Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Avaliação de kits e materiais usados em modelismo (aerógrafos, tintas, etc).
User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by alvarol » Sat May 31, 2008 1:06 am

Boas noites Pessoal , depois de quase um mês de ausênçia devido à minha "motherboard", que se transformou em torrada!, estou de volta!

trago-vos hoje uma pequena maravilha à escala de 1/43, e devo dizer-vos que este modelo é para mim apaixonante!, para além de de ser um exótico sobre um exótico (se considero o Stratos um carro excepcional de várias formas, esta versão turbo ainda o é mais), é também um modelo com muíta personalidade; se cada fabricante tem as suas técnicas e retrata cada carro por vezes de uma forma que não pode deixar de ser um pouco pessoal, daí resultarão a meu vêr as caracteristícas e a personalidade de cada marca .

Trata-se de um kit produzido em 1992 pelo Sr. Yves Jacquemet. quando abrimos a caixa reparamos imediatamente na ausência de foto-gravados, o que para alguns poderá ser uma um ponto fraco, para mim não terá de o ser obrigatóriamente, pois o modelo consegue compensar essa ausência com outros argumentos, como o belo e pequenissímo V6 Dino que é sem dúvida o grande argumento deste modelo! como poderão ver nas fotos (apesar de as peças estarem apenas encostadas umas as outras) trata-se de uma mecânica nobre, complexa e exótica para a época, que nesta escala cabe na área de uma pequena moeda!

Um exagero? talvez...mas o facto é que neste pequeno kit os vidros laterais do Stratos (que deslizavam apenas num ponto pivôt) também o fazem neste modelo! talvez apenas um pequeno capricho do criador, mas que dá imenso charme e alguma graça ao modelo! assim como os pneus de piso misto.

A decoração é a da Alitalia, espero que gostem e abraços modelistas para todos! :D
Attachments
stratos turbo-1.JPG
stratos turbo-1.JPG (183.09 KiB) Viewed 7281 times
stratos turbo-2.JPG
stratos turbo-2.JPG (163.9 KiB) Viewed 7277 times
stratos turbo-3.JPG
stratos turbo-3.JPG (218.74 KiB) Viewed 7272 times
stratos turbo-4.JPG
stratos turbo-4.JPG (218.79 KiB) Viewed 7270 times
stratos turbo-5.JPG
stratos turbo-5.JPG (118.77 KiB) Viewed 7266 times
stratos turbo-6.JPG
stratos turbo-6.JPG (196.96 KiB) Viewed 7263 times
stratos turbo-7.JPG
stratos turbo-7.JPG (157.96 KiB) Viewed 7261 times
stratos turbo-8.JPG
stratos turbo-8.JPG (180.96 KiB) Viewed 7256 times
stratos turbo-9.JPG
stratos turbo-9.JPG (176.87 KiB) Viewed 7255 times
stratos turbo-10.JPG
stratos turbo-10.JPG (162.29 KiB) Viewed 7255 times
stratos turbo-11.JPG
stratos turbo-11.JPG (153.38 KiB) Viewed 7247 times
stratos turbo-12.JPG
stratos turbo-12.JPG (104.33 KiB) Viewed 7244 times
gwood05_1.jpg
gwood05_1.jpg (81.98 KiB) Viewed 7243 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by art » Sat May 31, 2008 4:00 am

Bem vindo, de novo, ao nosso convívio!

Essa peça é uma maravilha de "ourivesaria" :D

Queremos é ver o progresso.

Art

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by alvarol » Sat May 31, 2008 4:34 pm

Boa tarde ART e obrigado, de progressos também eu gostava mas tudo depende da disponibilidade do dia a dia, parece que será talvez um mal generalizdo nos dias que correm!

Este é um modelo que tive de procurar durante uns bons dois anos, e é já muito dificil de encontrar. A última vez que vi um igual disponível foi há dois anos na Suiça e na altura optei por deixar andar, bem me arrependi! pois a procura por outro foi longa!

Espero que apreciem estes modelos que aqui vou mostrando de quando em quando, não me levem a mal ou por favor não confundam com "exibicionismo" da minha parte, pois desde que me lembro sempre gostei de modelismo, nas suas várias vertentes e escalas, sou portanto para além de modelista no verdadeiro sentido da palavra (montar, alterar, pintar, etc...) sou também um colecionista, aprecio imenso os "segredos" , virtudes ou defeitos de cada fabricante, e acredito que aprendi imenso só da observação que posso ir fazendo ao longo dos tempos dos seus variados modelos. Por essas e muitas mais razões gosto de aqui partilhar algumas peças que lá vou conseguindo adquirir.

No entanto não faço questão de esconder que de facto tenho orgulho na coleção que já possuo, mas esta é fruto de muitos anos de procura e arreliante espera, e de forma alguma está concluída! entretanto e se gostarem aqui irei continuando a partilhar convosco os modelos que vou "sacando!"

Saudações ás tropas modelistas, e bons trabalhos! :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by art » Sat May 31, 2008 4:49 pm

alvarol wrote:Espero que apreciem estes modelos que aqui vou mostrando de quando em quando, não me levem a mal ou por favor não confundam com "exibicionismo" da minha parte
Eh pá, se fosse exibicionismo, eu era capaz de ser um dos mais (senão O mais) exibicionista de todos nós!

Partilhar esta paixão não é exibicionismo. Para que servem, então, estes Fóruns, que estão disseminados pela "net"?

Vá é colocando os progressos e deixe-se de modas... :D :D :D Não se esqueça que a gente quer é fotos :D :D :D

Art

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by JMCARC1 » Mon Jun 02, 2008 12:20 pm

Alvarol,

mas que espectacular modelo que tem ai!!!! É uma maravilha da técnica e da reprodução. Uma pérola. Não tem fotogravados? E precisa? :lol:

Não sabia que existia um modelo destes com motor reproduzido, mesmo a 1/43. É uma grande aquisição. E estou como o Art... não é exibicionismo... é partilhar (boas) fotos dos modelos que adquiriu, quem sabe motivando mais alguém a tentar arranjar o outro exemplar, e permitir que todos nós sonhemos mais um pouco com aquilo que nos une aqui - os nossos modelos.

Pela minha parte fico ainda mais agradecido, pois este seu tópico volta-me a lembrar o meu projecto adiado que fazer um a 1/24. Tenho algumas fotos dos motor do modelo, mas nunca decidi avançar para a compra de um modelo (Tamiya ou Fujimi?) para tentar, um dia :roll: , fazer a minha tentativa. Vou já gravar as suas fotos para servirem de referencia eh, eh

Parabéns.

João

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by alvarol » Mon Jun 02, 2008 2:41 pm

Olá João, é verdade, não me parece que precise de foto-gravados! e também eu já me senti tentado em "fabricar" este carro na escala 1/24 ou então a 1/20 a partir do kit da Fujimi, no entanto acho o kit da Tamiya bem melhor na reprodução da carroçaria, o Fujimi exagera na "angulosidade" das formas e o resultado fica um bocadito "out", no entanto cada um deles teria as suas vantagens, no caso do 1/20 poderia ser usada a excelente base mecânica do stratos de rally do fabricante Bandai sem falar no espaço extra para acrescentar este ou aquele pormenor, no caso do tamiya poderiamos utilizar a mecânica também da Fujimi, do seu kit a 1/24 com a vantagem de poder ser usado o excelente conjunto de foto-gravados da Studio-27, em qualquer um dos casos a complexa instalação turbo e de todo sistema de refrigeração teria de ser "scrtatch", mas tenho o "feeling" de que essa seria para sí parte mais fácil e agradável... não? :lol:

A acompanhar este kit está a presença de uma engraçada carta que relata a experiência deste modelista quando soube que este mesmo carro (o único original que resta de dois fabricados) iria ser restaurado, feitos os contactos, o convite para presenciar parte do restauro foi então oficial e terá sido aí que o autor teve a oportunidade de medir e desenhar em detalhe toda a estrutura e peças do original para iniciar a conçepção deste kit, enfim, revela o verdadeiro entusiasmo com que este modelo foi concebido! :D

Com "Stratosmaniaco" que me considero, aqui lhe envio algumas fotos desses kits que tirei há já uns anos atrás para melhor "saborear" a questão, numa delas pode-se vêr também o Doyusha à escala 1/12. :wink:
Attachments
stratos1.JPG
stratos1.JPG (89.05 KiB) Viewed 7143 times
stratos2.JPG
stratos2.JPG (103.35 KiB) Viewed 7143 times
stratos3.JPG
stratos3.JPG (84.24 KiB) Viewed 7141 times
stratos4.JPG
stratos4.JPG (89.52 KiB) Viewed 7140 times
stratos5.JPG
stratos5.JPG (115.96 KiB) Viewed 7137 times
stratos6.JPG
stratos6.JPG (91.07 KiB) Viewed 7135 times
Last edited by alvarol on Tue May 01, 2012 10:02 am, edited 1 time in total.
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by rosso corsa » Mon Jun 02, 2008 11:50 pm

Boas Alvaro,

É um kit fantástico, não o conhecia nem à marca nem o modelista, obrigado por os dares a conhecer.

Um abraço.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by JMCARC1 » Tue Jun 03, 2008 4:26 pm

Alvarol,

Obrigado pelas suas fotos.
alvarol wrote:Olá João, é verdade, não me parece que precise de foto-gravados! e também eu já me senti tentado em "fabricar" este carro na escala 1/24 ou então a 1/20 a partir do kit da Fujimi, no entanto acho o kit da Tamiya bem melhor na reprodução da carroçaria, o Fujimi exagera na "angulosidade" das formas e o resultado fica um bocadito "out", no entanto cada um deles teria as suas vantagens, no caso do 1/20 poderia ser usada a excelente base mecânica do stratos de rally do mesmo fabricante (Fujimi) sem falar no espaço extra para acrescentar este ou aquele pormenor, no caso do tamiya poderiamos utilizar a mecânica também da Fujimi, do seu kit a 1/24 com a vantagem de poder ser usado o excelente conjunto de foto-gravados da Studio-27, em qualquer um dos casos a complexa instalação turbo e de todo sistema de refrigeração teria de ser "scrtatch", mas tenho o "feeling" de que essa seria para sí parte mais fácil e agradável... não? :lol:
Sim, parece que o modelo da Tamiya é mais fiel à imagem que tenho do modelo real. De qq forma, preferia a reprodução a 1/24, pois podia emparelhar com o Stratos da Hasegawa e com o Beta Montecarlo da Esci.

Aqui o desafio (e a piada) seria mesmo a reprodução do sistema de alimentação e refrigeração, bem como a passagem do modelo da Tamiya de eléctrico para estático. Nunca avançei com esta ideia pois não tinha documentação de jeito sobre o modelo. Há um ano consegui uma fotos do modelo restaurado, mas não permitem esclarecer todas as duvidas... as fotos do seu modelo são um grande avanço :wink:
alvarol wrote:A acompanhar este kit está a presença de uma engraçada carta que relata a experiência deste modelista quando soube que este mesmo carro (o único original que resta de dois fabricados) iria ser restaurado, feitos os contactos, o convite para presenciar parte do restauro foi então oficial e terá sido aí que o autor teve a oportunidade de medir e desenhar em detalhe toda a estrutura e peças do original para iniciar a conçepção deste kit, enfim, revela o verdadeiro entusiasmo com que este modelo foi concebido! :D
A mim é que ninguém me manda um convite desse.... por acaso não vem fotos do original nessa carta? :roll:
alvarol wrote:Com "Stratosmaniaco" que me considero, aqui lhe envio algumas fotos desses kits que tirei há já uns anos atrás para melhor "saborear" a questão, numa delas pode-se vêr também o Doyusha à escala 1/12. :wink:
Mais uma vez, obrigado pelas fotos.

Isso é que está ai uma linha de Stratos eh, eh. Eu sou mais comedido: tenho um "Stradale" da Hasegawa e o Gr.4 da Doyusha \:D/ . Agora só falta o Gr.5 da Tamiya eh, eh....

João

PS: Como está a pensar resolver os decalques mal impressos da Douysha?

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by Adolfo » Tue Jun 03, 2008 5:12 pm

Para executar esse kit (1/43) com esses pormenores todos do motor por acaso não é preciso um curso de relojoeiro :)
Que exemplar maravilhoso, e ainda bem que mostra e divulga essa maravilha, obrigado.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by alvarol » Tue Jun 03, 2008 11:56 pm

Bom Rossocorsa, sabendo que é um apreciador tanto do Stratos como da escala 1/43 logo calculei que fosse um dos que iria apreciar este modelo, quanto à marca e ao modelista, não sei dizer quantos kits foram por eles produzidos mas valem bem a pena! convém até "atacá-los" com algum respeito! haverá concerteza muita imperfeicão e ajuste para corrigir e até melhorar, especialmente tratando-se de modelos hoje já difíceis de encontrar, neste caso o resultado final é uma incógnita pois nunca vi nenhum destes modelos finalizado, no entanto não tenho dúvidas de que o aspecto final dependerá neste modelo ainda mais que em todos os outros, muítissimo da experiência do "artista" que fizer a montagem.

Gostava de vêr umas fotos dignas do 908HDI! as que estão no Blog não as consigo abrir, mas dá para perceber bem que ficou "obra", desde já os meus parabéns! :D


João, nunca me apercebi de defeitos nos decalques do Doyusha,mas agora fiquei intrigado? quando puder explique-me o que se passa em concreto ok?, no entanto sempre foi a minha intenção pintar tudo o que fôr com as cores da Alitalia, acertando, é claro, perfeitamente as cores do que vai ser pintado com as cores do lettering nos decalques, aproveitando assim apenas estes.

Quanto a fotos na mencionanda carta, zero! infelizmente nada, é apenas uma bem motivada narrativa do entusiasmo do modelista! no entanto tenho algumas fotos deste mesmo carro tiradas, penso eu, no Japão em 98 (aparece no canto direito inferior a assinatura digital da máq. fotográfica 9-98) não sei se serão essas que o João tem? nelas vê-se o carro com os capôts dianteiro e traseiro abertos, revelando razoávelmente os seus segredos! no entanto não me atrevo a pô-las aqui no fórum! nestas fotos vê-se também ao fundo o mesmo modelo mas com as cores da Marlboro, que eu penso que seja uma réplica! se as quiser envie-me o seu mail e eu tento enviá-las para si ok?

Adolfo, penso que todos nós aqui no fórum devemos têr um bocadinho da "panca" de relojoeiro! :D obrigado por comentares, e o prazer de partilhar estas imagens convosco é também meu!

Saudações e abraços para as tropas modelistas! :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by rosso corsa » Wed Jun 04, 2008 12:33 am

Boa noite Alvaro,

Não sei porque não abrem as fotos do meu blog, para ser sincero não sei muito bem como é que se formata a página e algo devo ter feito mal.
De qualquer modo vou tentar colocar algumas fotos do 908 aqui nos próximos tempos.

Um abraço

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by JMCARC1 » Wed Jun 04, 2008 5:32 pm

alvarol wrote: João, nunca me apercebi de defeitos nos decalques do Doyusha,mas agora fiquei intrigado? quando puder explique-me o que se passa em concreto ok?, no entanto sempre foi a minha intenção pintar tudo o que fôr com as cores da Alitalia, acertando, é claro, perfeitamente as cores do que vai ser pintado com as cores do lettering nos decalques, aproveitando assim apenas estes.
Alvarol,

os meus decalques estão com os deste link (http://www.1999.co.jp/eng/image/10049941n10/40/10). Como se pode ser, o vermelho dos logótipos Alitalia está completamente descentrado do verde, ficando fora do local. Penso até, que em um ou dois casos, o verde se encontra impresso sobre o vermelho o que inviabiliza reposicionar os triângulos.

As faixas verdes e vermelhas tb não são uniformes e desconfio que nem tem as dimensões correcta aos nível da largura, pois a esquema de decoração no manual parece ligeiramente errado. Como a minha habilidade com mascaras deixa muito a desejar, preferia apostar nos decalques, mas acho que não tenho muita sorte....

João

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by alvarol » Sat Jun 07, 2008 2:51 pm

Boas tardes Pessoal, só hoje tive oportunidade de ir confirmar ao meu "Doyusha" o estado dos decalques, e de facto estão na mesma miséria :? ! embora não haja sobreposição das cores existe de facto descentragem e alguma inconsistência nas cores!

Enfim mais uma razão de reforço para a minha ideia original de pintar todas as faixas e aproveitar (com jeitinho :D ) o "Lettering", vamos a ver como se sai o "artista"! :lol:


Saudações modelistas!
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

model43
Posts: 211
Joined: Mon Sep 24, 2007 4:36 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by model43 » Tue Jun 10, 2008 10:08 pm

Olá, por acaso desconhecia este kit, já sei que vai ser um problema para se o quiser arranjar, mas já agora este modelo vai para que preço?
ABRAÇOS
mODEL43

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Lancia Stratos Turbo 1/43 Auto-Creation

Post by JMCARC1 » Wed Jun 11, 2008 4:23 pm

alvarol wrote:Enfim mais uma razão de reforço para a minha ideia original de pintar todas as faixas e aproveitar (com jeitinho :D ) o "Lettering", vamos a ver como se sai o "artista"! :lol:
Alvarol, e que tal reimprimir os decalques, em particular os da Alitalia? Será assim tão difícil obter bons resultados?

João

Post Reply