O Lobby do Hobby - Parte 2

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
Post Reply
User avatar
NoBrakes
Posts: 568
Joined: Tue Feb 10, 2004 7:47 pm
Location: Queijas / Alfragide / ISEL
Contact:

O Lobby do Hobby - Parte 2

Post by NoBrakes » Tue Mar 02, 2004 12:08 pm

Bom, como já foi dito pelo meu companheiro de armas Patrick, também eu como participante na exposição/concurso ModelTróia 2004 me sinto no dever para comigo, para com os restantes membros do Grupo Automodelismo e para com vocês todos que não tiveram oportunidade de assistir ao evento, de tecer um comentário, bom aqui vai ele:

Depois de já ter visitado a edição de 2003 do evento e verificar na altura que se tratava aparentemente de uma exposição bem conseguida, com o mínimo de controlo por parte da organização em relação aos visitantes e que tudo parecia correr bem, pensei que seria uma boa oportunidade para participar pela primeira vez numa competição de modelismo.

Reunidas as condições para participar no evento deste ano, cedo me apercebi que a organização responsável pelo mesmo não parecia estar à altura, visto que apenas uma semana antes da exposição é que actualizou o site com a ficha de inscrição necessária, mas poderia ser apenas devido à correria de organizar um evento internacional.

Bom no sábado estranhei não haver controlo na inscrição dos modelos, para verificar que se encontravam nas categorias correctas, se correspondiam ao que o participante tinha colocado na ficha, etc... De resto não houve mais nada a apontar à organização desde a abertura das portas para a exposição até ao fecho das mesmas.

No Domingo, dia de votação por parte do juri, ficamos surpresos quando, fora do horário anunciado, se procedia à devolução dos modelos....... desastre brutal.......... não nos foi pedido qualquer documento que comprovava que o modelo era nosso (fazia parte da dita ficha de inscrição), isto é, a integridade dos modelos de todos os participantes foi posta em causa, poderiam ser levantados por qualquer pessoa, sem controlo nenhum. Após a indignação mostrada por mim e pelos meus colegas (entre nós próprios), mais chocados ficamos quando verificámos que o critério de avaliação utilizado simplesmente........ não existe. Quero referir que não está em questão a conquista, por nossa parte, de prémios, mas sim a injustiça perante todos os participantes.

Adiante, visto que um colega recebeu um prémio na categoria em que participou, decidimos ficar para a entrega de prémios.......erro crasso, verifica-se que elementos do próprio juri tinham participado no concurso tendo alguns dos elementos ganho prémios nas respectivas classes.

Ora bem, como podem ver, foi um desânimo total após o certame, mas mesmo assim não deixou de ser uma boa experiência em outros aspectos, foi possível estabelecer novos contactos, ver o trabalho de outros modelistas, trocar experiências e sobretudo aprender com as dicas que recebemos, etc.....

Para responder a alguns comentários referidos anteriormente, eu também pratico este hobby por razões pessoais e independentemente deste tipo de tropelias não vou deixar de o praticar, de facto é vantajoso participar em concursos ou exposições de forma a que seja possível melhorar o nosso próprio trabalho, seja pelo convívio com os outros participantes, ou simplesmente pelo prazer de tentar melhorar para o próximo ano, se é que eu me faço entender. Quanto ao facto de as pessoas se inibirem de participar pelo facto de pensarem que os trabalhos não estão à altura da "concorrência", não o façam pelos prémios, façam pela tentativa de divulgar o hobby mostrando um aumento no número de participantes, por forma a mostrar que se trata de um hobby que é levado a sério por muitas pessoas.

Peço muita desculpa pelo longo post, mas como o Patrick disse, havia a necessidade de desabafar.

Para mostrar que nem tudo foi mau, aqui ficam umas fotos gerais do evento.

Um grande abraço
LV
Attachments
modeltrioa_03.JPG
modeltrioa_03.JPG (79.89 KiB) Viewed 5185 times
modeltrioa_02.jpg
modeltrioa_02.jpg (75.84 KiB) Viewed 5185 times
modeltrioa_01.jpg
modeltrioa_01.jpg (74.2 KiB) Viewed 5185 times

User avatar
dourado
Posts: 486
Joined: Wed Feb 25, 2004 10:20 am
Location: Torres Vedras

Modeltrioa

Post by dourado » Tue Mar 02, 2004 1:51 pm

Pelas fotos parece que havia bons trabalhos. Na 1ª foto aquele Porshe está a que escala?

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Tue Mar 02, 2004 1:56 pm

Bonitos modelos sim senhora!!! :D

Realmente é pena a organização não ter correspondido á dimensão do evento!!! :? :(

User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Post by Patrick Bateman » Tue Mar 02, 2004 1:58 pm

é verdade, havia bons modelos sim senhor e c muita qualidade
o Porsche é 1/8, mas n sei a marca. tem detalhes brutais.

patrick

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Tue Mar 02, 2004 5:59 pm

Eu pessoalmente acho extremamente importantes as exposições. Por tudo o que de bom tem. Mostrar os nossos trabalhos, conhecer pessoas que partilham o mesmo amor pela modelismo. Quanto a concursos sou totalmente contra. Quando se passa do passatempo para uma competição e prémios e fazer melhor que os outros e tudo o mais para mim perde toda a magia. Para mim tem tanto valor um modelo de um modelista que o super detalhou e se divertiu a fazer o modelo como outro que o pintou de verde alface directamente da caixa e que também se divertiu a faze-lo. Mas isto é a minha maneira de ver as coisas. :)
Quanto aos modelos em exposição, simplesmente brilhantes. Principalmente um Honda e uma Suzuki que para lá estavam. ;) Isto só demonstra que de facto existem excelentes auto modelistas em Portugal.
E claro, lá tinha de estar um Renault 5 Turbo azul escuro e um Mitsubshi Pajero do Dakar. Sempre a provocar ... :x
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
NoBrakes
Posts: 568
Joined: Tue Feb 10, 2004 7:47 pm
Location: Queijas / Alfragide / ISEL
Contact:

Post by NoBrakes » Tue Mar 02, 2004 8:42 pm

@ Dourado

É um Porsche 911 1/8 como foi referido, da marca Pocher

@ Nuno

Emenda, são dois 5 Turbo e o que tu pensas que é um Pajero é na realidade um 037 com a tampa do motor levantada.

Abraços
LV

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Tue Mar 02, 2004 9:46 pm

NoBrakes wrote:Emenda, são dois 5 Turbo e o que tu pensas que é um Pajero é na realidade um 037 com a tampa do motor levantada.
Sim, já tinha reparado que afinal eram dois. :D
Tens razão, é na verdade um belissimo Lancia 037 (para mim o mais bonito carro de rally de todos os tempos). O Sierra Cowsworth também está divino.

Abraço,
Nuno.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

Post Reply