Porsche GT1 98 1/24 - Modeler's versus Scale Production

Avaliação de kits e materiais usados em modelismo (aerógrafos, tintas, etc).
Post Reply
User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Porsche GT1 98 1/24 - Modeler's versus Scale Production

Post by alvarol » Wed Jun 18, 2008 6:33 pm

Boas tardes rapaziada, no principio deste ano tive finalmente a felicidade de conseguir pôr as mãos num Porsche 911GT1 Le Mans do fabricante Alemão "Scale Designs", curiosamente, este modelo foi descoberto no Ebay USA, mas, pertencia a um colecionador Português que de resto embora eu ainda não soubesse, conhecia bem!...das idas à célebre M43.

Era de facto o "mesmíssimo" kit que eu três anos antes, tinha prescindido de lhe adquirir em beneficio de um Ferrari 375MM da "K & R", nesta altura o Porsche ainda se encontrava à venda nalgumas lojas da net, por isso, pensei que poderia adquiri-lo mais tarde; Desespero! tornou-se impossível de encontrar! e eu, que sou apreciador incondicional da história desportiva da Porsche, tinha perdido aquela oportunidade ali à mão de semear!

Nos finais de Maio, para minha surpresa, descubro disponível o mesmo modelo de carro, mas produzido pela Modeler's, facto que eu desconhecia e acreditem que gosto imenso deste fabricante, era irresistível, e passado um mês e meio aqui está ele nas minhas mãos!

A surpresa das surpresas, foi quando coloquei os dois carros lado a lado! embora a qualidade das resinas fosse bem diferente, a minha grande curiosidade era acima de tudo fazer a comparação entre um mesmo modelo mas produzidos por estes dois fabricantes conhecidos pela qualidade do que fazem.

Gostando eu imenso do modelo da Scale Designs, pois achava as formas lindamente reproduzidas! e dificilmente melhoráveis!... cedo começei a perceber que embora a qualidade de gravação do Master da Modeler's era melhor porque tinha mais definição no pormenor, começei a achar que eram perfeitamente geminadas! quase iguais! e eram mesmo!...

A sensação que fica é a de que o modelo Alemão será uma cópia parcial (carroçaria) do modelo Japonês, com muitas alterações na mesma e acima de tudo nas restantes partes que compôem os dois kits (completamente diferentes nas peças, decalques e modo de construção) mas com as duas carroçarias iguais! e quem copiou quem? terá sido elaborado em colaboração? ou alguem foi mesmo roubado?

Saudações às tropas! :D

Se alguem neste fórum souber "fazer luz" sobre este assunto agradecia, pois de facto intriga-me imenso...como é possível duas marcas tão reconhecidas por qualidade, canibalizarem-se? se fôr esse o caso!
Attachments
DSC02856.JPG
DSC02856.JPG (90.24 KiB) Viewed 4827 times
DSC02857.JPG
DSC02857.JPG (97.19 KiB) Viewed 4827 times
DSC02858.JPG
DSC02858.JPG (93.7 KiB) Viewed 4827 times
DSC02860.JPG
DSC02860.JPG (102.26 KiB) Viewed 4827 times
DSC02861.JPG
DSC02861.JPG (101.35 KiB) Viewed 4826 times
DSC02864.JPG
DSC02864.JPG (95.38 KiB) Viewed 4827 times
DSC02865.JPG
DSC02865.JPG (84.66 KiB) Viewed 4827 times
56dc38ab2935fcf60a0553a03e67e.jpg
56dc38ab2935fcf60a0553a03e67e.jpg (142.75 KiB) Viewed 4825 times
Last edited by alvarol on Tue Apr 06, 2010 1:35 pm, edited 1 time in total.
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche GT1 98 1/24 - Modeler's versus Scale Designs

Post by alvarol » Wed Jun 18, 2008 8:38 pm

Tenho de fazer uma correcção; na realidade o primeiro modelo é um "Scale Production" e não um "Scale Design" ooops! :mrgreen:
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche GT1 98 1/24 - Modeler's versus Scale Designs

Post by JMCARC1 » Wed Jun 18, 2008 8:51 pm

alvarol wrote:Tenho de fazer uma correcção; na realidade o primeiro modelo é um "Scale Production" e não um "Scale Design" ooops! :mrgreen:
Eh, eh... estava para aqui a pensar que já tinha "falado" com o dono da "Scale Designs" e pensava que ele era americano. Tb não o estava a ver a "copiar" um modelo de outra marca nem sabia que ele tb se dedicava aos Porsches... está esclarecido!

É um modelo muito bonito (de longe o mais bonito Sport derivado de GT) e o da Modeler's tem uns moldes fantásticos.

Parabéns pelas aquisições.

João

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche GT1 98 1/24 - Modeler's versus Scale Designs

Post by alvarol » Wed Jun 18, 2008 10:37 pm

Sorry João! de facto deve ter sido por auto-sugestão; o nome scale-designs veio-me primeiro à cabeça...e daí o erro! :D

Estou de acordo contigo, é um dos sport protótipos mais bonitos de que me recordo, derivado de GT's ou não. (para mim, é claro) Quando olho para fotografias deste carro vêm-me à cabeça a Angelina Jolie com apenas uma leve camisa de noite em seda por cima daquelas curvas todas! =P~ ](*,)
Tal é a sensualidade da máquina, é quase como se lhe tivessem apenas deixado caír um leve "robe" de carbono por cima daquela diabólica mecânica!

Quanto aos modelos, é engraçado; embora a tiragem e a qualidade da resina do kit Modeler's sejam melhores, o facto é que o Scale-Productions (agora escrevi bem!) me parece melhor elaborado no aspecto da montagem, talvez por ser porventura uma "evolução" do Modeler's? não o posso afirmar e repito o pedido: se alguem souber a história destes dois kits, por favor deixem aqui uma palavrita! o kit Alemão tem também um conjunto de foto-gravados bem melhor que o Japonês, que de resto, à excepção do limpa pára-brisas e dos suportes para a asa traseira, é uma real núlidade! :(

E por esses lados? quando é que vem uma nova fase de inspiração? estamos todos em stand-by! à espera de mais "scratch!" :wink:
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche GT1 98 1/24 - Modeler's versus Scale Designs

Post by JMCARC1 » Thu Jun 19, 2008 12:45 pm

alvarol wrote:Quando olho para fotografias deste carro vêm-me à cabeça a Angelina Jolie com apenas uma leve camisa de noite em seda por cima daquelas curvas todas! =P~ ](*,)
Tal é a sensualidade da máquina, é quase como se lhe tivessem apenas deixado caír um leve "robe" de carbono por cima daquela diabólica mecânica!
Bem... eu não ia por aí... afinal não vou muito "à bola" com a Angelina Jolie, mas é um opinião. O importante é que percebemos a ideia :badgrin:
alvarol wrote:Quanto aos modelos, é engraçado; embora a tiragem e a qualidade da resina do kit Modeler's sejam melhores, o facto é que o Scale-Productions (agora escrevi bem!) me parece melhor elaborado no aspecto da montagem, talvez por ser porventura uma "evolução" do Modeler's? não o posso afirmar e repito o pedido: se alguem souber a história destes dois kits, por favor deixem aqui uma palavrita! o kit Alemão tem também um conjunto de foto-gravados bem melhor que o Japonês, que de resto, à excepção do limpa pára-brisas e dos suportes para a asa traseira, é uma real núlidade! :(
Possivelmente, na Scale-Productions quiseram fazer uma modelo melhor desenvolvido aproveitando a que de bom tinha o exemplar da Modeler's. Assim, pq desenvolver um molde novo tentando reproduzir de novo a forma qd tinham à mão de semear um "master" bem reproduzido. Penso que é um daqueles casos nublosos que falamos num outro tópico! :wink:
alvarol wrote:E por esses lados? quando é que vem uma nova fase de inspiração? estamos todos em stand-by! à espera de mais "scratch!" :wink:
Isto anda um pouco mortiço! Tenho tido alguns problemas para resolver, que associados a muito trabalho e a preparação dos modelos para a Réplica (há sempre umas peças que se partiram ou descolaram) tb não ajuda. Espero que mais para o final do mês já possa haver novidades.

João

PS: Está a pensar ir à Réplica?

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche GT1 98 1/24 - Modeler's versus Scale Designs

Post by alvarol » Thu Jun 19, 2008 10:37 pm

...Gostava imenso de conseguir dar um pulinho até à Réplica deste ano João, mas ainda não tenho a certeza de o conseguir :doubt: , vamos ver, de qualquer forma se por lá aparecer será apenas como "mirone" e não como concorrente ou participante, a razão, já todos a sabem creio eu, e continuarei a afirmá-lo, é a de que sou um convicto adepto da ideia de que toda a exposição modelista deveria ser feita em expositores fechados! enfim :( ...há tipos assim...como eu! :D

Saudações para todos!...
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Porsche GT1 98 1/24 - Modeler's versus Scale Designs

Post by art » Fri Jun 20, 2008 12:24 pm

alvarol wrote:se por lá aparecer será apenas como "mirone" e não como concorrente ou participante, a razão, já todos a sabem creio eu, e continuarei a afirmá-lo, é a de que sou um convicto adepto da ideia de que toda a exposição modelista deveria ser feita em expositores fechados! enfim :( ...há tipos assim...como eu!
Continuo a ser um firme adepto da vitrinas, não és só tu.
Depois das diversas participações mais recentes, tenho a dizer que, dado terem sido todas "ao ar livre", a Réplica e a Modelscala se distinguem das outras, em matéria de segurança. Esta última cria um "cordão" em volta das mesas expositoras, não vá o diabo tecê-las. Para além do mais, há pessoas vigilantes em ambas para evitar que alguém (e não só crianças!) queira "ver com as mãos".

No aspecto de segurança, a Modeltróia foi a que me fez arrepiar, verdadeiramente. Já tive oportunidade de o referir, no tópico respectivo.
Maceda e Portuscala também merecem nota negativa, neste pormenor.

Mas nada se compara a vitrinas fechadas, é claro. Mas, com tantos modelos em exposição, hoje em dia será inviável para uma organização expor tudo por detrás de vidros. Curiosamente, só a partir do momento em que sou membro deste Fórum é que comecei a expor "ao ar livre".

Art

Post Reply