Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Avaliação de kits e materiais usados em modelismo (aerógrafos, tintas, etc).
User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by alvarol » Sat Sep 20, 2008 10:56 pm

Olá Pessoal, já esperava este modelo há uns tempinhos mas parece que o Sr. Boyer não tem mãos a medir, e às tantas já não chega para as encomendas! é preciso relembrar que esta é uma marca artesnal, e produzida "em casa" e em familia! produzir para o mundo inteiro não será concerteza fácil!?

Em todo o caso não me canso de apreciar os trabalhos e a produtividade incriveis deste "Senhor" com "S" grande, pois os modelos vão surgindo um após o outro e normalmente com uma qualidade apreciável! eu confesso que sou "viciado" dos kits desta marca! e se ela não existisse, então o mundo do modelismo era para mim bem mais pobrezinho! :D

Aqui vão umas imagens, acho o modelo bastante bom, acima de tudo a reprodução das formas da carroçaria, o unico senão foi o capôt, que deveria de vir embalado e protegido à parte das restantes peças! assim com tanta peça junta num pequeno saquinho, este vem bastante deformado, e penso que nem com água quente lá vai, não que isso seja um problema, pois sempre que precisei de algo da Profil24, nunca tive problemas em o conseguir (com uma grande ajuda do Sr. Filipe Trindade :wink: ... obrigado!)

As fotos...
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by alvarol » Sat Sep 20, 2008 11:02 pm

Sorry, agora é qu vão as fotos! :D ...
Attachments
DSC03426.JPG
DSC03426.JPG (64.37 KiB) Viewed 7941 times
DSC03417.JPG
DSC03417.JPG (62.78 KiB) Viewed 7939 times
DSC03424.JPG
DSC03424.JPG (84.56 KiB) Viewed 7935 times
DSC03432.JPG
DSC03432.JPG (49.83 KiB) Viewed 7931 times
DSC03433.JPG
DSC03433.JPG (48.23 KiB) Viewed 7927 times
DSC03434.JPG
DSC03434.JPG (44.48 KiB) Viewed 7925 times
DSC03435.JPG
DSC03435.JPG (45.88 KiB) Viewed 7922 times
DSC03436.JPG
DSC03436.JPG (45.49 KiB) Viewed 7920 times
DSC03437.JPG
DSC03437.JPG (42.46 KiB) Viewed 7919 times
DSC03438.JPG
DSC03438.JPG (42.41 KiB) Viewed 7919 times
DSC03440.JPG
DSC03440.JPG (29.31 KiB) Viewed 7918 times
DSC03442.JPG
DSC03442.JPG (32.85 KiB) Viewed 7916 times
DSC03444.JPG
DSC03444.JPG (37.55 KiB) Viewed 7917 times
DSC03446.JPG
DSC03446.JPG (51.34 KiB) Viewed 7914 times
DSC03447.JPG
DSC03447.JPG (62.83 KiB) Viewed 7913 times
DSC03449.JPG
DSC03449.JPG (121.98 KiB) Viewed 7913 times
DSC03451.JPG
DSC03451.JPG (85.8 KiB) Viewed 7911 times
DSC03452.JPG
DSC03452.JPG (58.23 KiB) Viewed 7908 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
paulooliveira
Posts: 97
Joined: Wed May 26, 2004 2:47 am
Location: Leira / Mem-Martins

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by paulooliveira » Sun Sep 21, 2008 1:10 am

Simplesmente divinal ...


Aquele Abraço

Paulooliveira

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by Pedro Miguel Costa » Sun Sep 21, 2008 2:46 am

Tenho o S4 desta marca e no meu ver o lancia tem alguns problemas,como o conjunto tubolar e as jantes que não são as indicadas quer para a corsega,quer para monte carlo com pneus slick.
No que diz respeito ao citroen,é um modelo mais simples,à primeira vista parece estar tudo bem,tambem quero um
Mas ainda bem que marcas com esta conseguem resistir,são as unicas com novidades no que diz respeito a rally
Um abraço

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by DFV » Sun Sep 21, 2008 12:33 pm

Tenho de concordar como elogio à Profil 24. Por vezes a sua simplicidade traz alguns "atalhos" na forma de construção que não são simpáticos - tenho o Aston-Martin DP214 pronto mas a peça que faz a cobertura interior da mala é tão "tosca" que é complicado acertar chassis - carroçaria e a dita peça; e já vi que tenho ali outras na mesma; ou as metades interiores de rodas em resina, em vez de metal como o resto da roda (Maser 151). Enfim, pequenas "simplificações" que, se são irritantes, também permitem manter os preços a um nivel controlado.
De resto, são kits simples de se construir - óptimos para "gajos" sem tempo e "amontoadores de caixas" (portanto, não modelistas :lol: ).
Mas mais do que tudo, além do facto óbvio de fazerem temas que me interessam, é o rigor com que até agora se têm portado: anunciam novidades e lançam-nas de facto. Ao contrário de muitos outros negócios artesanais que para aí andam que andam há anos a anunciar o modelo X ou Y que nunca mais aparecem; e depois ainda ficam ofendidos se um rival os lança antes deles. É uma questão de simples bom senso comercial. E de resto, o contacto com o Sr. Boyer é cordial e geralmente rápido.
Este BX deve ser um "tour de force" para ele, tal como o S4, dado o nivel de detalhe e a contagem de peças muito superior ao habitual. Espero que os amantes de Rallies fiquem satisfeitos, para que a produção e variedade possam continuar. Eu já estou a juntar os cobres para o Porsche 550 hardtop...

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by art » Sun Sep 21, 2008 3:23 pm

Embora pareça estar a "meter foice em seara alheia", tenho curiosidade em questionar se o BX parece estar sobredimensionado.

O correspondente modelo a 1/43, editado, há mais de 20 anos, pela Starter tem um tamanho impressionante, mais parecendo uma reprodução a 1/32 :D

Mas o carro original era assim mesmo, parecia um transporte público :D :D :D

Mesmo sendo "feio", tendo tido uma vida muito efémera e nulos resultados desportivos, faz parte da história dos Rallies, em particular da "loucura" dos anos 1985 e 1986. Ficará, certamente, muito bem numa vitrina.

Vão mostrando evoluções, quando o adquirirem.

Art

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by alvarol » Tue Sep 23, 2008 12:05 am

Embora pareça estar a "meter foice em seara alheia", tenho curiosidade em questionar se o BX parece estar sobredimensionado.

O correspondente modelo a 1/43, editado, há mais de 20 anos, pela Starter tem um tamanho impressionante, mais parecendo uma reprodução a 1/32

Mas o carro original era assim mesmo, parecia um transporte público

Mesmo sendo "feio", tendo tido uma vida muito efémera e nulos resultados desportivos, faz parte da história dos Rallies, em particular da "loucura" dos anos 1985 e 1986. Ficará, certamente, muito bem numa vitrina.

Vão mostrando evoluções, quando o adquirirem.

Art
Não entendi, essa da "foice em seara alheia" gostamos todos do mesmo; modelismo certo!?... :D

As dimensões estão certas Art, a ilusão deve-se ao facto do BX4TC ser de facto maior que os seus oponentes da época, vê-se bem pela dimensão do motor dentro do seu compartimento, ficava a nadar lá dentro! e depois os 380 cavalinhos anunciados pela citroen dificilmente fariam medo aos 450-500 ou 550 de um S4 ou os eventuais mais de 600 que os Quattro poderiam debitar em especiais curtas, tudo isto em conjunto com um bloco derivado dos anos 70 (Peugeot 505) uma suspensão hidro-pneumática que nunca tinha sido experimentada num carro tão potente ( embora já tivesse participado em rallys nos anteriores DS e SM) e uma falta de "mise-au-point" que levou a que invariávelmente desistisse das três provas do mundial em que participou! fica no entanto na história, mais um grupo B, o mais feio concerteza, mas também o mais invulgar( o unico com base numa desajeitada berlina 4 portas) de facto a citroen estava com as suas esperanças mal colocadas! :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by alvarol » Tue Sep 23, 2008 12:18 am

Tenho de concordar como elogio à Profil 24. Por vezes a sua simplicidade traz alguns "atalhos" na forma de construção que não são simpáticos - tenho o Aston-Martin DP214 pronto mas a peça que faz a cobertura interior da mala é tão "tosca" que é complicado acertar chassis - carroçaria e a dita peça; e já vi que tenho ali outras na mesma; ou as metades interiores de rodas em resina, em vez de metal como o resto da roda (Maser 151). Enfim, pequenas "simplificações" que, se são irritantes, também permitem manter os preços a um nivel controlado.
De resto, são kits simples de se construir - óptimos para "gajos" sem tempo e "amontoadores de caixas" (portanto, não modelistas ).
Mas mais do que tudo, além do facto óbvio de fazerem temas que me interessam, é o rigor com que até agora se têm portado: anunciam novidades e lançam-nas de facto. Ao contrário de muitos outros negócios artesanais que para aí andam que andam há anos a anunciar o modelo X ou Y que nunca mais aparecem; e depois ainda ficam ofendidos se um rival os lança antes deles. É uma questão de simples bom senso comercial. E de resto, o contacto com o Sr. Boyer é cordial e geralmente rápido.
Este BX deve ser um "tour de force" para ele, tal como o S4, dado o nivel de detalhe e a contagem de peças muito superior ao habitual. Espero que os amantes de Rallies fiquem satisfeitos, para que a produção e variedade possam continuar. Eu já estou a juntar os cobres para o Porsche 550 hardtop...
Tenho o S4 desta marca e no meu ver o lancia tem alguns problemas,como o conjunto tubolar e as jantes que não são as indicadas quer para a corsega,quer para monte carlo com pneus slick.
No que diz respeito ao citroen,é um modelo mais simples,à primeira vista parece estar tudo bem,tambem quero um
Mas ainda bem que marcas com esta conseguem resistir,são as unicas com novidades no que diz respeito a rally
Um abraço
Certíssimo meus caros, a unica circunstância em que eu ousaria fazer um comentário verdadeiramente negativo a estes fabricantes alternativos seria se de facto houvesse algo de muito errado com os seus kits e volto a salientar, mesmo muito errado! repito-me e repito-me novamente, são estes fabricantes que me mantêm acesa a "luzinha" do modelismo, têm defeitos? concerteza, ainda está para vir o kit perfeito! e esse, eu não o vou comprar! não me ia dar "pica" nenhuma montar tal coisa! quando chegar esse dia começo a comprar "die-casts" assim abrevio a expectativa e o resultado será parecido! :D

Imperfeições? mal-ajustes? meus senhores vamos à cola e ao x-acto, que é por essas coisa que somos modelistas!

E ao pé de mim que ninguem ouse dizer mal destes fabricantes de sonhos :evil: , por favor não apaguem a "luzinha" do "meu" modelismo! :D

A seguir deixo-vos algumas fotos de "sonhos" materializados...
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by alvarol » Tue Sep 23, 2008 12:23 am

Sorry estar sempre a abrir posts novos, mas por vezes o tempo disponivel para os editar não permite concluir o mesmo! aqui vão algumas fotos dos vários grupoB que tenho na minha colecção, falta-me o Toyota Celica da Sakatsu! quem sabe um dia!?...

Espero que gostem...
Attachments
DSC03440.JPG
DSC03440.JPG (65.14 KiB) Viewed 7805 times
DSC03441.JPG
DSC03441.JPG (72.64 KiB) Viewed 7766 times
DSC03443.JPG
DSC03443.JPG (70.36 KiB) Viewed 7762 times
DSC03446.JPG
DSC03446.JPG (74.55 KiB) Viewed 7759 times
DSC03447.JPG
DSC03447.JPG (74.27 KiB) Viewed 7762 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by Pedro Miguel Costa » Tue Sep 23, 2008 1:19 am

Olá Alvaro
Tens sem duvida uma bela coleção de carros do grupo B,conheço trés deles,os audis da reji,que no meu ver,teem muito trabalho para ficarem como os originais,penso ser esse o objectivo do nosso trabalho
Tenho trabalhado nestes modelos para que isso aconteça,tem sido um passo para a frente,dois passos para trás,gosto de fazer este tipo de trabalho,o melhor realmente a dizer é ainda bem que não são perfeitos
Cada vez que estamos a modelar, estamos a sonhar
Um abraço
Attachments
DSC07376.JPG
DSC07376.JPG (130.43 KiB) Viewed 7746 times
DSC07377.JPG
DSC07377.JPG (131.45 KiB) Viewed 7742 times
DSC07380.JPG
DSC07380.JPG (140.5 KiB) Viewed 7742 times

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by art » Tue Sep 23, 2008 3:33 am

alvarol wrote:quem sabe um dia!?...
Quem sabe um dia... os montes? :twisted:

Já tens uma bela colecção de caixas, também :D :D :D

Abraço

Art

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by alvarol » Tue Sep 23, 2008 7:56 am

:shock: ...Wow!... Ò pedro, mas que belísssimo trabalho estás a fazer com essas máquinas! gostei de as ver, parece-me estarem em boas mãos, vai dando noticias sobre o evoluir dessas máquinas ok!? Em particular o Lancia S4, na verdade estás a fazer algo que já considerei fazer no meu; seja, construir e detalhar o habitáculo do motor de "scratch" pois o material que vem com o kit deixa-me um pouco a desejar e as possibilidades de detalhar são incriveis! o MG Metro é o outro candidato a uma sessão de hiper-detalhe, e confesso-te que apesar ser um "tifossi" das máquinas Italianas é o pequeno MG que mais me aguça o apetite! acho aquele pequeno kit irresistível! :D

Já agora... aquelas jantes que está a usar no S4 vieram de onde?...de um Dome da Fujimi talvez? de qualquer forma achei a ideia porreira, e assentaram-lhe muito bem, são identicas às utilizadas pela Lancia,serão talvez antes uma compra "after-marquet"??? =D> :-k

Quanto ao teu Audi, bem sei que o kit da Reji tem algumas falhas no que diz respeito à forma, mas é dificil ter a certeza de onde está mal! no teu caso, parece-me que seguiste o exemplo do "Ken" o "Japoca" que tanto dá que falar com os seus magnificos kits de grupoB, não sei se irei tão longe com o meu!? :D ...
alvarol wrote:
quem sabe um dia!?...

Quem sabe um dia... os montes?
Ò Art, :-({|= ... um dia...isto é, se! um dia quando eventualmente começes a considerar a hipótese de construires modelos numa escala a sério, ou seja, coisas que se vejam! :twisted: :twisted: e quem sabe? aprendas a dar verniz nos teus modelos!? (sim o inferno já congelou há muito tempo!)...dar-te-ei o merecido troco! :D :D :D ...
Já tens uma bela colecção de caixas, também
As caixas podem ficar para tí! quem sabe dão-te jeito para guardares as caixinhas de Solido e Altaya... :D :D :twisted: ...
A mim, só me interessa o que está dentro delas! :D ...

Abraços e vão dando notícias!...
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by rosso corsa » Tue Sep 23, 2008 10:47 am

concerteza, ainda está para vir o kit perfeito! e esse, eu não o vou comprar! não me ia dar "pica" nenhuma montar tal coisa! quando chegar esse dia começo a comprar "die-casts" assim abrevio a expectativa e o resultado será parecido! :D
Depois de ouvir isto só me apetece dizer... "vade retro satanas" :evil: :evil:

Nunca, mas nunca, um kit bem montado se pode comparar a um "die-cast" :evil: (out of the box é claro).
Ò Art, ... um dia...isto é, se! um dia quando eventualmente começes a considerar a hipótese de construires modelos numa escala a sério, ou seja, coisas que se vejam!
Ó Alvaro, para isso é que foram inventadas as máquinas digitais :lol: , assim podemos todos ver independentemente da escala, os que têm olhinhos e os outros :twisted: :badgrin: :badgrin: .

Um abraço e parabéns pela colecção de grupos B, eu em 1/43 ainda me faltam o BX, o S1, o RS200 e o Metro. Mas para compensar tenho o Toyota, da Project 43, uma marca portuguesa dos anos oitenta.

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by alvarol » Tue Sep 23, 2008 11:24 am

concerteza, ainda está para vir o kit perfeito! e esse, eu não o vou comprar! não me ia dar "pica" nenhuma montar tal coisa! quando chegar esse dia começo a comprar "die-casts" assim abrevio a expectativa e o resultado será parecido!

Depois de ouvir isto só me apetece dizer... "vade retro satanas"

Nunca, mas nunca, um kit bem montado se pode comparar a um "die-cast" (out of the box é claro).
...Exactamente onde eu queria chegar Rosso! nunca ousaria comparar qualquer kit bem montado com mesmo o melhor "die-cast" e podemos incluir nesta categoria até os Exoto ou CMC, sendo produtos bem diferentes, até de um "reles" italeri, revell, solido ou outro qualquer, podemos surpreender os melhores fabricantes daquilo a que eu hoje chamo de "chinesices" pois a maioria (99,9%) dos die-cast são lá agora produzidos!...na verdade só depende do "artista!" :D
Ó Alvaro, para isso é que foram inventadas as máquinas digitais , assim podemos todos ver independentemente da escala, os que têm olhinhos e os outros .
...eh! eh! eh!, é disto é que eu gosto! , polémicas, ...polémicas,...polémicas! :twisted:

Factual: a margem de erro é porporcional à escala, ou seja, quanto maior a escala (menor o modelo) maior e mais visivel será o erro! mesmo que seja de uma décima de milimetro (que na escala 1/24 por exemplo [a escala rainha)) teria de ser de duas ou três décimas, bem mais dificil de acontecer, mais, na reprodução da forma (carroçaria por ex.) qualquer deformação de representação se torna demasiado visivel (fluidez ou acento de uma curvatura por ex.) o que também é mais dificil de acontecer a 1/24, ou 1/20 (a melhor das escalas para mim) e muito mais como a representação de detalhe, que raramente resulta bem a 1/43 (sim incluo aqui sejam kits Brauer ou Feeling 43 ou quaisquer outros! :twisted: ) por isso meus caros das escalas menores :twisted: , é assim a vida!... :lol:...por isso incluo-me na categoria dos "outros" Rosso, mas confesso que também gosto (e tenho) kits 1/43 8)

Mas não desencoragem! vem aí o mundo da nanotecnologia, e aí teremos de comprar todos nós, microscópios para construirmos os nossos kits! :D

Um abraço e espero resposta à altura dos fãs 1/43!...veneno! veneno!... :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Citroen BX 4TC Groupe B - Profil24

Post by JMCARC1 » Tue Sep 23, 2008 11:54 am

Eh, eh... como isto já vai. Andam-se a picar uns aos outros e um dia ainda se aleijam. A minha avó dizia que "as brincadeiras dos Homens são como os beijos dos burros" :lol: Claro que sabemos que estamos apenas a contribuir para a falta de qualidade do fórum :badgrin:

Sempre achei este BX um horror. Segundo um Eng. da Citroen, o maior problema deste modelo foi o 205T16. Alegadamente, este BX não deveria fazer frente ao "primo" e foi mais para promover a imagem da berlina da Citroen do que produzir um verdadeiro automóvel de competição. Não sei se esta história é verdadeira ou se apenas é uma desculpa de um verdadeiro apaixonado (eu até diria doente) pela "sua" marca!

Seja como for, este é mais um belo modelo da Profil24 na linha das suas criações. Apenas tenho o Delta S4 (que tem bastantes problemas de moldagem no interior do chassis, algo que não deveria ter passado num controlo de qualidade de ninguém!! mas que, como diz o Alvarol, tb se apresenta como um belo desafio a superar. E se me colocassem à escolha entre voltar a ficar com este modelo com está, ou sem nenhum, ficava com ele sem pensar duas vezes). Para alem deste, ando de olho no Alfa 8C 2900B LM e no Alfa 308 e agradeço ao responsável desta marca o facto de nos ir deliciando com belos produtos a um preço acessível, qd comparado com outros.

João

PS: Pedro, não queres mesmo pensar em fazer uma serie de duplicações dessas tuas jantes maravilhosas, não? :wink:
PS2: Alvarol, não queres combinar um encontro um dia destes para poder apreciar essa bela colecção?

Post Reply