Projecto MODEL ART 43: Citroën Solberg RP2009 4º

Mostra aqui os teus projectos finalizados
Post Reply
art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Projecto MODEL ART 43: Citroën Solberg RP2009 4º

Post by art » Wed Oct 28, 2009 6:43 am

Bom dia,

Por aqui, trabalha-se...
O meu neto não tem feito os TPC's, pois anda bastante ocupado a transformar brinquedos. Vai ter umas notas da treta, mas eles na escola têm de lhe dar aulas de apoio...

Ora bem, mais um terminado, com a receita costumeira: decalques "made in cá em casa", fotos com luz artificial (digo isto, pois já sei o que a casa gasta...), linhas fininhas (a parte de cima das portas foi pintada depois das fotos tiradas), etc.

Portem-se bem.

Art
Attachments
01.jpg
01.jpg (159.2 KiB) Viewed 4117 times
02.jpg
02.jpg (122.54 KiB) Viewed 4116 times
03.jpg
03.jpg (151.4 KiB) Viewed 4116 times
04.jpg
04.jpg (149.56 KiB) Viewed 4116 times

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Projecto MODEL ART 43: Citroën Solberg RP2009 4º

Post by Adolfo » Wed Oct 28, 2009 10:12 am

Mais um kit muito louco realmente em termos de produção és um "mestre" :)
Só uma pergunta, de lado a decoração do carro tens um grande "facha" preta com letras em cima a branco, isso é um decalque preto com as letras a branco ou é pintado de preto e depois metes as letras a branco?
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Projecto MODEL ART 43: Citroën Solberg RP2009 4º

Post by borntobedevil » Wed Oct 28, 2009 11:23 am

Não sei porque é que dizes ques as fotos são com luz artificial!!!!! Estão bem melhores que o costume!!!! :twisted:
O modelo é que está como costume, boa! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

josecam
Posts: 550
Joined: Thu Mar 22, 2007 3:11 pm
Location: Ponta Delgada

Re: Projecto MODEL ART 43: Citroën Solberg RP2009 4º

Post by josecam » Wed Oct 28, 2009 11:41 am

O teu neto já está a trabalhar ao teu nivel. :D :D
Em relação ao não modelismo tá porreiro pá...
Outros colegas muito mais informados irao certamente encontrar ou não algumas imperfeições. :doubt:

Marcio Horácio

Re: Projecto MODEL ART 43: Citroën Solberg RP2009 4º

Post by Marcio Horácio » Wed Oct 28, 2009 1:59 pm

Bom modelo. Simples e vistoso. O habitual. :badgrin: :badgrin:
Um Abraço
M.H.

RPR
Posts: 78
Joined: Sat Sep 29, 2007 11:50 pm
Location: Coimbra

Re: Projecto MODEL ART 43: Citroën Solberg RP2009 4º

Post by RPR » Wed Oct 28, 2009 3:03 pm

Boas

Granda linha de montagem :) :)

Excelente =D> =D> =D> ainda por cima com decalques caseiras!!!

As fotos estão boas !!!! :D :D

Se me permites, só três reparos de menor importância e que são fáceis de resolver 8) . Falta a pala no vidro traseiro,(só utilizada a partir da super especial e seguintes) e que é idêntica a da frente, a bandeira da Noruega na entrada de ar do tejadilho é mais "recortada", e falta o logo em branco "This is my life!" na tampa da mala traseira.
Isto não retira nada ao excelente trabalho que foi feito :P

Um grande abraço

Rui

User avatar
jotace
Posts: 100
Joined: Tue Apr 18, 2006 11:57 am
Location: Vila do Conde

Re: Projecto MODEL ART 43: Citroën Solberg RP2009 4º

Post by jotace » Wed Oct 28, 2009 5:57 pm

Olá Art,

Parabéns, o teu neto está com uma produção e uma qualidade acima da média.
Também quero um neto assim :wink:
Quando tens grandes áreas coloridas com letras pelo meio, pintas e colocas as letras a decalque ou fazes um grande decalque com tudo?

JC

joaolipo
Posts: 40
Joined: Tue Dec 26, 2006 10:54 pm

Re: Projecto MODEL ART 43: Citroën Solberg RP2009 4º

Post by joaolipo » Thu Oct 29, 2009 6:24 pm

Agora sim!!! Já gosto das linhas pretas!! Impec!!!
Sempre a evoluir!!

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Projecto MODEL ART 43: Citroën Solberg RP2009 4º

Post by art » Sat Oct 31, 2009 10:50 am

Bom dia, meus caros.

Continuando apenas a frequentar "esta parte" do Fórum - ou seja, a do não-modelismo - respondo às perguntas, dúvidas e reparos que os meus colegas colocaram:
Adolfo wrote:Só uma pergunta, de lado a decoração do carro tens um grande "facha" preta com letras em cima a branco, isso é um decalque preto com as letras a branco ou é pintado de preto e depois metes as letras a branco?
É conforme, Adolfo. Pode-se fazer das duas maneiras. Neste caso, como o carro é branco, deixei as letras "em buraco" dentro da parte preta, poupando, assim, a "preciosa" e rara fita branca. No decalque "This Is My Life!" que me tinha esquecido de colocar (ver imagem abaixo) é que tive de fazer duas passagens com fita branca (White Undercoat + White).
RPR wrote:Se me permites, só três reparos de menor importância e que são fáceis de resolver 8) . Falta a pala no vidro traseiro,(só utilizada a partir da super especial e seguintes) e que é idêntica a da frente, a bandeira da Noruega na entrada de ar do tejadilho é mais "recortada", e falta o logo em branco "This is my life!" na tampa da mala traseira.
Amigo Rui:
Claro que permito os teus reparos, sejam 3 ou 300! Também andas "deste lado" do Fórum.
a) A pala do vidro não foi colocada, pois eu represento os carros no início do Rali (Shakedown ou Super-Especial). Seria fácil colocá-la, pois é igual à da frente. A minha maneira de proceder leva-me a representar o carro do Bernardo Sousa, que não passou da primeira passagem do Shakedown;
b) Quanto à bandeira da Noruega, foi um dos meus dilemas: ou fazia assim ou fazia o "respiro" em "scratch". De notar que o teu modelo foi feito com base (excelente) da Vitesse e o meu foi um reles Altaya que me custou 2€...
c) Foi mesmo esquecimento. Tal como esquecimento foi o de não colocar a terceira luz de travão. Ambas as coisas estão agora bem visíveis na imagem anexa a este post.

Obrigado pelos reparos e um grande abraço para ti.
jotace wrote:Quando tens grandes áreas coloridas com letras pelo meio, pintas e colocas as letras a decalque ou fazes um grande decalque com tudo?
Caro J.C.:

Não percebi completamente a pergunta. Com medo de não responder ao que queres, digo o que faço:
Com grandes áreas coloridas (como o carro do Gronholm que hei-de pôr aqui ainda hoje) sobredimensiono os mesmos, com medo de me faltar alguma área a ser coberta. Prefiro imprimir a mais do que a menos. Quando assim é, imprimo as letras à parte, pois podem não estar no sítio certo, se as incluo no decalque colorido.
Neste caso, em relação às faixas laterais, só deixei "o rabo" sobredimensionado, tendo recortado o que não interessava. Só tenho de ter cuidado com as emendas que ficam entre o preto traseiro e os laterais.
Ou seja: às vezes pinto com máscaras e coloco decalques, outras vezes faço os decalques com tudo incluído. Neste modelo, foi esta hipótese a escolhida.

Espero ter correspondido ao pretendido.

Abraço
joaolipo wrote:Agora sim!!! Já gosto das linhas pretas!! Impec!!!
Sempre a evoluir!!
João, sejas bem aparecido!

Quanto às linhas, desenho-as desde que comecei na arte do Não-modelismo. Tento sempre desenhá-las fininhas (0,05 mm).
Até já fui advertido por um "amigo" de que devia mudar de marcador, pois estava a ficar sem tinta! É evidente que não são a marcador...

Abraço e vai aparecendo



A todos o meu obrigado por visitarem o tópico

Art
Attachments
05.jpg
05.jpg (147.7 KiB) Viewed 4002 times

Post Reply