A colecção do meu amigo António

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Re: A colecção do meu amigo António

Post by DFV » Sun Feb 10, 2008 12:28 pm

Pelos vistos alguns de nós devem-se ter cruzado em frente às vitrines do Biagio Floria, na Rua do Ouro. Suspirando pelos kits e novidades que desejavamos e não podiamos comprar.
A este respeito, uma história engraçada: há uma duzia de anos, quando a Tamiya reeditou os kits Porsche 935 1/12 e 1/20 (e o Celica Turbo 1/20 e o Fiat 131...) consegui juntar dinheiro para encomendar todos, na loja do importador, no Estoril. O Porsche 1/12 e a sua caixa gigantesca, com aquele desenho maravilhoso, era algo que me perseguia desde o fim dos anos 70...
No dia combinado, quando cheguei à loja para ir buscar a encomenda, os kits estavem todos na montra; fiquei um bocado parado, a olhar: contrariamente ao que tinha acontecido 2 décadas antes, desta vez levava dinheiro no bolso. Quando entrei na loja, os (simpáticos) lojistas riram-se a bandeiras despregadas da minha cara: "Você parecia um puto, a olhar para a montra. Até estava de boca aberta".
O modelismo - o "meu" modelismo - também é feito destas momentos. E digo sem vergonha, embora com pena (por o dia só ter 24h): a maior parte daqueles ainda estão dentro das caixas.
António: também ando a juntar os Tyrrell, mas a vida não está fácil. Para já só tenho o 003, 006, 007, P34, P34/2, 008, 010, 012 (Belloff Monaco 84, claro!), 019, 020, 020B, 021, 023. Mais um 018 que ando há uns anos a tentar transformar a partir de um 019... entre plástico e artesanais, 1/12, 1/20, 1/24 e 1/12. Tenho um 011 (ultima vitória de um Tyrrell, 1983) encomendado mas ainda bem que não chega já (...€€...).


User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: A colecção do meu amigo António

Post by alvarol » Sun Feb 10, 2008 2:09 pm

Pois é, parece que alguns de nós de facto tivemos "cenas" na nossa juventude de modelista que quase se cruzam, é curioso mencionares o porsche 935 1/12 da tamiya DFV, talvez tenha sido o kit que mais me "assombrou" na minha juventude, era na altura completamente inatingivel para mim, e decerto para muitos outros na época pois custava provávelmente o ordenado de um mês de muita gente! lembro-me que tudo à volta daquele kit era magnifico, o desenho da caixa como tu mencionas era e continua a ser para mim uma obra de arte, e impressionante na sua qualidade, o numero de peças que à parte dos Pocher era também uma "prémiere" e lembro-me também de ver um artigo na "l'automobile", a então muito divulgada em Portugal revista de automobilismo, umas fotos do modelo acabado e ter passado muitas horas a babar-me naquelas fotos. Se um dia houvesse uma votação para o clássico dos clássicos do mundo modelistico, talvez dizia eu, fosse o 935 da tamiya que eu elegeria, hoje possuo um exemplar que consegui sacar ao Toni da Quitécnica, é um original da 1ª edição que estava por lá esquecido nas prateleiras então escondidas na parte de trás da loja, com uma caixa muito velhinha e danificada pela humidade, (o boxart está infelizmente muito estragado) mas dá-me um gozo muito especial possuí-lo pois parece uma ironia do destino que ao fim de todos estes anos tenha conseguido um original.
Outro dos clássicos que ainda hoje muito desejo, e que já vi que o nosso felizardo amigo António possui, é o BMW 3.5 CSL da Doyusha também 1/12, não consigo imaginar melhor companhia para o 935 da Tamiya, nem pensem que desisti de "sacar" um, ele há-de cá vir parar!
Quanto a kits dentro de caixas DFV , já aprendi a não me deixar levar por sentimentos de frustração, também eu, como tu próprio dizes gostaria de ter mais tempo e por vezes também disponibilidade para ser mais produtivo, mas acredito que gostar de modelismo não tem de ser apenas montá-los, sem dúvida que é aí que está a grande gratificação de sermos modelistas, acabarmos mais um kit e percebermos que não só conseguimos, mas também que evoluimos e vermos a admiração daqueles que como nós apreciam este "hobby" ou têm esta paixão, acredito que também temos todos um "quê" de colecionismo, porque tenho perfeitamente a noção de que já tenho kits em numero suficiente para me ocupar nas minhas próximas duas ou três reencarnações, eh, eh! :mrgreen:, no entanto não me arrependo de os possuir ou antes de os ter adquirido, dá-me um gozo imenso quando esporádicamente me vem à cabeça um determinado modelo e sei que o tenho, gosto de me perder na contemplação da qualidade das suas peças, na forma como foi pensado e como produto final é bem ou menos mal conseguido, gosto imenso de alguns "boxart" que só por si são quase peças de arte (como a do 935), outros apenas porque são como que uma referência da época em que foram produzidos e marcam novas capacidades dos fabricantes na produção de modelos, enfim acho que existem mil e uma razões para se ter o "bichinho" do modelismo, em todas as suas formas e que hoje são muito mais do que nos nossos tempos, não acham?
Também não me passou despercebido o vosso gosto comum por Fórmula um, António e DFV, e ao que parece em particular pelos Tyrrell, é apenas mais um dos temas que eu gostaria de poder "construir" (pessoalmente os Brabham e os Lotus) mas como todos nós já percebemos não dá para tudo!, por isso mesmo espero que voçês os dois dêem um passo à frente e partilhem mais um pouco essas maravilhas que possuem, garanto-vos que ficaria muito contente, e até tenho por aì um "babete" para não estragar o teclado! :)
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
Morbius
Posts: 554
Joined: Mon Nov 26, 2007 11:07 am
Location: Massamá

Re: A colecção do meu amigo António

Post by Morbius » Tue Feb 19, 2008 4:57 pm

Gostaria de perguntar ao Antonio quanto pagou em media +- por cada kit, é que aqui quase 50 papeis por cada 1 é obra.
se arranjou mais barato where?
:P
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(

User avatar
IgeL
Posts: 142
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:13 pm
Location: Ethiopia

Re: A colecção do meu amigo António

Post by IgeL » Tue Feb 19, 2008 11:27 pm

tem ai um fiat se nao estou em erro da alitalia tambem se não tou em erro que adoraria e ficaria louco por adquirir um, sabem onde posso arranjar um ?
ou o seu amigo Antonio estaria enteressado em me fornecer um :D
....Keepin It SideWayz....

Image

A pressa é inimiga da perfeição. By CpMonteiro

ajlour
Posts: 161
Joined: Sun Aug 19, 2007 10:44 pm

Re: A colecção do meu amigo António

Post by ajlour » Wed Feb 20, 2008 12:51 am

Olá Igel:Só agora vi a tua mensagem.Por acaso e como escrevi numa das minhas mensagens anteriores esse carro está para venda.É da Tamiya escala 1/20.Diz alguma coisa.António

ajlour
Posts: 161
Joined: Sun Aug 19, 2007 10:44 pm

Re: A colecção do meu amigo António

Post by ajlour » Wed Feb 20, 2008 1:05 am

[quote="Morbius"]Gostaria de perguntar ao Antonio quanto pagou em media +- por cada kit, é que aqui quase 50 papeis por cada 1 é obra.
se arranjou mais barato where?
:P[/quote]

Olá Morbius:
É dificil de dizer uma média por kit.Tenho todos os preços,desde200 euros de um Lotus 78 da st27,até 1 euro comprado no ebay.Tenho os montados da Tamiya 1/12 á volta dos 270 euros.Ultimamente tenho comprado ,principalmente, no ebay alguns dos kits.Vou procurando adquirir pelo melhor preço.As resinas têm vindo do Brasil e de Itália e estes andam á volta de 110,130 euros.
Tenho para vender uma resina da Lemans Miniature 1/24- Matra670B pré-pintado e um Ace 1/20 Shadow dn9 Samson,caso haja alguem interessado
Um abraço.António

commendatore
Posts: 14
Joined: Tue Feb 19, 2008 3:08 am

Re: A colecção do meu amigo António

Post by commendatore » Wed Feb 20, 2008 2:22 am

Bem sei que sou recém chegado ao fórum, e que a colecção a que todos tivemos "acesso" é de facto qualquer coisa de brutal.
São tantos e todos tão bons!!!

Espero que o nosso colega António, viva muitos e longos anos para que eu possa ver alguns daqueles bólides montados. Se não vir... ao menos sei que foram fabricados e que são autênticas preciosidades...
Qunato a valores... Isso é escusado perguntar!
Tal como qualquer museu, a partir de um determinado número de obras... torna~se incálculável e aposto que não foram comprados de uma vez!
São assim um espólio que provavelmente demorou ANOS senão décadas a adquirir.


Imaginem só que algum de nós recebia aquela colecção como prenda de casamento, ou até de herança de pai para filho?
E se já achamos que estão lá raridades... Imaginem daqui a 10 anos o que aqueles kits representam!

Fenomenal, é só o que tenho a dizer.

É claro que tal como já foi dito... sõa realmente muitos, mas quem corre por gosto...e tem o bichinho cá dentro, não consegue parar...
Eu pessoalmente n tenho mais porque infelizmente não tenho posses que me permitam, porque senão... :)

E sim, dá "pena" vê-los ali a gritarem por serem montados... hehe mas ao menos têm companhia!

Abraços a todos.

User avatar
Morbius
Posts: 554
Joined: Mon Nov 26, 2007 11:07 am
Location: Massamá

Re: A colecção do meu amigo António

Post by Morbius » Wed Feb 20, 2008 9:22 am

"Tenho para vender uma resina da Lemans Miniature 1/24- Matra670B pré-pintado e um Ace 1/20 Shadow dn9 Samson,caso haja alguem interessado
Um abraço.António"

Obrigado Antonio de facto o que referiste ainda enaltece mais a tua colecção, eu infelizmente sou 1 ferraridependente por isso so qd houver algo assim.... :lol:
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: A colecção do meu amigo António

Post by baraka » Wed Feb 20, 2008 11:34 am

Por falta de trabalho hoje de manhã dei-me finalmente ao prazer de ler toda esta discussão que penso que se está a tornar saudável.

Compreendo ambos os pólos da questão, se por um lado aceito as opiniões de quem não concorda com tamanho "ajuntamento" de kits, também aceito a opção do amigo António.

Se pudesse, também teria uma colecção dessas é verdade, não vou negar. Poder chegar a qualquer loja de modelismo e adquirir os kits que me apetecesse. Se gostar e der prazer força, siga pra bingo como dizia um professor meu.
Mas, como sou novo neste hobby e também sou um bocado "Tio Patinhas" limito-me a comprar um Kit de cada vez, conheço-me demasiado bem para saber que pode-me dar na telha e daqui a 3 dias não me apetecer fazer mais kits e "prontos" lá ficaria aquele meu rico dinheiro travado.

User avatar
kandrix
Posts: 557
Joined: Tue May 09, 2006 7:20 pm
Location: Mealhada

Re: A colecção do meu amigo António

Post by kandrix » Sun Feb 24, 2008 12:03 am

Que colecção fabulosa mesmo, é do tipo de coisas que metem um modelista a sonhar... eheh :D
Se permitisse a ousadia, gostaria de poder esse espólio ao vivo, mesmo que isso nunca aconteça, como se costuma dizer perguntar não ofende... :)
cumprimentos
.:Jet Noise, The Sound Of Freedom:.

User avatar
Rodinhas
Posts: 93
Joined: Wed Sep 17, 2008 4:21 pm
Location: Riba de Ave- Portugal

Re: A colecção do meu amigo António

Post by Rodinhas » Fri Sep 19, 2008 7:55 pm

Boas,
Como sou recente neste Forum só agora vi esta noticia e fiquei babado com o que vi...!!!
Tantos F1 que não tenho.

Eu tenho 377 Kits para montar e 60 montados.
Se o Snr António quiser vender F1 Esc. 1:20, eu compro é só falar.

Compro Studio 27, Model Factory Hiro, Modeler's, Wolf, etc. Tamiya não preciso já tenho todos, inclusive alguns repetidos.

Fica a proposta.
Abraço,
Ilídio Fernandes
Sempre a abrir...!!!

Post Reply