MODELSCALA 2011 - X Edição

Datas, locais, fotos e toda a informação sobre os encontros e as montras de modelismo que se vão organizando por Portugal
Damiaes
Posts: 126
Joined: Fri Sep 02, 2005 3:15 pm
Location: Montijo
Contact:

MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by Damiaes » Mon Aug 08, 2011 10:34 pm

Caros amigos,
a AMM vai organizar o seu 10.º evento, nos dias 24 e 25 de Setembro de 2011.
O site foi actualizado com toda a informação disponível http://www.ammontijo.com" onclick="window.open(this.href);return false; , podem retirar e mandar a ficha de pré-inscrição. Quem estiver interessado no jantar façam chegar o vosso interesse para ammontijo@gmail.com.
Participem, este vai ser um grande Modelscala. Este vai ser um evento cheio de actividades.


Image

Image

Image

Image

Image

Image

alguma dúvida é só nos contactarem.
http://www.ammontijo.com" onclick="window.open(this.href);return false;

João damiães
AMM n.º1

User avatar
great.scale.models
Posts: 133
Joined: Sat Jul 30, 2011 9:58 am

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by great.scale.models » Mon Aug 22, 2011 5:11 pm

Saudações,

Sem dúvida uma apresentação muito cuidada e profissional, mas acho que um pouco de paciência e talento conseguia-se encaixar um automóvel ou uma moto no cartaz, tem muito espaço e assim as pessoas ficam a saber que a exposição também lhes é dedicada, ou não é assim?

Infelizmente este é um problema de (quase) todas as exposições deste País, exceptuando o NME de Espinho e a AMBA de Beja, todos as outras associações desprezam os automodelistas nos seus cartazes, sei que a minha opinião é controversa mas conheço tantos modelistas que pensam como eu, às vezes ficamos com uma sensação de sermos mal vindos a estes certames.

Tudo de bom.

GSM
GSM - Um modelista atrás de um balcão

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by scirocco » Mon Aug 22, 2011 6:48 pm

Olhei para o cartaz e mesmo antes de ler o post do GSM, tive a mesma sensação.
Este ano conto participar (pela 1ª vez) no evento e não é por causa do cartaz que vou deixar de o fazer, mas que me sinto um pouco descriminado, sinto.

Cumprimentos e que a exposição corra pelo melhor,
Scirocco
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
great.scale.models
Posts: 133
Joined: Sat Jul 30, 2011 9:58 am

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by great.scale.models » Mon Aug 22, 2011 7:54 pm

scirocco wrote:Olhei para o cartaz e mesmo antes de ler o post do GSM, tive a mesma sensação.
Este ano conto participar (pela 1ª vez) no evento e não é por causa do cartaz que vou deixar de o fazer, mas que me sinto um pouco descriminado, sinto.

Cumprimentos e que a exposição corra pelo melhor,
Scirocco
Saudações Scirocco,

Infelizmente é a mentalidade vigente, e a hipócrisia ainda é maior quando entram em foruns como o nosso para publicitarem um evento que considera os automodelistas cidadãos de 2ª, ainda por cima os modelos automóveis que costumam participar são muitas vezes verdadeiras sinfonias de modelismo, mas eles assim não entendem e pensam que nós fazemos carrinhos de brincar ou então RCs como já li no "maior forum de modelismo de Portugal"

Simplesmente acho que não custava muito colocar um modelo automóvel no cartaz, só dava credibilidade à organização.

Bom modelismo.

GSM
GSM - Um modelista atrás de um balcão

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by nuno22467 » Mon Aug 22, 2011 9:46 pm

Viva,
É um debate já clássico na época alta das exposições. Não há muito mais a dizer, enquanto as localizações destes certames estiverem intimamente ligadas à vida militar e/ou aos episódios de guerra do nosso país.
Venho participando desde há dois anos um pouco por todo o lado, e é a treta do costume: malta dos tirinhos para ali, grupinhos dos carrinhos para acolá, o juri tem de agradar a todos, etc, etc, etc.
A única coisa boa é que acabamos por conhecer pessoalmente alguns companheiros dos fórums e apreciar in loco os seus trabalhos.
Se o automodelismo é de segunda ou terceira categoria, isso não sei... para mim é a única que pratico, :D
Abraço,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
great.scale.models
Posts: 133
Joined: Sat Jul 30, 2011 9:58 am

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by great.scale.models » Tue Aug 23, 2011 3:40 pm

nuno22467 wrote:Viva,
É um debate já clássico na época alta das exposições. Não há muito mais a dizer, enquanto as localizações destes certames estiverem intimamente ligadas à vida militar e/ou aos episódios de guerra do nosso país.
Venho participando desde há dois anos um pouco por todo o lado, e é a treta do costume: malta dos tirinhos para ali, grupinhos dos carrinhos para acolá, o juri tem de agradar a todos, etc, etc, etc.
A única coisa boa é que acabamos por conhecer pessoalmente alguns companheiros dos fórums e apreciar in loco os seus trabalhos.
Se o automodelismo é de segunda ou terceira categoria, isso não sei... para mim é a única que pratico, :D
Abraço,
Nuno.
Saudações Nuno.

É verdade, concordo com praticamente tudo aquilo que escreveu, as separações são bem visiveis em algumas exposições.

No ano passado visitei a Exposição do Montijo para ver o que se faz no País e ao mesmo tempo tirar umas fotos dos melhores modelos, entre duas fotografias não pude deixar de escutar a conversa de dois modelistas com elementos da organização e segundo estes senhores:

Não compreeendiam porque existiam tantos prémios para a categoria dos modelos automóveis e motos, aquilo é só carrinhos, brinquedos e mais nada, bastava um prémio geral e saiam todos contentes até porque na opinião dos mesmos quem faz modelismo automóvel são "dois ou três putos que mais tarde vão fazer modelismo a sério (militar)", mais ainda: os prémios que se poupavam na categoria "civis" podiam ser redistribuidos pelo pessoal militar!

Não compreendo esta ideia dos prémios e da separação dos vários tipos de modelismo, para mim é tudo igual, acho eu.

Bom modelismo.

GSM
GSM - Um modelista atrás de um balcão

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by Rally24 » Tue Aug 23, 2011 8:56 pm

Descriminados ou...talvez não. :?:

Sem querer defender ninguém, devo chamar á vossa atenção para o facto das fotos acima não serem fotos do cartaz da Modescala 2011, são apenas promoções as actividades da exposição.

Tenho ao longo dos anos participado em várias exposições de modelismo e nunca me senti descriminado, nunca senti que não era bem-vindo, nos regulamentos das exposições sempre houve (e há) classes para nós, sempre houve (e há) prémios para nós, o que senti foi uma tristeza muito grande.
A minha tristeza não foi/é provocada pelas organizações dos eventos, é provocada por nós modelistas-auto, no passado mês de Julho visitei a Portvscala, deixarei aqui no fórum a foto-reportagem e o meu desabafo sobre essa mesma tristeza, a parte da exposição que representava os Automóveis era miserável (estou a falar da participação auto e não do modelos expostos).
Quem é que provoca essa “descriminação”??? As organizações?
Não, somos nós.
Não participamos, não nos juntamos, não trocamos ideias e depois ficamos sentados em frente ao computador á espera que num fórum qualquer apareçam fotos da exposição.
Elas aparecem, mas não são as que estávamos á espera…são outras.

Como é que um clube de modelismo organiza uma exposição e vai apostar e criar actividades para temáticas que não “aparecem”?
Dou só um exemplo, se cada um dos membros deste fórum participar com 3 modelos nas próximas exposições vão ver que o pesos que os Civis (detesto esta designação!) nas exposições de modelismo vai mudar, se numa exposição apareceram 100/120 modelos vai acabar a “descriminação”.
nuno22467 wrote:..
A única coisa boa é que acabamos por conhecer pessoalmente alguns companheiros dos fórums e apreciar in loco os seus trabalhos.
Aproveitando a comentário do Nuno, só posso sugerir que os membros do AutoModelista deveriam escolher 1 ou 2 exposição por ano e fazer convívio Auto em cada uma delas.

Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

User avatar
Mike
Posts: 604
Joined: Tue Sep 14, 2010 5:26 pm
Location: Aveiro

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by Mike » Tue Aug 23, 2011 9:50 pm

Completamente de acordo Pedro, ainda agora recebi um convite para expor modelos e tenho uma certa inibição para o fazer porque não considero que os meus modelos tenham a qualidade suficiente para serem os representantes das 4 rodas numa exposição de meia dúzia de "carritos”. Se a nossa participa�ão fosse o bastante grande e diversificada, já não teria este sentimento com certeza....

Abraço :wink:

User avatar
Bucov
Posts: 664
Joined: Wed Nov 08, 2006 3:33 pm

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by Bucov » Tue Aug 23, 2011 9:56 pm

Olá a todos.

Eu não sou muito do tipo de criar confusões mas cá vai a minha opinião:

Concordo totalmente com o que o Pedro Gomes (RAlly24) disse. Realmente parte de nós, os modelistas fazer ou não as tendências modelisticas de qualquer exposição, sejam elas auto/motos, militar,figuras,dioramas,etc... Agora sem aparecer nem participar não podemos reclamar (posição tomada por mim) pois não tenho nem trabalhos que considere dignos duma exposição nem o tempo necessario para a logistica envolvida para participar numa. Acho uma excelente ideia de o forum AM tentar promover a participação dos seus membros numa exposição tipo a do Montijo por ex. mas numa vertente de convivio, de conhecer a pessoa por detras do nick, e ai talvez se perdesse a vergonha de mostrar os nosso trabalhos :D .

Em relação à sempre discutida posição por parte da malta dos "tirinhos" em relação à malta dos "pópós" e a confirmar-se a tendência de discriminação (eu pessoalmente nunca senti mas também só participei como visitante e completamente anónimo :D ), deveriam reflectir bem pois acho que a captação dos mais novos para este hobby (cada vez dos mais velhos) será muito mais fácil com um tema civil do que um militar. Por exemplo, acho muito mais fácil um puto demonstrar interesse pelo "General Lee" , porque conhece a série ou filme, pelo Ferrari Enzo pois já o viu no TopGear do que por um blindado da 2GG com um nome marado carregado de tecnicas complicadas (washes, pre shadings, dry brush, filtros pigmentos e outras tais).

Posto isto só me resta deixar os meus parabéns a todos os que organizam exposições de modelismo de Norte a Sul, pela coragem e dedicação por este nosso Hobby.

Abraço
Image Image

User avatar
great.scale.models
Posts: 133
Joined: Sat Jul 30, 2011 9:58 am

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by great.scale.models » Tue Aug 23, 2011 11:18 pm

Olá amigos,

Concordo com todas as opiniões e com as ideias expostas, um evento AM era muito bem vindo, pelo menos era uma novidade no panorama nacional.

Eu apoio e posso ajudar em tudo o que seja possível.

Bom modelismo.

GSM
GSM - Um modelista atrás de um balcão

Damiaes
Posts: 126
Joined: Fri Sep 02, 2005 3:15 pm
Location: Montijo
Contact:

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by Damiaes » Wed Aug 24, 2011 4:07 pm

Boa tarde caros amigos,
na qualidade de membro da AMM, e na realização do Modelscala, não quero deixar de dar uma palavrinha.

Este ano o Modelscala faz os seus 10 anos de evento. Temos sempre apoiado todas as vertentes no modelismo. Aliás, na nossa associação temos sócios ligados a todas as vertentes. Batemos em todas.
Se virem as fotos dos anos anteriores, pode-se constatar que a categoria civil é muito bem representada. Tentamos sempre promover todas as áreas.
Se quiserem promover o modelismo da área civil, têm todo o meu apoio. No que eu puder ajudar, ajudo. Acho a ideia de se juntarem muito boa. Venham ao Modelscala.
Também deixo aqui uma sugestão/pedido....quem estiver interessado em fazer um workshop ligado ao modelismo civil, uma técnica qualquer, ou outra actividade temos as portas abertas. Têm o apoio da organização, damos as condições necessárias para tal. É só falarem comigo.

Bons modelos
João Damiães
http://www.ammontijo.com" onclick="window.open(this.href);return false;

João damiães
AMM n.º1

JM Design
Posts: 26
Joined: Tue Apr 13, 2010 5:50 pm

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by JM Design » Thu Sep 08, 2011 7:35 pm

Talvez lá dê um "salto"... pela 4ª vez. :wink:

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by DIOGO_TIAGO » Thu Sep 08, 2011 8:23 pm

Eu também vou lá estar. Embora não cumpri-se os 10 modelos, vou levar 3 e muito bem desenvolvidos já para a minha idade :lol:

Estou ansioso :D

Damiaes
Posts: 126
Joined: Fri Sep 02, 2005 3:15 pm
Location: Montijo
Contact:

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by Damiaes » Mon Sep 12, 2011 10:48 pm

Fico bastante contente com a vossa participação, pois o que interessa é mesmo participar, mostrar o que fazemos.
Participem, e posso dizer que já temos muito modelismo civil inscrito. Mas queremos mais.
http://www.ammontijo.com" onclick="window.open(this.href);return false;

João damiães
AMM n.º1

User avatar
GUSTAVO
Posts: 533
Joined: Tue Jan 17, 2006 4:48 pm
Location: Vila do Conde

Re: MODELSCALA 2011 - X Edição

Post by GUSTAVO » Tue Sep 13, 2011 12:16 am

Caros,

Embora não muito batido em termos de exposições tenho acompanhado com interesse as poucas a que tenho ido. Noto, todavia, que o entusiasmo demonstrado nos "fóruns auto" não encontra ressonância nos eventos.

Concordo inteiramente com o Pedro Gomes: a culpa é só nossa. Nunca ninguém recriminou os modelistas auto, são os próprios que não dão o passo.
A quantidade e qualidade dos trabalhos deste e outros fóruns precisa urgentemente de divulgação. Não deixem os vossos trabalhos na estante pensando que não estão ao nível de uma exposição ou concurso. Nós queremos é ver o trabalho colectivo "in loco", trocar umas ideias, beber uma bejeca, falar de kitagem, criar amizades...Não é só vir para aqui tirar fotos e esperar pelos comentários. Vamos lá para a frente, TODOS.

Um abraço,

G.

Post Reply