Primeiro Kit

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
sousa88
Posts: 4
Joined: Tue Jan 26, 2010 10:30 pm

Primeiro Kit

Post by sousa88 » Thu Jan 28, 2010 8:24 pm

Já comprei o meu primeiro kit e na próxima 3ª acabo os exames e vou logo começar a construir, é um ferrari Califórnia (close Top) de revell, optei por um civil que penso serem os ideais para começar. Mas vou já comprar um segundo ferrari, um scaglietti também da revell. Na loja também tinham um california descapotável que fiquei com ele no pensamento. Tenho já as minhas primeiras dúvidas:

Quais as tintas que me aconselham?
A carroçaria é pintada com spray e o restante ao pincel, certo?
Que outros cuidados devo ter e mais dicas que me possam dar?


Fico muito grato com a vossa ajuda,
abraço.

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Primeiro Kit

Post by borntobedevil » Thu Jan 28, 2010 10:44 pm

Sousa, como primeiras ferramentas conta ja com:

- Bisturí (vulgo X-acto) que pode ser daquel de láminas quebraveis para começar.
- Pinsa que pode ser das lojas orientais
- Alicate de unhas, este pode ser substituido pelo bisturí, mas nas lojas que referi anteriormente há alguns a bom preço! :wink:
- lima de unhas, já sabes... :D
- lixas que covém dos 600 aos 1200 para começares e depois ves com quais te adaptas melhor, não te esqueças que qunto mais baixo o nº mais grossa é a lixa.
- Para começares por um trabalho que no final tenha um aspécto minimamente decente, aconselho a pintura pelo menos da carroçaria a spray não esquecendo do primário, que penso que para teres uns resultados satisfatórios no princípio deves optar por Tamiya, as outras tintas para dar a pincel opta por acrílicas da marca que mais te der jeito, depois com o tempo poderás optar pelas que mais te agradarem.
- Quando iniciares não tenhas receio ou "vergonha" de abrires um tópico nos trabahos em progresso, colocando fotos das tuas evoluções para mais fácilmente te ajudarmos no que pudermos.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Primeiro Kit

Post by scirocco » Thu Jan 28, 2010 11:03 pm

Viva sousa88,
antes de fazeres seja o que for nesse kit e uma vez que aparentas não ter muitos conhecimentos de modelismo, aconselhava-te a passar uma vista de olhos pelos tópicos "Trabalhos em progresso" e "Dicas, técnicas e perguntas", lê o mais que conseguires, verás que será tempo muito bem investido, encontras lá resposta a essas tuas questões actuais e a muitas mais que concerteza te vão aparecer, pois tens lá praticamente tudo o que necessitas de saber para ingressar neste maravilhoso hobbye.
Depois disso abre um tópico com a tua construção e se tiveres qualquer dúvida, já será algo mais em concreto e mais fácil de te poderem ajudar.

Abraço,
Scirocco
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Primeiro Kit

Post by art » Fri Jan 29, 2010 5:03 am

Boas escolhas, jovem :D

Coloca umas fotos nos "Trabalhos em Progresso" e vais ver como tens 5 respostas em menos de uma hora!

O pessoal já te disse como hás-de proceder de início. Só te aconselhava fazeres as coisas com calma e sem a pressa de querer ter o primeiro kit pronto.

Força com isso!

Art

sousa88
Posts: 4
Joined: Tue Jan 26, 2010 10:30 pm

Re: Primeiro Kit

Post by sousa88 » Fri Jan 29, 2010 9:38 am

Obrigado pelas respostas. sim, eu vou colocar nos trabalhos em progresso, estou só a espera de acabar os exames e começar logo a trabalhar nele. Quanto a ter pressa, vou ter um mesinho de férias portanto tempo não me falta.

Abraço

User avatar
Rui Mendes
Posts: 496
Joined: Tue Dec 02, 2008 2:28 pm
Location: Setúbal

Re: Primeiro Kit

Post by Rui Mendes » Fri Jan 29, 2010 9:46 am

Concordando com o que foi dito anteriormente, se calhar devias começar com um Tamiya :wink: .
Esse Revell é sem duvida um carro muito bonito e o kit mostra que a revell cada vez mais melhora os pormenores, mas...há sempre um mas...vais ter alguns problemas de encaixes o que pode em ultima analise fazer com que o carro fique acente em 3 rodas :doubt: . As cavas das rodas da frente são manhosas e o "mecanismo" das rodas pode ser complexo para iniciantes.
Não querendo com isto dizer que é um mau kit (que não é), acho que esse revell poderia ser o 2º ou 3º kit. Os tamiya por norma não têm estes problemas, são mais intuitivos na montagem e de certeza que gostarás do resultado final.

Mas seja lá o que for , abre um tópico nos trabalhos em progresso que o pessoal ajuda no que puder.
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Primeiro Kit

Post by Adolfo » Fri Jan 29, 2010 10:23 am

É isso abre um tópico e vai perguntando coisas, dúvidas ou azuda que o pessoal tenta fazer o melhor que conseguir.
para alêm de tudo o que já foi dito, antes de pintares ou colares tenta fazer uma primeira montagem de peças, como se costuma dizer uma pré-montagem a seco e ai podes resolver alguns problemas de encaixe ou empeno das peças, depois de pintado e colado já é tarde :)
Mas para primeiro kit.... vai-te a ele com alma e coração o resto vem com a práctica e tempo.
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
GUSTAVO
Posts: 533
Joined: Tue Jan 17, 2006 4:48 pm
Location: Vila do Conde

Re: Primeiro Kit

Post by GUSTAVO » Fri Jan 29, 2010 11:30 am

Sousa,

Acho que até foi uma boa escolha para 1º. Já montei um que deve estar aqui pelo fórum e não me recordo de nada de especial em termos de montagem.
De qualquer forma estamos aqui para te ajudar. Uma imagem vale por mil palavras, por isso coloca as fotos e a malta vai-te ajudando.

G.

zasKas
Posts: 8
Joined: Wed Feb 24, 2010 10:21 pm

Re: Primeiro Kit

Post by zasKas » Mon Mar 01, 2010 1:00 pm

borntobedevil wrote:Sousa, como primeiras ferramentas conta ja com:

- Bisturí (vulgo X-acto) que pode ser daquel de láminas quebraveis para começar.
- Pinsa que pode ser das lojas orientais
- Alicate de unhas, este pode ser substituido pelo bisturí, mas nas lojas que referi anteriormente há alguns a bom preço! :wink:
- lima de unhas, já sabes... :D
- lixas que covém dos 600 aos 1200 para começares e depois ves com quais te adaptas melhor, não te esqueças que qunto mais baixo o nº mais grossa é a lixa.
- Para começares por um trabalho que no final tenha um aspécto minimamente decente, aconselho a pintura pelo menos da carroçaria a spray não esquecendo do primário, que penso que para teres uns resultados satisfatórios no princípio deves optar por Tamiya, as outras tintas para dar a pincel opta por acrílicas da marca que mais te der jeito, depois com o tempo poderás optar pelas que mais te agradarem.
- Quando iniciares não tenhas receio ou "vergonha" de abrires um tópico nos trabahos em progresso, colocando fotos das tuas evoluções para mais fácilmente te ajudarmos no que pudermos.

Devil
Viva Devil!

Começo já por pedir desculpa ao Sousa por estar a usar o tópio dele, mas como somos ambos novatos nestas andanças se calhar as minhas dúvidas são também as dele.....

A propósito das tintas e da aplicação das mesmas, não aconselhas a pintar mais algumas peças (jantes, motor, bancos, por exemplo...) também com spray? A cor "principal" claro...os detalhes então dados a pincel? Já agora, estes detalhes, se estivermos a usar tinta acrilica da Tamiya, aconselhas diluir ou usar directamente?

Obrigado!

Abraço,

zasKas

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Primeiro Kit

Post by borntobedevil » Mon Mar 01, 2010 1:27 pm

Zaskas, se tiveres disponibilidade financeira para o fazer será melhor, mas se tens disponibilidade para isso, ao fim de meia duzia de kit's já terias €€€ para comprar um aerógrafo, que é o ideal.

Quanto a diluição das tintas Tamiya, espera que alguém que as use te diga, pois eu utilizo Vallejo.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

josecam
Posts: 550
Joined: Thu Mar 22, 2007 3:11 pm
Location: Ponta Delgada

Re: Primeiro Kit

Post by josecam » Mon Mar 01, 2010 2:26 pm

Tintas Tamiya acrilicas pode-se diluir com agua.

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Primeiro Kit

Post by baraka » Mon Mar 01, 2010 2:34 pm

Eu uso tintas Tamiya, normalmente sem ser diluídas, mas também já as diluí e o resultado é satisfatório. Mas sempre que as diluí foi com Álcool

zasKas
Posts: 8
Joined: Wed Feb 24, 2010 10:21 pm

Re: Primeiro Kit

Post by zasKas » Mon Mar 01, 2010 3:52 pm

borntobedevil wrote:Zaskas, se tiveres disponibilidade financeira para o fazer será melhor, mas se tens disponibilidade para isso, ao fim de meia duzia de kit's já terias €€€ para comprar um aerógrafo, que é o ideal.

Quanto a diluição das tintas Tamiya, espera que alguém que as use te diga, pois eu utilizo Vallejo.

Devil
josecam wrote:Tintas Tamiya acrilicas pode-se diluir com agua.
baraka wrote:Eu uso tintas Tamiya, normalmente sem ser diluídas, mas também já as diluí e o resultado é satisfatório. Mas sempre que as diluí foi com Álcool
Obrigado a todos pelas respostas!

Para já creio que vou apostar em mais 2/3 sprays além da cor da corraçaria, uma vez que se trata de um primeiro kit e como tal nunca se sabe se a chamada "tesão do mijo" continua vivinha depois da primeira experiência :D......se assim for logo se parte para o aerografo....

Abr,

zasKas

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Primeiro Kit

Post by art » Mon Mar 01, 2010 4:08 pm

As tintas Tamiya podem ser diluídas numa percentagem de 50/50 de álcool e água

Art

User avatar
Vítor
Posts: 392
Joined: Mon Feb 16, 2004 7:01 pm
Location: Alcabideche/Estoril/Lisboa
Contact:

Re: Primeiro Kit

Post by Vítor » Sat Mar 06, 2010 9:55 pm

Parabéns pelo bom gosto, tanto nos carros, como por ser modelista :D
Quanto às ferramentas, sempre usei um canivete suiço como moleta para tudo! :)
No entanto hoje me dia há muitas promoções de material de precisão numa superficie comercial que começa por L e acaba em L, e no meio tem ID... :D
Comprei há coisa de uma semana um conjunto de limas e bisturis de diversos tamanhos, fica atento...
Já agora, como dica, assim que te sentires mais à vontade com os modelos, passa para os da TAMIYA, em minha opinião, são os que têm melhor concepção.
Agora, mãos à obra e sempre que precisares de ajuda não exites.... coloca aqui no forum ou manda um mensagem para a malta

Post Reply