Novo Porsche RSR 934

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
User avatar
jpinho
Posts: 431
Joined: Mon Aug 16, 2004 7:37 pm
Location: Lisboa

Re: Novo Porsche RSR 934

Post by jpinho » Wed Apr 03, 2013 3:37 pm

Já recebi o Tamiya 1/24.
Não se trata propriamente de um "downsising" do modelo 1/12, que também tenho e com que já comparei.
O que e certo é não haver comparação possível com o Esci/Heller. A nivel de pormenores está milhas à frente.
Tem um pormenor que nem os Esci/Heller nem o 1/12 traziam : a "goteira", desde a base do pilar A até ao início da tampa do motor ...
Traz inclusivamente PE's para as grelhas e radiadores. Só se esqueceram das fivelas dos cintos, pois estes são fornecidos em decalcomanias. Estas são muito semelhantes às da Esci, que, neste caso, trazia duas decorações (vaillant e jagermaister)
No entanto, para a época, o Esci era muito bom...
Assim que possa ponho fotos.

Abraço
Jorge Pinho

Errar é humano, persistir no erro é americano...

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Novo Porsche RSR 934

Post by Rally24 » Wed Apr 03, 2013 4:30 pm

Jorge,

Obrigado pela "review", este modelo vai dar para fazer alguns Porsche de rally muito interessantes. :D

Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

User avatar
jpinho
Posts: 431
Joined: Mon Aug 16, 2004 7:37 pm
Location: Lisboa

Re: Novo Porsche RSR 934

Post by jpinho » Wed Apr 03, 2013 7:23 pm

Já agora, na continuação do meu post e do Pedro Gomes, e após uma mais aturada análise e comparação entre os 3 modelos que tenho em meu poder (Esci, Esci/Heller e Tamiya) -

- As dimensões das carroçarias dos modelos Esci/Heller e Tamiya são precisamente as mesmas, o que é bom sinal;
- Como já referi no post anterior, o modelo Tamiya traz marcadas as "goteiras" entre a bases dos pilares A e os cantos superiores do capot do motor, inexistentes nos Esci/Heller (nos modelos Esci/Heller resolvi o problema colando um fio de plástico estirado nessa posição);
- O modelo Esci/Heller não tem vidros laterais, nem mesmo os triângulos dianteiros, obrigando à sua confeção em acetado. O modelo Tamiya tem vidros laterais completos;
- Para os carros de rallye, vai ser necessário um banco extra (ou duas nova baquets de resina), pois ao contrário do Esci/Heller, o Tamiya só traz um banco;
- O interior do Esci/Heller, pela sua construção, talvez seja um pouco mais fiel ao modelo real;
- O modelo Tamiya tem todos os radiadores dianteiros, inclusivamente com frentes PE, enquanto o Esci/Heller só tem os radiadores laterais e numa posição não 100% correta;
- O modelo da Tamiya tem as grelhas do "avental" dianteiro, correspondentes aos radiaores em PE, enquanto o Esci trazia uma rede de nylon para cortar e aplicar (no caso do Heller as grelhas vêm mesmo fechadas ...obrigando a cirurgia);
- O modelo da Tamiya tem o radiador do spoiler traseiro, enquanto o Esci/Heller só tem uma grelha;
- O pormenor das frestas de saída de ar, deliciosas no modelo Esci/Heller, mesmo sendo um pouco em sobrescala, não existe no Tamiya, sendo feito com uma decalcomania;
Image1.jpg
Image1.jpg (57.14 KiB) Viewed 9351 times
- A parte inferior do Modelo Tamiya é um bom bocado mais pormenorizada, com bastantes mais peças soltas que, no caso do Esci/Heller, são apenas moldadas em relevo;
- O modelo Tamiya tem vidros para os piscas dianteiros, enquanto o Esci/Heller tem apenas marcação para pintar.
- As jantes do modelo Tamiya são abertas, como as do modelo Esci, embora de construção diferente, que me parece resultarem melhor no Tamiya. Já as do modelo Heller, são apenas com marcação em relevo, não sendo possível ver os discos de travão à transparência.
- Os pneus do modelo Tamiya são bastante superiores aos do modelo Esci/Heller, pois são muito mais "rubberlike";
- O modelo Tamiya traz os fechos dos capots em PE, enquanto o modelo Esci/Heller nem os tem marcados;
- Infelizmente para qualquer dos modelos são necessários cintos de segurança, pois não trazem acessórios para estes. No caso do modelo Tamiya, traz os "famigerados" cintos em decalcomania, logo para deitar fora;
- No conjunto geral, há mais marcas de molde a eliminar no modelo Esci/Heller do que no modelo Tamiya.

Em resumo, o Tamiya é um modelo "moderno", considero que muito mais fácil de construir, enquanto o Esci/Heller (embora o Heller ainda seja comercializado) é um modelo com largas dezenas de anos. Mesmo assim, e com algum trabalho, é um excelente modelo para qualquer vitrine e poderá, com alguma paciência e trabalho, sem dúvida ombrear com o novo modelo.

Abraço
Jorge Pinho

Errar é humano, persistir no erro é americano...

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Novo Porsche RSR 934

Post by Pedro Miguel Costa » Fri May 03, 2013 10:53 am

Boas

Ainda não conheço o modelo em questão ,mas seja o esci ou tamiya não me parece que seja o melhor para fazer o 911 sc de rally

Estes 934 são demasiado largos para as versões de rally ,isto na minha opinião ,eles são carrocarias do 911 turbo (largas quer á frente quer a trás)e ainda por cima levam com mais uns alargamentos o que dá este aspecto brutal ao carro ,mas que na verdade é demais para as versões de rally

Os sc são carrocarias do 911 (estreitas) mas nas quais são aplicadas alargamentos de modo a ficarem com as dimensões parecidas com o 911 turbo

A versão do Alméras gitanes tem os alargamentos simulados na carroçaria ,o carro não passa de uma versão larga na qual foi pintada os falsos alargamentos

As versões 911 sc e a 911 turbo não são muito diferentes entre si nas dimensões ,mas entre elas e o 934 já há muita diferença

Atenção que faz um modelo bonito do 911 sc mas com muitos esteroides

Comps

Pedro Costa

User avatar
julio.esteves
Posts: 126
Joined: Sun Oct 07, 2012 11:21 am

Re: Novo Porsche RSR 934

Post by julio.esteves » Fri May 03, 2013 6:04 pm

E este:

Image

Acho que este kit vai dar para fazer este modelo na perfeição.

Julio

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Novo Porsche RSR 934

Post by Pedro Miguel Costa » Fri May 03, 2013 7:04 pm

na minha opinião fica um modelo largo demais

repara que o sc tem os guarda lamas flat,s e o 934 já os tem bojudos e a juntar a tudo isto mais uns alargamentos

é esse mesmo que estou a fazer e comprei um esci para servir de base mas voltei ao fujimi porque me parece depois de levar os alargamentos ficar mais parecido com o modelo real

penso também que o spoiler dianteiro no 934 é mais alto que no sc ,o que eu quero dizer é que no 934 fica mais junto ao chão

pode ser feito até porque de aspecto eles são muito parecidos embora o volume dos mesmos seja diferente

quando poder posto fotos do que tenho andado a fazer nos porsche

User avatar
julio.esteves
Posts: 126
Joined: Sun Oct 07, 2012 11:21 am

Re: Novo Porsche RSR 934

Post by julio.esteves » Fri May 03, 2013 7:14 pm

Obrigado pela resposta.

Assim fiquei mais elucidado, nada como falar com quem conhece e sabe.

Bom fim de semana.

Julio Esteves

Post Reply