Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by JMCARC1 » Mon Aug 10, 2009 7:07 pm

Olá a todos,

Recentemente comprei um modelo die-cast da colecção Quatroroute/Fabbri, do Alfa Romeo Spider de 1971.

Image

Image

Image

Este modelo vai servir de base a um modelo mais correcto e detalhado, dentro do que estou a pensar fazer como os Alfas 156 e Giulia Super, que estão nos "modelos em progresso". Esta miniatura reproduz um Spider da 2 serie, mais conhecido como Fastback, e que se manteve com esta carroçaria (apesar de pequenas alterações de cosmética) até 1994.

http://www.anamera.com/en/detail/car/31 ... e=1&ret=63" onclick="window.open(this.href);return false;

No entanto, a versão original, é a mais conhecida como "Duetto", e que foi o ultimo automóvel a ser desenhado pelo fundador da Pininfarina, Baptista Farina.

http://www.anamera.com/en/detail/car/41 ... e=1&ret=63" onclick="window.open(this.href);return false;

A minha pergunta é a seguinte: do ponto de vista estético, qual das duas versões gostam mais? Qual seria a mais interessante para ter numa colecção?

Obrigado.

João

PS: Os amarelos tb podem responder :wink:
Last edited by JMCARC1 on Mon Aug 10, 2009 7:54 pm, edited 1 time in total.

josecam
Posts: 550
Joined: Thu Mar 22, 2007 3:11 pm
Location: Ponta Delgada

Re: Alfa Roemo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by josecam » Mon Aug 10, 2009 7:20 pm

Na minha modesta opinião o DUETTO, pelo facto de ser menos conhecido.

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by borntobedevil » Mon Aug 10, 2009 8:58 pm

O meu acessor tem razão no modelo, mas não na razão!!!!!
Sim o Duetto, mas porque o Farina copiou a traseira do Jaguar Type E!!!!!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by scirocco » Mon Aug 10, 2009 9:04 pm

Na dúvida opta-se pelo original, ou seja, Duetto, para além do facto histórico de ter sido a última criação de Batista Farina.

Scirocco.
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by JMCARC1 » Tue Aug 11, 2009 12:22 am

Obrigado pelas vossas opiniões.

Eu tb gosto mais do "Duetto" do ponto de vista estético, embora tenha um ar mais clássico. Mas para o reproduzir, implica fazer toda a parte traseira da carroçaria do zero, sem vista de jeito (pelo menos nunca as encontrei) e produzir os acessórios respectivos. Claro que eu não pedi opinião sobre o que era mais fácil de fazer eh, eh.

O "Fastback" é mais simples pq se pode aproveitar muito do que já está feito, em particular ao nível da carroçaria. Mas, apesar de um aspecto mais moderno e um melhor desempenho em virtude de motores mais potentes (2000 e 1750cc) falta-lhe algum daquela ar clássico distinto do irmão.

Alguém quer dar mais opiniões? Ninguem vota no "Fastback"? :D

João

PS: Devil, já percebo pq gostas deToyotas... não percebes nada de design automóvel :badgrin: Aquilo é uma traseira intemporal, comum a muito outros modelos do Pós-guerra!!!! [-( :mrgreen:

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by borntobedevil » Tue Aug 11, 2009 12:26 am

Como não percebo nada de design automóvel ( :evil: ), vou justificar porque não escolhi o Fastback...

SIMPLESMENTE porque não te dava trabalho suficiênte!!!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by JMCARC1 » Tue Aug 11, 2009 12:35 am

borntobedevil wrote: SIMPLESMENTE porque não te dava trabalho suficiênte!!!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by JMCARC1 » Tue Aug 11, 2009 2:10 pm

Encontrei uma foto em que dá para perceber bem a diferença entre as traseiras das duas versões:

Image

Não sei se é efeito ou feitio, mas tb penso que a inclinação do vidro é mais acentuada no Fastback...!

Não consigo é encontrar vistas lateriais correctas das duas versões para as comparar...! Bolas!

João

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by borntobedevil » Tue Aug 11, 2009 2:20 pm

Não há dúvida alguma, queremos o Duetto!!!!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by JMCARC1 » Tue Aug 11, 2009 2:33 pm

Não há duvida nenhuma que queres é sangue :lol:

Mas tb acho o "Duetto" mais bonito, apesar de o "Fastback" fazer uma melhor transição entre o Giulietta Spider e o Spider actual (não tenho nem está nos meus planos converter um GTV em Spider 1994)

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by JMCARC1 » Tue Aug 11, 2009 3:31 pm

Consegui encontrar umas vistas nos manuais de utilizadores da Alfa. Aqui fica a comparação:

Image
("Duetto" a vermelho, "Fastback" a preto)

De facto, o Duetto tem o para-brisas mais inclinado. Agora só falta encontrar uma planta do "Dueto"... isso é que era!

João

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by borntobedevil » Tue Aug 11, 2009 3:56 pm

Eu na NASA não arranjo nada disso, mas tu no museu Alfa se lhes mostrares tudo que fazes, toda a documentação que tu tens e ainda por cima lhe disseres que fazes tudo (digamos quase tudo, digo eu! :twisted: ) para teres isso, eles são capaz de te arranjar!!! 8)

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by JMCARC1 » Tue Aug 11, 2009 4:16 pm

Pois... eu já fiz isso! Mas os desenho técnicos deixaram de estar no Museu (que está em obras de remodelação) e voltaram para o Centro Stilo Alfa Romeo. Não sei se definitivamente! É pena pq os tipo do Museu são 5 estrelas :(

Estou a ver se encontro fotos do Duetto visto de cima para ver o que consigo fazer. Senão, tenho de tentar desenhar tudo e por dois pontos da vista lateral e da vista traseira conseguir um ponto na planta.

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by JMCARC1 » Tue Aug 11, 2009 7:56 pm

Pois é. Qd as marcas tem paixão pelas vária componentes do automóvel arranjam sempre forma de satisfazer os seus fãs. E penso que poucos bem intencionados ( :roll: ) duvidam da paixão da Alfa pelo automóvel.

Recebi agora, a seguinte imagem no meu mail:

Image

Foi enviada por alguém que pediu anonimato, mas que posso dizer que é uma Senhora e trabalha num Museu :wink:

Assim, já tenho as vistas para comparar as duas versões... Quem é que tem sorte? Eu. Que é que é impecável? "Eles".

Image

João

PS: Será que os amarelos tem um serviço destes? :badgrin:

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Alfa Romeo Spider "Duetto" ou Spider "fastback"?

Post by borntobedevil » Tue Aug 11, 2009 9:00 pm

Primeiro fui eu que meti uma cunha à senhora para tu teres o trabalho, que NÓS merecemos!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:
JMCARC1 wrote:PS: Será que os amarelos tem um serviço destes? :badgrin:
Um membro aqui no fórum se pronunciará, se assim achar por bem, quantos megabytes de informação de um TOYOTA recebeu em questão de meia hora e não fui eu que mandei, foi a NASA!!!!! :badgrin: :badgrin: :badgrin: :badgrin:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

Post Reply