Um adeus a todos!!

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
User avatar
kostinha
Posts: 401
Joined: Thu May 01, 2008 6:23 pm
Location: Almada

Re: Um adeus a todos!!

Post by kostinha » Mon Oct 12, 2009 9:42 pm

josecam wrote:
kostinha wrote: .......... e a comer mal e a efectuar exercícios de todos os tipos.
Espero que a máquina de virar sagres não tenha avariado.

PS: Bom descanso
Essa máquina é o equipamento mais importante do navio, quais radares, misseis, torpedos, etc!

Mesmo assim houve uns quantos dias em que não nos podiamos aproximar dela, ora porque o mar estava impossivel, ora porque estava bom demais e aí o resultado, já sabem.

Deixo-vos duas fotos, uma da barca e outra de uma comezaina lá a bordo, a navegar, vejam lá se descobrem quem sou eu, tentem adivinhar.

Um abraço
Attachments
DSC04700 [800x600].JPG
DSC04700 [800x600].JPG (87.32 KiB) Viewed 6943 times
DSC04706 [800x600].JPG
DSC04706 [800x600].JPG (111.27 KiB) Viewed 6943 times

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Um adeus a todos!!

Post by borntobedevil » Mon Oct 12, 2009 10:31 pm

Quem tu és não descubro, embora tenha todos ar de malucos!!!!!!!!!!!! :shock:

Mas sei que não te podes queixar muito...
Tens sorte, tens o Corte Ingles lá dentro, podes comprar uns kit's!!!! :twisted: :twisted:

:twisted: Devil :twisted:
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

ralifactoryteam
Posts: 291
Joined: Tue Feb 19, 2008 11:40 pm

Re: Um adeus a todos!!

Post by ralifactoryteam » Mon Oct 12, 2009 11:06 pm

Boas

Já jantava... Outra vez.
Tu és o tipo com a bandeira. À direita.

Um
Carlos Gonçalves

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Um adeus a todos!!

Post by borntobedevil » Mon Oct 12, 2009 11:10 pm

ralifactoryteam wrote:Boas

Já jantava... Outra vez.
Tu és o tipo com a bandeira. À direita.

Um
Carlos Gonçalves

Têm todos um ar de "esgroviados", e tu escolheste o pior!!!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

:twisted: Devil :twisted:
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
António Cruz
Posts: 168
Joined: Thu Oct 09, 2008 10:59 pm
Location: Amadora, Vila Chã

Re: Um adeus a todos!!

Post by António Cruz » Mon Oct 12, 2009 11:17 pm

Tb acho que és o da direita.

Bem vindo de volta à terra :D :D

Um abraço.

Cruz
Em execução:
Honda CBR1100XX
`58 Chevrolet
À espera:
`63 Corvette
Nissan R390GT1
Kawasaki Ninja ZX-14

josecam
Posts: 550
Joined: Thu Mar 22, 2007 3:11 pm
Location: Ponta Delgada

Re: Um adeus a todos!!

Post by josecam » Mon Oct 12, 2009 11:44 pm

borntobedevil wrote:
ralifactoryteam wrote:Boas

Já jantava... Outra vez.
Tu és o tipo com a bandeira. À direita.

Um
Carlos Gonçalves

Têm todos um ar de "esgroviados", e tu escolheste o pior!!!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

:twisted: Devil :twisted:
Ès o "esgroviado" da direita de pera.

PS: Basta ir ao teu blog

User avatar
kostinha
Posts: 401
Joined: Thu May 01, 2008 6:23 pm
Location: Almada

Re: Um adeus a todos!!

Post by kostinha » Mon Oct 12, 2009 11:54 pm

BOA!! Acertaram todos!!

Não sabia que tinha tanto ar de esgroviado! Deve ser de andar muitos dias só a ver água...e gaijas nada.

Tava com um ar de esbugalhado.

Um grande abraço

eduardomarques
Posts: 15
Joined: Sat May 30, 2009 10:59 am

Re: Regressei!!!..........por uns dias

Post by eduardomarques » Tue Oct 13, 2009 2:27 pm

kostinha wrote:Olá a todos os Modelistas!!

Estou de volta...por uns dias.
Após ter efectuado uma missão de vários dias a bordo da Fragata "Corte Real" regressei à Base Naval de Lisboa para uns merecidos dias de descanso.

Mas como tudo o que é bom acaba depressa, brevemente lá estarei de novo, no mar, aos tombos de um lado para outro, a dormir e a comer mal e a efectuar exercícios de todos os tipos.

Desta vez calhou-nos o Exercício "Instrex 09" que, decorreu ao largo da costa Portuguesa, nomeadamente entre o Cabo Espichel e a ilha da Madeira, decorreu durante vários dias,e nele participaram 10 Navios, Aviões, um Submarino (o único que ainda navega...) e cerca de 2000 homens.

Já acabou, já estou em casa mas brevemente lá voltarei, para a imensidão do mar que ao contrário do que muita gente pensa não é tão calmo assim, mesmo quando o mar está bom, nós não temos descanso, temos sempre mais uma "guerra" para travar, mas ainda bem que é tudo simulado, ainda bem.......

Bom Modelismo!!

Um abraço a todos
Olá Kostinha.
Da minha parte, já se notava a falta de um dos tokes de maestro, deste forum.
WELCOME HOME.
Abraço
Eduardo Marques.

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Um adeus a todos!!

Post by Adolfo » Tue Oct 13, 2009 2:43 pm

Via-se logo que era, pois é o único que tem com ele "os marcadores" para fazer as linhas dos paineis :)
Sinceramente é preciso gostar muito do mar para lá andar tanto tempo metido num barco, eu passado uns 10 minutos já me vomitava todo :oops:
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Um adeus a todos!!

Post by FSousa » Wed Oct 14, 2009 11:26 pm

Ó Costinha, coloca ai umas fotos da sala dos motores para a malta ver as turbinas e se conseguires coloca também daquela sala em que tem uns Joysticks para vocês jogarem as guerras, aquela toda escura com muitos ecrãs... deves saber qual é ! :D
Estive nessa barcaça, o meu puto esteve sentado na cadeira do "piloto" mas não pagamos uma grade de minis! :D
Já agora o Barracuda ainda navega, esse é que era uma lata de sardinhas, uma guarnição de 30 homens em que se dormia nas divisórias dos torpedos... :oops:
Um grande abraço para a malta da Marinha, tudo malta "muitafixe"
Não arranjas um "passe" VIP" para uma visita à base naval do Alfeite quando for a Lisboa, pago-te em pasteis e licor de singeverga... :D
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Um adeus a todos!!

Post by baraka » Thu Oct 15, 2009 1:00 am

a pêra do Avatar e a pêra do "Esgroviado" da direita não enganam ninguém :lol: :lol: :lol:

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Um adeus a todos!!

Post by Adolfo » Thu Oct 15, 2009 9:22 am

Eu lembro-me que com uns 7/8 anos fui fazer uma visita de estudo ao Barracuda e do que me lembro é que aquilo era pequenote :)
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
kostinha
Posts: 401
Joined: Thu May 01, 2008 6:23 pm
Location: Almada

Re: Um adeus a todos!!

Post by kostinha » Thu Oct 15, 2009 11:35 pm

Olá a todos!

Ainda bem que me reconheceram pelo avatar, porque no meio daqueles avariados todos tava dificil.
Vou ver se tiro umas fotos à casa dos motores e das turbinas, essas vão ser faceis pq eu sou da secção das turbinas, sou um dos 3 maquinistas daquilo, os motores também consigo, entro na casa dos motores montes de vezes por dia, quanto áquela salinha dos joysticks, é o C.O. ou seja, o centro de operações, já lá fui umas quantas vezes mas, aquilo é classificado, só se pode lá entrar com autorização do comando mas eu dou um jeitinho à Zé Portuga (pago umas mines aos gajos) e vou lá na boa..

O Barracuda ainda existe, aliás é o único submarino que ainda navega, os outros dois já estão encostados, eu pessoalmente não navegava naquilo por nada, é um perigo e não tem condições nenhumas.

Para a malta do norte, em principio dias 26, 27 e 28, não sei bem as datas, vamos estar atracados em Leixões, quem quiser aparecer, apitem, depois confirmo as datas.

Um grande abraço a todos

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Um adeus a todos!!

Post by FSousa » Fri Oct 16, 2009 7:25 am

kostinha wrote:Olá a todos!

Ainda bem que me reconheceram pelo avatar, porque no meio daqueles avariados todos tava dificil.
Vou ver se tiro umas fotos à casa dos motores e das turbinas, essas vão ser faceis pq eu sou da secção das turbinas, sou um dos 3 maquinistas daquilo, os motores também consigo, entro na casa dos motores montes de vezes por dia, quanto áquela salinha dos joysticks, é o C.O. ou seja, o centro de operações, já lá fui umas quantas vezes mas, aquilo é classificado, só se pode lá entrar com autorização do comando mas eu dou um jeitinho à Zé Portuga (pago umas mines aos gajos) e vou lá na boa..

O Barracuda ainda existe, aliás é o único submarino que ainda navega, os outros dois já estão encostados, eu pessoalmente não navegava naquilo por nada, é um perigo e não tem condições nenhumas.

Para a malta do norte, em principio dias 26, 27 e 28, não sei bem as datas, vamos estar atracados em Leixões, quem quiser aparecer, apitem, depois confirmo as datas.

Um grande abraço a todos
Fixe, vou tentar passar lá, pode-se visitar, ou é preciso meter uma "cunha"?
Esses vossos 12 cilindros são tão pequenos ou são só para a energia que o navio gasta?
Motor fragata.JPG
Motor fragata.JPG (123.9 KiB) Viewed 6841 times
O que vos vale é as duas turbinas...
Não te esqueças de confirmar as datas por favor.
Um abraço.
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
kostinha
Posts: 401
Joined: Thu May 01, 2008 6:23 pm
Location: Almada

Re: Um adeus a todos!!

Post by kostinha » Fri Oct 16, 2009 7:13 pm

Olá a todos!

Bem FSousa, já vi que tens fotos dos motores da barquinha.

Nessa foto pode-se ver um dos dois motores principais do navio, são da Marca MTU, parceira da MAN e são de 12 cilindros em V, modelo MTU 12V 1163 TB82 com 8840 cv cada.
Estes motores parecem pequenos mas enganam, têm um sistema de funcionamento por "bancas de cilindros", ou seja o motor arranca com 4 cilindros, depois disso, quando se começa a meter carga ou ordens, vão entrando mais duas bancas, cada uma com 4 cilindros, cada uma de sua vez, consoante a potencia pedida, tem tb 3 turbos, cada um a funcionar separadamente com uma banca, ou seja poderemos ter o navio a navegar a 10 nós e levarmos só 8 cilindros em carga e desses oito cilindros vão também só duas turbos a funcionar, não sei se me fiz entender.
O sistema propulsor deste navio é baseado no sitema CODOG (COmbinated Diesel Or Gas), quer isto dizer que só pode funcionar com os motores ou com as turbinas, os motores levam o navio até 60% da sua velocidade máxima (20 nós), depois disso entram as turbinas LM 2500GT, fabricadas pela General Electric que desenvolvem só uns meros 53600 cv cada uma, com turbinas o navio atinge a sua velocidade máxima de +/- 32/33 nós.
Estes dois equipamenteos de propulsão estão acoplados a duas caixas redutoras, que são nada mais nada menos que uma caixa de velocidades com embraigem e tudo, é aqui que se faz o acoplamento do motor ou da turbina no veio propulsor.
Temos assim dois conjuntos de Motor/Turbina/Caixa Redutora/Veio do Hélice/Hélice.
As Hélices tb são curiosas pq são de passo variável, ou seja as pás das mesmas mudam de angulo consoante a velocidade do veio, tanto para a frente como para trás, por isso os veios rodam sempre no mesmo sentido, bastando alterar o angulo para se avançar ou retroceder. Podemos por isso ter ambos or veios a rodar e, se tivermos 0 (zero) graus de passo nas hélices estamos parados.

O navio dispõe também de 4 grupos electrogénios (geradores) contituidos por 4 conjuntos motor/gerador, os motores são tb MTU, modelo MTU 12V 396 TB53.

Espero que tenham percebido, qualquer dúvida é só perguntarem.

Agora vou ao modelismo :mrgreen:

Um abraço a todos

Post Reply