Um adeus a todos!!

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Um adeus a todos!!

Post by Adolfo » Sun Oct 18, 2009 9:37 pm

Porra que essa "casca de nós" tem para ai motores que nunca mais acaba, olha lá a minha Africa Twin precisa de mais uns cavalitos não me podem dispensar ai uma dúzia :)
Adolfo

P.S.o meu pai tambem teve muitos anos (+/-45) ligado a motores mas neste caso são de avião.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Um adeus a todos!!

Post by FSousa » Wed Oct 21, 2009 11:25 pm

kostinha wrote:Olá a todos!

Bem FSousa, já vi que tens fotos dos motores da barquinha.

Nessa foto pode-se ver um dos dois motores principais do navio, são da Marca MTU, parceira da MAN e são de 12 cilindros em V, modelo MTU 12V 1163 TB82 com 8840 cv cada.
Estes motores parecem pequenos mas enganam, têm um sistema de funcionamento por "bancas de cilindros", ou seja o motor arranca com 4 cilindros, depois disso, quando se começa a meter carga ou ordens, vão entrando mais duas bancas, cada uma com 4 cilindros, cada uma de sua vez, consoante a potencia pedida, tem tb 3 turbos, cada um a funcionar separadamente com uma banca, ou seja poderemos ter o navio a navegar a 10 nós e levarmos só 8 cilindros em carga e desses oito cilindros vão também só duas turbos a funcionar, não sei se me fiz entender.
O sistema propulsor deste navio é baseado no sitema CODOG (COmbinated Diesel Or Gas), quer isto dizer que só pode funcionar com os motores ou com as turbinas, os motores levam o navio até 60% da sua velocidade máxima (20 nós), depois disso entram as turbinas LM 2500GT, fabricadas pela General Electric que desenvolvem só uns meros 53600 cv cada uma, com turbinas o navio atinge a sua velocidade máxima de +/- 32/33 nós.
Estes dois equipamenteos de propulsão estão acoplados a duas caixas redutoras, que são nada mais nada menos que uma caixa de velocidades com embraigem e tudo, é aqui que se faz o acoplamento do motor ou da turbina no veio propulsor.
Temos assim dois conjuntos de Motor/Turbina/Caixa Redutora/Veio do Hélice/Hélice.
As Hélices tb são curiosas pq são de passo variável, ou seja as pás das mesmas mudam de angulo consoante a velocidade do veio, tanto para a frente como para trás, por isso os veios rodam sempre no mesmo sentido, bastando alterar o angulo para se avançar ou retroceder. Podemos por isso ter ambos or veios a rodar e, se tivermos 0 (zero) graus de passo nas hélices estamos parados.

O navio dispõe também de 4 grupos electrogénios (geradores) contituidos por 4 conjuntos motor/gerador, os motores são tb MTU, modelo MTU 12V 396 TB53.

Espero que tenham percebido, qualquer dúvida é só perguntarem.

Agora vou ao modelismo :mrgreen:

Um abraço a todos
Olá marinheiro, excelente explicação, realmente é um sistema curioso esse dos motores trabalharem "a meio gás".
Parto do principio que isso trabalha com os cilindros em paralelo, ou seja, o 1 e o 6 do lado A e B ; depois os 2 e 5 e por fim os 3 e 4, os turbo serão no mesmo sistema, 1 para grupo, será assim ?
Os motores com que trabalho funcionam todos os 16 cilindros ao mesmo tempo.
Podes ver aqui:
viewtopic.php?f=13&t=6260&hilit=imaginem+a+potencia" onclick="window.open(this.href);return false;
Já agora, não te esqueças de avisar quando estiveres em Leixões.
Um abraço.
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
kostinha
Posts: 401
Joined: Thu May 01, 2008 6:23 pm
Location: Almada

Re: Um adeus a todos!!

Post by kostinha » Thu Oct 22, 2009 8:46 am

Olá FSousa, acertaste em cheio, é isso mesmo, os motores naritimos são bastante curiosos, outro exemplo, no caso das nossas Corvetas, que usam motores S.E.M.T. Pielstick V12, o seu funcionamento também é bastante engraçado, são motores de curso longo, com muita pouca rotação, têm um ralenti de 90 rpm e uma rotação máxima de 420 rpms (quando eram novos), como já têm cerca de 40 anos, agora só dão normalmente 380 rpms, só em caso de emergência é que se atinge o regime máximo, mas só se for necessário e se respeitarmos a curva de potência, que é nada mais nada menos que, acelerarmos ou desacelerarmos num determinado espaço minimo de tempo, nunca abaixo disso.
A parte curiosa destes motores é que não possuem caixa redutora, estão directamente acoplados ao veio, logo, a rotação que o motor está a debitar no momento é a mesma a que está a rodar o hélice, e agora? Como fazemos para inverter o sentido? Como fazemos marcha a ré? Ora bem, estes motores rodam para os dois lados :shock: , é verdade, podem rodar para a esquerda ou para a direita, como?
Através da recolocação da árvore de cames (veio de resaltos na Marinha) noutra posição, a árvore de cames destes motores tem dois conjuntos de "cames" ou ressaltos, quando vamos a navegar a "vante" ( prá frente), está colocada numa posição, quando queremos inverter o sentido da marcha temos que parar o motor e invertemos a árvore de cames através de um sistema hidráulico/pneumático que funciona a 6 Kgs / 20 kgs respectivamente, o veio da árvore é obrigado a deslizar para outra posição onde estão as "cames" "caladas" de maneira diferente.
Depois é só arrancar com o motor de novo, através de ar comprimido a 40 kgs, que é accionado numa só linha de cilindros, através de um distribuidor de ar e válvulas de ar de arranque colocadas na cabeças e aí, o motor ja arranca com o sentido invertido, entenderam?

Isto é o que eu faço na minha "guerra", sou maquinista, já andei embarcado em vários tipos de navios, sou maquinista/mecânico/serralheiro/torneiro/soldador, tem que se aproveitar ao máximo o pessoal dísponivel, não era possivel ter um de cada especialidade, gosto daquilo que faço, sou militar só porque ando fardado e tenho um posto e tb trabalho na instituição militar, não sou militarista, ainda bem...

Se tiverem dúvidas perguntem

Em principio, a "Corte Real" estará atracada em Leixões na próxima 4ª feira, digo em principio, não posso precisar nada. o que hoje é verdade , amanhã já não é bem assim..

Um abraço a todos

User avatar
Rui Mendes
Posts: 496
Joined: Tue Dec 02, 2008 2:28 pm
Location: Setúbal

Re: Um adeus a todos!!

Post by Rui Mendes » Thu Oct 22, 2009 9:29 am

kostinha wrote: Em principio, a "Corte Real" estará atracada em Leixões na próxima 4ª feira, digo em principio, não posso precisar nada. o que hoje é verdade , amanhã já não é bem assim..

Um abraço a todos
:D :D Isto nas fragatas classe VG tem um nome: Planeamento dinâmico! :D :D
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Um adeus a todos!!

Post by Adolfo » Thu Oct 22, 2009 9:44 am

Kostinha tambem não és o "gajo" que trata da máquina de virar as bejecas :)
Bem essa do motor trabalhar nos dois sentidos é muito á frente, não deve e dar lá muito jeito para fazer piões mas tambem não se pode ter tudo :)
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Um adeus a todos!!

Post by FSousa » Thu Oct 22, 2009 11:56 pm

kostinha wrote:Olá FSousa, acertaste em cheio, é isso mesmo, os motores naritimos são bastante curiosos, outro exemplo, no caso das nossas Corvetas, que usam motores S.E.M.T. Pielstick V12, o seu funcionamento também é bastante engraçado, são motores de curso longo, com muita pouca rotação, têm um ralenti de 90 rpm e uma rotação máxima de 420 rpms (quando eram novos), como já têm cerca de 40 anos, agora só dão normalmente 380 rpms, só em caso de emergência é que se atinge o regime máximo, mas só se for necessário e se respeitarmos a curva de potência, que é nada mais nada menos que, acelerarmos ou desacelerarmos num determinado espaço minimo de tempo, nunca abaixo disso.
A parte curiosa destes motores é que não possuem caixa redutora, estão directamente acoplados ao veio, logo, a rotação que o motor está a debitar no momento é a mesma a que está a rodar o hélice, e agora? Como fazemos para inverter o sentido? Como fazemos marcha a ré? Ora bem, estes motores rodam para os dois lados :shock: , é verdade, podem rodar para a esquerda ou para a direita, como?
Através da recolocação da árvore de cames (veio de resaltos na Marinha) noutra posição, a árvore de cames destes motores tem dois conjuntos de "cames" ou ressaltos, quando vamos a navegar a "vante" ( prá frente), está colocada numa posição, quando queremos inverter o sentido da marcha temos que parar o motor e invertemos a árvore de cames através de um sistema hidráulico/pneumático que funciona a 6 Kgs / 20 kgs respectivamente, o veio da árvore é obrigado a deslizar para outra posição onde estão as "cames" "caladas" de maneira diferente.
Depois é só arrancar com o motor de novo, através de ar comprimido a 40 kgs, que é accionado numa só linha de cilindros, através de um distribuidor de ar e válvulas de ar de arranque colocadas na cabeças e aí, o motor ja arranca com o sentido invertido, entenderam?

Isto é o que eu faço na minha "guerra", sou maquinista, já andei embarcado em vários tipos de navios, sou maquinista/mecânico/serralheiro/torneiro/soldador, tem que se aproveitar ao máximo o pessoal dísponivel, não era possivel ter um de cada especialidade, gosto daquilo que faço, sou militar só porque ando fardado e tenho um posto e tb trabalho na instituição militar, não sou militarista, ainda bem...

Se tiverem dúvidas perguntem

Em principio, a "Corte Real" estará atracada em Leixões na próxima 4ª feira, digo em principio, não posso precisar nada. o que hoje é verdade , amanhã já não é bem assim..

Um abraço a todos
:badgrin: :badgrin:

Tive uma Sachs de 4 velocidades que também andava para a "ré" pegando de empurrão... :badgrin:
Esse sistema também é curioso para além de ser lógico, invertendo o funcionamento das válvulas o motor deve andar para trás.
Agora percebo porque é que essas fragatas tem muitos botes salva-vidas. :mrgreen:
É que em 2004 vi a João Coutinho a dar uma grande marrada no cais em Viana e até a minha Maria comentou que o maquinista deixou o motor "ir abaixo", logo de seguida houve uma enorme "explosão" nos escapes. :D
Foi essa que fez frente ao Prestige não foi ?
Um abraço.
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

Post Reply