MODELSCALA 2011 - X Edição

Datas, locais, fotos e toda a informação sobre os encontros e as montras de modelismo que se vão organizando por Portugal
User avatar
great.scale.models
Posts: 133
Joined: Sat Jul 30, 2011 9:58 am

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by great.scale.models » Wed Sep 28, 2011 11:52 am

lmadureira wrote:
GUSTAVO wrote:Caro Alvarol,

Tocaste na ferida. Faço minhas as tuas palavras. Há que dar crédito a quem dá o litro pela organização =D> .

Depois da boda há muitos padrinhos.

G.
=D>
Saudações a todos,

Realmente posso dizer que nem todos têm razão, eu sei muito bem o que custa organizar uma exposição de modelismo até porque já fiz parte de algumas à alguns anos atrás, duas delas até foram exclusivas de modelismo automóvel e decorreram em Stands de marcas conhecidas.

A boda até correu bem e até poderia ter corrido melhor se não tivessem colocado alguns convidados quase fora do copo de água, longe dos noivos e escondidos dos convidados de honra, melhor que isto só se os pusessem a comer na cozinha.

Mas parece que não sou o único a partilhar desta ideia, já li na Internet vários comentários noutros locais do mesmo género, só é pena que muitas vezes continuemos a viver no nosso nacional porreirismo, muitas palmadinhas nas costas ao mesmo tempo que só abrimos a boca para mostrar um sorriso amarelo, somos assim, os Portugueses, em vez de fazermos valer os nossos direitos e mostrar o descontentamento preferimos calar-nos para não nos colocarem fora da lista que para muitos é mais importante, a fogueira das vaidades, é a mentalidade do "Não faz mal ficar escondido se receber a medalhinha" - Basta darem um salto ao Fórum Modelismo na Net que as discussões sobre medalhinhas já começaram, é a velha história da vaidade e do egocentrismo, quando ganhamos somos os maiores, quando perdemos não sabemos aceitar.

Fora isso parece que me afastei do tema que deveria fazer os automodelistas falarem mais alto: o tratamento recebido, mas pelo que parece todos lançam loas e salamaleques à organização, provavelmente foram todos premiados e por cá, como já afirmei acima, os prémios calam as revoltas!!

O amigo Valdispert tem razão, deveria ter dado crédito à fotografia, pois, com algum atraso assumo que a retirei de um tópico do Fórum da Associação de modelismo do Montijo, fica feita a devida referência, já agora, Valdispert, gostei do seu avatar, é um veículo civil??

Bons modelismos para todos.

GSM
GSM - Um modelista atrás de um balcão

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by valdispert » Wed Sep 28, 2011 3:42 pm

É, sim.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by art » Sat Oct 01, 2011 10:19 am

Bom dia.

Após ter sido alertado para as discussões, por vezes muito acaloradas e "a quente", sobre o tema da Exposição "Modelscala", decidi dar uma vista de olhos aos respectivos tópicos.
Tendo lido atentamente o presente, achei que o debate se centrou nos pontos essenciais, sem histerias nem "chinfrim"; pelo contrário, educada e civilizadamente. Por isso mesmo darei a minha opinião sobre o certame, que vale o que vale: é apenas mais uma…

a) O TÓPICO: Dou a minha visão aqui, em virtude de o mesmo ter sido aberto por um membro activo da organização da "Modelscala" - o João Damiães - que, ao longo dos anos, tem recebido as minhas inscrições e prontamente esclarecido eventuais dúvidas. A ele, o meu sincero "bem hajas"!

b) O AGRADECIMENTO: Mais uma vez participei e nunca é demais lembrar o enorme esforço que é por de pé a organização de um evento desta magnitude e tentar que tudo corra pelo melhor. Prontamente corrigiram um pequeno erro que cometeram na inscrição de algumas peças minhas, sempre de forma educada e calma. A esta mostra hei-de eu sempre ir, mesmo que eles cedam às "pressões" que têm tido para não atribuírem "tantos" prémios aos "civis"!
Mais uma vez, também, a exposição correu muito bem! O meu sentido "OBRIGADO".

c) O "CANTINHO" DOS "CIVIS": Este ano - e contrariamente ao sucedido nos últimos - o local designado para a mostra dos veículos automóveis situava-se num canto da mostra, pouco iluminado, por sinal. Alguém teria de para lá ir e este ano calhou-nos a "fava". Estávamos muito "mal habituados", pois os automóveis sempre estiveram em posição mais central, podendo observar-se os modelos sob diversos ângulos.
Não questiono o local escolhido pela organização e não o considero "desrespeito" para connosco, até pelo facto de termos tido sempre locais "privilegiados" para expormos. Só critico a falta de espaço e o aspecto "caótico" da mistura de escalas. Este facto é reconhecido por vários colegas das temáticas militares, em diversos Fóruns da especialidade...
Quando coloquei os meus trabalhos, afirmei que tinha 36 para expor e não havia espaço para os mesmos. O que fizeram foi afastar uma nau que se encontrava adstrita e duas embarcações mais ao lado. Quando terminei, tive de, mais uma vez, alertar o membro da A.M.M. para o facto de não ter espaço para colocar os moldes e as peças "em bruto" de um dos meus projectos "scratch", conforme o previamente combinado com o Damiães. Mais uma vez tiveram de apertar aquilo tudo, começando o espaço a ficar demasiadamente exíguo.
Depois de me retirar - e conforme comprovei no Domingo - os restantes colegas expositores viram os seus modelos serem colocados no pouco espaço sobrante, criando-se a tal mistura de escalas e classes.
Dir-me-ão que este ano estavam em mostra cerca de 800 modelos e, por exemplo, no ano passado, apenas 350. De acordo, embora faça notar que um conhecido Modelista de temáticas militares e que, ciclicamente, arranja "confusão" por causa dos prémios - e não vou adiantar mais nada, por este não ser membro deste Fórum - teve os seus dois modelos (muito interessantes, como é habitual) com respectivas fotos e resenhas históricas, expostos num espaço maior que os "nossos" cerca de 70…

d) A MODALIDADE: Este é um ponto que tem dado azo a várias opiniões, saudavelmente divergentes. Então? Exposições ou Concursos?
Claro está que todos reconheceremos que existem vantagens e desvantagens em cada uma das modalidades.
Falando na eventualmente mais "polémica" - a do Concurso - a maior desvantagem talvez seja o não se concordar muitas da vezes com as decisões dos Júris. Daí o tal "chinfrim" aparecer de forma recorrente. Pois bem, ninguém é obrigado a concorrer, se não se estiver satisfeito com os resultados, pois bem, não se concorre ou nem sequer se expõe.
Não conheço outros exemplos, portanto vou falar da minha experiência: existem duas exposições/concursos a que não mais comparecerei, por, em minha opinião, haver nítido "desprezo" pelas temáticas automóveis e haver um claro favorecimento de alguns Modelistas, em detrimento de outros.
Curiosamente - e a ninguém ainda disse isto, é uma "notícia" em primeira mão - um evento excelente a que compareço sempre e em que espero continuar a expor, a "Espimodel", em Espinho, teve este ano uma série de atribuições de prémios, para mim, incompreensíveis. O próprio Presidente do Núcleo, o meu querido amigo José Duarte, uma das melhores pessoas que encontrei até hoje nas lides Modelísticas, afirmou que a categoria dos "Civis" tinha sido muito polémica entre os elementos do júri. Acredito, dados os resultados.
Mas daí a pensar que pode ter havido alguma espécie de "favor", é coisa que nego redondamente!
Curiosamente, também, o tal Modelista de temáticas militares atrás referenciado, também não obteve "Ouro" tal e qual como na "Modelscala" e não me apercebi de que tivesse reclamado…
Assim, nestas questões dos Concursos, nunca todos estarão de acordo; mas é assim mesmo e isso não pode ser motivo de não participação. Até a talhe de foice relembro que na "Modelscala" do ano passado, quem ganhou a categoria dos "Civis" foi um modelo Ferrari Enzo a 1/10, distribuído em fascículos, da "Altaya"! Quem foi chamado a dar a sua opinião até percebia de Modelismo Automóvel, mas não conhecia esta Enciclopédia da Planeta Agostini…
Isto deslustra a organização da "Modelscala"? De forma alguma, dado que, não tendo membros dedicados aos automóveis, tentaram saber a opinião de quem percebesse do assunto…

e) A PARTICIPAÇÃO NOS "CIVIS": Ao ler as diversas e legítimas opiniões dos colegas acerca da participação (ou falta dela…) dos Modelistas de automóveis nos certames Nacionais, ocorre-me um par de reflexões:
- Em primeiro lugar e talvez devido à crise, nota-se, efectivamente, um decréscimo de participação, sendo praticamente "os mesmos de sempre" a expor. Não acredito, contrariamente ao que aqui já foi dito, que não participem por estarem os "prémios" atribuídos "a priori". Mas, lá está, é a minha opinião e vale o que vale…
Não querendo entrar na questão muito debatida (por vezes deseducadamente) dos "papa-concursos", devo fazer notar que as despesas que uma pessoa tem nestas deslocações é de grande monta e desmotiva muitos potenciais expositores. À guisa de exemplo, digo que a "Modelscala" me ficou na módica quantia de 264,10 € (sim, eu faço as contas!) em combustível/portagens/refeições para duas pessoas. Moro a 305 km do Montijo…
Espero que ninguém pense que trazer para casa um par de "latas" (sem ofensa para as organizações!) compensa as despesas. Curiosamente, gastei aproximadamente o mesmo na penúltima exposição em que participei, em Almada, que não tinha modalidade de Concurso.
Participo, simplesmente, por ser das poucas ocasiões em que posso contactar pessoalmente com os meus queridos amigos Modelistas, e em que as "bocas" e as gargalhadas, isso sim, compensam largamente as despesas!

f) PEQUENAS REFLEXÕES DE ÂMBITO PESSOAL: Aproveito o ensejo para, modestamente, comentar um par de opiniões aqui expressas:
- Normalmente tenho "concorrência" nas classes a que me "candidato". Esta foi, por sinal, a primeira "Modelscala" em que isso não aconteceu.
- Há bastante tempo que não me considero "membro" deste Fórum. Criei, conjuntamente com outros amigos, outro espaço de Automodelismo, onde nunca houve "guerras" nem "ataques", como os que motivaram o nosso afastamento. Alguns desses amigos ainda são membros activos deste Fórum - e ainda bem - que há-de ser sempre uma referência na nossa área, pois foi aqui que nos conhecemos e melhorámos as nossas prestações. Isso não o esquecerei, obviamente.
- Foi dito que, em boa hora, certas pessoas formaram outros espaços e "se foram embora", tornando este Fórum completamente pacífico. Folgo em saber isso e não estou a ironizar. Lembro-me de três Fóruns criados: o nosso, a que aludi acima; outro dedicado à escala 1/43, a que também pertenço e que funciona muito bem; e ainda outro, cujo "mentor" foi um indivíduo que só arranjou confusão pelos Fóruns por onde passou, tendo burlado diversas pessoas, inclusivamente. Penso que esse Fórum também funciona a contento das partes…
Assim, todos ficámos a ganhar. É bom quando assim é.

Desculpem a longuíssima reflexão, não "a quente" como deve ser perceptível.

Melhores saudações Modelísticas e continuação de um bom trabalho!

Art
PS: Já me esquecia. Também participei, lá para 1996 ou 1997, nas duas "ExpoKit" a que o colega anterior faz alusão. Muito bem organizadas, mas lá está: alguns dos prémios atribuídos foram um pouco polémicos. Mas lá está também: não foi por isso que deixei de participar...

User avatar
great.scale.models
Posts: 133
Joined: Sat Jul 30, 2011 9:58 am

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by great.scale.models » Sat Oct 01, 2011 1:43 pm

Saudações Art.

Belo Post, muito ponderado e bem conseguido.

=D> =D> =D> =D> =D> =D>

Assino por baixo,

Em relação à parca participação dos automodelistas só acrescento que a situação tem-se tornado muito semelhante a uma bola de neve, antigamente viam-se muitos trabalhos nas exposições nacionais e até nas internacionais, mas aos poucos e poucos é notório que cada vez aparecem menos pessoas com os seus modelos para expor ou participar em concursos.

Na minha opinião (e aí entra o efeito bola de neve) é que temos sentido na pele o ostracismo a que temos sido votados no que toca à visiblidade e tratamento recebido, é natural que um modelista se sinta descriminado e repense a sua forma de estar nas exposições, algo do género "Com este tratamento não vale a pena, para o ano não meto cá os pés", cada ano que passa temos menos automóveis nas mesas, menos modelistas interessados e porquê?

Estes homens e mulheres continuam a produzir a a montar modelos, então porque não aparecem? Talvez seja a altura das próprias organizações pararem, reflectirem e pensarem porque cada vez aparecem menos modelistas desta vertente tão vasta.

Mas tenho a impressão que para os organizadores isso pouco importa, afinal o modelismo militar é rei e senhor em todo o lado e muitas vezes os "carrinhos" só atrapalham e roubam espaço.

Art, já visitei o Fórum que formou, o Autoescala segundo creio, http://autoescala.proboards.com/, pelo que me foi dado a ver estão lá muitos dos "Gurus" do automodelismo em Portugal, grande safra, em breve farei a minha inscrição.

Bom fim de semana modelistas!

GSM
GSM - Um modelista atrás de um balcão

Post Reply