Lola T 70
Lola T 70
Aqueles que costumam andar pelo Ebay já devem ter visto este kit por lá e os preços quase exorbitantes que atingem.
Pois desta vez tive a sorte de conseguir licitar um a preço razoável.
Vamos ao kit:
carro pequeno, escala 1/25, quantidade média de peças, não muito detalhadas, mas creio que o suficiente.
O plástico parece-me um pouco frágil, mas de boa qualidade.
O maior senão, é os decalques terem amarelecido e as instruções serem pouco precisas qt à pintura das peças e muito menos qt à cor da carrosseria.
Parece que Lola T70 há uma infinidade de variantes, esta é uma delas. DFV, diz aí algo sobre o assunto
Um kit a começar brevemente.
Pois desta vez tive a sorte de conseguir licitar um a preço razoável.
Vamos ao kit:
carro pequeno, escala 1/25, quantidade média de peças, não muito detalhadas, mas creio que o suficiente.
O plástico parece-me um pouco frágil, mas de boa qualidade.
O maior senão, é os decalques terem amarelecido e as instruções serem pouco precisas qt à pintura das peças e muito menos qt à cor da carrosseria.
Parece que Lola T70 há uma infinidade de variantes, esta é uma delas. DFV, diz aí algo sobre o assunto
Um kit a começar brevemente.
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Luis Miguel
Luis Miguel
Boa. Também já estive para comprar esse kit e "baldei-me" sempre. Para mim, é a versão mais "pura" (bonita) do T70.
Tens-me em mais alta consideração que mereço. O que sei: o Lola T70 é um produto tipico dos anos 60 - prototipo de 2 lugares, construido para poder levar várias motorizações e que, pelas quantidades produzidas, acabou por ser classificado como Sport. Existem 4 versões "de base", Mk I, II, III e III B. Começou por ser um spyder (como o kit), mas teve variações coupe, nas 3 ultimas versões - são as mais conhecidas, mas as que tiveram menos sucesso desportivo.
O primeiro é de 65, creio. Os spyder foram usados intensivamente nos EUA (campeonatos USRRC e Can-Am)e GB, sobretudo em 65/66 e 67. Quase todos tinham motorizações Chevrolet ou Ford. E, quase todos os grandes pilotos da época correram neles - P. Jones, Jerry Grant, G. Hill, J. Surtees (primeiro campeão Can-Am), AJ Foyt, Mark Donohue (campeão USRRC), J. Stewart, D. Hulme, Dan Gurney ("paladino" do uso dos motores Ford), ...
As decorações do kit são da equipa John Mecom, um "milionário do petróleo" norte-americano (texano) que fez correr muito boa gente e muitos bons carros ao longo desta década de 60. Mecom comprou e fez correr tantos chassis T70 ao longo de 2 anos, que não sei avaliar que provas/pilotos estarão em causa. Com uma excepção: o nr 22 é o John Cannon, em 65 (Riverside?).
Há muita literatura e links sobre este carro.
Algumas fotos desta e doutras versões (conseguem reconhecer algum piloto pelo capacete ? )
Boa montagem!
Zé
Tens-me em mais alta consideração que mereço. O que sei: o Lola T70 é um produto tipico dos anos 60 - prototipo de 2 lugares, construido para poder levar várias motorizações e que, pelas quantidades produzidas, acabou por ser classificado como Sport. Existem 4 versões "de base", Mk I, II, III e III B. Começou por ser um spyder (como o kit), mas teve variações coupe, nas 3 ultimas versões - são as mais conhecidas, mas as que tiveram menos sucesso desportivo.
O primeiro é de 65, creio. Os spyder foram usados intensivamente nos EUA (campeonatos USRRC e Can-Am)e GB, sobretudo em 65/66 e 67. Quase todos tinham motorizações Chevrolet ou Ford. E, quase todos os grandes pilotos da época correram neles - P. Jones, Jerry Grant, G. Hill, J. Surtees (primeiro campeão Can-Am), AJ Foyt, Mark Donohue (campeão USRRC), J. Stewart, D. Hulme, Dan Gurney ("paladino" do uso dos motores Ford), ...
As decorações do kit são da equipa John Mecom, um "milionário do petróleo" norte-americano (texano) que fez correr muito boa gente e muitos bons carros ao longo desta década de 60. Mecom comprou e fez correr tantos chassis T70 ao longo de 2 anos, que não sei avaliar que provas/pilotos estarão em causa. Com uma excepção: o nr 22 é o John Cannon, em 65 (Riverside?).
Há muita literatura e links sobre este carro.
Algumas fotos desta e doutras versões (conseguem reconhecer algum piloto pelo capacete ? )
Boa montagem!
Zé
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Ora, ora...até agora sempre que te lançei o repto, nunca fiquei sem resposta. E que preciosas informações nos tens dado. Portanto, nada de modestias !DFV wrote:Tens-me em mais alta consideração que mereço.
Este carro tem infinidade de pequenas variações : colocação de espelhos, aro de protecção , entradas de ar, etc. Até já cheguei a ver um die cast deste carro com os escapes em...amarelo Não faço isso ideia se isso terá algum rigor, mas...
Mais uma consulta à base de dados DFV : o azul deste 22 é metalizado ? Na ultima foto parece, mas como tb tem muito grão
Outra curiosidade é pq carga de agua estes carros (e outros da mesma altura tinham de possuir 2 lugares e pneu suplente ? Regulamentos bacocos, provavelmente.
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Luis Miguel
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- Patrick Bateman
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Os escapes em amarelo é normal; com estes escapes expostos, equipas "mais cuidadosas" tornavam-nos parte da decoração do carro. Roger Penske usou muitas vezes escapes amarelos nos seus carros azul-Sunoco. É provável que tenhas visto uma foto desse T70.Tigre wrote: Este carro tem infinidade de pequenas variações : colocação de espelhos, aro de protecção , entradas de ar, etc. Até já cheguei a ver um die cast deste carro com os escapes em...amarelo Não faço isso ideia se isso terá algum rigor, mas...
Mais uma consulta à base de dados DFV : o azul deste 22 é metalizado ? Na ultima foto parece, mas como tb tem muito grão
Outra curiosidade é pq carga de agua estes carros (e outros da mesma altura tinham de possuir 2 lugares e pneu suplente ? Regulamentos bacocos, provavelmente.
Os dois lugares fazem parte da definição-base da categoria "carros de desporto de dois lugares". Já a existência de uma roda suplente, bem como noutras alturas a existência de um pára-brisas com altura minima ou, a existência de um porta-bagagens fazem parte da idiosincrasia de cada regulamento específico - é provável que fossem obrigatórios em alguns campeonatos e noutros não (na Can-am não era obrigatória roda suplente).
Originalmente, a filosofia destes "carros de desporto de 2 lugares" seria a de servirem de "prototipos" a futuros carros de série. Daí a existência destas "anormalidades" - e, daí, também, o nome genérico que hoje todos usamos, "Protótipos".
O carro é azul claro/médio metalizado - todos os carros Mecom tinham essa cor.
Zé
Sem querer abusar da tua boa vontade, esse azul seria um tom como os Renault Alpine ?DFV wrote:Tigre wrote:
O carro é azul claro/médio metalizado - todos os carros Mecom tinham essa cor.
Zé
Ah! O piloto da 2ª foto é o Jackie Stewart
Pena não haver uns decalques para fazer a versão do Martin Gurney ...
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Luis Miguel
Luis Miguel
Tigre wrote:DFV wrote:Sem querer abusar da tua boa vontade, esse azul seria um tom como os Renault Alpine ?Tigre wrote:
O carro é azul claro/médio metalizado - todos os carros Mecom tinham essa cor.
Zé
Pena não haver uns decalques para fazer a versão do Martin Gurney ...
O tom de azul Mecom não é EXACTAMENTE o TS Light Metallic Blue da Tamiya. Mas para mim serve ... (tenho o Corvette GrandSport do Mecom e pintei-o com essa cor ). Convém é dar o minimo de camadas possível, para não tornar a cor muito densa.
Quanto ao carro do Dan Gurney (e outros): procura nos decalques Fred Cady - fácil de encontrar no e-bay e no site http://www.fredcadydecals.com
Tem uma gama fantástica, tenho quase a certeza que têm o T70 do Gurney, bem como decalques genéricos Mecom.
Zé
Obrigado DFV !
Mas ainda ando indeciso entre o Lola Zerex e o Lola do Dan Gurney.
Talvez seja mais fácil a pintura do Zerex, uma vez que há cor disponivel na Tamiya, enqt o Bardahl, além de azul bastante escuro, parece-me ter ali um leve toque arroxeado. Será ?
Entretanto há outro site com outras decorações para os Lola, várias versões Surtess, mas na escala 1/24...Acho que vou mesmo recorrer ao Fred Cady.
Já agora: que carro Zerex é esse da foto ?
Mas ainda ando indeciso entre o Lola Zerex e o Lola do Dan Gurney.
Talvez seja mais fácil a pintura do Zerex, uma vez que há cor disponivel na Tamiya, enqt o Bardahl, além de azul bastante escuro, parece-me ter ali um leve toque arroxeado. Será ?
Entretanto há outro site com outras decorações para os Lola, várias versões Surtess, mas na escala 1/24...Acho que vou mesmo recorrer ao Fred Cady.
Já agora: que carro Zerex é esse da foto ?
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Luis Miguel
Luis Miguel
O Bardhal, sendo um carro do Dan Gurney, provavelmente usa a cor do que viria a ser a equipa deste - AAR, All American Racers. Um azul muito escuro, um pouco metalizado. Acho que há sprays TS - para as Hondas Repsol - que fazem esse efeito.Tigre wrote:Obrigado DFV !
Mas ainda ando indeciso entre o Lola Zerex e o Lola do Dan Gurney.
Talvez seja mais fácil a pintura do Zerex, uma vez que há cor disponivel na Tamiya, enqt o Bardahl, além de azul bastante escuro, parece-me ter ali um leve toque arroxeado. Será ?
Entretanto há outro site com outras decorações para os Lola, várias versões Surtess, mas na escala 1/24...Acho que vou mesmo recorrer ao Fred Cady.
Já agora: que carro Zerex é esse da foto ?
Os carros das fotos são o Corvette GrandSport e o Ferrari 250LM, por esta ordem.
Z
DFV wrote: O motor do T70 do Gurney é um Ford, não um Chevrolet. Diferente portanto do que vem no kit.
Zé
Tb me tinha esquecido desse detalhe...o motor que vem no kit não faz qq referência à marca do mesmo (normalmente teria que ter algo gravado nas tampas das cabeças do motor). O motor é um V8 com trompetas de admissão directa. Os motores seriam no essencial muito diferentes um do outro ? Se não o fossem, ainda daria na mesma para se fazer o Bardahl. Penso eu de que...
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Luis Miguel
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