BEJAMODELSHOW 2010

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
Post Reply
ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

BEJAMODELSHOW 2010

Post by ProfeSM » Mon Jul 06, 2009 1:57 am

:D Boas rapaziada.
Não, não é a brincar, a data está certa é mesmo BEJAMODELSHOW 2010.
Bom também para ser em 2009 já vínhamos um bocadinho tarde.
Na realidade depois de consultarmos todos os elementos da AMBA a Direcção da Associação decidiu que o concurso/exposição BEJAMODELSHOW será um evento de realização bianual, realizando-se em Beja de 2 em 2 anos.

A decisão é inédita em termos de organizações de exposições de modelismo nacionais e foi bem ponderada, mas tem as suas razões de ser, e essas razões já foram explicadas a todos os associados e também aos dirigentes das outras Associações e Clubes.

Em primeiro lugar estamos cientes do sucesso que teve o BEJAMODELSHOW 2008, sucesso esse que ultrapassou as nossas expectativas em termos de projecção mediática e de participação de modelistas de todo o país (a quem muito agradecemos a vossa presença).
Em termos de planificação do evento e organização foi quase exactamente o que projectámos em Dezembro de 2007 e que tivemos oportunidade de vos apresentar, assim como apresentar à Câmara Municipal e à Direcção da Escola, Começámos logo a trabalhar no projecto em Março de 2008, por isso é que vos digo que para 2009 já vínhamos com o anúncio tardio.
O BEJAMODELSHOW 2008 significou um enorme esforço financeiro para a AMBA e para o Clube, para além de um enorme desafio para as nossas estruturas, temos a certeza que temos ainda muito caminho para melhorar.
Também foi o culminar de 10 anos de actividade em que muitas vezes tínhamos tido o sonho e ilusão de organizarmos um grande evento, até por uma necessidade de “mostramos trabalho” junto da Escola e da Autarquia e nos darmos a conhecer. Por inúmeras vezes a caminho de exposições como o antigo ModelTróia ou do Modelscala voltávamos sempre com a ideia de querer fazer algo semelhante, o que concretizámos era aquilo que já tínhamos em mente.

No essencial o certame irá ter sempre os mesmos moldes do que idealizámos para a primeira experiência, nomeadamente:
- Aposta na interacção com empresas e entidades locais como a Força Aérea e Regimento de Infantaria, Câmara, Governo Civil, rádios e jornais locais, Museu e Bedeteca, assim como parceiros empresariais como o Aeroporto de Beja;
- Convite a Associações e Clubes de Modelismo nacionais e estrangeiras;
- Programas paralelos para acompanhantes;
- Espaço comercial dedicado ao modelismo;
- Workshops e demonstrações;
- Reunião da comunidade modelista nacional num fim-de-semana de agrado a todos;
- Aposta forte na divulgação junto da comunicação social;
- Receber bem todos os que nos visitam.

Estamos cientes do esforço que muitos modelistas fazem na sua deslocação a Beja e por isso vamos tentar também arranjar bons motivos para servirem como atractivo à participação de todos.
Como estamos cientes desse esforço sabemos que a tarefa de organizar um evento que no mínimo se possa comparar à primeira edição do BEJAMODELSHOW nos irá levar todo o próximo ano de trabalho.

Mas existem razões concretas para esta decisão.
Em primeiro lugar porque tanto a minha vida profissional na Escola (agora junto com a nova Directora) como a minha vida pessoal, assim como a vida pessoal e profissional do João Calado vão passar por fazes de grande trabalho durante os próximos meses. Como a organização do evento acabou por cair em cima de nós os dois e passámos todo o ano de 2008 em constantes contactos e tomadas de decisões, para organizar em Novembro de 2009 as coisas estavam a ficar demasiado apertadas.
Depois porque gostaríamos de imprimir um novo fôlego ao Núcleo de Ferreira do Alentejo e estamos a pensar em realizar um mini evento de características diferentes já no final deste ano.
A seguir porque com a rotatividade de 2 em 2 anos podemo-nos concentrar no evento com mais calma e cuidado, e prepará-lo com bastante antecedência.
Por outro lado sabemos que muitos modelos que estiveram em Beja já não estarão na 2ª volta pois já foram vistos e assim damos um certo espaço de renovação para aparecerem novos modelos, infelizmente este ano temos visto para além de mais eventos de modelismo muitos modelos repetidos de exposição para exposição. Falo contra mim próprio, pois a produção deste ano apenas vai em 2 kits concluídos, o que é manifestamente pouco e é claro que os meus próprios modelos se repetem em várias exposições.

Temos condições para voltar a realizar novo evento e ideias não nos faltam para o tornar mais atractivo, mas é preferível assentar bem os pés na terra e ter a noção de que para fazermos as coisas bem feitas precisamos de tempo, por isso esta nossa decisão parece-nos correcta.

Portanto em termos genéricos e resumindo:
- O BEJAMODELSHOW irá realizar-se de 2 em 2 anos
- Em cada ano intermédio iremos organizar um evento mais pequeno que será uma exposição de modelos aberta a todos os modelistas que se irá realizar na Casa do Povo de Ferreira do Alentejo, onde iremos ter o pessoal a modelar para as gentes da terra, podermos fazer feira de trocas e até podem ser expostos muitos modelos ainda em construção.
- Tanto o BEJAMODELSHOW, como a exposição de Ferreira serão na mesma altura, ou seja Novembro ou princípio de Dezembro. A ideia é fidelizar os modelistas a esta data e marcá-la como a referência para o Modelismo no Alentejo, tal como todos sabemos que Setembro é mês de Modelscala, Março de ModelTróia e Junho de Réplica.

Obrigado a todos os modelistas, Associações e Clubes que nos mostraram desde o último BEJAMODELSHOW o agrado pelo evento e nos questionaram e incentivaram para realização da próxima edição, esse é o sinal claro de que a exposição de Beja vos marcou de alguma maneira, esperamos que esta decisão não vos leve a deixarem de vir até ao Alentejo.

Para 2010 iremos trabalhar no sentido que possam mais uma vez viver um bom fim-de-semana de modelismo e todos desde já estão convidados a nos visitarem, cá esperaremos por vós.

Mais uma vez obrigado ao Fórum Automodelista pela oportunidade de divulgação das nossas actividades.
Um grande abraço para todos de Beja do ProfeSM, ou Simão Matos.

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: BEJAMODELSHOW 2010

Post by Adolfo » Mon Jul 06, 2009 10:15 am

Bem lá vou eu rumar a Beja de 2 em 2 anos para uma excelente exposição, em 2008 foi precisamente a minha primeira exposição quer como expositor quer como visitante.
Tambem espero, se for convidado :), ir ao belo Alentejo este ano para um dia de conversa, espionagem, comida e bebida.
um abraço
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: BEJAMODELSHOW 2010

Post by borntobedevil » Mon Jul 06, 2009 10:44 am

Profe percebo perfeitamente a vossa opção de fazer a exposição de dois em dois anos!
Só é pena, porque este ano seria a minha estreia, assim só para o ano é que vou dar uma "injeção" de Toyotas aos más línguas!!!! :twisted:
Mas assim para o ano ainda levo mais!!!!! :twisted: :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: BEJAMODELSHOW 2010

Post by Adolfo » Mon Jul 06, 2009 11:00 am

prof, reserva uma bancada com atmosfera controlada para os toyotas, não vá o diabo aparecer !!!!
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

Post Reply