Expor ou não eis a questão...

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
Post Reply
ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Expor ou não eis a questão...

Post by ProfeSM » Thu Feb 07, 2008 6:24 pm

:D Olá rapaziada. Depois dos meus parabéns ao Alvaro pelos seus magníficos modelos mais uma vez volta à baila a questão das exposições, ainda por cima agora que temos o ModelTróia aí bem perto. Como a resposta diz respeito a todos criei este tópico que vai ser um bocadinho grande...

Bem, expôr ou não eis a questão.
Esta temática já foi abordada num anterior tópico escrito nos últimos anos e que se perdeu no meio de todo este turbilhão constante de tópicos. Mas volto a ela para mais esclarecimentos.

Alvaro, gostei da tua resposta e tens toda a razão, pois todos nós sabemos das horas e horas de trabalho que os kits nos levam, para não falar no dinheiro gasto neles. Resinas, transkits, fotoincisões fazem com que qualquer modelo ultrapasse fácilmente os 100 euros e o resultado final vai muito mais para além disso. Tal como tudo o que é precioso para nós, um kit finalizado não tem preço. Perante tal, a participação numa exposição é sempre um grande risco, pois o modelo vai ser tocado por outra pessoa, pode-se estragar ou mesmo desaparecer... E tens razão não existe seguro que o possa substituir.
Ao longo destes anos em que participei em várias exposições já vi muita coisa preocupante, principalmente do público anónimo e que não está por dentro da arte, carteiras (um terror autêntico) máquinas penduradas, óculos que caiem nas mesas, putos com os olhos nos dedos... E também na maioria das exposições o pessoal que está à guarda anda ali numa "roda viva" a ver se ninguém se chega mais perto.

Apesar destes percalços, na realidad até hoje ainda não tive nenhum problema grave, a maioria acontecem no transporte e são causados por mau acomodamento dos meus kits, antenas partidas, espelhos descolados, palas soltas, etc... por isso mesmo levo sempre a mala de ferramentas para os últimos socorros.
Normalmente entrego os kits ao pessoal da organização, e sou eu que os coloco na mesa, no caso do ModelScala geralmente a rapaziada até tem a preocupação de usar luvas.
Por outro lado sei que também são modelistas e a maioria tem cuidado a pegar nos modelos. Alvaro, também é normal a organização pegar nos modelos sobretudo antes de abrir a exposição, eu próprio já ajudei num ModelScala a recondicionar os modelos automóveis e isto acontece porque:
1- A organização nunca sabe quantos modelos vão chegar, e ou podem ser muitos e tem de ser acondicionados, ou então são poucos e tens de os dispersar pela mesa. Já aconteceu num ModelScala que a categoria Junior teve de ser dividida em outras duas categorias tal a quantidade de modelos que estavam a chegar.
2 - O número de modelos entregue condiciona a exposição, imagina que reservas 1 espaço de meio metro para os 1/43 e depois aparece o ART???? Toda a mesa tem de ser refeita.

Outra questão, normalmente durante a exposição (Sábado à tarde ou Domingo de manhã) a Organização leva os modelos, 1 a 1 para um espaço onde um fotógrafo tira um conjunto de fotos com qualidade. Foi isso que deves ter visto no ModelScala. Essa característica vem nos regulamentos dos concursos ( A organização reserva-se o direito a ....). Essas fotos eu acho que são importantes pois podem ser enviadas para revistas de modelismo ou compiladas para serem mostradas por exemplo ao Sr Presidente da Câmara...(de onde vem o guito para a expo).

Mais outra questão, no acto de entrega dos modelos devem sempre ser referidas as peças que estão soltas, por vezes os automóveis estão soltos das próprias bases. Isso indica a quem pegar nos modelos para ter mais cuidado a tocar-lhes.
Nós, automodelistas, normalmente não seguimos os nosso irmãos dos tanques e aviões, mas se reparem bem a maioria dos tanques são expostos em bases simples, eles são colados à base (eu não gosto muito disso, mas...), em alguns casos como no AMT Torrene em Espanha as peças a concurso têm mesmo de estar em bases.
No último MOdelScala o Filipe Ferreira a AMM em conversa dizia-me "Epá voçês dos civis deviam começar a colocar os carros em bases simples, pois normalmente são modelos muito caros e quando uma pessoa pega neles fica um bocado aflita de estragar alguma coisa." Eu acho que ele tem toda a razão. O nosso amigo nnmiguel também da AMM e do Fórum também faz o mesmo a seu fabuloso Ferrari é apresentado numa base simples e fácil de transportar, o carro já esteve em todo o lado em Portugal e Espanha.
Mesmo que o pessoal não cole, uma simples base e indicar: PEÇA SOLTA DA BASE.

Quanto às vitrines, bem essa é uma longa história. No meu caso decidi fazer uma para o Ferrari 1/12 que também já andou por todo o lado, a vitrine foi feita à medida e á assim que fica exposta, é simples e ninguém toca, foi aliás baratissima. O mesmo também se pode fazer para os carros 1/24 e estou e lembra-me também das do ART para os 1/43. É chato para quem quer tirar fotos com os reflexos...

Quanto às exposições, meus amigos vou colocar aqui várias fotos de exposições em todo o Mundo, desde Telford (1 dos maiores do Mundo) até aos EUA, Alemanha, Espanha e a grande Meca!!!...Shizuoka a casa mãe da Tamiya. Só em Torrent é que consigo ver vitrines, todas as outras são exposições de bancada com milhares de modelos, todos eles espectaculares, caros e que deram muitas horas de trabalho. As imagens falam por si.
Para um organizador comprar e pagar vitrines é carrissimo e isso equivale a ter também que arranjar espaço para as guardar para o ano a seguir. Por outro lado o pessoal gosta de estar perto do kit para o ver bem.

Portanto este é o fim da conversa. Para mim uma exposição é muito importante pois é o local onde posso mostrar os modelos dos alunos e os meus, até ao momento nunca tive grandes problemas.
Também considero que o lado social da exposição é espectacular, conversar com os amigos, comprar mais alguns kits ou discutir "in loco" as últimas dicas. Ver os kits ao vivo nada tem a ver com vê-los na Net (ART como já te disse os teus kits ao vivo são espectaculares), por outro lado vejo kits de pessoal que nunca aparece na Net, estou a lembrar-me do meu amigo Sérgio Palma e do Rui Mendes que só colocam os kits nas exposições e normalmente são umas bombas para arrebatarem os primeiros prémios.

E pronto acabou a conversa, apesar de tods os mas... os meus lá seguiram para o ModelTróia, pessoal não estejam à espera de novidades, mas lá estarão.
Um abraço a todos do ProfeSM.
Attachments
ModelScala 2007 523.jpg
ModelScala 2007 parte da Exposição
ModelScala 2007 523.jpg (151.22 KiB) Viewed 3767 times
Frankfurt Model.jpg
Frankfurt só automóveis
Frankfurt Model.jpg (118.85 KiB) Viewed 3765 times
NNL East.jpg
NNL East nos EUA
NNL East.jpg (74.92 KiB) Viewed 3762 times
Scale ModelWorld 2.jpg
ModelWorld Inglaterra a maior na Europa
Scale ModelWorld 2.jpg (193.42 KiB) Viewed 3760 times
YCSM ModelContest.jpg
Estados Unidos
YCSM ModelContest.jpg (141.87 KiB) Viewed 3754 times
AMT Torrent 2006.jpg
Torrent Espanha, a única com vitrines
AMT Torrent 2006.jpg (64.83 KiB) Viewed 3753 times
Shizuoka 1.jpg
A Meca, isto é só o espaço para os Master mostrarem os seus trabalhos
Shizuoka 1.jpg (79.74 KiB) Viewed 3753 times
Shizuoka 2.jpg
Mais uma da Meca...
Shizuoka 2.jpg (74.06 KiB) Viewed 3752 times
Scale MOdelWorld 3.jpg
IPMS UK Modelworld as mesas "à cunha"
Scale MOdelWorld 3.jpg (85.75 KiB) Viewed 3753 times
Toledo NNL.jpg
EUA, acham que as mesinhas aguentam...
Toledo NNL.jpg (122.1 KiB) Viewed 3750 times

User avatar
Akua
Posts: 1034
Joined: Mon Jan 26, 2004 6:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia/Lisboa
Contact:

Re: Expor ou não eis a questão...

Post by Akua » Thu Feb 07, 2008 6:44 pm

Excelente tópico.

Apesar de só ter participado com um modelo, vou deixar a minha opinião pessoal.

Não tenho problema nenhum em expor os meus modelos, desde que ache que estejam em condições para serem mostrados. Acidentes acontecem, mas nas exposições Portuguesas sempre vi o staff a tomar conta dos modelos. Acidentes acontecem, mas sei que tudo é feito para minimizar a probabilidade destes acontecerem.
Quanto à organização pegar nos modelos não me faz confusão nenhuma. Quem o faz, também é modelista, logo sabe com o que está a lidar.

No meu entender o grande problema é o levar e levantar os modelos. Tem que se dedicar um fim de semana à causa, e fazer 2 viagens. Nada como tu para saberes como é, pois fazes centenas de kms para estar presente nos 2 dias.
a Finalizar: Evento:
ImageImageImage

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Expor ou não eis a questão...

Post by art » Thu Feb 07, 2008 6:59 pm

Caraças, Simão, "ka ganda" testamento!

1 - Continuo adepto das vitrinas;
2 - Participei nas últimas três exposições publicitadas aqui no Fórum, onde as não havia;
3 - Sou adepto do seguro dos modelos;
4 - Participei nas últimas três exposições publicitadas aqui no Fórum, onde ele não existia;
5 - Foram estas três as únicas em que participei onde não havia uma coisa nem outra;
6 - Gostaria de participar no Modeltróia, mas, ao que parece, a Organização não põe o "site" a funcionar e isso inviabiliza a minha ida;

E isto porquê?

1 - Pelo lado do convívio/contacto com outros "maluquinhos dos carrinhos";
2 - Por compreender perfeitamente que os "carolas" que organizam as exposições não têm meios para fazer face às despesas de vitrinas+seguro;
3 - Por não conseguir continuar a "debitar" modelos só para os ter em casa. "Necessito" de expô-los, de quando em vez;
4 - Porque aumenta a adrenalina, pensar que um puto qualquer me pode vir a estragar dezenas de horas de trabalho (...just kidding :D ).

Mas, Simão, vou tentar colocar imagens (como são tiradas de videos, não sei se ficarão bem) de algumas exposições "vitrinadas/seguradas" em que participei.
Não para contrariar ninguém (e muito menos a ti!), mas como contraponto às exposições "abertas".

NOTA: A minha posição não é "fundamentalista", tal como a do Simão, aliás. Mas... se me desculparem...
...... continuo adepto das vitrinas :D


Art

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Expor ou não eis a questão...

Post by JMCARC1 » Thu Feb 07, 2008 9:05 pm

Hum... aqui está um tópico complicado....

Só fui a 3 exposições (Replica 06/07) e ModelTroia 07 e participei em uma exposição (Replica 2007). Mas, dificilmente me sai da cabeça a sensação que tive quando entrei no pavilhão da minha primeira "Replica"... fiquei cliente e qd cheguei a casa, desempacotei o material e lancei mãos-a-obra.

No ano passado, na Replica, fiquei com o "pessoal" até às 23h e posso dizer que estou a contar fazer o mesmo este ano. Porquê? Porque é fantástico poder conviver com pessoas que estão no mesmo "comprimento de onda" que eu. Mas para tal, tem de haver o investimento de expor os modelos, pois não se fazem omeletes sem ovos!

Claro que tb me custa pensar em deixar o(s) meu(s) modelo(s) numa exposição, mas a verdade é que, actualmente estão fechados em caixas de cartão, no fundo de armário, e qd me dá para os "deixar respirar" descubro que há sempre qq coisa partida ou solta. Para mim, o maior problema é o investimento da deslocação para os ir colocar e levantar... e eu, morando em Lisboa, nem sou dos que fazem mais Kms.

Pelo que pude ver, o pessoal da organização tem tanto ao mais cuidado com os modelos do que eu, pelo que não me custa pensar que lhe possam pegar. O ideal, seria não haver necessidade disso, mas....

E isto tudo para chegar a um dilema: será preferível colocar o modelo numa exposição para que possa ter os seus minutos de "brilho" e fazer alguém sonhar, mesmo sobre o risco de um acidente, ou deixa-lo fechado em casa, protegido, mas longe da vista de quem o pode mesmo valorizar? Cada um terá a sua opinião, mas eu estou tentado a pensar que prefiro que tenham o seu momento de "brilho", do que fiquem para sempre escondidos e encafuados.... pq o gozo de os fazer, ninguém me tira!

João

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Re: Expor ou não eis a questão...

Post by lucas » Thu Feb 07, 2008 9:25 pm

Vitrinas sempre, basta um para estragar horas de trabalho.
Da curta experiência que tenho, relato duas:
a do meu amigo Pedro no Aeroporto do Funchal com vitrinas, tudo ok.
A minha na rtp madeira (depois passou na internacional) em que emprestei dois modelos meus ao meu amigo Borges Pereira dono do museu do brinquedo, para falar das miniaturas de rali, em que a pivot era uma modelista excluida, em que tive que lhe alertar "em voz alta" é para vêr e não mexer.
Um verdadeiro pesadelo.
Logo, expôr sim, mas com vitrina todo o cuidado é pouco.
Abraço

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Expor ou não eis a questão...

Post by alvarol » Fri Feb 08, 2008 12:54 am

Boas noites Pessoal, compreendendo perfeitamente todas as necessidades e limitações das organizações em levar a bom porto um evento como por exemplo a modelscala (ou qualquer outro), no entanto não posso deixar de salientar como o próprio PrfSM refere, que haverá por aí muito bom modelista que não vai às exposições exactamente pelas mesmas razões (digamos antes receios) que os meus. Atenção, não se trata apenas de o modelo valer 100, 200, 300 ou o que quer que seja, trata-se de peças que nos entreteram durante meses, peças que têm uma história no meu percurso de modelista, com as quais experimentei e aprendi, peças que para as concluirmos "tivemos de suar as estopinhas" , por vezes fruto de pesquisa e de espera de anos até lhe pôr as mãos em cima, com muito sacrificio (financeiro e de tempo disponibilizado), dando o nosso melhor. Refiro novamente que são centenas de horas!. Longe vão os tempos em que montava um kit em dois ou três dias e depois o deixava a "amadurecer" ao pó, hoje, o meu gosto pelo modelismo, a dedicação que ponho em cada modelo que me decido a concluir e os resultados finais a que me proponho não me permitem ser tão descontraído em relação ao destino daquilo que construo.
Só de olhar para fotografias que vejo de eventos que por aí vão decorrendo fico com insónias, vejam por exemplo (nas fotos publicadas neste tópico) os modelos quase pendurados à ponta da mesa!. ou as cobertas das mesmas que com a intenção de embelezar ou de disfarçar as mesas que estão por baixo pendem perigosamente para baixo (algumas quase até ao chão), como que à espera que qualquer miúdo malandro passe e lhes dê um puxão, ou que a fivela da mala de ombro de qualquer senhora se prenda nelas e ... ai meu deus!!, para não falar nas peças que se "eclipsam" e nas outras que mesmo sendo manuseadas por pessoal que faz modelismo como nós não podem prever e evitar a palavra acidente; (os tais óculos que caem, a fivela da máquina fotográfica pendurada por cima dos modelos, etc...).
Não será por acaso que nos últimos eventos aqui na zona de Lisboa começamos a ver alguns expositores. Pois é , depois de nos desaparecer uma bela peça que levamos a uma exposição de projeção Ibérica, em que ninguém nos sabe dizer quando, quem ou como as coisas acontecem (leia-se: desaparecem!), é natural que se perca a vontade de ir a exposições, mesmo que nós próprios estejamos envolvidos na organização de alguma delas! a partir daí damos mais valor ao que na realidade é irreparável e irrecuperável, então as nossas peças começam a ser vistas apenas dentro de expositores fechados! Eu também quero!, eu também quero partilhar os meus modelos, também quero poder ficar a conversar convosco até às 11.30 ou mesmo até às 2 da manhã!, mas desculpem-me qualquer coisinha, quero mesmo muito levar os meus modelos para casa, inteiros!
Quanto à aparente condição (que eu desconhecia) de as organizações se reservarem ao direito de manusear, ou transportar seja para organizar ou para fotografar os modelos, aí então é que a mostarda me sobe ao nariz, compreendo e acho legítimo que as diversas organizações se procurem divulgar a sí próprias para se tornarem visiveís mediáticamente, angariando assim patrocionadores, tudo bem!... Eu para ir a qualquer uma dessas exposições quero ter a possibilidade de expôr as minhas peças em espaço fechado (vitrine,como outras peças que assim se vão vendo), quero ter a certeza de que não vai ser manuseada, serei eu a colocá-la no espaço (fechado, porque até eu próprio que sou modelista há mais de trinta anos e de vez em quando faço asneirada e ponho as mãos onde não devo.), ... que a organização a ela destinar e serei eu a ir levantá-la no dia em que o evento terminar, caso contrário não me vou arriscar a ir para casa "a chorar", prefiro que as peças estejam em regime extra-concurso mas em segurança, do que a um tão grande desgosto!

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Expor ou não eis a questão...

Post by rosso corsa » Fri Feb 08, 2008 6:08 pm

Ok pessoal, isto é mesmo um tópico dos problemáticos, e digo isto por achar que as exposições são o melhor meio de divulgação do modelismo (depois dos foruns é claro), e com o acabar das lojas será muito provávelmente o unico sítio onde, no Futuro, poderemos ver miniaturas ao vivo.
Pessoalmente nem sabia que existiam exposições nacionais antes de conhecer este forum, á cerca de 1 ano, as que conhecia éram através da internet.
Infelizmente não pude participar em nenhuma, e apenas pude visitar a Réplica, e muito sinceramente ainda bem que não usavam vitrines pois uma vitrine seria um pouco como ver um modelo através do computador, não é a mesma coisa que estar exposto totalmente aberto.
Tem um risco, é verdade, mas quando os estamos a montar também corremos sempre o risco de algo correr mal e desde que estejam entregues em mãos responsáveis, e acredito que o são, o risco é sempre diminuto.
Concordo plenamente com o ProfSM, umas bases tornam o trabalho da organização muito facilitado e reduzem dástricamente o risco de danos no manuseamento.

Mas com ou sem vitrines, o importante é que continuem as exposições, e com cada vez mais participantes, só tenho pena de não existir nenhuma no Norte pois tinha a minha participação muito mais facilitada.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Expor ou não eis a questão...

Post by art » Fri Feb 08, 2008 6:25 pm

No Norte há, pelo menos, uma: a de Maceda.
Mas, para expor, que diabo, temos de fazer uns certos sacrifícios.
O Entroncamento fica bem longe de minha casa... e participei.
O Montijo... idem aspas.
Maceda, também não é propriamente ao virar da esquina... e também lá fui.

E só não vou ao Modeltróia, porque parece que os Organizadores não querem lá ninguém.... pelo menos a julgar pelo facto de estar o "site".... indisponível :(

Vá lá, meu amigo. Deixa o conforto do sofá e vem dar dois dedos de conversa connosco!

Art

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Re: Expor ou não eis a questão...

Post by ProfeSM » Tue Feb 19, 2008 8:49 pm

Volto a pegar no bicho...
Bom depois do post do Alvarol volto à carga.
Alvaro eu continuo a dar-te razão, e compreendo a dedicação e carinho que dedicas aos kits. Na realidade todos nós que estamos aqui gostamos tanto deles que nem a maioria das nossas "marias" lhes toca. Eu também não gosto muito que me toquem nos kits, principalmente porque alguns só podemos pegar neles mesmo pelos locais que nós sabemos, e nem sempre são as rodas...
Mas em relação às exposições acho que a questão é um pouco de atitude, Americanos, Ingleses, Japoneses também gostam bastante dos kits que lhes levaram muito tempo a serem elaborados, mas como podem ver nas imagens se calhar têm um espírito mais aberto, mais de mostrar sem grandes problemas. No caso de Telford até me parece um exagero tanta peça em exposição (então nos aviões), mas no caso americano e japonês,até parece que está ali o modelista na sua bancada tipo vendedor da fruta "ora aqui estão os meus kitzinhos e do pessoal do Clube lá da minha terra...." Os americanos chegam a expor modelos ainda em construção com primários e não tem nenhuns complexos com isso, parece-me que tal como defende o Art e o Rosso Corsa o pessoal vai e participa pelo gozo de passar um excelente fim-de-semana à conversa de um tema que tods gostam. Para mim esse espírito é mais alegre e divertido.
Quanto às vitrines, o Rosso Corsa explicou bem, é um bocadinho como o....peservativo!!! De uma coisa não tenho dúvidas "ao vivo" os kits são muito diferentes. Nuns casos melhoram em relação aos da Net noutros são uma pequena decepção em relação às imagens espectaculares que às vezes por aqui vemos.
Para concluir, com ou sem kits o importante é aparecer nas exposições pois como o Rosso Corsa refere sem elas o modelismo kaput! E pelo menos 2 ou 3 vezes no ano o pessoal reune-se para por a conversa em dia.
Marcamos encontro para Tróia.
Um grande abraço para todos do ProfeSM.

Art, eu encaro isto um pouco como o campeonato nacional do modelismo, não vou a todas mas a Tróia, Montijo e Entroncamento tento ir, infelizmente gostava de ir a Espinho, Paços de Ferreira e Maceda mais aí o "budget" já fica mais complicado. Se fosse pilotode velocidade também teria de correr em Vila do Conde, Vila Real, Braga, Estoril, etc... no modelismo fica mais baratinho...
Um abraço do ProfeSM.

Post Reply