O que falta no Modelismo em Portugal?

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
Post Reply
Ze Martins
Posts: 99
Joined: Tue May 11, 2004 11:54 pm

O que falta no Modelismo em Portugal?

Post by Ze Martins » Wed Sep 28, 2005 9:25 pm

Não sei se será esta a secção correcta do fórum para colocar esta questão, mas de qualquer forma aqui vai.
Gostaria da vossa ajuda no sentido de perceber algumas questões relacionadas com o modelismo em portugal, sobretudo na vertente que mais nos interessa, carros, motos, camiões etc. desde que tenha rodas e motor potente.
1- O que acham das lojas que conhecem em Portugal termos de preços/ variedade de oferta?
2 -O que pensam do recurso quase obrigatorio à internet para encomendas de kits e peças extra que cá não existem?
3 - Qual a vossa opinião e interesse por uma loja que além do que já se encontra cá à venda colocasse em portugal outras marcas como AMT, Studio 27, Hasegawa, Aoshima, etc, não só em termos de kits, como de resinas, decalques, fotoincisões?
4 - O que acham de poder nessa mesma loja encontrar maior variedade de tintas, material para trabalhar e acabamentos, livros e outro material de suporte informativo?
5 - Qual o vosso interesse numa revista portuguesa dedicada ao modelismo, com trabalhos dos leitores, resposta a dúvidas, secções de compra e venda de kits em 2ª mão, novidades, no fundo, algo semelhante ao que de melhor se faz lá fora, mas em português e ajustado à realidade dos nossos modelistas?
Obrigado pela vossa ajuda e se puderem deem opiniões pois serão muito benvindas

Um abraço a todos

Zé Martins

paulo duarte
Posts: 307
Joined: Sun Jul 03, 2005 10:36 pm
Location: cascais

È que é já a seguir

Post by paulo duarte » Wed Sep 28, 2005 10:21 pm

Seria sem dúvida uma coisa do tipo mundo perdido mas temos de contar com todas as lojas que de momento têm de suportar a fiscalidade que o governo nos presenteia de cada vez que vamos comprar um kit.
E também são essas mesmo que nos garantem os patrocinios para podermos organizar as exposições, são as mesmas pessoas que nos apoiam á muitos anos e temos de ter alguma atenção com eles, evidentemente que o ideal era podermos conciliar judas com o diabo, ou seja podermos contar com todos esses produtos nas lojas que frequentamos.
De qualquer modo existem uns modelistas que facultam algumas marcas que não estão representadas no mercado não colidindo com as lojas.
Vamos a ver o que o futuro nos reserva.
Paulo Duarte
raio do pelo debaixo do verniz

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Wed Sep 28, 2005 10:43 pm

Bem...

1 - As lojas que conheço, variam muito em termos de preço. Se por uma lado, uma tem mais material, este é mais caro. O Porto tem algumas lojas que já tive oportunidade de visitar e a Modelitos é a que junta mais material.

Têm uma boa variedade de temas (e marcas), e até bastantes carros e derivados, só que os preços, upa upa. Eu até percebo que não seja fácil pagar uma renda de uma loja e ainda ter uma boa margem nos kits, mas há coisas que me parecem exageradas. Até ouvi dizer que numa loja em Coimbra, o dono fez uma promoção muito boa e a própria Importécnica disse que se voltasse a repetir a brincadeira, eles iam lá comprar os kits todos e deixavam de fornecer a loja.

2 - O recurso à internet é quase obrigatório quer seja para poupar alguns trocos, quer seja para comprar material que não existe em Portugal. O principal problema tem a ver com os stocks. A maior partes desses materiais não tem compradores regulares e é complicado para uma loja comprar em quantidade que justifique o investimento.

3 & 4 - Uma loja com variedade de kits e de materiais interessa a qualquer modelista, principalmente se tiver bons preços.

5 - Eu compraria uma revista do estilo, desde que não fosse canibalizada pelo modelismo militar e todas as vertentes tivessem um espaço equilibrado.

Abraço!

User avatar
jpinho
Posts: 431
Joined: Mon Aug 16, 2004 7:37 pm
Location: Lisboa

Post by jpinho » Wed Sep 28, 2005 11:18 pm

Caro Zé,

Como já cá ando há uns tempos largos, posso afirmar-te que quase tudo o que focas já foi tentado e, mais tarde ou mais cedo, deu com os "burrinhos na água".

Como o Marco focou, quanto a mim com toda a razão, trata-se de um problema de oferta/procura. Só é económico importar alguma quantidade de determinados itens, mas a procura não é suficiente para os rentabilizar.

Já houve várias tentativas de revistas de modelismo em Portugal (lembro-me da Modelismo, da Escala, da Hobby), algumas tendo atingido bons níveis de qualidade, mas com morte anunciada. Aliás, todas elas tinham um carácter generalista, por não ser possível a segmentação, que as tornaria ainda menos rentáveis logo à partida.

Existem algums comerciantes que fazem um real esforço por nos servir, o que é em todos os sentidos louvavél, mas contra políticas de preços, taxas alfandegárias e valores de IVA, quem pode lutar?

Temos que entender que nós todos que participamos no forum, e já somos muitos, não conseguimos fazer florescer um comércio de kits e todos os seus acessórios. Não é, realmente, um comércio de todo apetecível, o que leva estes comerciantes a autolimitarem os produtos importados e, muitas vezes, a diversificar o seu comércio, entrando por outras vertentes de brinquedo técnico ou brinquedo educativo.

Enfim, esperanças temos todos, mas a realidade é mais forte que a utopia (infelizmente).

Abraço,

Jorge Pinho

User avatar
dias
Posts: 2559
Joined: Wed Feb 11, 2004 3:13 pm
Location: Cacém - Lisboa

Post by dias » Thu Sep 29, 2005 9:24 am

1-
Os tempos a nível de lojas já foram piores a meu ver, agora noto que existe mais oferta, embora se vejam muitos artigos a preços exorbitantes que nos deixam a pensar se valerá a pena arriscar comprar lá fora (internet). No entanto e seguindo de certeza alguma política do principal importador em Portugal, já se arranjam kits a preços convidativos tirando é claro as novidades e mesmo assim às vezes há excepções, e eu falo relativamente à minha experiência.

2 -
Aí não há muito por onde fugir... se temos o desejo e a oferta não existe, a solução parte para a procura nas lojas online.

3 e 4 -
Material desse consegue-se arranjar cá em Portugal embora em pequeno número é certo, é preciso é procurar. Mas quanto mais melhor... e houve experiências nesses nichos de mercado que falharam.

5 -
Tal como o Jorge Pinho mencionou completamente inviável, pelos vários factores. Há uma alternativa as revistas online que o Carlos Jorge tem em mente criar... mas é preciso ter disposição, tempo e pessoal que contribua para a realização da mesma.

Abraços a todos
Image

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Post by lucas » Thu Sep 29, 2005 1:23 pm

está tudo dito, é o que há, as causas estão mais que identificadas.
é obvio que quem vende via web, vende para o mundo todo e não precisa de pagar rendas em zonas centrais ou de fácil acesso e isso faz muita diferença.
No entanto cito um exemplo, a boa conversa que o filipe trindade do m43, propociona a quem gosta de automóveis e modelismo,o bom atendimento e o conhecimento do assunto, é uma mais valia que eu não importo que, por vezes um kit seja mais caro 5€ do que net.
Não esqueçamos que o modelismo não é futebol, somos uma minoria ponto final, apesar do bom gosto...

Carlos Jorge
Posts: 302
Joined: Fri Dec 17, 2004 4:44 pm
Location: Constância
Contact:

Post by Carlos Jorge » Thu Sep 29, 2005 2:54 pm

dias wrote:5 -
Tal como o Jorge Pinho mencionou completamente inviável, pelos vários factores. Há uma alternativa as revistas online que o Carlos Jorge tem em mente criar... mas é preciso ter disposição, tempo e pessoal que contribua para a realização da mesma.
Obrigado por teres referido o meu projecto da Plastik.
A verdade é que já não deve faltar muito para lançar a primeira edição, só falta mesmo juntar e tratar tudo o que tenho e lançar.
Como é óbvio, preciso do apoio e ajuda de todos os modelistas, sem eles este projecto não pode andar em frente.
Haverá sempre conteúdos civis e militares, para agradar a "gregos e troianos", mas depois voces verão.

As outras revistas acabaram por vários motivos, mas uma grande vantagem da Plastik é que não terá custos de impressão, e será gratuita para todos os leitores. Penso que nestas condições este projecto ganhará força.

Em relação à tal loja, penso que era porreiro, nós modelistas é que ficamos a ganhar.


Cumprimentos,
Carlos Jorge
Image
Image
Image

Post Reply