Porsche 935 '76

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Re: Porsche 935 '76

Post by DFV » Sat Nov 07, 2009 5:53 pm

De acordo. A "linhagem" que considero correr de 74 tem a ver com a motivação que conduziu o Porsche 911 até ao Moby-Dick, o ultimo a usar ainda elementos originais de 911. Até dá uma história engraçada:

Preambulo:
1967, o 911R Lightweight, a primeira aproximação a um "prototipo de 911" 100% competição.
1973, o RSR 3,0 a ultima evolução do RS que já estava demasiado afastado da serie e teve de ser inscrito como prototipo: rodas, motor 3L, carroçaria (a ulltma versão aerodinamica de 73 já tinha uma espécie de "cauda longa" e abas enormes).

Desenvolvimento:
1974, RSR Turbo: a Porsche estava convencida que o regulamento "Silhueta" ou Grupo 5, ia entrar em vigor em 75, por isso antecipou-se. este é um "verdadeiro 911", mas com rodas de prototipo, deposito combustivel central (ao lado do piloto...) a carroçaria sobre o vidro traseiro levantada para unir a uma cauda gigantesca por cima do motor, com um aileron largo e que abrigava um intercooler.
1976, 935: a FIA adiou a introdução do Gr.5 por 1 ano. O 935 de 76 também passa por várias fases e desenvolvimentos (e grandes confusões com a federação) - vejam as 3 versões no post do RossoCorsa, e ainda falta lá uma...
1977, /77 e Baby: como descrito. Do 911 resta a célula central (menos fundo em aço).
1978, /78 "Moby-Dick": como descrito. Resta o topo da célula central. Curiosidade não abordada antes: o /78 foi homologado com condução à direita (a maior parte dos circuitos corre para a a direita).

O 936 é um animal muito diferente já que, foi desenvolvido no final de 75/inicio de 76 em muito pouco tempo (não estava planeado) e mais uma vez devido às hesitações da Federação, que há ultima da hora criaram um Campeonato "paralelo" para Prototipos. É um verdadeiro prototipo de motor central, uma especie de cocktail de elementos 908/3 e 917, portanto sem os constrangimentos do 911-935, nomeadamente a nivel de "Silhueta" e arquitectura.

As cópias de "Moby-Dick" posteriores a 78, sobretudo nos EUA, esses sim, são verdadeiros prototipos disfarçados, excepção feita ao Joest que foi feito com base nos planos originais da Porsche. Aí sim, não há nada de 911 a não ser um "aspecto geral" - há chassis Fabcar, JLP e até um "proto-935" feito em cima do chassis Lola T-600.

Speed on

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Porsche 935 '76

Post by rosso corsa » Sat Nov 07, 2009 6:11 pm

Aqui estão umas fotos da 1ª versão com as portas carenadas
Attachments
MobyDick1.jpg
MobyDick1.jpg (151 KiB) Viewed 6548 times
MobyDick2.jpg
MobyDick2.jpg (53.53 KiB) Viewed 6548 times

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Porsche 935 '76

Post by rosso corsa » Sat Nov 07, 2009 6:49 pm

Para mim o Moby Dick é mesmo o esteriotipo de um silhueta e não um protótipo, é certo que já pouco tem em comum com o 911, mas continua com o motor na mesma posição e as linhas do habitáculo também se mantêm. E para mim isso é que fascinava nestes grupo 5.
Essas provas em que viamos ( pelas fotos das revistas e jornais da especialidade) carros parecidos com os de série, como os Lancia Montecarlo, os Porsche 935, os Ford Capri, os BMW primeiro com os CSL e depois com os M1, os Ferrari 512BB e mais tarde o 308 do Michellotto, éram mesmo curiosas. Muitas vezes mal éram referidos os vencedores, normalmente um grupo 6 que nem contava para o campeonato, tempos diferentes :)

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 935 '76

Post by alvarol » Mon Nov 09, 2009 11:06 am

Bom dia "Malta"... :D

Rosso, obrigado pelas fotos. Não considero também o "Moby" um Sport-proto, apenas referi, e isso é um facto, que apesar deste manter parte da célula e o motor ainda na posição traseira herdada do 911, que ele é TECNOLÓGICAMENTE mais próximo dos GR6 (tecnologias e materiais utilizadas no motor e chassis, assim como o recurso a extensões de chassis dianteira e traseira em tubular de Dural) continua a sêr contudo um GR5 e claramente um 935 herdeiro do essencial da clássica "filosofia" Porsche (tudo atrás) e também eu confesso que sou um apaixonado, quer por este "Moby" quer pelas Silhuetas!

Zé, a tua "linhagem cronológica" estará sem duvida correcta, no entanto teremos formas diferentes de olhar sobre as "coisas". É-me difícil estabelecer com tanta facilidade um relacionamento (ou hereditariedade) tão próximas entre alguns desses modelos, uma vez que na realidade (under the skin) são produtos de uma mesma filosofia, mas no fundo tão diferentes entre sí. Por vezes com motores 100% novos e com soluções radicalmente novas. Cada um deles com méritos e lacunas muito próprias e só por sí merecedoreas de atênção, mas isso é material que dava para escrever não um, mas vários livros. Obrigado, no entanto, pela tua animosidade e participação! já percebi que quando quiser "esmiuçar" as matérias do Dr. Ferdinand terei parceiro de conversa! :D

Ainda à parte, embora o campeonato Gr6 fosse completamente "apagado" relativamente aos Gr5 que seguia "au rubro" , daqui nasceriam algumas das máquinas e mecânicas mais interessantes de que me recordo! como os 936 e os Renault A443...abrir aqueles capôts era uma descarga de adrenalina!...lindos!
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Porsche 935 '76

Post by borntobedevil » Mon Nov 09, 2009 11:30 am

Meus Senhores (Rosso, Alvaro e DVF), por favor continuem, pois estou a absorver muita informação, que às vezes de outra maneira seja difícil de o conseguir fazer, talvez por comodismo e aqui como é no "nosso" cantinho vai-se sempre lendo! :D =D>

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 935 '76

Post by alvarol » Mon Nov 09, 2009 12:54 pm

Meus Senhores (Rosso, Alvaro e DVF), por favor continuem, pois estou a absorver muita informação, que às vezes de outra maneira seja difícil de o conseguir fazer, talvez por comodismo e aqui como é no "nosso" cantinho vai-se sempre lendo!

Devil
Obrigado pelo entusiasmo...preguiçoso! ...compra uns livros!

...estou óbviamente a brincar contigo! :twisted: :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Re: Porsche 935 '76

Post by DFV » Mon Nov 09, 2009 5:35 pm

A titulo de curiosisdade, as replicas Joest do Moby-Dick a que me referi vêm tb mencionadas na "Octane" deste mês.

Tb conhecidos como 935/81, são replicas fieis do Moby-Dick original, excepto no motor, que não é a versão "tricky" 4 valvulas, refrigeração mista etc. A duvida está em se, foram chassis fabricados por Joest a partir de planos originais fornecidos pela Porsche (como ele disse na altura) ou, chassis "extra" fabricados na Porsche e cedidos a Reinhold Joest (como diz agora).

Um deles tornou-se no "Momo" vermelho e amarelo de Moretti e o outro foi usado por John Fitzpatrick até ser destruido no acidente que custou a vida a Rolf "Kamikaze" Stomellen.


User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Porsche 935 '76

Post by Adolfo » Mon Nov 09, 2009 5:41 pm

Já que este tópico está deveras interessante tambem quero contribuir com alguma coisita :)
http://images.google.pt/imgres?imgurl=h ... 0%26um%3D1" onclick="window.open(this.href);return false;

Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Re: Porsche 935 '76

Post by DFV » Mon Nov 09, 2009 7:09 pm

Adolfo wrote:Já que este tópico está deveras interessante tambem quero contribuir com alguma coisita :)
http://images.google.pt/imgres?imgurl=h ... 0%26um%3D1" onclick="window.open(this.href);return false;

Adolfo
Fotos interessantes. O carro está mal identificado no texto: este é um K3, um 935 preparado pelos irmãos Kremer, não um Martini-Porsche. Uma coque enviada pela Porsche e construida na Kremer.


User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 935 '76

Post by alvarol » Mon Nov 09, 2009 9:16 pm

Boa noite Pessoal.

Ainda relativamente ao 935 "moby-dick" e a algumas particularidades e curiosidades...

Era no final de época sabido que um dos problemas crónicos da série 935 durante as temporadas de 77 e 78, era a
fragilidade dos semi-eixos, estes começavam a acusar alguma dificuldade em conseguir pôr no chão os 700CV que podiam sêr
agora "pedidos" ao "flat6" agora com dois turbo-compressores (a potência especifica dependia de prova para prova e era
fácilmente alterável mudando apenas a pressão a que os turbocompressores funcionavam)

A fraqueza dos semi-eixos (que eram descendentes directos dos do 917, assim como os seus travões até aqui) era devida à
relação de ângulo entre a saída da caixa (estes carros não eram sequer equipados com diferencial) e as jantes, que eram de
19 polegadas. Este facto obrigava a que o semi-eixo "apontasse" para cima (ao cubo da jante) entre a saida da caixa e o
centro da roda. Ora com o expectável aumento de potência para a temporada de 79 e inclusive o rebaixamento do seu novo
brinquedo "Moby" (e consequente aumento do referido ângulo) a Porsche decidiu-se por uma resolução radical, uma que
envolveria a construção de novos moldes para um novo "invólucro" da caixa de velocidades, nesta, a posição dos componentes
interiores fora invertida, passando agora a "coroa" de saída a estar montada na posição inferior (portanto mais próxima do
solo) e minimizando (quase eliminando) o anterior ângulo de ataque relativo às rodas. Solução radical que equiparia todos os
935/2 e o Moby também, e que eliminaria de vez com a susceptibilidade de falha de transmissões, especialmente nas provas de
maior duração. (este é apenas exemplo através do qual poderão perceber como por vezes os modelos da Porsche parecendo tão
semelhantes, comportam diferenças radicais, mas que são pouco perceptíveis para quem não as conhece)

Foi ainda ao longo de 78 que a Porsche põs em andamento um programa de desenvolvimento para um novo conjunto de travões
para a série 935, até aqui descendentes directos dos do 917, perfurados transversalmente e também a já acusarem dificuldades
em resistir às consequentes exigências de travar um bólide com 1050kg. que era colossal em valores de binário e potência
(estes travões eram preparados para as jantes dianteiras do antigo 917 que eram de 15 polegadas, ao invés das de 16" do 935)

Para 79, os travões passaram a sêr de 332mm de diametro e 32mm de diâmetro com perfuração epicicloidal e com novas pinças
em liga leve de quatro êmbolos! (estamos em 1979). Estes novos travões para além de terem acabado com qualquer questão de
desgaste prematuro eram também mais leves... É em "pequenos" pormenores como este que podemos perceber o porquê da
inquestionável supremacia e capacidade desportiva da Porsche, que ao longo destes anos se vinha a demonstrar a anos luz de
distância dos seus concorrentes.

Haveria muíto mais para descrever, as alterações a nivel das motorizações são também muíto importantes, mas extensas e
complexas de descrever, fica para "outra"

Só no final da corrida de Le-mans de 1979, e depois de recolhido o "Moby-Dick" ao departamento desportivo, foi
integralmente desmantelado para inspecção.

Concluiu-se então que a fuga de óleo que tanto tinha preocupado a equipa desportiva ao longo do ultimo quarto de corrida e
que os tinha obrigado a constantes e frequentes paragens para inspecção e a um ritmo de fim de corrida "cauteloso" era
afinal mínima, e de eventuais consequências insignificantes!...o motor Porsche não teria cedido por esta questão. Este,
revelou-se no final da mesma inspecção em excelente estado de conservação e funcionamento.
É o mesmo que dizer que se não fosse o cuidado e abrandamento de ritmo então imposto, o "Moby-dick" teria talvez tido a
possibilidade de ser o vencedor de le-mans em 1979, a prova que era afinal a sua razão de "nascimento" e existência. Afinal
o carro era o líder da prova no grupo 5 até lhe têr sido diagnosticada a referida fuga, mesmo assim terminou em 8ª posição
absoluta, as três primeiras posições desse grupo neste ano foram...três Porsche 935/2!

Quanto à origem dos dois chassis 935 Joest, as informações disponíveis são contraditórias, na verdade a Porsche construíu
três chassis, embora apenas um carro fosse construído na integralidade, o mesmo que participou em Le-Mans e hoje se encontra
no museu porsche (quando acabou a temporada de 79 e terminou o programa "moby" as equipas Joest, Kremer e outros privados
literalmente "assaltaram" a Porsche tentando comprar o carro original, felizmente nunca o venderam e encontra-se hoje
inteirinho e na sua configuração de origem)
Sabe-se também da cedência dos planos originais da parte da porsche à equipa Joest, no entanto é confusa a verdadeira
origem destes carros, se serão os dois chassis extra originários de fábrica, ou se serão de construçaõ Joest.

Deixo-vos algumas fotos e links "youtube" com imagens e testemunhos elucidativos destes "monstros" da história desportiva automóvel.


http://www.youtube.com/watch?v=P-KwzOmeyWY" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.youtube.com/watch?v=xN1vxtejnCw" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.youtube.com/watch?v=rUBZXyhTyJM" onclick="window.open(this.href);return false;

Enjoy!... 8)
Attachments
935-936 fight.jpg
935-936 fight.jpg (127.62 KiB) Viewed 6497 times
ScreenHunter_01 Nov.jpg
ScreenHunter_01 Nov.jpg (123.78 KiB) Viewed 6497 times
ScreenHunter_02 Nov.jpg
ScreenHunter_02 Nov.jpg (125.74 KiB) Viewed 6497 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Porsche 935 '76

Post by Adolfo » Mon Nov 09, 2009 9:49 pm

Para quando um jantar/cafê aqui por Lisboa com o pessoal, pois acho que em 2 ou 3 horas de coversa aqui com o pessoal fico a saber mais sobres estes "meninos" do que uma semana na net :).
Obrigado por todas estas histórias maravilhosas... isto tudo em 1979 é obra!!!
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Porsche 935 '76

Post by borntobedevil » Mon Nov 09, 2009 10:23 pm

Com esta conversa toda, vou acabar a "tralha" que tenho por aqui e começar o meu 935 1/12!!!! :D

Mas desde já, vós nomeio voluntários (Meu filho, vais ser bombeiro voluntário como o teu pai, quer queiras, quer não queiras!!! :twisted: ) para sereis os meus críticos/avaliadores oficiais! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Porsche 935 '76

Post by Adolfo » Mon Nov 09, 2009 10:32 pm

borntobedevil wrote:Com esta conversa toda, vou acabar a "tralha" que tenho por aqui e começar o meu 935 1/12!!!! :D

Mas desde já, vós nomeio voluntários (Meu filho, vais ser bombeiro voluntário como o teu pai, quer queiras, quer não queiras!!! :twisted: ) para sereis os meus críticos/avaliadores oficiais! :D

Devil
Se fizeres isso como o 1º projecto de 2010 eu posso acompanhar-te mas numa versão 1/24.
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Porsche 935 '76

Post by rosso corsa » Mon Nov 09, 2009 11:49 pm

:D e a palestra continua =D>

Obrigado por explicares alguns aspectos da mecanica Alvaro, é uma matéria que muitas vezes me ultrapassa mas pela qual tenho muito interesse.
Quando me referi aos grupo 6 éra já na época de 81, e não a Le Mans, Os 936, os Renault e mesmo os Rondeau também me fascinavam.
Aliás são carros muito mal representados na 1/43, excepto o Rondeau que foi feito pelo Ruf.
Chamo a atenção de que mencionas o MobyDick no ano de 79 quando correu em 78, como bem sabes. è o que dá escrever "em directo" sem revisor :lol:

DFV, concordo com a tua analise da história dos 935 segundo a "teoria da evolução" do 911 de 67 até ao MobyDick de 78, e o surgimento de uma nova espécie, o K3, com muitos dos seus traços genéticos. :D

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 935 '76

Post by alvarol » Tue Nov 10, 2009 12:46 pm

Obrigado por explicares alguns aspectos da mecanica Alvaro, é uma matéria que muitas vezes me ultrapassa mas pela qual tenho muito interesse.
Quando me referi aos grupo 6 éra já na época de 81, e não a Le Mans, Os 936, os Renault e mesmo os Rondeau também me fascinavam.
Aliás são carros muito mal representados na 1/43, excepto o Rondeau que foi feito pelo Ruf.
Chamo a atenção de que mencionas o MobyDick no ano de 79 quando correu em 78, como bem sabes. è o que dá escrever "em directo" sem revisor
Obrigado pela correcção Rosso! :mrgreen: ...na verdade enquanto escrevo estas linhas, não consigo deixar de estar a pensar em mil e um aspectos desta "dinastia" porsche, com as ideias a vasculhar factos, fotos, detalhes ou curiosidades para aqui inserir, tanto para trás, como para a frente (cronológicamente) por isso não tomem como garantido tudo o que por aqui se escreve, é garantido que haverá uma ou outra "gaffe" e é entre todos que nos podemos corrigir.
Se fosse escrever algo referente aos pilotos que correram nestes carros ou em pormenores relativos às decorações (por exemplo), então seria ainda mais garantido haver alguns erros pelo meio, pois no automobilismo é para mim no lado evolutivo da mecânica, aerodinâmica e no génio creativo das pessoas que compôem as equipas técnicas que eu me delicío!...o resto é para mim um pouco secundário, existem carros que nunca ganharam uma unica prova, mas que me fascinam muito mais do que alguns que terão sido campeões! o que me cativa e interessa está "under the skin"...:roll:
Com esta conversa toda, vou acabar a "tralha" que tenho por aqui e começar o meu 935 1/12!!!!

Mas desde já, vós nomeio voluntários (Meu filho, vais ser bombeiro voluntário como o teu pai, quer queiras, quer não queiras!!! ) para sereis os meus críticos/avaliadores oficiais!

Devil
...Wow!...deves ter jantado bem! :D ...a parte do voluntariado forçado, não te-a nego, será sempre um prazer colaborar com o Pessoal, o que me preocupa é acabares o que tens "pendurado" :) ...ainda tens por aí umas quantas coisitas! mas tens o meu apoio incondicional, é um kit fantástico, mesmo com trinta anos de existência, é um dos meus preferidos e um clássico!
Se fizeres isso como o 1º projecto de 2010 eu posso acompanhar-te mas numa versão 1/24.
Adolfo
Interessante parece-me a ideia de um novo "group build" com este tema, é um modelo que fascina gerações e do qual existem imensos kits no mercado que cobrem toda a dinastia 935, em todas as escalas possíveis e imaginárias!

O Rosso está construir um a 1/43, o Devil quer começar o seu Tamiya 1/12, o Jotacê tem um lindíssimo "Moby" M.R. 1/43, eu tenho um 1/24 por terminar e depois desta conversa toda, vontade em começar o meu "moby-Tamiya" 1/24...um G.B. aberto atodos os modelos 935 e a todas as escalas parece bem "a jeito" o que me dizem, Pessoal?

Se encontrarmos vontade para avançar posso colocar aqui umas fotos dos imensos kits que existem no mercado, para aguçar o apetite do Pessoal.

P.S. aproveito para corrigir uma descrição minha algo confusa no meu post anterior: referente ainda à transmissão dos "Moby" e 935/2, no fim das alterações o invólucro da caixa ficava montado mais baixo e próximo da pista, enquanto a "coroa" de saída para os semi-eixos ficava agora mais alta (no lado superior do invólucro) e agora mais ao nível do centro das jantes de 19".

Abraços para a "turma"... 8)
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

Post Reply