Já agora, na continuação do meu post e do Pedro Gomes, e após uma mais aturada análise e comparação entre os 3 modelos que tenho em meu poder (Esci, Esci/Heller e Tamiya) -
- As dimensões das carroçarias dos modelos Esci/Heller e Tamiya são precisamente as mesmas, o que é bom sinal;
- Como já referi no post anterior, o modelo Tamiya traz marcadas as "goteiras" entre a bases dos pilares A e os cantos superiores do capot do motor, inexistentes nos Esci/Heller (nos modelos Esci/Heller resolvi o problema colando um fio de plástico estirado nessa posição);
- O modelo Esci/Heller não tem vidros laterais, nem mesmo os triângulos dianteiros, obrigando à sua confeção em acetado. O modelo Tamiya tem vidros laterais completos;
- Para os carros de rallye, vai ser necessário um banco extra (ou duas nova baquets de resina), pois ao contrário do Esci/Heller, o Tamiya só traz um banco;
- O interior do Esci/Heller, pela sua construção, talvez seja um pouco mais fiel ao modelo real;
- O modelo Tamiya tem todos os radiadores dianteiros, inclusivamente com frentes PE, enquanto o Esci/Heller só tem os radiadores laterais e numa posição não 100% correta;
- O modelo da Tamiya tem as grelhas do "avental" dianteiro, correspondentes aos radiaores em PE, enquanto o Esci trazia uma rede de nylon para cortar e aplicar (no caso do Heller as grelhas vêm mesmo fechadas ...obrigando a cirurgia);
- O modelo da Tamiya tem o radiador do spoiler traseiro, enquanto o Esci/Heller só tem uma grelha;
- O pormenor das frestas de saída de ar, deliciosas no modelo Esci/Heller, mesmo sendo um pouco em sobrescala, não existe no Tamiya, sendo feito com uma decalcomania;
- Image1.jpg (57.14 KiB) Viewed 9534 times
- A parte inferior do Modelo Tamiya é um bom bocado mais pormenorizada, com bastantes mais peças soltas que, no caso do Esci/Heller, são apenas moldadas em relevo;
- O modelo Tamiya tem vidros para os piscas dianteiros, enquanto o Esci/Heller tem apenas marcação para pintar.
- As jantes do modelo Tamiya são abertas, como as do modelo Esci, embora de construção diferente, que me parece resultarem melhor no Tamiya. Já as do modelo Heller, são apenas com marcação em relevo, não sendo possível ver os discos de travão à transparência.
- Os pneus do modelo Tamiya são bastante superiores aos do modelo Esci/Heller, pois são muito mais "rubberlike";
- O modelo Tamiya traz os fechos dos capots em PE, enquanto o modelo Esci/Heller nem os tem marcados;
- Infelizmente para qualquer dos modelos são necessários cintos de segurança, pois não trazem acessórios para estes. No caso do modelo Tamiya, traz os "famigerados" cintos em decalcomania, logo para deitar fora;
- No conjunto geral, há mais marcas de molde a eliminar no modelo Esci/Heller do que no modelo Tamiya.
Em resumo, o Tamiya é um modelo "moderno", considero que muito mais fácil de construir, enquanto o Esci/Heller (embora o Heller ainda seja comercializado) é um modelo com largas dezenas de anos. Mesmo assim, e com algum trabalho, é um excelente modelo para qualquer vitrine e poderá, com alguma paciência e trabalho, sem dúvida ombrear com o novo modelo.
Abraço