Lola T 70

Avaliação de kits e materiais usados em modelismo (aerógrafos, tintas, etc).
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Tigre
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Lola T 70

Post by Tigre » Tue Apr 18, 2006 11:23 pm

Aqueles que costumam andar pelo Ebay já devem ter visto este kit por lá e os preços quase exorbitantes que atingem.
Pois desta vez tive a sorte de conseguir licitar um a preço razoável.
Vamos ao kit:

carro pequeno, escala 1/25, quantidade média de peças, não muito detalhadas, mas creio que o suficiente.
O plástico parece-me um pouco frágil, mas de boa qualidade.
O maior senão, é os decalques terem amarelecido e as instruções serem pouco precisas qt à pintura das peças e muito menos qt à cor da carrosseria.
Parece que Lola T70 há uma infinidade de variantes, esta é uma delas. DFV, diz aí algo sobre o assunto :)
Um kit a começar brevemente. :D
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Luis Miguel

PMMSC
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Post by PMMSC » Tue Apr 18, 2006 11:34 pm

Bela maquina sim senhor!

Já estive para adquirir um modelo deste diversas vezes no Ebay mas os preços a que chegam os leilões levam-me a voltar a trás na altura de carregar no botão!

Venha essa montagem...

DFV
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Post by DFV » Wed Apr 19, 2006 11:22 am

Boa. Também já estive para comprar esse kit e "baldei-me" sempre. Para mim, é a versão mais "pura" (bonita) do T70.

Tens-me em mais alta consideração que mereço. O que sei: o Lola T70 é um produto tipico dos anos 60 - prototipo de 2 lugares, construido para poder levar várias motorizações e que, pelas quantidades produzidas, acabou por ser classificado como Sport. Existem 4 versões "de base", Mk I, II, III e III B. Começou por ser um spyder (como o kit), mas teve variações coupe, nas 3 ultimas versões - são as mais conhecidas, mas as que tiveram menos sucesso desportivo.

O primeiro é de 65, creio. Os spyder foram usados intensivamente nos EUA (campeonatos USRRC e Can-Am)e GB, sobretudo em 65/66 e 67. Quase todos tinham motorizações Chevrolet ou Ford. E, quase todos os grandes pilotos da época correram neles - P. Jones, Jerry Grant, G. Hill, J. Surtees (primeiro campeão Can-Am), AJ Foyt, Mark Donohue (campeão USRRC), J. Stewart, D. Hulme, Dan Gurney ("paladino" do uso dos motores Ford), ...

As decorações do kit são da equipa John Mecom, um "milionário do petróleo" norte-americano (texano) que fez correr muito boa gente e muitos bons carros ao longo desta década de 60. Mecom comprou e fez correr tantos chassis T70 ao longo de 2 anos, que não sei avaliar que provas/pilotos estarão em causa. Com uma excepção: o nr 22 é o John Cannon, em 65 (Riverside?).

Há muita literatura e links sobre este carro.

Algumas fotos desta e doutras versões (conseguem reconhecer algum piloto pelo capacete :wink: ? )

Boa montagem!
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Post by Tigre » Wed Apr 19, 2006 12:21 pm

DFV wrote:Tens-me em mais alta consideração que mereço.
Ora, ora...até agora sempre que te lançei o repto, nunca fiquei sem resposta. E que preciosas informações nos tens dado. Portanto, nada de modestias !
Este carro tem infinidade de pequenas variações : colocação de espelhos, aro de protecção :?: , entradas de ar, etc. Até já cheguei a ver um die cast deste carro com os escapes em...amarelo :shock: Não faço isso ideia se isso terá algum rigor, mas...
Mais uma consulta à base de dados DFV :) : o azul deste 22 é metalizado ? Na ultima foto parece, mas como tb tem muito grão :?
Outra curiosidade é pq carga de agua estes carros (e outros da mesma altura tinham de possuir 2 lugares e pneu suplente ? Regulamentos bacocos, provavelmente.
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Post by Patrick Bateman » Wed Apr 19, 2006 12:38 pm

grande Tigre, essa máquina promete
espero q n babe mt óleo :twisted:
em relação aos declas, já pensaste pintar esse padrão branco e usar só o filete vermelho?
bom trabalho
patrick
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Post by Tigre » Wed Apr 19, 2006 12:41 pm

Patrick Bateman wrote:em relação aos declas, já pensaste pintar esse padrão branco e usar só o filete vermelho?
bom trabalho
patrick
É o mais certo...até gostaria era de pintar o filete e os numeros.
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DFV
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Post by DFV » Wed Apr 19, 2006 12:58 pm

Tigre wrote: Este carro tem infinidade de pequenas variações : colocação de espelhos, aro de protecção :?: , entradas de ar, etc. Até já cheguei a ver um die cast deste carro com os escapes em...amarelo :shock: Não faço isso ideia se isso terá algum rigor, mas...
Mais uma consulta à base de dados DFV :) : o azul deste 22 é metalizado ? Na ultima foto parece, mas como tb tem muito grão :?
Outra curiosidade é pq carga de agua estes carros (e outros da mesma altura tinham de possuir 2 lugares e pneu suplente ? Regulamentos bacocos, provavelmente.
Os escapes em amarelo é normal; com estes escapes expostos, equipas "mais cuidadosas" tornavam-nos parte da decoração do carro. Roger Penske usou muitas vezes escapes amarelos nos seus carros azul-Sunoco. É provável que tenhas visto uma foto desse T70.

Os dois lugares fazem parte da definição-base da categoria "carros de desporto de dois lugares". Já a existência de uma roda suplente, bem como noutras alturas a existência de um pára-brisas com altura minima ou, a existência de um porta-bagagens fazem parte da idiosincrasia de cada regulamento específico - é provável que fossem obrigatórios em alguns campeonatos e noutros não (na Can-am não era obrigatória roda suplente).
Originalmente, a filosofia destes "carros de desporto de 2 lugares" seria a de servirem de "prototipos" a futuros carros de série. Daí a existência destas "anormalidades" - e, daí, também, o nome genérico que hoje todos usamos, "Protótipos".

O carro é azul claro/médio metalizado - todos os carros Mecom tinham essa cor.


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Post by Tigre » Wed Apr 19, 2006 3:17 pm

DFV wrote:
Tigre wrote:



O carro é azul claro/médio metalizado - todos os carros Mecom tinham essa cor.

Sem querer abusar da tua boa vontade, esse azul seria um tom como os Renault Alpine ?

Ah! O piloto da 2ª foto é o Jackie Stewart :)
Pena não haver uns decalques para fazer a versão do Martin Gurney ...
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DFV
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Post by DFV » Wed Apr 19, 2006 5:02 pm

Tigre wrote:
DFV wrote:
Tigre wrote:



O carro é azul claro/médio metalizado - todos os carros Mecom tinham essa cor.

Sem querer abusar da tua boa vontade, esse azul seria um tom como os Renault Alpine ?

Pena não haver uns decalques para fazer a versão do Martin Gurney ...

O tom de azul Mecom não é EXACTAMENTE o TS Light Metallic Blue da Tamiya. Mas para mim serve ... (tenho o Corvette GrandSport do Mecom e pintei-o com essa cor :lol: ). Convém é dar o minimo de camadas possível, para não tornar a cor muito densa.

Quanto ao carro do Dan Gurney (e outros): procura nos decalques Fred Cady - fácil de encontrar no e-bay e no site http://www.fredcadydecals.com

Tem uma gama fantástica, tenho quase a certeza que têm o T70 do Gurney, bem como decalques genéricos Mecom.


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Post by DFV » Tue May 02, 2006 4:11 pm

Para teres uma ideia, aqui estão dois carros de John Mecom pintados com TS Light Met. Blue. A cada um de decidir como fica...

Z
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Post by Tigre » Tue May 02, 2006 4:29 pm

Obrigado DFV !

Mas ainda ando indeciso entre o Lola Zerex e o Lola do Dan Gurney.
Talvez seja mais fácil a pintura do Zerex, uma vez que há cor disponivel na Tamiya, enqt o Bardahl, além de azul bastante escuro, parece-me ter ali um leve toque arroxeado. Será ?
Entretanto há outro site com outras decorações para os Lola, várias versões Surtess, mas na escala 1/24...Acho que vou mesmo recorrer ao Fred Cady.
Já agora: que carro Zerex é esse da foto ?
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Post by DFV » Tue May 02, 2006 6:08 pm

Tigre wrote:Obrigado DFV !

Mas ainda ando indeciso entre o Lola Zerex e o Lola do Dan Gurney.
Talvez seja mais fácil a pintura do Zerex, uma vez que há cor disponivel na Tamiya, enqt o Bardahl, além de azul bastante escuro, parece-me ter ali um leve toque arroxeado. Será ?
Entretanto há outro site com outras decorações para os Lola, várias versões Surtess, mas na escala 1/24...Acho que vou mesmo recorrer ao Fred Cady.
Já agora: que carro Zerex é esse da foto ?
O Bardhal, sendo um carro do Dan Gurney, provavelmente usa a cor do que viria a ser a equipa deste - AAR, All American Racers. Um azul muito escuro, um pouco metalizado. Acho que há sprays TS - para as Hondas Repsol - que fazem esse efeito.

Os carros das fotos são o Corvette GrandSport e o Ferrari 250LM, por esta ordem.

Z

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Post by Tigre » Tue May 02, 2006 6:56 pm

DFV wrote:Acho que há sprays TS - para as Hondas Repsol - que fazem esse efeito.

Z

Grande DFV !!!
A cor a que te referes é o TS-64 Dark Mica Blue.
Será mesmo o mesmo o Bardahl. Fica mais sinistro nessa cor.
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Post by DFV » Sat May 06, 2006 7:28 pm

Pequeno grande pormenor que não referi - desculpa mas esqueci-me. O motor do T70 do Gurney é um Ford, não um Chevrolet. Diferente portanto do que vem no kit.

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Post by Tigre » Sat May 06, 2006 8:35 pm

DFV wrote: O motor do T70 do Gurney é um Ford, não um Chevrolet. Diferente portanto do que vem no kit.

#-o Tb me tinha esquecido desse detalhe...o motor que vem no kit não faz qq referência à marca do mesmo (normalmente teria que ter algo gravado nas tampas das cabeças do motor). O motor é um V8 com trompetas de admissão directa. Os motores seriam no essencial muito diferentes um do outro ? Se não o fossem, ainda daria na mesma para se fazer o Bardahl. Penso eu de que... :)
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