Page 1 of 1

O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo

Posted: Mon Feb 08, 2010 9:42 pm
by rosso corsa
Pode não parecer mas foi assim que começou o famoso GTO, não éra lá muito bonito, mas depois transformou-se num dos mais bonitos carros de sempre.

O kit é um Piranha 1/43,

Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo

Posted: Mon Feb 08, 2010 10:06 pm
by borntobedevil
Rosso, uma pergunta inocente, essas mossas são para imitação do carro real???
É que se não são, tenho que te dizer que sinceramente não me parece um modelo feito por ti.
Mas quando olho para todo o resto, está tão certinho que já digo que tem que ser teu!!!!

Acredita que não etou a brincar nem a meter-me contigo.

Devil

Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo

Posted: Mon Feb 08, 2010 10:49 pm
by rosso corsa
São mesmo, o carro foi para a pista de Monza com a carroçaria em aluminio martelado á mão e as linhas de soldadura sem qualquer pintura, com o Moss ao volante (talvez daí as mossas :D ) para os primeiros testes de pista. Tenho pena mas todas as fotos que tenho do carro estão em papel, não tenho nenhumas digitalizadas e o meu scaner não funciona.

Foi em Setembro de 1961, utilizaram como base um chassis de um 250GT SWB de 1960.
Mais tarde voltam a fazer outro teste com o carro neste formato, mas já pintado em cinza claro fosco, deveria ser um primário. Se alguém souber mais sobre esta história do inicio do GTO agradeço que nos conte :D

Um abraço

Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo

Posted: Mon Feb 08, 2010 10:56 pm
by borntobedevil
Rosso, se a explicação é essa, VOLTA QUE ESTÁS PERDOADO!!!!! :lol: :lol: :lol:

Devil

Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo

Posted: Tue Feb 09, 2010 3:32 pm
by DFV
rosso corsa wrote:São mesmo, o carro foi para a pista de Monza com a carroçaria em aluminio martelado á mão e as linhas de soldadura sem qualquer pintura, com o Moss ao volante (talvez daí as mossas :D ) para os primeiros testes de pista. Tenho pena mas todas as fotos que tenho do carro estão em papel, não tenho nenhumas digitalizadas e o meu scaner não funciona.

Foi em Setembro de 1961, utilizaram como base um chassis de um 250GT SWB de 1960.
Mais tarde voltam a fazer outro teste com o carro neste formato, mas já pintado em cinza claro fosco, deveria ser um primário. Se alguém souber mais sobre esta história do inicio do GTO agradeço que nos conte :D

Um abraço
Houve "2 inicios", ou 2 caminhos, para o que hoje conhecemos como GTO (este nome é posterior à apresentação do carro e é usado retrospectivamente). Este que apresentas foi o caminho "bom", desenvolvido sob a responsabilidade de Bizzarrini e que daria origem ao GTO "definitivo". Não é certo que a base seja um chassis SWB de 60, já que outras fontes (e o próprio Giotto Bizzarrini) pretendem que este foi desenvolvido sobre um chassis "Boano" (0523GT) encurtado para o efeito.

E o outro caminho? Consciente das insuficiencias aerodinamicas do 250SWB, foi desenvolvido com Pininfarina e é conhecido como 250GT Sperimentale (ou GTO Prototype, em linguagem mais recente...). Chassis SWB com uma carroçaria aerodinamica a fazer lembrar o 400 SuperAmerica, correu em Le Mans em 61 e 62. Este projecto terá sido abandonado porque não estava a dar os resultados pretendidos e então entregue a Bizzarrini.

Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo

Posted: Tue Feb 09, 2010 3:48 pm
by baraka
Belo carro sim senhor. Óptima história :)

Parece quase uma GTOWiki :D

Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo

Posted: Tue Feb 09, 2010 5:02 pm
by lucas
Já sabia que o DFV, teria a explicação.
Aliás tens nos presentiado, com verdadeiras lições de história do mundo automóvel, das quais sou grande adepto.
Tenho aprendido muito, o meu muito obrigado.
Qaunto ao kit achei que estava uma lástima, mas depois da explicação passou a excelente.
E´ o ajuizar sem ter toda a informação.
Qual o que se segue?
abraço

Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo

Posted: Wed Feb 10, 2010 12:08 am
by rosso corsa
Obrigado DFV, é sempre bom contar contigo para tirar umas duvidas sobre estes clássicos :D

Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo

Posted: Wed Feb 10, 2010 1:45 pm
by Adolfo
Este homem até carros "martelados á mão" faz bem :)
Adolfo

Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo

Posted: Thu Feb 11, 2010 12:29 pm
by alvarol
Eh! Eh!...era mesmo um "patinho feio"!

Curiosamente estive recentemente a seguir a licitação de um destes kits no ebay, nunca tinha visto nenhum, e ei-lo agora aqui montado! será talvez uma edição recente no mercado!?

Mas é tambem sem qualquer duvida um belo modelo, e um bem construído por sinal! 8)

Os meus obrigados também ao Zé (DFV) que felizmente nos vai visitando e iluminando sobre este "pássaros" mais exóticos! :D ...já agora, e uma vez que desconhecia a participação da Bizarrini neste projecto, alguém tem ideia de onde é originário o "Breadvan/Iso-Rivolta" desenhado por Bizarrini que recentemente tem aparecido nalguns eventos? trata-se do restauro de um original, ou apenas uma "brincadeira"?...alguem sabe mais sobre este carro?

Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo

Posted: Fri Feb 12, 2010 12:56 am
by DFV
Bondade Vossa. é um prazer partilhar os meus humildes conhecimentos com outros apixonados. Mas não tomem o que digo como verdades absolutas: são fruto das minha memórias, livros, revistas e pesquisas na net acumulados ao longo dos anos, mas outrso poderão ter fontes mais valiosas.

O "Breadvan" - de que não faço ideia se este é o original ou não, embora de facto só exista 1 e está restaurado e em uso ... - é o resultado de uma história curiosa. Já agora, o nome "Iso-Rivolta" está completamente errado, já que o Iso-Rivolta/Bizzarrini Strada é posterior e muito diferente, embora tenham em comum Gioto Bizzarrini. A história:

O Conde Volpi, riquissimo amador dono da Scuderia (SS) Serenissima di Veneza, tinha encomendado um GTO à Ferrari. Pela mesma altura (final de 61 - inicio de 62), deu-se o "golpe de palácio" na Ferrari em que Bizzarrini - criador do GTO na sua versão definitiva - Carlo Chiti e outros "bateram com a porta" no nariz de Enzo Ferrari; que descobriu que os dissidentes estavam a trabalhar com o Conde Volpi; e logo proibiu que o GTO deste fosse entregue.

O Conde Volpi resolveu então fazer o "seu próprio" GTO. Criado por Bizzarrini sobre um chassis 250GT (2819GT) apresenta um aproximação/evolução ao conceito GTO: motor recuado e rebaixado (carter seco), 6xduplo Webber e a sua original carroçaria. Muito rápido e eficaz, teve o grande problema de só conseguir ter um caixa de 4 velocidades (o boicote de Enzo...) o que limitava as suas performances. O nariz é semelhante a outra original criação de Bizzarrini para Piero Drogo, chassis 2053GT. No final de 62 o Conde Volpi conseguiu enfim o seu GTO e o "Breadvan" tornou-se carro de estrada para uso pessoal do Conde.


Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo

Posted: Fri Feb 12, 2010 7:32 pm
by rosso corsa
Obrigado pela história DFV, já agora e carros aparte, essa zanga entre Enzo e os seus engenheiros teve como origem dezavenças entre estes e a Sra. Ferrari, que não gostaram de algumas interferências e deram um ultimato a Enzo Ferrari.
Como é obvio Enzo ofereceu-lhes a porta da rua e foi contratar o filho de um seu amigo, promissor engenheiro que estava a caminho dos Estados Unidos para uma carreira na industria aeroespacial, Mauro Forghieri. Para mim o maior tecnico de todos os tempos do desporto automóvel.

Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo

Posted: Wed Feb 17, 2010 12:28 am
by alvarol
...Obrigado Zé, por mais uma lição automóvel, esta bem curiosa até.

Um abraço. 8)