Page 1 of 3

Shelby Cobra Daytona 1965

Posted: Wed Jul 01, 2009 3:50 pm
by nuno22467
Olá a todos!
Inscrito que está o Cobra, passemos aos preparativos a ver se isto fica até ao fim de Agosto!
Note-se que este modelo foi originalmente concebido para derrotar a Ferrari, daí serem notórias algumas semelhanças, como bem disse o Art ao Devil... :twisted: :twisted: :twisted:. Felizmente para mim, gosto de ambos, :wink:
As peças em metal já foram todas escovadas no Dremel e a carroçaria levou a primeira mão de primário. Junto umas fotos do cenário actual...
Abraço,
Nuno.

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Wed Jul 01, 2009 3:56 pm
by borntobedevil
Com o teu ritmo além de ficar este pronto ainda vais fazer outro!!!! :twisted:

Devil

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Wed Jul 01, 2009 4:38 pm
by Adolfo
E VÃO 3 VOLTAS............
Mais um que vai ficar uma maravilha, pelos vistos o kit têm peças para detalhar bem o "menino"
Adolfo

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Mon Jul 06, 2009 5:19 pm
by DFV
Belo. O Viking Blue é a cor de 64 (Guardsman Blue em 65, mais escuro). Mas as riscas largas são de 65 - estreitas e finas em 64. Para fazer um 64 correcto e partindo do principio que o kit GS é o chassis 2299, haveria alguns pormenores a rever, já que o kit representa CSX2299 em 65 e em diante: nariz "achatado" e com diferentes tomadas de ar para os travões, dois limpa para-brisas, mais uma tomada de ar no capot, pequenos "alargamentos" nas cavas de rodas traseiras e saidas de ar na face traseira tapadas.

Mas isto são pormenores, o que conta é o que fizeres dele. Deixo aqui duas imagens da carroçaria desse kit em versão 64 (enfim, tanto quanto me consegui aproximar :lol: ).

Bom trabalho.

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Mon Jul 06, 2009 10:17 pm
by nuno22467
Viva Zé,
Obrigado pelas informações.
Na verdade as modificações seriam mais que muitas, já que a Gunze-Sangyo moldou o carro a partir de um Cobra que se estampou, e que nunca voltou a ficar igual ao original, sobretudo na dianteira.
De qualquer forma, neste modelo não vou fazer adaptações nem qualquer «scratch», por isso vou declinar um tanto a minúncia histórica;
Escolhi o Azul Viking por ser a cor de 1964, mas gosto mais do Azul Cobra-Guardsman. Tenho aqui um frasco desta última, ainda estou a estudar;
As listas seriam as paralelas «Shelby» ou as «Cobra» com círculos brancos (sem números), apesar das «tuas» serem bastante bonitas, o que talvez seja um item a considerar;
Finalmente, mas mais fatalmente, não sei o que se passou, mas a tinta reagiu muito mal (muito mal mesmo) com o primário Tamiya (supostamente compatível) e tenho a rara e delicada carroçaria em óleo de travões há 24 horas, mas sem grandes melhorias. Grande parte da tinta saiu depois de escovada, mas muita ficou entranhada no primário, e o aspecto é rugoso e áspero, :( :( :(
Aceito sugestões!
Abraço,
Nuno.

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Mon Jul 06, 2009 10:26 pm
by borntobedevil
Nuno acredita que lamento o que aconteceu a carroçaria, pois é uma pena!!!
Mas penso que com calma vais lá, não te aconselho a ter muito tempo a carroçaria no óleo, pois fica quebradiça. Já me aconteceu isso de ficar lá muita tinta e a única maneira que vi para resolver o problema foi muita paciência e lixa, tudo o resto que me lembrei fiquei com medo de estragar!! E nessa é muito pior que qualquer uma das minhas, pois eram vulgares!


Sorte com isso!

Devil

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Mon Jul 06, 2009 10:46 pm
by nuno22467
Oi Devil,
Pois isto é que foi um revés... não estava nada à espera.
Foi uma questão de segundos: mal acabei de pintar, reparei que a tinta literalmente ressequiu e empolou com o primário.
Uma vez que levou umas três boas demãos de primário, vai ficar mais um dia no óleo; no capot e laterais já surte resultados, mas não me vou livrar da lixa...
Mas desistir não é uma opção!
Obrigado e abraço,
Nuno.

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Tue Jul 07, 2009 9:20 am
by Adolfo
Nuno, só me aconteceu isso uma vez, mas n utilizei oleo de travões, preferi utilizar acetona "do pindo doce" num bocado de algodão e com paciência vou "escovando" o modelo, acredita que sai a tinta e o primário, fiz isso no toyota corolla que é de plástico voltei a pintar e ainda está inteiro, só aconselho a fazer isso num local arejado pois aquilo dá uma moca brutal :mrgreen:
Adolfo

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Tue Jul 07, 2009 9:13 pm
by nuno22467
Adolfo wrote:Nuno, só me aconteceu isso uma vez, mas n utilizei oleo de travões, preferi utilizar acetona "do pindo doce" num bocado de algodão e com paciência vou "escovando" o modelo, acredita que sai a tinta e o primário, fiz isso no toyota corolla que é de plástico voltei a pintar e ainda está inteiro, só aconselho a fazer isso num local arejado pois aquilo dá uma moca brutal :mrgreen:
Adolfo
Pois é,
Depois do óleo, lá tive de me render à acetona... já tinha saudades de apanhar uma moca, :badgrin:
... mas qual quê de acetona para as unhas?! Nem assim a tinta desencrostou, :shock:
Tive de recorrer a medidas mais enérgicas, e lá foi saindo alguma coisita com «acetona 100%»... :?
Quando voltar a ter força nos dedos vou lixar e suavizar a carroçaria.... :doubt:
Já agora, uma vez que me parece ser o solvente da tinta muito forte, que primário é que os distintos colegas sugerem para o efeito?
O Motip acrílico reage/interage bem com o plástico?
Agradeço a vossa melhor atenção, :wink:
Nuno.

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Tue Jul 07, 2009 9:17 pm
by borntobedevil
Nuno no primário não te posso dar grande ajuda!!!!
Sempre usei o Tamyia e nunca me dei mal! :)

Devil

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Tue Jul 07, 2009 9:20 pm
by Adolfo
O que interessa é que atinta já era :)
Eu agora utilizo primário da vallejo, pois por mais uns 2 euros que o tamiya trás 2 ou 3 vezes mais produto.
já utilizei este primário com tintas Tamiya e latas de tinta do aki, acho q é motip.
mas pelo sim pelo não faz um teste antes de pintares :)
Adolfo

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Tue Jul 07, 2009 9:26 pm
by borntobedevil
Adolfo o Vallejo que utilizas é em spray????
É que tenho aqui uma lata dessa, já experimentei sem ser em modelos e não me parece grande coisa!!!!

Devil

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Tue Jul 07, 2009 9:29 pm
by Adolfo
borntobedevil wrote:Adolfo o Vallejo que utilizas é em spray????
É que tenho aqui uma lata dessa, já experimentei sem ser em modelos e não me parece grande coisa!!!!

Devil
sim é... utilizei no toy e é muito fixe, só tem uma coisa tens que "agitar" muito bem a lata pois caso contrário ao aplicares o primário este fica "tipo lixa" no kit, aconteceu isso comigo, mas depois agitei aquilo bem e o resultado foi uma pelicula estilo tinta e que seca até depressa, mas é como tudo antes de levar tinta é melhor passar uma lixa ou então lavar-lhe os dentes com pasta :)
Adolfo

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Wed Jul 08, 2009 10:11 am
by DFV
[quote="nuno22467O Motip acrílico reage/interage bem com o plástico?
Agradeço a vossa melhor atenção, :wink:
Nuno.[/quote]

A carroçaria em cima (igual à tua, portanto) foi pintada com Motip. Não me lembro se usei primário (cinza) tamiya por baixo ou não; quer dizer, usei e muito durante a modificação da carroçaria mas não sei se o deixei ficar antes do primário Motip.


Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Posted: Wed Jul 08, 2009 1:57 pm
by rosso corsa
Boa tarde Nuno,

as ZeroPaints são acrilicas de gama automovel, como as que eu uso, com a agravante de serem muito diluidas o que provoca a reacção com mais facilidade. Sempre que pinto em plástico dou primeiro primario da Tamiya e depois novamente primario, mas acrilico de gama automovel, primeiro uma demão mais grossa e depois duas mais diluidas.
A mais grossa para não reagir com tanta facilidade com o primario da Tamiya, que não é acrilico e as seguintes para ficar com a superficie mais lisa. Sempre demãos ligeiras para a pintura não ficar muito grossa com tantas demãos.
Assim nunca tive um caso de reacção do primário com primário, o mesmo não posso dizer de tinta com tinta que nunca se dão bem se forem de bases diferentes.
Atenção se for necessário lixar a segunda camada de primario, pois pode deixar á mostra o da Tamiya e provocar recções nesses sitios.
Atenção também ao verniz, penso que não podes uzar o da Tamiya sobre essas tintas, tens de usar um acrilico, se for dois componentes melhor.

Vai com calma com esse, é um grande carro.
Um abraço.