm

Carlos Jorge wrote:Fogo, e eu a dar-lhe com o Santos...
Realmente, pá, isso devem ser influências do teu "avatar".
Esse tanque deve estar a enferrujar-te o raciocínio. :D :D :D

Art

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by JMCARC1 » Mon Jun 23, 2008 5:42 pm

Carlos Jorge wrote:Fogo, e eu a dar-lhe com o Santos...
:lol: :lol: :lol: Eu pensei que estavas a brincar!!! E que tal ser só João?

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by JMCARC1 » Mon Jun 23, 2008 8:08 pm

Como o prometido é devido, aqui ficam algumas fotos da Replica:

Panorâmica geral

Image

Image

Image


Os "Civis"

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Outros modelos

Image

Image

Image

Image

... e um bónus :lol:

Image

Image

... escusado será dizer, que na ultima foto, levei um aviso da "Segurança" :oops:

João

User avatar
Daniel_evoVIII
Posts: 207
Joined: Tue Feb 14, 2006 11:43 pm

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by Daniel_evoVIII » Mon Jun 23, 2008 8:17 pm

Boas. Ainda bem que ficaram satisfeitos com tudo. Foi um fim de semana espectacular aprende mutia coisa nova conheci muita gente muito simpática e porreira do qual gostei muito de conhecer e falar sobre modelismo, o caracol kitado, Art, João, conviver com já conhecidos meus de outras expos, e uma coisa que ainda não foi aqui dita, atrofiar um pouco com a malta dos Tanques!! Agora a sério foi do best e venha outra!

Cumps
Daniel
Last edited by Daniel_evoVIII on Mon Jun 23, 2008 9:24 pm, edited 1 time in total.
Image
Image

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by art » Mon Jun 23, 2008 9:12 pm

João, as tuas fotos estão com uma definição que até fazem doer os olhos!
Impecáveis.
E aquele estilo de apontar com o dedo "mindinho"? :D :D :D

Esta exposição não podia passar a ser bimestral? :D :D :D

Art

diastiger
Posts: 20
Joined: Tue Jun 29, 2004 7:34 pm
Location: Entroncamento - Portugal

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by diastiger » Mon Jun 23, 2008 11:07 pm

Para a próxima arranjo um TRINCA DEDOS e uma verdasca para os mais afoitos e demasiado curiosos..!!! :badgrin: :badgrin: :badgrin: :lol: :lol: :lol: :lol:
E venho vestido com roupa preta, casaco à matrix e óculos escuros!! :lol: :lol: :lol: :lol:

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by ProfeSM » Mon Jun 23, 2008 11:30 pm

:D OLá rapaziada. Repito aqui parte do que foi escrito no Modelismo na Net.
Bom passou mais um Réplica 2008 e a nós, AMBA e Clube de Modelismo da Escola Bàsica 2,3 Mário Beirão de Beja só nos cabe agradecer aos Pikuinhas e a toda a organização do evento o convite que nos fizeram para estarmos presentes nesta edição.
Para nós foi um dos momentos altos do nosso Plano de Actividades. Uma viagem com os alunos que de certeza lhes irá ficar na memória tanto deles como dos familiares que os acompanharam. Obrigado Santos pela vossa recepção aos míudos, todos eles iam contentes. E eu ainda mais fiquei pois apesar de não termos podido levar todos os alunos do Clube foram alguns dos mais necessitados e que raramente saem de Beja que foram os alunos da Casa Pia, e isso foi muito bom.

Quanto ao Réplica deste ano: Faço minhas muitas das palavras dos restantes amigos do Fórum.

1 - Organização: 5*****, tanto na recepção dos modelos, como na vigilância (pudera, quem é que se metia com o Dias), como no acompanhamento dos visitantes.
2 - Um novo espaço, maior e mais amplo, e para quem vem de fora mais acessível, boa escolha.
3 - Uma qualidade muito boa dos modelos, e sem desprimor para os restantes modelistas a presença do fabuloso Lancaster do nosso amigo polaco do qual não compreendemos o nome justificava plenamente a deslocação até ao Entroncamento.
4 - Um ambiente 5 ******, descontraído e bastante divertido, foi mesmo neste aspecto uma das melhores exposições em que estive presente (deve ser porque o pessoal é sempre o mesmo, como se diz por aí, que cada vez mais isto é um grupo alargado de gente divertida).
5 - O Saber receber, a mim não me custa nada fazer 500kmsx2 para estar no Réplica, pois sei que aí vou estar em casa e com pessoas que nos sabem receber, Santos, Dias, Sandro e restante pessoal dos Pikuinhas muitos parabéns.
6 - A vossa filosofia de modelismo e para mim esse é o caminho a seguir, pois mais uma vez um GAJO ESTÁ LÁ PARA SE DIVERTIR, e não para tornar um hobby uma coisa demasiado séria em que depois andamos todos às turras uns com os outros, porque o espírito de competição nos sobe à cabeça. Nem elitismos, nem à procura do "Santo Graal" do melhor modelista ou do melhor modelo ou do Master, essa não é a minha ideia de modelismo e muito menos será a do Sr Presidente da Câmara do Entroncamento que estava bastante contente com o evento e com o qual foi possível ter uma conversa bem simpática.

Concluindo, mais um excelente fim-de-semana de modelismo, a todos os Pikuinhas muitos parabéns e já sabem que podem contar conosco para o próximo ano.
A todos um abraço de Beja
Simão Matos

Agora em especial para o pessoal do Automodelista:
Foi excelente ter contactado de novo com o João e o Arlindo e o almoço que combinámos foi bem divertido. Um beijo especial para as vossas esposas pela simpatia e por vos aturarem.
Para mim só foi pena que levava os miúdos e tinha de regressar a Beja porque senão ficava para as 24h, quando saí no Sábado foi quando voçês começaram à conversa com o Carlos (Caracol Kitado) e já estavam embalados para a produção e construção, ou seja fui-me embora na melhor altura.
Caracol Kitado, foi um prazer ver esse excelente Alfa Romeo e dar alguns dedos de conversa, sorry porque no Sábado estava com mais atenção aos miúdos. Mas o carro está muito bom e prevemos melhores modelos ainda.
João se dúvidas existissem (que pelo teu trabalho no Fórum não tenho) o teu Williams e principalmente o trabalho meticuloso do Alfa estão excelentes. Muitos parabéns, além de que é sempre divertido estar à conversa contigo.
Arlindo, muitos parabéns, qual Altaya qual carapuça... desta vez tive oportunidade de tirar mais fotos aos teus modelos e principalmente observá-los com olhar cirúrgico, assim como dar uma breve vista de olhos pelo Lancia Fluvia e pelo Audi. Estão simplesmente espectaculares, gostei muito dos micrólitos frizos nas portas e principalmente do trabalho de decalques. E mais uma vez se comprova a minha teoria, "ao vivo" os teus kits são fora de série. Estive a olhar com atenção o Triumph TR7(lindo) porque me parecia que nas fotos aqui do Fórum tinhas tido problemas com a pintura do branco nas cavas das rodas e nada, está perfeito. Muitos parabéns, fico prostado.
Carlos Jorge, obrigado pela oferta que fizeste ao Clube, de certeza que irá ser bem útil.
Rui, muitos parabéns pela organização das 24horas, olha que é um caso sério a tentar explorar aqui no BejaModelshow, e para o pessoal até dá jeito pois poupa-se uns cobres em alojamento.

Mais uma vez foi um excelente evento e bastante divertido, muitas podem pensar de maneira diferente, mas para mim isto é que é modelismo.
A todos um abraço do ProfeSM.

As minhas fotos não chegam à qualidade das do João, mas aqui vão.
Attachments
Replica 2008 II 190.jpg
Replica 2008 II 190.jpg (147.41 KiB) Viewed 7232 times
Replica 2008 II 192.jpg
Replica 2008 II 192.jpg (151.45 KiB) Viewed 7232 times
Replica 2008 II 199.jpg
Replica 2008 II 199.jpg (152.54 KiB) Viewed 7232 times

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Re: RÉPLICA 2008 - Imagens e comentários!

Post by ProfeSM » Mon Jun 23, 2008 11:35 pm

Mais algumas fotos
Attachments
Replica 2008 II 242.jpg
Replica 2008 II 242.jpg (149.23 KiB) Viewed 7222 times
Replica 2008 II 243.jpg
Replica 2008 II 243.jpg (144.71 KiB) Viewed 7221 times
Replica 2008 II 255.jpg
Replica 2008 II 255.jpg (132.37 KiB) Viewed 7222 times
Replica 2008 II 260.jpg
Replica 2008 II 260.jpg (142.67 KiB) Viewed 7221 times
Replica 2008 II 261.jpg
Replica 2008 II 261.jpg (149.16 KiB) Viewed 7219 times
Replica 2008 II 266.jpg
Replica 2008 II 266.jpg (143.4 KiB) Viewed 7217 times
Replica 2008 II 267.jpg
Replica 2008 II 267.jpg (152.2 KiB) Viewed 7217 times

Post Reply