FAQs - frequently asked questions

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Sep 02, 2004 8:30 pm

Primeiro pinto e depois colo? Ou vice-versa?
Visita este tópico: viewtopic.php?t=56

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Sep 02, 2004 8:30 pm

Como é que eu aplico decalques?
Os decalques variam muito de fabricante para fabricante, e muitos decalques assentam facilmente em painéis lisos. Para painéis curvos e/ou angulares, vão beneficiar muito com soluções amolecedores, como o MicroSol. Isto vai fazer com que qualquer decalque se conforme à superfície, mas só deverá ser aplicado uma vez que o decalque estiver no sítio, porque partirá se for tocado depois da aplicação do MicroSol. O decalque pode enrugar enquanto estiver húmido, mas seca direito e lisinho.
Corta o decalque da folha, rentinho ao desenho para eliminar o papel transparente à volta. Mergulha o decalque em água morna com uma gota de lava-louça dentro, e depois deixa o decalque repousar. Assim que o decalque deslize sem esforço no papel, posiciona-o junto do modelo e desliza-o para a posição pretendida, previamente molhada com uma gota de água, ou MicroSol. Depois, com um pano molhado, e segurando uma ponta do decalque com outro pano, cuidadosamente remove a água e bolhas que estão debaixo do decalque. Faz isto do centro para fora.
Um decalque numa superfície irregular pode ser melhor aplicado com a ajuda de um pano quente, ou com um secador de cabelo. No entanto, deves ter muito cuidado com estes métodos, para evitar a secagem do decalque ou a deslocação deste.

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Sep 02, 2004 8:30 pm

Como é que eu pinto os frisos das janelas dos carros?
Vai aqui: viewtopic.php?t=358

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Sep 02, 2004 8:30 pm

Como é que eu pinto a parte preta no interior dos vidros?
O melhor efeito será através do spray de preto semi-mate por cima de fita Tamiya incluída em muitos modelos. Aplica a máscara nos vidros (previamente limpos), e pressiona bem os cantos com um palito, ou com a unha, depois aplica uma demão muito leve sobre a área, deixa secar por 5min. Isto previne que a tinta escorra por baixo da máscara. Depois aplica outras 2 demãos, com 10min de intervalo. Retira a máscara em 30min para evitar que a tinta seque e levante com a fita.
Para veres uma alternativa, vai aqui: viewtopic.php?t=117

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Sep 02, 2004 8:31 pm

O que é o verniz e para que serve?
Vital para cores metalizadas e opcional para cores sólidas, o verniz é uma camada transparente de tinta que pode ser polida até ficar com um brilho excepcional. É uma óptima maneira de selar e proteger os decalques dos carros de corrida, mas muitas vezes ataca-os e por isso deve ter-se muito cuidado.
Aqui tens alguns tópicos sobre este assunto:
ftopic100.html
ftopic256.html
viewtopic.php?t=118

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Sep 02, 2004 8:31 pm

Como é que eu dou polimento à carroçaria de um modelo?
Visita este tópico: viewtopic.php?t=126

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Sep 02, 2004 8:31 pm

Como é que eu tiro a tinta de um modelo?
Visita este tópico: ftopic1773.html
Last edited by Petter on Tue Jul 12, 2005 7:40 pm, edited 1 time in total.

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Sep 02, 2004 8:31 pm

Como é que posso evitar o pó de cair em tinta fresca?
Podes por o modelo numa caixa de sapatos, tupperware, microondas (velho: D)... Se mesmo assim a tinta ficar com algum lixo, tens mesmo de lixar. Com lixa d'água 1500, e muita água, dá uma lixadela no sítio onde tem o lixo. Se trabalhares com paciência e cuidado, podes evitar um repintura completa.

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Sep 02, 2004 8:32 pm

Como é que eu consigo o efeito cromado?
Visita estes tópicos:
viewtopic.php?t=64
viewtopic.php?t=528

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Sep 02, 2004 8:32 pm

Que tipo de aerógrafo devo comprar?
Visita este tópico: viewtopic.php?t=205

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Sep 02, 2004 8:33 pm

Devo mesmo usar aerógrafo?
Não, não precisas de comprar um se tiveres acesso a latas de spray. A variedade de cores disponível em latas de spray é fantástica!
Só não pintes a carroçaria a pincel!!!:D

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Sep 02, 2004 8:33 pm

Porque é que um aerógrafo é melhor que uma lata de spray?
Bem, não é necessariamente melhor, é apenas diferente...

Latas:
Prós - Fácil, fácil e mais fácil!
Contras - Não podes fazer as tuas próprias misturas de cores, e não podes ajustar o padrão de spray.

Aerógrafos:
Prós - Podes usar qualquer cor que encontres, podes ajustar o fluxo do ar e da tinta.
Contras - Deve ser limpo após cada uso, e está dependente de uma fonte de ar, e podes ter de re-encher para grandes trabalhos.

Fontes de ar: compressores ou latas de ar comprimido
-Compressores são caros (€100+), mas nunca mais acabam. São um investimento a longo prazo
-Latas de ar comprimido: são baratas, mas só duram para 3-6 modelos
Last edited by Petter on Tue Jul 12, 2005 7:43 pm, edited 1 time in total.

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Sep 02, 2004 8:33 pm

O que é que eu posso fazer para detalhar mais os meus modelos?
Há muitas partes extra que podes comprar, como jantes, ailerons, decalques, etc. Se procuras maneiras de detalhar os teus modelos com materiais "de casa", visita esta página com dicas: http://www.interlog.com/~ask/scale/tips/tips.htm

Locked