Aplicação de cera e polimento.

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Akira
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Aplicação de cera e polimento.

Post by Akira » Thu Mar 04, 2004 7:10 pm

Novo projecto, novas técnicas prontas a por em prática.
Gostei bastante da efeito de fibra de carbono que o Dourado utilizou no CLK e vou também tentar adopta-la para o meu modelo.
Tenho no entanto uma duvida (varias) que se prende com o processo de encerar e polir o modelo final. A cera é um substituto do verniz (X-22) ou é apenas um complemento para dar um efeito mais brilhante? Que cera utilizar? Cera normal para automóveis ou um produto próprio para modelismo? E os panos para polir o modelo? Quais utilizar onde comprar?
E pronto, aqui ficam as perguntas para alguém de conhecimento me ajudar. :) Obrigado.

Abraços,
Nuno.
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Patrick Bateman
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Post by Patrick Bateman » Thu Mar 04, 2004 9:20 pm

olá akira
olha, só sei responder a uma das tuas perguntas, espero q ajude. o pano para polir é o paninho milagroso. um simples paninho daqueles do oculista!! é esfregar até o pano começar a "cantar"!
abraço
Patrick Bateman

Petter
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Post by Petter » Thu Mar 04, 2004 9:21 pm

Nuno, a cera não é, nem por sombras, substituto do verniz! Em todo o caso, se não aplicares verniz, a cera funciona como um protector dos decalques. O tipo de cera que usas, ao contrário do tipo de verniz, não depende do tipo de tinta que aplicas, enamel, esmalte, acrílico, etc. Podes usar qualquer marca de cera para automóvel, desde que seja o mais fina possível, para obter um brilho maior. Eu recomendo a cera Tamiya Modelling Wax..comprei-a recentemente e devo dizer que estou marabilhado! :) Trouxe de volta o brilho perdido do meu Kure e ao mesmo tempo protege os decalques. A única contrapartida é que é minúscula e muito cara!
Quanto aos panos para polir, eu usava panos de limpeza dos óculos. São óptimos porque não largam pêlos nenhuns e são fáceis de lavar e além disso, são basicamente de borla. Se fores a um oculista, eles dar-te-ão alguns, dezenas talvez! :D Mas entretanto deixei de os usar porque encontrei no AKI algo melhor. São panos próprios para polir automóveis, não largam pêlo, são altamente absorventes e bastantes baratos. 1.5euros por 5 panos 40cm x 40 cm (+/-).

No que toca à técnica do carbono, é basicamente a técnica Tamiya: pulverizar através da tela..O dourado referiu que usou tela de pára-sol, mas acho que consegues um melhor efeito se usares toule, ou véu das noivas..é bastante mais fino e mais flexível.
Eu até estava a pensar usar outra técnica paralela a essa, mas ainda estou numa fase de experimentação que envolve, além da peça e da tinta, tela e barro de moldar..mas quando eu tiver resultados concretos eu faço um tópico sobre isso.

Desculpa a resposta longa, mas espero ter-te ajudado.

Um abraço,
Pedro.

PS1 - Recebi ontem o cheque pelo Golf V5! :D
PS2 - A minha loja recebeu esta semana uma encomenda nova: VW Carocha (o antigo), BMW Jagermeister (reedição), Xanavi Skyline e o BMW Z3...se estiveres interessado em algum, já sabes...:D

PMMSC
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Post by PMMSC » Thu Mar 04, 2004 9:54 pm

Faço de minhas palavras as do Petter!!!

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dourado
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cera

Post by dourado » Fri Mar 05, 2004 10:43 am

É isso mesmo, cera da Tamiya, serva para abrilhantar e protegerdo pó.
Há quem use outras ceras mas nunca experimentei.

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Akira
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Post by Akira » Fri Mar 05, 2004 5:32 pm

Antes de mais obrigado pelas vossas dicas. :)
A minha vontade para testar estas novas técnicas foi tão grande que hoje fui procurar cera e massa para polir aqui nas redondezas. O que encontrei foi produtos da Redex os quais comprei. Ficaram ambos por pouco mais de 5 euros Ao chegar a casa fui imediatamente testar os produtos no capot motor do Mercedes AMG da Zakspeed que ali tenho para mais tarde converter em outro modelo. O resultado foi espantoso. A superfície ficou suave como seda e brilhante como um espelho. E é um modelo construído a perto de 10 anos. Sem primário, sem Sol ou Set, e que só levou verniz muitos anos depois. Como podem perceber estou mesmo muito satisfeito e não posso esperar por utilizar estes produtos nos novos modelos que estou a construir. Logo que possível mostrarei os resultados.

Pedro:
Só agora?!? Demoraram tão pouco tempo a entregar o carro e uma eternidade para entregar o cheque. Mais uma vez obrigado pela tua grande ajuda. :)
O Carocha antigo já o tenho. O BMW 320i bem como o também recentemente reeditado 635Csi são modelos que vou querer para a minha colecção. Mas como foram laçados agora vou compra-los mais tarde. Por agora já tenho umas boas dezenas de modelos com que me entreter. ;)

Abraços,
Nuno.
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Evolution VI
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Post by Evolution VI » Sat Mar 06, 2004 1:42 am

Akira, tudo bem?

Parece que os produtos tradicionais para os carros 1:1 resultam na perfeição nos 1:24! So que depois de ler o teu post surgira-me duas questões.

Experimentaste a cera e logo de seguida a massa de polir ou vice versa? Experimentaste apenas um? Qual?

O primário, tinta, micro set , micro sol e o próprio decalque ficam debaixo da camada de verniz, logo entende-se que o verniz serve de capa protectora a possiveis reacções da cera/massa de polir que porventura poderiam criar com estes produtos. Surge a pergunta: Estes produtos que compraste não reagiram com o verniz? O medo que se cria neste tipo de produtos é uma possivel reacção na aplicação... ou então efeitos "secundários" após a fixação da cera. :-k

Se me puderes falar um pouco mais da experiência, diz qualquer coisa. :-k

P.S. Já comprei o X-22 (verniz) e apliquei nos meus carros, o resultado foi bem melhor do que as espectativas, simplesmente adorei o brilho com que ficaram os carros. Surpreendeu-me também a facilidade com que se aplica o verniz... mesmo aplicando com um pincel consegue-se um resultado fantástico uma vez que no processo de secagem ele uniformiza naturalmente as superficies. Adorei! =P~

P.S. 2 - Desculpa o testamento! #-o

Petter
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Post by Petter » Sat Mar 06, 2004 1:53 am

Evo, acho que posso responder pelo Nuno algumas das tuas questões.
Os produtos como massa de polir ou cera nunca vão reagir com o verniz porque não passam de simples abrasivos como a lixa, só que estão no estado líquido. E a cera é apenas um abrasivo (muito) mais fino que a massa de polir.
Por isso não tens que te preocupar com possíveis reacções..

A ordem de aplicação da massa de polir e da cera é exactamente essa, primeiro a massa, depois a cera, pelos motivos acima indicados (cera é +fino que a massa). Pensa nisso como se estivesses a lixar uma peça: começas pela lixa mais grossa e vais gradualmente aumentando o nº, certo? Nisto é a mesma coisa.

Nuno, se entenderes que estou errado, por favor corrige-me! :)


PS - Pois, também não percebi porque demorou tanto tempo o $$ a chegar...a entrega em tua casa tinha sido tão rápida! Presumo que que os Correios funcionem como um banco: movimentam capital com capital externo...enfim! Mas já tá tudo ok agora :)
Foi um prazer ter-te ajudado. Sempre às ordens!

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Post by Akua » Sat Mar 06, 2004 2:03 am

Boas,

a parte das ceras não posso responder pk tb tou a aprender com o que voces escrevem.
Quanto aos correios, presumo que tenha sido à cobrança. No passado ja enviei dezenas de encomendas e é sempre assim. Para chegar a encomenda ao destino, basta um dia, mas o cheque não é certo. Ja estive mais de 2 semanas a espera de um... O normal é prai 1 semanita.

:D
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Post by Evolution VI » Sat Mar 06, 2004 2:05 am

Obrigado pettercardoso!

Penso que haja um pormenor importante no meio de isto tudo, que é a dosagem! Se se exagerar na dose passamos de "micro-lix" a grosa de carpinteiro! hehe

J'agora, qual a diferença da massa de polir para o compound?

Abraço

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Post by Akira » Sat Mar 06, 2004 12:49 pm

Certissimo Pedro. :)
A tinta, decalques, tudo está protegido por baixo da camada de verniz, portanto a possibilidade de reacção é nula. E foi por isso mesmo que fiz os testes com um carro com decalques.
O processo é do mais simples possível. Limpas a carroçaria, aplicas a massa de polir (ou compound) com um pano (T-shirt velha) em movimentos circulares. Depois limpas com um pano seco. Depois (eu fiz logo de seguida) aplicas a cera com o mesmo processo. Tudo com calma e em movimentos circulares, um painel de cada vez. No final voltas a limpar com um pano seco ( percebi finalmente o que é um pano a cantar :D) e consegues ver o reflexo da tua cara. O resultado é impressionante.
Outras das coisas que ouvia todos falarem é do alto preço da cera Tamiya o pequeno que o fraco é.
A embalagem de Super Cera Redex tem 250ml e custa pouco mais de 2,5 euros. Deve dar para um bom numero de carros.

Abraços,
Nuno.
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Post by Evolution VI » Sat Mar 06, 2004 4:24 pm

Olá a todos!

Sinceramente faz-me confusão o facto de se usar massa de polir em cima do verniz!

Eu já vi uma explicação num site, e a massa de polir (ou compound) remove tinta caso se esfregue com demasiada força ou então se colocarmos demasiado liquido. Esquesito... sempre achei que a massa de polir aplicava-se depois da tinta e não em cima do verniz....

Depois de estar polida a superficie envernizava-se e no final para dar um ultimo brilho, encerava-se.

Como o Akira aplicou massa de polir e depois cera em carros já envernizados e correu na perfeição... esquesito... (não estou a pôr em causa a tua palavra ou coisa do genero!!)

Desculpai a minha ignorância...

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Post by Akira » Sat Mar 06, 2004 8:55 pm

O verniz é uma capa como qualquer outra. Se a vais polir e encerar ela logicamente vai ficar brilhante. Porque experimentei em cima de um carro envernizado? Porque só tinha este AMG velho para testar. :D Como o Pedro disse basicamente o compound é uma lixa muito fininha e isso é fácil de verificar. Ontem utilizei-o por cima de uma peça envernizada e o pano ficou limpo, ou seja, só estava a desbastar e a alisar a superfície do verniz. Hoje testei em uma peça não envernizada e o pano ficou da cor da tinta e se for continuando a esfregar de certeza que chego ao primário. Como tudo á que perceber como as coisas funcionam e quais os seus limites de utilização.O que vou testar neste novo projecto é depois de aplicar a ultima camada de tinta poli-la Depois aplico os decalques. Depois uma camada de verniz. E finalmente um ligeiro polimento e a cera. Só estou a aprender e a testar, nada mais. :)
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Post by Akua » Sat Mar 06, 2004 9:14 pm

hummmmmmmmm... Com esta thread já me tiraram algumas duvidas! :D
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Post by Evolution VI » Sun Mar 07, 2004 1:38 am

Obrigado Akira!

Acho que agora entendi bem o poder da massa de polir nas diferentes bases (tinta e verniz). Vou ver se compro esses produtos da Redex pois é a melhor alternativa aos produtos das marcas de kits como Tamiya, Revell entre outras.

Quem nos habituou a olhar para produtos alternativos foi o nosso amigo pettercardoso, um obrigado para ti também, tens sido incansável na ajuda!! Sem duvida que é maneira mais económica de se chegar ao mesmo efeito.

Seria exagero aplicar a tinta, utilizar o compound e envernizar. Depois mais uma camada de massa de polir para regularizar o verniz e finalizar com a cera para o brilho final?

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