Forum mais privado

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Forum mais privado

Post by Evolution VI » Thu May 07, 2009 8:08 pm

Ola a todos,

O forum esta a ficar famoso, eh bom para todos quando novos membros (desde o menos experiente ao mais expert) vem bem intencionados e com vontade de aprender ou ajudar o que por aqui se faz. Quando vem com intencoes menos boas ou duvidosas, so trazem polemica e instabilidade. Ja tivemos episodios no passado menos positivos que so denegriram a imagem do forum (o nosso carissimo Administrador Marco certamente concordara comigo). No presente ainda continuamos com alguns visitantes fantasma, outros vem ca largar polemica e desaparecem.

O forum esta visivel a qualquer pessoa que nao esteja registada, nao permite fazer replys mas permite a qualquer pessoa (nao registada) de acompanhar tudo o que se passa. Com alguma habilidade ate conseguem comprar os artigos publicitados na nossa area de Classificados. Pelo menos foi o que levou a crer nos recentes comentarios do topico "ultima compra".

Acho que o forum deveria de ter um pouco mais de privacidade. So deveria de ser possivel de ser visivel (topicos e etc) por membros do forum, acabaria com o "guest". Nesta altura alguns de vos ja devem de estar a descordar comigo, no entanto eu acho que seria bom "privar" o forum de algumas "cuspidelas" que por vezes caem por ca... No meu ponto de vista, deveremos manter a qualidade e nao a quantidade.

Quando refiro a "Qualidade" nao me refiro a capacidade da pessoa como modelista mas sim relativamente a sua intencao perante o forum.

Gostaria de saber o que acham desta minha opiniao.

Obrigado

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Forum mais privado

Post by borntobedevil » Thu May 07, 2009 8:20 pm

Até posso concordar com a tua ideia, só que não sei se é possivel e de que maneira!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Re: Forum mais privado

Post by Evolution VI » Thu May 07, 2009 8:40 pm

Sim eh possivel. Eu estou registado num forum de diferente tematica e para ler os topicos tive que me registar.

Como? Nao faco ideia. Talvez o Marco saiba como....

Kamassi
Posts: 177
Joined: Wed Aug 16, 2006 9:40 pm

Re: Forum mais privado

Post by Kamassi » Thu May 07, 2009 8:44 pm

A ideia não é descabida de todo, embora ressalve como escreveu e bem o Devil, não sei como.

De qualquer forma como estavam previstas alterações no Forum, em termos que os Administradores já publicitaram, será que dá para fazer dois em um... Se ficasse privado, teria logica que se fizessem up-loads, digo eu. Mas a privacidade neste caso tem um custo e daí deriva também um direito....

De qualquer forma, esta é só a minha opinião e como tal só me vincula a mim.

Carlos

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Forum mais privado

Post by art » Thu May 07, 2009 8:48 pm

No meu Fórum (com mais de 5.000 membros) só entra quem EU (ou um dos "meus" moderadores) quero e só lê o que se lá passa quem estiver registado (e tem de me dizer por que motivo deseja o registo).

Embora, por vezes, se descubram coisas interessantes, de quem se diz honesto e... afinal... :twisted: :twisted: :twisted:

Mas também acho que será de evitar a leitura por parte de não registados. Voto nessa!

Art

4n6r3
Posts: 80
Joined: Tue Apr 14, 2009 8:20 pm

Re: Forum mais privado

Post by 4n6r3 » Thu May 07, 2009 8:55 pm

e uma boa ideia para dar "privacidade ao forum"

concordo

User avatar
kostinha
Posts: 401
Joined: Thu May 01, 2008 6:23 pm
Location: Almada

Re: Forum mais privado

Post by kostinha » Thu May 07, 2009 10:03 pm

Olá , como a mais recente vitima dos classificados, dos tais: Tens PM? Tens Pm?, estou totalmente de acordo com o proposto anteriormente.
Só se poder aceder a certas areas do Forum sendo membro registado.
Um abraço

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Forum mais privado

Post by borntobedevil » Thu May 07, 2009 10:13 pm

Tentando aclarar ideias...
Penso que uma filtragem individual de registos com alguns dados que atestem a veracidade dos pretendentes a membros não me parece nada descabida e era capaz de evitar certas coisas, mas isso depende muito do tempo que os administradores têm disponivel para dedicar ao fórum que às vezes pode nem ser tanto como desejariam!

Quanto a vedar a visualização dos tópicos por não registados só posso concordar em parte que passo a explicar, se vedarmos a visualização de todo o fórum em nada estamos a ajudar o modelismo em angariação de novos adeptos especialmente os jovens que nunca viram e se virem até podem tentar, a situação pode passar por só estar aberta a parte dos finalizados??? E resulta???

Esta é somente a minha opinião e como já deveriam ter dado conta feita de mente aberta para debate de ideias que de alguma maneira possam melhorar o fórum!

Devil

P.S. Kostinha foram membros registados que te disseram isso, penso também que o teu problema passa por fazer uma autoavaliação do potencial comprador, pois eu tenho modelos à venda que a certos membros não os vendia nem que me dessem o dobro! :wink:
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
kostinha
Posts: 401
Joined: Thu May 01, 2008 6:23 pm
Location: Almada

Re: Forum mais privado

Post by kostinha » Thu May 07, 2009 10:28 pm

Certo, muito certo Devil, quando falo em vedar o acesso a certas áreas do Forum, não falo a todas , não esplicitei quais, mas os classificados são uma delas, quanto a outras tudo bem, eu também estou aqui para aprender e ajudar quem precisar, em tudo.
Simplesmente acho que deve haver um certo decoro entre todos nós, pq recebi um feedback muito positivo, de muitos membros, alguns até bem antigos, quanto áquele desabafo nos classificados.
Ser membro registado e nós sabemos isso permite-nos tudo, até aparecer e fugir....., como já reparei nos tais "fantasmas"
Não sei se me fiz entender
Um abraço

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Forum mais privado

Post by nuno22467 » Thu May 07, 2009 10:32 pm

Viva,
Creio que vedar o Fórum, ainda que selectivamente ou por tópicos, poderá eventualmente desincentivar os ditos «fantasmas» ou os «emergentes» que arrotam umas postas de pescado e desaparecem. De qualquer forma, não evitará de forma alguma que um novo membro se registe com o único propósito de alegar as suas pretensões.
O que está errado aqui é o uso indevido do Fórum, e para tal basta que o moderador/administrador suprima ou bloqueie o tópico, ou mesmo que vede o acesso ao membro.
Bons modelismos,
Nuno22467.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Re: Forum mais privado

Post by Evolution VI » Thu May 07, 2009 11:08 pm

Devil,

Sim, eu tambem tenho nocao disso. Como disse inicialmente, na minha opiniao acho que vale o sacrificio em prol da qualidade no entanto nao deixo de concordar contigo, dai eu ter lancado o topico...

Outra situacao que me surgiu foi a dos moderadores. Este forum ja teve um moderador (petter, volta estas perdoado! :lol: ) mas agora nao temos nenhum... :-k

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Forum mais privado

Post by borntobedevil » Thu May 07, 2009 11:30 pm

Claro Evolution, estas coisas só debatidas é que conseguem ir para a frente...

Mas também pode passar por outras "coisas/acções", por isso vou acrescentar outra ideia, uma ideia que me surgiu com uma PM de um amigo!

Recebi hoje uma PM de um amigo, como já disse, antes deste tópico ter sido aberto, a lamentar-se precisamente do que se tem passado no fórum, depois de tentar aclarar ideias, respondi-lhe mais ou menos o seguinte:
É verdade que se passam aqui situações "chatas", mas aqui também nos aparece todo tipo de gente, como nos acontece na vida. E acontece que alguns não sabem estar na vida, portanto também não saberão estar aqui!
Normalmente as coisas são ciclicas, mas os que estão cá pelo bem do modelismo, porque gostam do modelismo, que não se importam de ajudar seja quem for e que não estão cá simplesmente para mostrar que são os melhores do mundo ou simplesmente para destabilizar, se mantiverem activos, inteventivos, a ajudar quem precisa, isto inclui fazer as críticas ao que os outros podem melhorar e como sem "deitar abaixo" e não se deixarem influênciar pelos oportunistas e destabilizadores, são estes que acabarão por se sentir mal e abandonar, como acho que já foi caso de alguns aqui, e continurá a ficar cá quem faz falta e faz alguma coisa pelo modelismo, mesmo que pouco!
Claro que isto é ciclico, e passados uns tempos virão outros, reagimos da mesma maneira e resolvemos a situação!!!!

É só mais uma ideia!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Re: Forum mais privado

Post by Marco » Fri May 08, 2009 12:24 am

Ora muito boas noites :)

Na minha opinião, as vantagens de ter o fórum disponível em modo de leitura para toda a gente (não registados), ultrapassam largamente as desvantagens. Se formos a esconder o modelismo que vamos fazendo, nunca iremos encorajar malta nova (e velha) a começar (e a recomeçar) este nosso hobby.

Podemos esconder o fórum todo? Sim. É perfeitamente possível. Devemos fazê-lo? Acho que não. Quantos de vocês não chegaram aqui porque numa pesquisa qualquer, apareceu um tópico do fórum, vocês foram ler e depois pensaram "deixa explorar isto"... E só quando viram o que realmente se passava aqui é que decidiram inscrever-se?

Se escondermos isto, as pessoas não vão ter nenhum incentivo para se registarem. De que servem as nossas belíssimas fotos, se não estiverem disponíveis para toda a gente?

Podemos tornar os classificados visíveis apenas ao pessoal do fórum. Mas será que os vendedores têm interesse nisso? Reduz (e de que maneira) os potenciais clientes. Deixo esta questão à vossa consideração.

A questão dos utilizadores-fantasma está mais ou menos resolvida. Instalei uma pequena modificação no fórum, e até que eles descubram uma forma de ultrapassar (acabam sempre por descobrir), está mais ou menos controlado.

Podemos também aproveitar para iniciar o debate sobre registo no fórum através de activação por parte dos admin/moderadores. Mas peço-vos que não vejam isto apenas do vosso lado, mas também do lado de quem chega aqui, quer registar-se e mandar logo postas de pescada (boas ou más).

Tal como disse o santanás aqui do fórum, isto às vezes é um pouco como a vida real. Ás vezes até é pior :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Forum mais privado

Post by borntobedevil » Fri May 08, 2009 12:43 am

Mais uma "achega"...

Estava à espera da intevenção do "nosso administrador", dado que sempre o tive e tenho como ponderado e não digo isto por vir mais ou menos de encontro ao que eu penso, mas porque na realidade o é, pois no pouco tempo(?) que sou membro poucas intervenções como administrador teve (só é pena não ter mais como utilizador :twisted: ) e quando as teve a meu ver foram mesmo necessárias.

Por isso se partirmos da ideia do meu post anterior e ainda convidarmos os membros que continuam a vir cá, mesmo não participando, que podem dar um contributo grande a este fórum com as suas participações....
Se respodermos às provocações de maneira demasiadamente educada para os provocadores se sentir excluidos...
Se mostramos trabalhos ou pelo menos sermos participativos nos dos outros membros....

Isto de certeza que melhora e nunca niguém poderá dizer que este é um fórum de élite que filtra membros, mas antes um fórum que aceita toda a gente que gosta de modelismo mesmo que não o pratique! :wink:

Devil

P.S. Por este tópico, este fórum também serve para debater ideias de forma saudável! :D
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Forum mais privado

Post by art » Fri May 08, 2009 5:12 am

O nosso "admin" falou e disse :wink:

Modifico a minha "intenção de voto" para, apenas, a moderação do acesso ao Fórum (bastaria os potenciais membros indicarem ao Marco o motivo pelo qual desejam entrar).
Há pessoas que não gostam de contribuir, mas gostam de ver os trabalhos, é um facto. Tenho recebidos PM's de vários membros assim. Não vem daí mal ao mundo.

Prossigamos o nosso trabalho, tendo SEMPRE em conta que, em Fóruns - como dizem os Anglo-Saxónicos - "shit happens" :D :D :D

Saudações aos membros fiéis (aos "activos" e aos "ocultos")

Art

Post Reply