Mais uma loja de referência que fecha

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
Post Reply
art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Mais uma loja de referência que fecha

Post by art » Wed Mar 18, 2009 7:54 am

Bom dia

Esta notícia vem atrasada, pois, por puro interesse meu :oops: , não a dei há mais tempo.

Talvez a única loja quase exclusivamente dedicada à 1/43, em Portugal, fechou portas, há uns meses.
Trata-se da JML 43, que alguns membros do Fórum conheciam.

O dono da loja, meu grande amigo, começou há uns bons anos "em força", adquirindo peças, algumas delas, caríssimas (da FYP, por exemplo). Eu pensei que aquilo não iria durar muito mas, felizmente, enganei-me.
Desde o início que o Mário Rui se mostrou uma pessoa afável, de fácil trato e bastante honesto.
Eu, que desde os anos 80 era cliente do Bazar Brochado e do Bazar Crisano, para além de ser amigo particular e grande cliente do Veloso, da Mimo 2, tive uma certa "relutância" em fazer negócio com um "desconhecido", para mim. Bem, para abreviar, a JML tornou-se, quase em exclusivo, a minha fornecedora.

O Filipe Trindade, desempregado, na altura, foi muito ajudado pelo Mário Rui, que lhe dava trabalho de montagem de miniaturas e foi um dos impulsionadores da abertura da M43, em Lisboa.

Com a cada vez maior "invasão" de modelos "die cast", provenientes da China, o Modelismo "puro e duro", dos kits em resina, começou a decair, até pela falência e/ou desistência dos fabricantes artesanais.
Assim, o Mário Rui começou a ter sérias dificuldades em manter a loja aberta, pois já não lhe compensava.

Quando uma pessoa (por acaso, membro deste Fórum) lhe propôs a compra de todo o "stock", o Mário Rui nem pensou duas vezes, embora perdendo bastante, como é natural, com a transacção.

E agora, vem a parte que me toca:
Como desde há muito tempo que lhe admirava uma certa impressora que imprimia em branco (até, por várias vezes, o Mário Rui me ofereceu decalques nela impressos) lembrei-me que ela podia não fazer parte desse "stock" e propus-lhe a sua compra.
Depois de demoradas burocracias, em matéria de "extinção" da firma - a impressora pertencia ao imobilizado - e de uma rápida negociação, passei a ser o feliz proprietário de uma OKI 5000DP "Micro Dry", com que me tenho entretido a melhorar o aspecto dos meus novos projectos. Dentro de dias mostrarei os primeiros.
Foi bom o preço de compra (estas coisas, no eBay, atingem valores "astronómicos", com a agravante de, no transporte, se poderem danificar irremediavelmente) pois precisava dela e foi bom o preço de venda, pois para o antigo dono, a impressora estava "encalhada".

Quero, para finalizar, demonstrar o meu apreço por todos estes anos de contacto com o Mário Rui, de quem continuo a ser um amigo fiel.
Bem sei que ele não vai ler isto, mas, de qualquer forma, aqui fica.

Art

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Mais uma loja de referência que fecha

Post by Adolfo » Wed Mar 18, 2009 10:23 am

Não conheço nem a loja nem a pessoa em causa mas é uma pena ver estes e outros negócios acabarem.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
jasam
Posts: 695
Joined: Sat Jul 10, 2004 3:38 pm
Location: Vila Nova Poiares

Re: Mais uma loja de referência que fecha

Post by jasam » Thu Mar 19, 2009 2:50 pm

É pena, mas é a realidade que temos. Conheço o Mário Rui pessoalmente há mais de 10 anos e é uma excelente pessoa, afável e de bom trato, alias o meu irmão chegou a montar para ele 3 ou 4 kits a 1/43 enquanto estudante. Eu pessoalmente só lhe comprei algum material da Racing 43 a 1/24, mas gostava muito de ir á Pampilhosa falar com ele, por acaso a esposa trabalha mesmo ao meu lado, de maneira que de vez em quando ainda tenho o prazer de falar com ele ao fim da tarde quando ele a vem buscar.

Joao

Post Reply