Page 1 of 1

1999-2015 15 anos de Clube de Modelismo

Posted: Wed Jan 28, 2015 1:42 am
by ProfeSM
Pois é verdade este ano letivo comemoramos 15 anos de atividade ininterrupta de Clube de Modelismo na Escola Básica Mário Beirão de Beja.

Iniciamos o projecto com a constituição de um clube extra-curricular todas as quartas-feiras entre as 14.30h e as 16.00h, em 1999 com 25 alunos, e hoje com 14 alunos inscritos. Desde 1999 passaram pelo clube perto de 150 novos modelistas que tiveram a oportunidade de desenvolver este hobby no espaço escolar, que saiba continuamos a ser o único Clube de Modelismo a funcionar numa escola do país.
Todos vós nos conhecem da participação em eventos de modelismo e aqui vos deixo uma foto interessante com o Zé Vilhena (mais conhecido por Zézuca hoje um adulto e pai de família, mas que voltou a deitar as garras ao plástico) e o Pedro o último aluno a inscrever-se no Clube, quando o Zé começou ainda o mais novo elemento do Clube não era nascido…
Ao longo dos anos tentei várias vezes tentar passar a palavra e motivar outros colegas como o Sérgio Pais a fazerem o mesmo noutras escolas do país.

A ideia sempre foi tentar dar as primeiras luzes sobre o modelismo, iniciando os moços na pintura e construção de modelos, desde sempre todo o material foi disponibilizado aos alunos. Hoje devido às doações que temos recebido de diferentes modelistas por todo o país até os kits são fornecidos pelo Clube.

Em 15 anos muito mudou, principalmente a quantidade enorme de possibilidade de distracção que os miúdos têm, com consolas, novos clubes de outras atividades na escola, e as dificuldades de concentração e paciência dos jovens de hoje. No entanto o entusiasmo continua e quando recebem o seu primeiro modelo os moços ainda lhes desperta a pica para os acabarem e estão sempre a pedir-me mais horas de Clube e novos kits.

O modelismo também mudou, praticamente deixámos de ver as categorias dos jovens com mais modelos para além dos de Beja, o que é triste, de certa forma parece que o modelismo se transformou num hobby de adultos e isso nota-se nas exposições e nas caras que são sempre as mesmas.

Infelizmente não podemos estar em mais exposições, dado que as deslocações são pagas por minha conta e já nem é possível fazer deslocações com os alunos pois os encargos de viagens são incomportáveis, mesmo com o apoio da AMBA, já lá vai o tempo em que íamos de autocarro para o Modeltróia e Modelscala ou estávamos presentes com caixas que chegavam aos 78 kits!!!

A grande dificuldade do Clube têm sido em dar continuidade ao trabalho dos alunos para a fase adulta, desapareceram as lojas e salvo raras excepções como o Zézuca os mais velhos não asseguram a continuidade.

Mesmo assim promovemos 3 workshops internos na Escola, participamos nas exposições que podemos, na Ovibeja, no Festival de BD de Beja, no dia da Base Aberta nº 11 e já organizámos 3 edições do BEJAMODELSHOW.

Fundamental tem sido o apoio da AMBA, como apoio do trabalho dos moços em particular o apoio do João Calado.

Quanto mais tempo por cá ficaremos? não sei, no entanto enquanto existir vontade todas as Quartas-feiras na Sala 3 da Escola Mário Beirão de Beja se continuará a fazer modelismo.

Agradecimentos nestes 15 anos a todas as Associações, Clubes e Modelistas que nos apoiaram e aos diferentes Diretores e Conselhos Executivos que possibilitaram a nossa existência.

A todos em meu nome e dos alunos do Clube de Modelismo da Escola Básica Mário Beirão de Beja um grande abraço e obrigado.

De Beja ProfeSM ou melhor o Professor Simão Matos.

Deixo-vos algumas imagens destes 15 anos.

Re: 1999-2015 15 anos de Clube de Modelismo

Posted: Wed Jan 28, 2015 1:48 am
by ProfeSM
E mais estas...

Re: 1999-2015 15 anos de Clube de Modelismo

Posted: Wed Jan 28, 2015 1:53 am
by ProfeSM
As finais e fica também o link para o video de apresentação que está no youtube, já é velhote mas ainda serve de divulgação.

https://www.youtube.com/watch?v=RCtrHZJSufM" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços e todos de Beja

ProfeSM.

Re: 1999-2015 15 anos de Clube de Modelismo

Posted: Sat Jan 31, 2015 3:08 pm
by João Canas
Amigo Simão, muitos parabéns ao Clube!!
Venham mais 15!

Grande abraço

Re: 1999-2015 15 anos de Clube de Modelismo

Posted: Sat Jan 31, 2015 3:29 pm
by alvarol
Parabéns caro Simão!... 15 anos de dedicação à "causa" modelística é obra. :)

Se os tempos mudaram,e creio poder dizer que foi para todos, o modelismo, e a nossa disponibilidade para ele (não só financeira) terá abrandado nestes tempos dificeis que atravessamos, mas isso não deverá apagar o nosso entusiasmo por este hobby, melhores dias virão. Entretanto... já plantaste a semente do modelismo em muíto Jovem deste País, e por isso, todos te estaremos muíto agradecidos.

Obrigado pelas fotos. Vamo-nos encontrando, nem que seja uma vez por ano, no Modelscala. :D

Re: 1999-2015 15 anos de Clube de Modelismo

Posted: Tue Feb 03, 2015 12:58 am
by Bucov
Hajam forças para conseguir levar este projecto adiante por mais anos!!! Muitos parabéns.

Abraço

Re: 1999-2015 15 anos de Clube de Modelismo

Posted: Sat Feb 07, 2015 1:45 pm
by Lagas
Muitos parabéns por estes 15 anos e desejos-vos o maior sucesso na continuação deste mesmo projeto. =D>

E sim deveriam haver mais escolas a aderir a esta iniciativa :)