Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Mostra aqui os teus projectos finalizados
Post Reply
psousa77
Posts: 35
Joined: Tue Jun 10, 2008 9:01 pm

Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Post by psousa77 » Mon Aug 18, 2008 1:41 pm

Esta modificação já tem 2 anos, miniatura Siku, Mercedes-Benz 0405N para as cores da Rodoviária Nacional, Centro Operacional de Caneças, frota nº L659 com bandeira 227 Vale Grande.

Tive de redimensionar as fotos para 800x600 ... Espero que tenham gostado

Lateral frente
Image

Lateral frente de cima
Image

Lateral traseira de cima
Image

Lateral do condutor
Image

E por fim o autocarro original em tamanho real
Image
Image
Rodoviária Nacional... o inicio da minha paixão por autocarros e miniaturas

JoaoPtuga
Posts: 66
Joined: Sun Aug 17, 2008 12:15 pm

Re: Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Post by JoaoPtuga » Mon Aug 18, 2008 7:31 pm

Está lindo. grande pintura. podes por umas fotos do interior sff?

Continuação de um bom trabalho:

João Pedro
"Ide mais além que puderdes"
ENIDH

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Post by art » Sun Aug 24, 2008 6:17 pm

Projecto interessante, sem dúvida.

O único reparo a fazer é a questão dos faróis, pouco realistas.

De resto, um modelo bem vistoso

Art

psousa77
Posts: 35
Joined: Tue Jun 10, 2008 9:01 pm

Re: Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Post by psousa77 » Sun Aug 24, 2008 6:53 pm

JoaoPtuga wrote:Está lindo. grande pintura. podes por umas fotos do interior sff?

Continuação de um bom trabalho:

João Pedro
João,

Esta foi uma das minhas primeiras modificações, o interior não alterei
Image
Rodoviária Nacional... o inicio da minha paixão por autocarros e miniaturas

psousa77
Posts: 35
Joined: Tue Jun 10, 2008 9:01 pm

Re: Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Post by psousa77 » Sun Aug 24, 2008 6:55 pm

art wrote:Projecto interessante, sem dúvida.

O único reparo a fazer é a questão dos faróis, pouco realistas.

De resto, um modelo bem vistoso

Art
Art

O autocarro foi a primeira cobaia no aerografo, ainda estava a apnhar o geito das pinturas
Image
Rodoviária Nacional... o inicio da minha paixão por autocarros e miniaturas

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Post by Pedro Miguel Costa » Tue Aug 26, 2008 1:12 am

Boas
Para primeira experiencia com aerografo não está nada mal
Gosto do resultado final,se bem que os interiores estão um pouco pobres e a historia dos farois tambem não ajuda
Desculpa a minha ignorancia,mas que escala é esta
Um abraço

psousa77
Posts: 35
Joined: Tue Jun 10, 2008 9:01 pm

Re: Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Post by psousa77 » Tue Aug 26, 2008 10:08 am

Pedro

É uma miniatura da Siku na escala 1:55
Image
Rodoviária Nacional... o inicio da minha paixão por autocarros e miniaturas

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Post by art » Tue Aug 26, 2008 11:04 am

Tem piada o Sousa ser um adepto dos autocarros.

Isso lembra-me uma história:

Há muitos anos, estava eu a iniciar o meu curso de Arquitectura, fazia parte do meu grupo de trabalho um grande amigo, que me "contagiou" com o bichinho dos transportes públicos. Fui sócio fundador da APAC (Associação Portuguesa dos Amigos dos Comboios - aqueles que tinham aquela zona impecável no Modelscala 2007), só que nunca paguei as quotas :D :D :D . Esse meu colega foi - não sei se ainda é - Presidente da APAC, durante muito tempo.
Havia uma associação inglesa de "doidinhos" por transportes públicos, que trocou connosco informações essenciais para a compreensão da história dos transportes públicos em Portugal (claro, todo o nosso material era, essencialmente, Inglês. Sabiam que os "boggies" dos eléctricos tugas tradicionais são de 1908? E ainda andam na perfeição! Não são japoneses :twisted: )

Por exemplo, eles sabiam mais sobre os autocarros Ingleses que detínhamos na altura (ainda eram pintados a verde) do que nós próprios.
Dos autocarros 201 e 202, que foram mostrados na famosa exposição salazarista de 1940, na zona de Belém - sendo que o 202 me levou, muitas vezes, a Sete Rios, comprar o jornal para o meu pai. Sei que era esse, pois era o único com volante à direita e entrada ao contrário :D . Isto em 1970/71.

Ora bem, o desafio por eles lançado era o de nós lhes enviarmos todas as informações possíveis sobre os autocarros "novos" - os "laranjas" - que se encontravam ao serviço da Carris, em Lisboa.
Pois bem, fomos à Câmara Municipal, chegámos a falar com o Presidente (filho do escritor Aquilino Ribeiro), mas, para nosso espanto, NINGUÉM tinha informações sobre NADA!!!
Ninguém nos sabia dar nem os números das matrículas, pensando que éramos malucos em nos preocuparmos com isso.

Assim, durante cerca de dois anos, tivémos de andar, LITERALMENTE, a apanhar TODOS os autocarros Volvo das séries 1000, 1100 e 1200 (a 1300 apareceu por essa altura) e os M.A.N. da série 2000. Assim, pudémos entrar e confirmar todas as ligeiras alterações feitas aos veículos.

Quando surgiu a série 1400 fizémos a mesma coisa, inclusivamente, quando dois autocarros dessa série foram a pintar com patrocínios, notámos que lhes trocaram os números na "estufa"!!! Comunicámos por carta à Carris e o erro foi corrigido uns tempos depois.

Pronto, aqui fica a notícia dessa saga. Uma maluquice como qualquer outra :D

Art

psousa77
Posts: 35
Joined: Tue Jun 10, 2008 9:01 pm

Re: Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Post by psousa77 » Tue Aug 26, 2008 11:37 am

Art

Sou fanático por autocarros desde pequeno, +/- com 7 anos que comecei a gostar deste meio de transporte.

Os ingleses que referes são da AEC Society (salvo erro), como deves saber eles são doidos pela AEC, Leyland, GUY e por outras marcas de autocarros ingleses que circularam em Portugal.

Quanto á tua história eu acrescento ainda mais, a própria carris naquele tempo não tinha uma frota organizada nos registos da empresa. Até hoje não sabem ao certo em que ano entrou ao serviço o 1º autocarro na carris.

Já agora, sou membro da Amibus (Associação dos Amigos dos Autocarros) e já tivemos vários passeios de autocarros da AEC construídos na UTIC com os senhores ingleses no norte e no sul do pais.
Image
Rodoviária Nacional... o inicio da minha paixão por autocarros e miniaturas

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Post by art » Tue Aug 26, 2008 11:58 am

OK, coincidências... :D

Resta acrescentar que o pedido dos "bifes" (já não me lembro se é a associação a que te referes) foi feito nos idos de 1976/77.

Abraço

Art

psousa77
Posts: 35
Joined: Tue Jun 10, 2008 9:01 pm

Re: Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Post by psousa77 » Tue Aug 26, 2008 12:52 pm

São eles que têm as melhores fotos e registos de autocarros dos anos 60, 70 e 80
Image
Rodoviária Nacional... o inicio da minha paixão por autocarros e miniaturas

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Post by art » Tue Aug 26, 2008 3:00 pm

Sim, a Roubalheira Nacional. Nunca nos abalançámos a essa, pois o lote de marcas e modelos era vastíssimo. E abarcava todo o País.
Mercê das queridas nacionalizações, eles ficaram de posse de autocarros muito díspares, provenientes das diversas empresas que "abarbataram"

Mas deve ser giro fazer a história disso, tentando abarcar tudo.

Art

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Modificação Autocarro MB 0405N = Rodoviária de Lisboa

Post by alvarol » Wed Aug 27, 2008 8:35 pm

É uma boa noticia haver alguém adepto de autocarros e eventualmente camiões também? neste fórum, também eu o sou, em especial das marcas inglesas, como os AEC e não esquecendo os Dennis de combate ao fogo, não posso dizer que seja um grande conhecedor mas tenho uma colecção de fotos sacadas na net (bem vasta e diversa) de tudo o que seja antigos camiões de reboque, veículos de bombeiros, de carga e acima de tudo autocarros.

Em relação a este modelo, acho engraçada a iniciativa, quanto ao resultado vê-se que ainda falta um pouco de "traquejo" nos acabamentos, e isso só vem com o tempo! por isso só o posso incentivar para de futuro poder ver aqui mais modelos seus.

Os meus parabéns por este! :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

Post Reply