Ferrari 126 C2 Turbo 1/20 Fujimi

Post Reply
tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Ferrari 126 C2 Turbo 1/20 Fujimi

Post by tito » Mon Nov 16, 2009 1:45 pm

Viva!!

Abro mais um tópico neste GB.


Este projecto nasceu da minha admiração por Gilles Villeneuve e pelos bons momentos que proporcionou a todos os amantes do desporto rei. Apesar de na altura ser muito novo com o passar dos tempo fui ouvindo falar e vendo algumas corridas e fui ganhando uma grande admiração pelo príncipe da F1, um daqueles que merecia vencer um campeonato do mundo mas que o destino decidiu pregar uma partida…Tal como a Henri Toivonen.
Este é também um trabalho de homenagem ao meu avô, que faleceu pouco depois de eu iniciar este projecto e de quem eu herdei o gosto pelo detalhe e a paciência, embora ele não fizesse modelos à escala era um artista a fazer móveis.

No início do projecto a ideia era fazer um dois em um, o Ferrari 126 C2 Turbo de 1982 nas versões de San Marino e de USA West, um dos mais belos F1´s de sempre, concebido para ser campeão mas que não o foi devido às tragédias de Villeneuve e Pironi. No entanto por ter perdido uma das peças (recentemente recuperada graças à HLJ) acabei por deixar o USA West encostado e concentrar-me no de Imola.
Em relação a este carro, tem sido construído a conta gotas. No início a ideia era fazer o carro out of box, sem detalhes extra, no entanto decidi detalhá-lo o mais possível e por isso tem avançado aos poucos, até porque tenho feito bastante trabalho de pesquisa acerca deste carro.
Sem mais conversa, deixo aqui as fotos do que já fiz…Embora nestes últimos tempos o trabalho já esteja bem mais desenvolvido, mas não tive tempo de colocar mais fotos, coisa que farei nos próximos tempos…

O carro que pretendo reproduzir, a versão do GP de Imola:

Image

Image

A foto do meu ídolo:

Image

O arranque do projecto:

Image

Image


Image

As peças prontas a serem pintadas:

Image

Fotos de referência do famoso V6 Turbo da Ferrari, o primeiro motor de todos a ser utilizado pela Ferrari na F1.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

A primeira dúvida que me surgiu neste projecto foi a cor das saias laterais, uma vez que havia fotos de pelo menos 2 cores: Dourado e preto. Após alguma pesquisa finalmente encontrei fotos que comprovam que no GP de Imola o carro do Gilles tinha as saias pintadas de dourado, como nesta foto:

Image

e aqui as saias pintadas:

Image

As jantes foram a primeira coisa a ficar pronta:

Image

Algumas peças já pintadas:

Image

Image

Image

Image

Cockpit quase pronto:

Image

Image

Chegado a este ponto, e tendo iniciado o motor, achei que era um crime não o detalhar. Vai daí decidi fazer umas aquisições:

Image

A primeiras parte a detalhar foi no cockpit. Após ver no livro fotos do mesmo reparei que de lado ele tinha uns canais por onde passavam fios que iam do motor ao cockpit:

Image

Decidi recriar estes canais utilizando duas peças:

Image

Desta parte falta colocar os fios…

Do motor disto :

Image

cheguei a isto:

Image


Mas infelizmente tive que retroceder uns passos na construção porque as coisas correram mal na ligação dos tubos de vinil :S:S
Isto deveu-se à minha azelhice, porque este é o primeiro carro que faço a tentar detalhar.

Neste momento da parte do motor adquiri tubos microscópicos em metal para fazer a ligação aos tubos de vinil, e no local de ligação dos tubos cor de laranja fiz uns buracos e vou colocar conectores eléctricos.

A carenagem está quase pronta. Sábado levou mais uma demão

Image

A asa traseira também me está a dar água pela barba :/
Vou ter que meter forza para decapar novamente e ver se consigo lixar a peça de forma conveniente.
Bem, por agora é tudo. Este projecto é, tal como o Tyrrell, pra ser levado com calma uma vez que o tempo é pouco e muito precioso…

Abraços
Tito
Last edited by tito on Mon Nov 16, 2009 2:52 pm, edited 1 time in total.
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Ferrari 126 C2 Turbo 1/20 Fujimi

Post by borntobedevil » Mon Nov 16, 2009 2:36 pm

Tito, no photobucket utiliza o link que tem [img]...[img], é que nos dá um bocadinho mais jeito para ver! :wink:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari 126 C2 Turbo 1/20 Fujimi

Post by tito » Mon Nov 16, 2009 2:41 pm

Ok. Enganei-me a seleccionar o link, vou ver se coloco tudo bem desta vez .
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari 126 C2 Turbo 1/20 Fujimi

Post by tito » Mon Nov 16, 2009 2:56 pm

borntobedevil wrote:Tito, no photobucket utiliza o link que tem [img]...[img], é que nos dá um bocadinho mais jeito para ver! :wink:

Devil
Já corrigi ;)
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Ferrari 126 C2 Turbo 1/20 Fujimi

Post by borntobedevil » Mon Nov 16, 2009 3:21 pm

Assi com menos trabalho da nossa parte, já dá para ver que estas a fazer um bom trabalho! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Ferrari 126 C2 Turbo 1/20 Fujimi

Post by scirocco » Mon Nov 16, 2009 9:25 pm

Muito bom este projecto Tito, parabens, no entanto esses motores com um "wash" ficavam com um aspécto mais realista.
Só uma curiosodade, o #27 do teu idolo foi herdado do meu.

Scirocco
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Ferrari 126 C2 Turbo 1/20 Fujimi

Post by Pedro Miguel Costa » Mon Nov 16, 2009 9:58 pm

já vi estes modelos em qualquer lado :D :D

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari 126 C2 Turbo 1/20 Fujimi

Post by tito » Tue Nov 17, 2009 2:33 pm

borntobedevil wrote:Assi com menos trabalho da nossa parte, já dá para ver que estas a fazer um bom trabalho! :D

Devil
Obrigado. Tem sido um trabalho de altos e baixos, mas muito educativo.
scirocco wrote:Só uma curiosodade, o #27 do teu idolo foi herdado do meu.

Scirocco
Pois foi. Em 79 e 80 era o Alan Jones que o tinha :)
scirocco wrote:Muito bom este projecto Tito, parabens, no entanto esses motores com um "wash" ficavam com um aspécto mais realista.
Scirocco
Pois...sabes, sou novo nestas coisas de usar o aerógrafo, e há técnicas que não sei usar, muito por culpa minha, por falta de tempo e paciência pra pesquisar e ler sobre isso ...depois de aplicar a pintura apenas usei o dust da tamiya para escurecer os escapes e a parte superior do motor, mas já vi que as laterais do motor são numa cor mais pró amarelado, por isso como voltei uns passos atrás se calhar ainda vou tentar recriar a mesma cor
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

User avatar
GUSTAVO
Posts: 533
Joined: Tue Jan 17, 2006 4:48 pm
Location: Vila do Conde

Re: Ferrari 126 C2 Turbo 1/20 Fujimi

Post by GUSTAVO » Tue Dec 08, 2009 10:22 pm

Tito,

Tá a ficar um trabalho muito interessante. Vou estar seguir este teu projecto.
Força.

G.

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari 126 C2 Turbo 1/20 Fujimi

Post by tito » Mon Jan 04, 2010 4:42 pm

Obrigado Gustavo.

Este trabalho por agora vai ter que ficar na prateleira... Tou a querer acabar o Tyrrell e infelizmente o tempo não dá pra mais :S

Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari 126 C2 Turbo 1/20 Fujimi

Post by tito » Fri Sep 04, 2020 5:47 pm

Viva.

Uma vez que o group build de fórmula 1 ainda está online, assim que termine outros projectos vou voltar a este carro, para ver se o termino de vez, ao fim de quase 12 anos de o ter começado, lol!

Como as fotos do que foi feito até ao momento foram "ao ar", cortesia do photobucket, vou tentar fazer um apanhado do que até agora foi feito e colocar novas fotos. Felizmente tenho um arquivo do que vou fazendo, senão não dava.
Apesar de terem passado uma série de anos, o que tinha feito está bem conservado e selado, pelo que vai ser fácil recomeçar e finalmente terminar este trabalho.

Abraços
Tito.
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

VCR
Posts: 75
Joined: Thu Oct 19, 2006 1:46 pm
Location: Moncarapacho

Re: Ferrari 126 C2 Turbo 1/20 Fujimi

Post by VCR » Thu Sep 17, 2020 10:25 pm

Tito, pelo menos eu estou curioso de ver as fotos ;-)

Post Reply