Tyrrell P34 1976

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrell P34 1976

Post by tito » Wed Dec 30, 2009 12:42 pm

Viva!

Obrigado Devil. Ontem comprei a cera líquida. A ver se daqui a duas semanas experimento. Esta e a próxima vão ser tramadas para mim em termos de trabalho...:S
É preciso diluir a cera com água?

Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Tyrrell P34 1976 (continuação)

Post by tito » Wed Dec 30, 2009 12:43 pm

Viva pessoal!!

Quanto ao projecto deixo mais uns avanços e recuos…

Enquanto espero pelo set de cintos que mandei vir via net resolvi tratar duma parte que me tenho esquecido de tratar…A parte de baixo do kit.
Nunca percebi porque razão os kits do Tyrrell P34 da Tamiya vêm com um buraco entre o chassis e a zona para colocar as pilhas, por isso enchi essa zona (e outras) com puty e tentei alisar com lixa 1200 e com a lixadeira.
Depois de umas quantas horas a lixar o carro achei que já estava a um nível satisfatório (apesar de ter notado altos e baixos na estrutura) e tratei de pintar tudo..

Image

Aquando da pintura notei que afinal a parte de baixo estava bem mais irregular do que parecia…Raios!!

Image

Vou ter que lixar novamente, desta vez até ficar completamente liso e voltar a pintar…
Já tenho uma espécie de “máscara” preparada. Há que improvisar, ehehehehehe :P

Image

Entretanto a asa traseira também foi “à faca” pela segunda vez pelas mesmas razões, e ontem levou uma segunda pintura. Apesar de não ter fotos acho que desta vez ficou melhor. A ver vamos…
O motor também vai levar mais uns quantos fios, mas só quando terminar esta fase.

E agora deixo um pequeno aperitivo para 2010 (se tiver tempo)…Quem adivinha quais são os clientes que se seguem? ;)

Image

Abraços e um 2010 em grande para todos
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Tyrrell P34 1976

Post by borntobedevil » Wed Dec 30, 2009 1:02 pm

Tito, a pintura parece bastante melhor, quanto à cera, só precisas de diluir se for necessário para dar a aerografo.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrell P34 1976

Post by tito » Mon Jan 04, 2010 4:04 pm

Viva!!
Após a ausência das férias heis-me de volta.

Apesar deste mês e o próximo serem complicados pra trabalhar neste projecto, no pouco tempo livre que tenho tenho-me dedicado a trabalhar no P34.
A minha odisseia na asa traseira continua. Não há meio das aletas laterais me sairem bem. Desta vez resolvi tomar medidas extremas e fui buscar as aletas em PE dum dos P34´s que tenho. Já que no outro planeio fazer a versão do Japão posso utilizar as outras aletas...
O resto das partes da asa traseira estão a um nível satisfatório...
Ontem também apliquei a cera líquida de cerãmica na carroçaria, mas há uma parte que tem tinta a menos por isso estou a pensar em pintar essas partes a pincel uma vez que são superícies pequenas e da maior parte ficarem cobertas pela parte superior da carroçaria onde está o cokpit.
Pelos avanços terem sido pequenos resolvi não colocar fotos.
Nos próximos dias o plano vai ser o seguinte:
- Terminar a asa traseira e colar tudo
- pintar as partes da carroçaria onde há falta de tinta
- Colocar mais tubagem no motor
- Aplicar decalques na carroçaria
- Colar e polir tudo
- Colocar os restantes decalques na carroçaria

Assim que tenha estas fases concluídas coloco fotos da evolução do trabalho.
borntobedevil wrote:Tito, a pintura parece bastante melhor, quanto à cera, só precisas de diluir se for necessário para dar a aerografo.

Devil
Obrigado devil ;)

Abraços e um 2010 em grande
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrell P34 1976 crash, boum bang!!

Post by tito » Mon Jan 11, 2010 2:34 pm

Viva!!

Diz a Lei de Murphy que o que nasce torto não vai dar certo, e eis que foi o que se passou com este projecto...Começei a fazer os cintos de segurança com o set de PE que vinha num dos Tyrrell que tinha em casa, e pra fgrande azar meu perdi uma peça do cinto quando estava a colar o cinto. Apesar de revistar o quarto de lés a lés anão encontrei o raio da peça :S
Agora tenho que enviar um mail à hlj a perguntar se me podem arranjar a dita peça...:(:(:(:(
Por sorte já tinha encomendado dois sets de cintos de segurança para outros projectos, e esta semana chegaram, por isso vou colocar este set de cintos em vez do set da tamyia. Do mal o menos...

A parte pior foi os decalques, e aqui foi mesmo o desastre...Por azelhice minha guiei-me pelo Tyrrell P34 da Tamyia mais recente, que é a versão do Japão de 1976, e comparando os decalques de um e outro reparei que os decalques do Tyrrell que estou a fazer eram maiores. Vai daí resolvi cortá-los à tesoura para ficarem à medida. Até aqui tudo bem, o pior foi mesmo quando reparei pelas fotos de referência que o Tyrrell do Grande Prémio da Suécia e os do Japão, e os da Suécia iam até ao cimo do cockpit...Grande BURRADA!!! :evil:
Agora restam-me duas opções...
- Ou retiro os decalques da carroçaria e pinto tudo a pincel (O que não sei se será boa ideia porque os números também são a amarelo e a cor difere do amarelo que tenho;
- Ou então deixo estar como está e faço outra versão sem ser o do GP da Suécia (os Tyrrel P34 desse ano apresentaram algumas diferenças de GP para GP no que diz respeito às faixas amarelas, por isso dá pra fazer outras versões)

Mais logo se tiver tempo coloco fotos do andamento do trabalho..
Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Tyrrell P34 1976

Post by borntobedevil » Mon Jan 11, 2010 2:52 pm

Tito, desde que não desanimes, não há grande problema.
Nós porvezes somos demasiado obcecados pela fiel reprodução de todos os detalhes, especialmente pelos de decoração, não digo que estejamos errados, mas não é isso que faz de um bom trabalho de modelismo num mau ou vice versa, isso só faz uma réplica melhor ou pior!!!!
Por isso se achas que alguma das tuas soluções vai por em risco todo o teu trabalhio modelistico, opta por lhe chamar só Tyrrell P34, sem especificares a prova! :wink:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
kostinha
Posts: 401
Joined: Thu May 01, 2008 6:23 pm
Location: Almada

Re: Tyrrell P34 1976

Post by kostinha » Mon Jan 11, 2010 4:41 pm

Olá Tito, eu tenho aqui um set de decalques que te podem ajudar, são da primeira versão deste modelo, posso-te fornecer se quiseres, senão sempre podes tentar o site do Michael Portaro, o site Indycals, aqui : http://www.indycals.net/Decals/76TyrrellP34.html , tem uns decalques espectaculares e acima de tudo aceitam muito bem qualquer tipo de verniz, mesmo o temido TS-13 da Tamiya, eu já experimentei e sei que resulta.

Já agora vê uma resposta minha no tópico viewtopic.php?f=14&t=5863&start=60#p73760, demorei mas penso que te ajudei.

Um grande abraço

Kostinha

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Tyrrell P34 1976 - Mais pesquisa e a bonança...

Post by tito » Wed Jan 13, 2010 2:26 pm

Viva Pessoal!

Devil e Costinha, obrigado pelas vossas palavras de incentivo. Apesar destas contrariedades e da quantidade de F1´s em hibernação (neste caso os ferraris 126 C2 e mais um Tyrrell) não vou desistir, bem pelo contrário…Já tenho mais 3 projectos secretos em laboração :P
Os desaires só me dão mais vontade de fazer kits, é com eles que mais aprendemos.

Em relação ao P34, depois de pensar bem, comecei a analisar algumas fotos que aproveito para colocar aqui e servir de referência a quem quiser fazer um P34 ….

Como podem ver o P34 ao longo da época de 76 teve várias configurações em termos de decoração (já pra não falar em termos de carroçaria, asas traseiras, entradas de ar à frente, etc…)
Por exemplo, no GP da Suécia (versão que estou a tentar reproduzir) as faixas amarelas vão até à parte superior, mas no GP do Japão (por exemplo) já não é assim, e no GP de Itália o carro do Scheckter não tinha faixas nenhumas. Deixo algumas fotos de referência e um link com fotos excelente sobre o tema.Tem também outras fotos interessantes:

GP Zolder
Image

GP Suécia

Image

GP Itália
Image

GP Japão

Image

Image

Image

Image

Image


E o link Interessante de F1 OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS FÃS DE F1 ;)

http://bestlap.com.br/velocidade/viewto ... ?t=7307757" onclick="window.open(this.href);return false;

Das muitas fotos que encontrei no link há uma versão do P34 que me senti tentado a fazer com este…Mas vou manter o plano original. Um dia mais tarde talvez faça o do Ronnie a testar em Silverstone o P34 76…


Agora de volta ao meu trabalho…Dizem que depois da tempestade vem a bonança…
Após ver melhor o “meu” reparei que os decalques são amarelos em vez de amarelo a florescente, ou seja, a cor não é a mesma que vem nas fotos acima…

Image

Image

Image

Image

Como podem ver os decalques não correspondem bem à mesma cor das faixas originais, além de ser bem, visível os cortes entre os decalques...O link que o Costinha me enviou caiu do céu (Obrigado mais uma vez), e encomendei os decalques. Agora é esperar até virem parar à caixa do correio e avançar com outros detalhes (fios no motor, cintos, etc…). Esta semana espero poder terminar a asa traseira e a parte dos cintos.
Ainda tenho algum trabalho pela frente, mas vai-se fazendo..


Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

User avatar
kostinha
Posts: 401
Joined: Thu May 01, 2008 6:23 pm
Location: Almada

Re: Tyrrell P34 1976 - Mais pesquisa e a bonança...

Post by kostinha » Wed Jan 13, 2010 7:09 pm

tito wrote:
Como podem ver os decalques não correspondem bem à mesma cor das faixas originais, além de ser bem, visível os cortes entre os decalques...O link que o Costinha me enviou caiu do céu (Obrigado mais uma vez), e encomendei os decalques. Agora é esperar até virem parar à caixa do correio e avançar com outros detalhes (fios no motor, cintos, etc…). Esta semana espero poder terminar a asa traseira e a parte dos cintos.
Ainda tenho algum trabalho pela frente, mas vai-se fazendo..


Abraços
Tito

Olá Tito, os decalques não são amarelo fluorescente, são de um amarelo muito brilhante, quase que parecem ser, é como todos os Lotus J.P.S. , toda a gente pensa que os decalques são dourados mas não, são de um creme meio esbatido, nas imagens parecem dourados, aliás foi com estas artimanhas que os publicitários conseguiram dar tanto relevo às suas decorações.

A folha da Indycals também é amarela, mas mais brilhante, ou seja mais próxima do veiculo real.

P.S. - Já viste a minha resposta em relação ao Ferrari 126C2 ?

Respondi-te à dias, na secção de "trabalhos em progresso" , um bocado atrasado é certo, mas penso que te ajudei, já sabes, sempre que tiveres dúvidas avisa.

Um grande abraço.

Kostinha

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrell P34 1976

Post by tito » Fri Jan 15, 2010 2:23 pm

kostinha wrote:
tito wrote:
Como podem ver os decalques não correspondem bem à mesma cor das faixas originais, além de ser bem, visível os cortes entre os decalques...O link que o Costinha me enviou caiu do céu (Obrigado mais uma vez), e encomendei os decalques. Agora é esperar até virem parar à caixa do correio e avançar com outros detalhes (fios no motor, cintos, etc…). Esta semana espero poder terminar a asa traseira e a parte dos cintos.
Ainda tenho algum trabalho pela frente, mas vai-se fazendo..


Abraços
Tito

Olá Tito, os decalques não são amarelo fluorescente, são de um amarelo muito brilhante, quase que parecem ser, é como todos os Lotus J.P.S. , toda a gente pensa que os decalques são dourados mas não, são de um creme meio esbatido, nas imagens parecem dourados, aliás foi com estas artimanhas que os publicitários conseguiram dar tanto relevo às suas decorações.

A folha da Indycals também é amarela, mas mais brilhante, ou seja mais próxima do veiculo real.

P.S. - Já viste a minha resposta em relação ao Ferrari 126C2 ?

Respondi-te à dias, na secção de "trabalhos em progresso" , um bocado atrasado é certo, mas penso que te ajudei, já sabes, sempre que tiveres dúvidas avisa.

Um grande abraço.

Kostinha
[/quote]
P.S. - Já viste a minha resposta em relação ao Ferrari 126C2 ?

Respondi-te à dias, na secção de "trabalhos em progresso" , um bocado atrasado é certo, mas penso que te ajudei, já sabes, sempre que tiveres dúvidas avisa.

Um grande abraço.

Kostinha[/quote]

Olá Kostinha.

Tens razão nos decalques. A cor das fotos confunde um bocado.

Queria responder-te à questão do Ferrari 126 C2 na quarta mas depois tive que dar prioridade ao trabalho...Ontem também foi complicado

Vi a tua resposta, e agradeço-te. Agora esse trabalho está parado mas assim que termine este e tenha mais tempo continuo com o carro. Caso necessites de fotos de referência do 126 C2 diz que eu coloco no scaner. A revista que tenho do carro tem algumas. Pode é levar algum tempo porque este mês tem sido terrível, e o de Fevereiro também vai ser complicado :S
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrell P34 1976 - novidades

Post by tito » Tue Jan 26, 2010 2:28 pm

Viva!

Como estou em época de exames e trabalhos de mestrado o Tyrrell tem ficado “encostado às boxes”.

Apesar disso tenho não uma, nem duas, mas sim 3 novidades:

A primeira prende-se com a peça dos cintos que perdi. Miraculosamente a peça voltou a aparecer quase do nada em cima da minha secretária. Não arranjei explicação para a peça ter aparecido assim mas também não me interessa porque o que interessa é que apareceu, e assim não me arruína o set de cintos da Tamiya :D

A segunda novidade é ter recebido um segundo set de PE para o P34, o que vai ser uma mais valia para outros dos Tyrrell que tenho (possivelmente vai ser usado no outro de 77…)

A terceira é que o set de decalques que adquiri chegou agora mesmo, por isso, e assim que termine esta fase terrível e esteja de férias (o que vai acontecer no fim de Fevereiro) vou ter mais tempo para voltar a trabalhar em força no carro:D

Entretanto, e já que estou numa de novidades, também digo que já iniciei mais 3 modelos com o venerável DFV quede futuro serão incluídos neste GB;).

Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrell P34 1976

Post by tito » Mon Mar 22, 2010 3:45 pm

Ora viva!!
Depois de um longo interregno mais uma vez regresso ao "6 rodas" :D
Este mestrado não está a ser nada fácil...Nada mesmo...Mas pronto, quem se mete nelas tem que se aguentar à bronca!

Bem, embora ainda não tenha fotos, dei um (pequeno) avanço no carro, e já coloquei os cintos.
Pra hoje estou a contar começar a colocar os decalques, e durante esta semana espero colocar fotos.

Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrell P34 1976 fotos e piloto revelado

Post by tito » Tue Mar 23, 2010 1:33 pm

Viva mais uma vez!
Como prometido cá vão as fotos do pouco que fiz…

Primeiro a famosa peça dos cintos perdida que reapareceu miraculosamente em cima da secretária..

Image

E os poucos avanços realizados, onde finalmente revelo o piloto:

And the chosen one is:

Patrick Depailler!!

Achei que era altamente injusto não fazer uma homenagem a este piloto Francês, fumador inveterado e virtuoso do volante que apenas obteve uma vitória no Mónaco em 1978, que infelizmente passou ao lado de uma grande carreira apesar de ser bastante regular na Tyrrell, nunca se impondo nem na Ligier nem na Alfa Romeo.

Image

Image

Image

Ainda falta fazer uma coisa nesta peça, que é limpar e retirar alguns excessos de cola..

Para hoje quero ver se coloco mais alguns decalques na carroçaria e adianto mais algumas coisas..

Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrell P34 1976 - mais pequenos progressos

Post by tito » Thu Mar 25, 2010 12:39 pm

Viva!

Mais uns pequenos progressos no carro…

Já comecei a colocar os decalques laterais no carro. Ao tirar as fotos reparei que os decalques amarelos não estão devidamente alinhados, mas agora já é tarde para corrigir…:/

Image

Image

Image

Image

Image

Hoje não lhe devo tocar, já vão 4 dias que não durmo nada de jeito e tenho k recuperar o sono para ver se não faço disparates como nos decalques.
Como prá semana não tenho aulas, já vou ter mais tempo pra me dedicar a este e aos restantes trabalhos.
Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrell P34 1976 (evolução)

Post by tito » Wed Mar 31, 2010 12:19 pm

Viva pessoal!!

A construção do Tyrrell vai seguindo a velocidade de cruzeiro.
Faltam alguns pormenores em termos de pintura e de limpeza da carroçaria. Em relação à carroçaria, ontem reparei numa coisa…

No último P34 da Tamiya, que reproduz o P34 do GP do Japão de 1976, reparei que os decalques apesar de serem excelentes vêm incompletos.
Como tenho o PC de casa avariado não consegui ter acesso às fotos que tenho do P34 para tirar as dúvidas, mas hoje de manhã confirmei a minha suspeita de que faltavam os decalques da Goodyear. É provável que a Goodyear não tenha autorizado a utilização porque o P34 antigo que tenho tem os decalques da Goodyear, e a versão de 77 também.
Como não tinha a certeza total dos sítios onde o P34 os tinha não coloquei nenhum a não ser à frente, que era o único sítio que sabia que tinha, mas hoje coloco os restantes.

Da carroçaria está quase tudo feito, à excepção dos tais decalques e de pormenores finais de pintura e no fim uma limpeza das dedadas e do pó. Achei melhor não arriscar com o verniz porque nunca coloquei, não fosse borrar a quase no fim :S

Falta acabar a asa traseira, colocar os decalques (o que deve ficar pronto hoje à noite) e colocar o radiador e a luz traseira e as rodas.

Deixo as fotos do que foi feito:

Image

Image

Image

Até dói ter que tapar esta parte…

Image

Image

Image

Um pequeno reparo nesta parte…
A colocação da parte superior na carroçaria com cola normal não resultou, pelo que aconselho o uso de super cola 3 logo no início.

Image

Image

Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

Post Reply