DeTomaso Pantera Gr.3 - 1/24 Fujimi

Mostra aqui os teus projectos finalizados
ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Re: DeTomaso Pantera Gr.3 - 1/24 Fujimi

Post by ProfeSM » Thu Nov 01, 2012 12:17 am

Boas João

Fabuloso o Pantera, um trabalho 5***** tendo em conta o báscio que é o molde. Também tenho a versão creio que da heller e já percebi que teri muito trabalho pela frente.

João 2 ou 3 questões:
1 - Tiveste que rebaixar a suspensão? éque pelas fotos, a altura ao solo, e as rodas próximo das cavas estão impecáveis, ou seja nos milimetros perfeitos.
2 - O interior também tem versão motorizada? a necessitar de trabalho redobrado para ficar em condições?
3 - Os pneus e jantes são as originais? Estão na medida certa.

A acrescentar alguma coisa no modelo eu acho que pelo menos na frente até fazem sentido os parachoques, pois não fica com um ar tão liso e dão uma certa extensão ao carro, a traseira está perfeita. E no meu caso provávelmente irei substituir o cinza pelo cor de laranja.

Muitos parabéns, quanto à colecção ela é de primeira.

Um grande abraço de Beja do amigo Simão Matos.

João como falámos no Modelscala até nem me importava nada de ver estes meninos em Beja "ao vivo e a cores"...

User avatar
João Canas
Posts: 110
Joined: Wed Apr 22, 2009 9:45 am
Location: Lisboa

Re: DeTomaso Pantera Gr.3 - 1/24 Fujimi

Post by João Canas » Fri Nov 02, 2012 10:56 pm

Amigo Simão,
Muito obrigado pelo comentário!!!

Estou a contar levar esta malta toda, e não só, a Beja. Fica prometido.

Quanto ao Pantera, respondendo às tuas questões, sim, rebaixei ligeiramente a suspensão e alterei muito ligeiramente o camber (para negativo) para lhe conferir um assentar mais desportivo, pois inspirei-me num carro preparado para pista, um Gr3, que é este aqui:
http://theamazoeffect.blogspot.pt/2012/ ... pe-on.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Em relação às jantes, vêm as 4 iguais, e a maioria dos pantera GTS, e em particular o carro de Gr.3 que queria modelar têm as jantes posteriores com maior offset (tal como ilustra a caixa da Fujimi, mas que o plástico mão reproduz...). Por isso tive que as modificar à la pata conforme podes ver aqui:
http://www.forum.modelismo-na.net/viewt ... 67&t=19726" onclick="window.open(this.href);return false;
usando apenas folha de plástico evergreen. Qaunto ao modelo das jantes, penso que as do kit representam bem as Campagnolo, se bem que o conjunto jante +pneu do kit me pareça um nadinha abaixo de escala (talvez a parede do pneu no carro real seja maior que no kit), pelo que se impunha mais ainda o rebaixar da suspensão para eliminar o espaço vazio.

Em termos de motor, o kit não traz mesmo nada. Completamente curbside. No meu kit, como o carro de Gr.3 corria sem a tampa por cima do filtro de ar, imediatamente atrás dos assentos, deixando ficar parte do motor visível, decidi acrescentar um motor, roubando peças a outros kits, e fazendo outras scratch.
O carro que modelei não tem para-choques dianteiros, tendo apenas os farolins aplicados directamente sobre a chapa, o que lhe confere um aspecto entre o tosco e o minimalista, mas que me agrada muito.
Por sinal, a minha combinação de cores preferida nos Pantera, foi desde sempre o prata com preto, pelo que encontrar fotos deste carro de Gr.3 foi um verdadeiro achado!

É difícil de entender porque é que não existe um kit decente do Pantera, ou do Mangusta (desse nem há nenhum), uma vez, que além da extraordinária beleza das suas linhas, são verdadeiros ícones da história do automóvel. Resta-nos a esperança de que se faça luz na cabeça dos fabricantes de kits...

grande abraço!
"experience is the name everyone gives to their mistakes" - Oscar Wilde (no modelismo também...)

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Re: DeTomaso Pantera Gr.3 - 1/24 Fujimi

Post by Evolution VI » Tue Jan 08, 2013 12:27 pm

Parabens pelo teu trabalho, esta muito limpo. Gostei de ver o teu Ferrari 330, muito porreiro! O Mach1 esta tambem muito fixe, muito realista.

Obrigado pelas fotos!

Post Reply