Bentley Blower

Mostra aqui os teus projectos finalizados
Aldo Carvalho
Posts: 153
Joined: Sat May 10, 2008 7:21 pm

Bentley Blower

Post by Aldo Carvalho » Tue Sep 23, 2008 10:34 pm

Mais um kit de masoquista que eu terminei - Heller escala 1/24. Esse carro é mais conhecido com paralamas e faróis, mas eu optei por algo mais esportivo, como na foto abaixo

Image

Obrigado pela atenção
Aldo

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Bentley Blower

Post by borntobedevil » Tue Sep 23, 2008 10:43 pm

Contigo é facil tornar-me repetitivo... como sempre impecavel! :D

Mas desta vez tenho dois reparos, se ue tivesse os teus dotes de modelista tinha substituido as correias do capô por umas mais realistas e a jantes também tem os raios demasiado grossos.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Bentley Blower

Post by JMCARC1 » Wed Sep 24, 2008 12:11 am

Aldo,

Mais um "job as usual", para não estar sempre a dizer o mesmo eh, eh. Acho que conseguiste captar bem a essência deste período, e o modelo sem os guarda-lamas remete para um época em que os modelos iam pelos seus meios (e algumas vezes com bagagem até) para o local das provas.

No entanto penso que poderias ter substituído as correias por couro (como disse o Devil) e talvez uma aguada mais forte na parte dianteira do motor (penso que é o motor de arranque, à frente do radiador), de forma a acentuar os relevos e aumentar o dramatismo em relação ao resto do modelo.

Qt aos raios, sabendo as tuas opções em termos de alterações, não vou dizer nada.

Parabéns.

João

User avatar
lupisenna
Posts: 216
Joined: Tue May 20, 2008 7:51 pm

Re: Bentley Blower

Post by lupisenna » Wed Sep 24, 2008 12:33 am

Olá Aldo,
está um trabalho muito bom! É pena realmente não ter feito os cintos do capot... as fotos a preto e branco dão-lhe um grande realismo!
este é um carro de que gosto particularmente, mas que me intriga bastante! Isto porque já vi uma miniatura da Minichamps, à escala 1/18 e a pintura da carroceria (à excepção do capot do motor) é num verde baço, nas fotografias do carro real também se nota que é baça. A minha dúvida é a seguinte: seria a carroceria pintada ou forrada em cabedal verde?
Um grande abraço,
Sérgio
Attachments
45-10[1].jpg
45-10[1].jpg (32.55 KiB) Viewed 6408 times

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Bentley Blower

Post by JMCARC1 » Wed Sep 24, 2008 9:25 am

lupisenna wrote:este é um carro de que gosto particularmente, mas que me intriga bastante! Isto porque já vi uma miniatura da Minichamps, à escala 1/18 e a pintura da carroceria (à excepção do capot do motor) é num verde baço, nas fotografias do carro real também se nota que é baça. A minha dúvida é a seguinte: seria a carroceria pintada ou forrada em cabedal verde?
Sérgio,

Este modelo, como os restantes exemplares de competição deste período eram pintado a pinta liquida. No entanto, não havia preocupações com a qualidade do acabamento, uma vez que a tonalidade apenas servia para proteger a chapa e, principalmente, para indicar a origem geográfica do piloto ou da inscrição do carro. Era vulgar os carros serem pintados nas boxes após os treinos, à trincha, e apresentarem-se nas grelhas de partida ainda "frescos". Assim, a tinta é quase sempre baça e texturada, podendo dar a ideia de que se trata de outro material. Este fenómeno passa-se tb com os Alfa e muito Bugattis.

Qd este belos automóveis começaram a ser revalorizados com a "febre" de coleccionismo moderna, os restauradores pintaram-nos com é comum hoje em dia, ou seja, brilhantes, polidos e impecáveis. E é essa a imagem que nos passou.

João

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Bentley Blower

Post by borntobedevil » Wed Sep 24, 2008 10:15 am

Escreveu a nossa enciclopédia... :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Bentley Blower

Post by Pedro Miguel Costa » Wed Sep 24, 2008 10:23 am

Ola,Aldo
Mais um modelo,bem construido,como todos os outros ,com os quais nos tens brindado
Fica porreiro,sem farois e sem guarda lamas
Parabens
Um abraço


PS.João, essa peça não é o motor de arranque,mas sim um supercharger, http://opc.mr2oc.com/online_parts_catal ... harger.GIF

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Bentley Blower

Post by Adolfo » Wed Sep 24, 2008 10:37 am

Maravilhoso, então com as fotos a P/b fica 5 estrelas
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Bentley Blower

Post by alvarol » Wed Sep 24, 2008 10:41 am

Bons dias Pessoal!...

Na verdade a secção traseira destes bentley Blower era feita de uma estrutura de madeira, sobre a qual era aplicada e colada tela bem tensionada (uma técnica derivada da aeronáutica e corrente nesta época ) daí o aspecto baço da pintura pois sendo tela, esta absorvia a reflectividade da tinta, a opção desta técnica justifica-se pela disponibilidade do "know-how" dos fabricantes de carroçarias de então, que sabiam que era uma solução bem leve e uma técnica que dominavam bem (havia muitas carroçarias construidas desta forma, inclusivamente um Bentley que pertence a um primo meu, já da década de 40 ainda recorre a uma carroçaria com estrutura em madeira, embora recoberta com painéis de aluminio formados à mão.)

Quanto à peça saliente na frente do motor, pode induzir-nos em erro! não se trata de um motor de arranque, mas sim de um colossal compressor volumétrico Amherst Villiers Roots, era de facto este que dava o nome ao carro (Blower [soprador-compressor]) e que neste carro derrotou os míticos Mercedes SSK de Rudi Caracciola and Christian Werner (que também utilizavam compressores volumétricos), em 1929 ou 1930 se não me engano? Os Bentley sairam vitoriosos, pois os cavalos extra que os estes colossais compressores acrescentavam aos motores, comprometeram a fiabilidade dos Mercedes que acabaram por literalmente se desintegrarem.

Quanto ao kit, ele já é bem velhinho, mas tem o seu lugar e fica bem em qualquer colecção de Le-mans, apesar dos raios bem grossitos e do detalhe gravado directamente sobre as peças base!

Por isso parabéns e continua a expôr aqui as tuas peças, ok? :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Bentley Blower

Post by borntobedevil » Wed Sep 24, 2008 10:48 am

Uma das outras enciclopédias também escreveu :lol:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

Aldo Carvalho
Posts: 153
Joined: Sat May 10, 2008 7:21 pm

Re: Bentley Blower

Post by Aldo Carvalho » Wed Sep 24, 2008 12:17 pm

Muito obrigado aos amigos pela atenção e incentivo, sem contar todas as referências e comentários sobre o carro que foram postadas. Mais um detalhe incorreto da montagem que não chamou a atenção é o painel que deveria ser em alumínio com instrumentos escuros. São coisas que a gente faz e depois não encontra explicação :D
Abraços
Aldo

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Bentley Blower

Post by JMCARC1 » Wed Sep 24, 2008 12:19 pm

Upsss. Obrigado pelo esclarecimento. Não sabia que este Bentley era construído por esse método.
borntobedevil wrote:Escreveu a nossa enciclopédia... :D

Devil
Afinal, parece que sou apenas uma versão em fase de revisão :lol: :lol: :lol:

João

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Re: Bentley Blower

Post by ProfeSM » Wed Sep 24, 2008 8:57 pm

:D Boas Aldo
Mais um excelente trabalho, muitos parabéns.
As únicas questões tem a ver com as correias e com os raios, mas com estes só partindo para um trabalho de scratch como o que fez o joão, pois estes kits trazem uns raios demasiados grossos de origem.
Um abraço de Beja do ProfeSM.
Junto uma foto de um que vi no Museu de Beulieu, se ajudar a esclarecer a questão da traseira, ainda bem.
Attachments
Best Of 110.jpg
Best Of 110.jpg (147.51 KiB) Viewed 6282 times

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Re: Bentley Blower

Post by ProfeSM » Wed Sep 24, 2008 8:59 pm

:D Boas Aldo
Desculpa, outra vez a chatear, mas outra coisa que podes corrigir sem problema tem a ver com um certo brilho que os pneus tem, com uma rodagem do pneu numa dremel ele fica com um aspecto mais baço e perde o brilho que as borrachas de alguns kits como os da Revell trazem.
Mais um abraço do ProfeSM.

Aldo Carvalho
Posts: 153
Joined: Sat May 10, 2008 7:21 pm

Re: Bentley Blower

Post by Aldo Carvalho » Thu Sep 25, 2008 2:29 pm

Amigo ProfeSM, muito obrigado pela tua atenção e incentivo. Talvez se eu estivesse iniciando agora a montagem desse kit eu consideraria a opção de fazer o acabamento fôsco na carroceria, mas mantendo os paralamas para ter um contraste equilibrado com as partes brilhantes. Do contrario, numa versão aliviada como a que eu fiz, o carro ficaria com um aspecto militar um tanto estranho. Quanto aos pneus, também me incomoda o aspecto brilhante, mas talvez por se tratar de um kit fabricado há muito tempo, a superfície dos mesmos resultou viscosa e impossível de ser lixada. Recentemente, enfrentei o mesmo problema com um velho BMW também da Heller, mas nesse caso as rodas são cobertas e o defeito não se evidencia tanto. Outra dificuldade ao trabalhar com o Bentley foi o anormal ressecamento das peças que se tornaram muito mais frágeis e quebradiças do que os delgados perfis já fariam supor e daí a razão de eu ter qualificado o kit como adequado para modelistas masoquistas.
Um abraço
Aldo

Post Reply