Page 1 of 1
O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Posted: Mon Feb 08, 2010 9:42 pm
by rosso corsa
Pode não parecer mas foi assim que começou o famoso GTO, não éra lá muito bonito, mas depois transformou-se num dos mais bonitos carros de sempre.
O kit é um Piranha 1/43,
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Posted: Mon Feb 08, 2010 10:06 pm
by borntobedevil
Rosso, uma pergunta inocente, essas mossas são para imitação do carro real???
É que se não são, tenho que te dizer que sinceramente não me parece um modelo feito por ti.
Mas quando olho para todo o resto, está tão certinho que já digo que tem que ser teu!!!!
Acredita que não etou a brincar nem a meter-me contigo.
Devil
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Posted: Mon Feb 08, 2010 10:49 pm
by rosso corsa
São mesmo, o carro foi para a pista de Monza com a carroçaria em aluminio martelado á mão e as linhas de soldadura sem qualquer pintura, com o Moss ao volante (talvez daí as mossas
) para os primeiros testes de pista. Tenho pena mas todas as fotos que tenho do carro estão em papel, não tenho nenhumas digitalizadas e o meu scaner não funciona.
Foi em Setembro de 1961, utilizaram como base um chassis de um 250GT SWB de 1960.
Mais tarde voltam a fazer outro teste com o carro neste formato, mas já pintado em cinza claro fosco, deveria ser um primário. Se alguém souber mais sobre esta história do inicio do GTO agradeço que nos conte
Um abraço
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Posted: Mon Feb 08, 2010 10:56 pm
by borntobedevil
Rosso, se a explicação é essa, VOLTA QUE ESTÁS PERDOADO!!!!!
Devil
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Posted: Tue Feb 09, 2010 3:32 pm
by DFV
rosso corsa wrote:São mesmo, o carro foi para a pista de Monza com a carroçaria em aluminio martelado á mão e as linhas de soldadura sem qualquer pintura, com o Moss ao volante (talvez daí as mossas
) para os primeiros testes de pista. Tenho pena mas todas as fotos que tenho do carro estão em papel, não tenho nenhumas digitalizadas e o meu scaner não funciona.
Foi em Setembro de 1961, utilizaram como base um chassis de um 250GT SWB de 1960.
Mais tarde voltam a fazer outro teste com o carro neste formato, mas já pintado em cinza claro fosco, deveria ser um primário. Se alguém souber mais sobre esta história do inicio do GTO agradeço que nos conte
Um abraço
Houve "2 inicios", ou 2 caminhos, para o que hoje conhecemos como GTO (este nome é posterior à apresentação do carro e é usado retrospectivamente). Este que apresentas foi o caminho "bom", desenvolvido sob a responsabilidade de Bizzarrini e que daria origem ao GTO "definitivo". Não é certo que a base seja um chassis SWB de 60, já que outras fontes (e o próprio Giotto Bizzarrini) pretendem que este foi desenvolvido sobre um chassis "Boano" (0523GT) encurtado para o efeito.
E o outro caminho? Consciente das insuficiencias aerodinamicas do 250SWB, foi desenvolvido com Pininfarina e é conhecido como 250GT Sperimentale (ou GTO Prototype, em linguagem mais recente...). Chassis SWB com uma carroçaria aerodinamica a fazer lembrar o 400 SuperAmerica, correu em Le Mans em 61 e 62. Este projecto terá sido abandonado porque não estava a dar os resultados pretendidos e então entregue a Bizzarrini.
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Posted: Tue Feb 09, 2010 3:48 pm
by baraka
Belo carro sim senhor. Óptima história
Parece quase uma GTOWiki
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Posted: Tue Feb 09, 2010 5:02 pm
by lucas
Já sabia que o DFV, teria a explicação.
Aliás tens nos presentiado, com verdadeiras lições de história do mundo automóvel, das quais sou grande adepto.
Tenho aprendido muito, o meu muito obrigado.
Qaunto ao kit achei que estava uma lástima, mas depois da explicação passou a excelente.
E´ o ajuizar sem ter toda a informação.
Qual o que se segue?
abraço
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Posted: Wed Feb 10, 2010 12:08 am
by rosso corsa
Obrigado DFV, é sempre bom contar contigo para tirar umas duvidas sobre estes clássicos
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Posted: Wed Feb 10, 2010 1:45 pm
by Adolfo
Este homem até carros "martelados á mão" faz bem
Adolfo
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Posted: Thu Feb 11, 2010 12:29 pm
by alvarol
Eh! Eh!...era mesmo um "patinho feio"!
Curiosamente estive recentemente a seguir a licitação de um destes kits no ebay, nunca tinha visto nenhum, e ei-lo agora aqui montado! será talvez uma edição recente no mercado!?
Mas é tambem sem qualquer duvida um belo modelo, e um bem construído por sinal!
Os meus obrigados também ao Zé (DFV) que felizmente nos vai visitando e iluminando sobre este "pássaros" mais exóticos!
...já agora, e uma vez que desconhecia a participação da Bizarrini neste projecto, alguém tem ideia de onde é originário o "Breadvan/Iso-Rivolta" desenhado por Bizarrini que recentemente tem aparecido nalguns eventos? trata-se do restauro de um original, ou apenas uma "brincadeira"?...alguem sabe mais sobre este carro?
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Posted: Fri Feb 12, 2010 12:56 am
by DFV
Bondade Vossa. é um prazer partilhar os meus humildes conhecimentos com outros apixonados. Mas não tomem o que digo como verdades absolutas: são fruto das minha memórias, livros, revistas e pesquisas na net acumulados ao longo dos anos, mas outrso poderão ter fontes mais valiosas.
O "Breadvan" - de que não faço ideia se este é o original ou não, embora de facto só exista 1 e está restaurado e em uso ... - é o resultado de uma história curiosa. Já agora, o nome "Iso-Rivolta" está completamente errado, já que o Iso-Rivolta/Bizzarrini Strada é posterior e muito diferente, embora tenham em comum Gioto Bizzarrini. A história:
O Conde Volpi, riquissimo amador dono da Scuderia (SS) Serenissima di Veneza, tinha encomendado um GTO à Ferrari. Pela mesma altura (final de 61 - inicio de 62), deu-se o "golpe de palácio" na Ferrari em que Bizzarrini - criador do GTO na sua versão definitiva - Carlo Chiti e outros "bateram com a porta" no nariz de Enzo Ferrari; que descobriu que os dissidentes estavam a trabalhar com o Conde Volpi; e logo proibiu que o GTO deste fosse entregue.
O Conde Volpi resolveu então fazer o "seu próprio" GTO. Criado por Bizzarrini sobre um chassis 250GT (2819GT) apresenta um aproximação/evolução ao conceito GTO: motor recuado e rebaixado (carter seco), 6xduplo Webber e a sua original carroçaria. Muito rápido e eficaz, teve o grande problema de só conseguir ter um caixa de 4 velocidades (o boicote de Enzo...) o que limitava as suas performances. O nariz é semelhante a outra original criação de Bizzarrini para Piero Drogo, chassis 2053GT. No final de 62 o Conde Volpi conseguiu enfim o seu GTO e o "Breadvan" tornou-se carro de estrada para uso pessoal do Conde.
Zé
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Posted: Fri Feb 12, 2010 7:32 pm
by rosso corsa
Obrigado pela história DFV, já agora e carros aparte, essa zanga entre Enzo e os seus engenheiros teve como origem dezavenças entre estes e a Sra. Ferrari, que não gostaram de algumas interferências e deram um ultimato a Enzo Ferrari.
Como é obvio Enzo ofereceu-lhes a porta da rua e foi contratar o filho de um seu amigo, promissor engenheiro que estava a caminho dos Estados Unidos para uma carreira na industria aeroespacial, Mauro Forghieri. Para mim o maior tecnico de todos os tempos do desporto automóvel.
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Posted: Wed Feb 17, 2010 12:28 am
by alvarol
...Obrigado Zé, por mais uma lição automóvel, esta bem curiosa até.
Um abraço.