quero iniciar-me no modelismo. Devo comprar já um aerografo?

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
blue_eco
Posts: 12
Joined: Sat Jan 01, 2005 6:23 pm

quero iniciar-me no modelismo. Devo comprar já um aerografo?

Post by blue_eco » Sat Jan 01, 2005 7:22 pm

Boas

Tenho lido vários artigos aqui no forum sobre os aerografos, modelos, etc.

A minha divuda é se devo comprar ou não um aerografo, visto que me estou a iniciar?

Já comprei vário material e estava a pensar pintar com pinceis para começar.

O que aconselham?

Caso aconselhem a compra de aérografo qual o modelo mais indicado para iniciar? Ou será boa ideia apostar num bom aerografo?

Um abraço

Jorge Romero

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Sat Jan 01, 2005 7:45 pm

No que se refere a peças, para quem começa, acho que pincel dá perfeitamente. Depois , à medida que a tua experiência e exigência vai aumentando, aí sim, podes considerar a aquisição de um aerógrafo.

Isto visto do ponto de vista de quem não quer investir logo muito dinheiro no início, mas se não tens problemas financeiros, atira-te de cabeça a um aerógrafo :)

Já agora, passa no Tópico de Apresentações e apresenta-te ao pessoal!

Um abraço!

blue_eco
Posts: 12
Joined: Sat Jan 01, 2005 6:23 pm

Post by blue_eco » Sat Jan 01, 2005 9:10 pm

obrigado

quanto a compressores o que aconselham?

os pinceis melhores são quais? e quais as medidas mais indicadas para compra?

Estava a pensar para primeiro kit montar ou o ferrari 360 modena, será indicado para primeiro kit?

um abraço e obrigado

blue_eco
Posts: 12
Joined: Sat Jan 01, 2005 6:23 pm

Post by blue_eco » Sat Jan 01, 2005 9:16 pm

o ferrari 360 modena que tenho é da tamiya yellow version

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Sat Jan 01, 2005 9:29 pm

Eu concordo inteiramente com o Marco. No início, acho que não vale a pena estares a investir em algo tão dispendioso. E além do aerógrafo há também o compressor...mas isso é outra história :)
Eu não tenho ainda aerógrafo, ou pelo menos um digno desse nome, e como podes ver pelos meus trabalhos, o pincél e a lata de spray remediam perfeitamente. Por outro lado, se tens disponibilidade monetária, e pensas levar este hobby a sério, então sim. Aposta num bom aerógrafo e num bom compressor e estás feito. É um investimento grande, mas que compensa a longo prazo, há medida que vais construido.

Em relação a modelos, eu não posso aconselhar X ou Y, mas sei que os Badger, Iwata e Paasche são muitos bons. A malta cá no fórum acho que usa mais Badger, mas penso que no final de contas, chegam todos ao mesmo. Há sempre preferencias pessoais, porque estão habituados, ou por factores mais específicos, como a assistência técnica em caso de avaria, ou até mesmo o preço.

Eu apenas posso falar por experiência pessoal. Acabei agora mesmo de comprar um aerógrafo (ainda nem sequer o recebi, estou à espera da encomenda..eheheh), e após muitas questões colocadas aqui e no automotive forums, acabei por optar por um Iwata HP-C. É altamente recomendado por muitos modelistas, e muita gente que jura a pés juntos que Iwata é a melhor marca de aerógrafos (se é verdade ou não, em tempo o saberei).
Há vários modelos relativamente baratos que são muito bons (segundo leio), nomeadamente os da série Revolution.

Por outro lado, os Badger Anthem 155 e 175 também são muito recomendados, tanto para "principiantes" como para modelistas mais experientes. Mas como disse atrás, o pessoal de cá poder-te-á informar melhor sobre os Badger.

Outro aspecto, que penso que é o mais importante: o dinheiro....
Ando há muito tempo para comprar uma coisa destas e é claro que nas lojas de modelismo o que para lá falta é aerógrafos..eheh. Badger é marca preferida cá na zona, mas os preços são de fugir a sete pés. Só para teres um exemplo, um Badger 155, sem qualquer tipo de acessórios, custa, na Hobbybrinca, €190. No site norte-americano http://www.dixieart.com ronda €37+portes....Como podes ver, a diferença de preço é absolutamente abismal! Eu encomendei o meu Iwata HP-C nessa loja online, e ficou-me por cerca de €100 (portes excluidos). Eu não quero sequer imaginar o preço cá em Portugal...

Como podes ver, isto é um assunto que dá pano pra mangas..eheheh

Opa, com esta conversa toda, esqueci-me de dar as boas vindas!
Sê bem-vindo ao Fórum, e espero que possas aprender com os mestres cá do sítio...eheheh
Não te esqueças de passar pela secção das apresentações ;)

Um abraço, e boa sorte!
Pedro.

User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Post by Patrick Bateman » Sat Jan 01, 2005 10:52 pm

já agora, tb quero dar o meu palpite
apesar de te estares agora a iniciar no modelismo, um aerografo é um instrumento que acho que faz sempre falta, pois confere um aspecto super realista às peças, sobretudo qd as áreas a pintar são grandes. o q sucede é q pintar a pincel com tinta acrílica é difícil, e o resultado final pode levar o modelista a desanimar. assim, se não a questão dos €€€€, compra um bom aerografo e um compressor: os teus trabalhos agradecem! eu tenho um badger 100sf, gosto dele e pronto! qt aos preços, vi uma caixa igual à minha (100sf + 3 copos + cabeça e agulha M + F, e mangueira) a 200 euros. estava na quitécnica. qt a mandar vir dos EUA, n sei se será possível, uma vez q já tentei encomendar peças na Thayer&Chandler (div. comercial da Badger) e até agora estou à espera...
pronto, espero q tenhas ficado ainda mais baralhado, eh eh
e já agora bem vindo ao Fórum
abraço
patrick bateman
Image

blue_eco
Posts: 12
Joined: Sat Jan 01, 2005 6:23 pm

Post by blue_eco » Sun Jan 02, 2005 12:09 am

obrigado pela ajuda.

mas quanto a compressores o que aconselham então?

um abraço e obrigado

jorge romero

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Sun Jan 02, 2005 2:48 am

Compra um SILAIR... tenho um e só tenho a dizer maravilhas...

User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Post by Patrick Bateman » Sun Jan 02, 2005 3:09 pm

eu tb tenho um SILAIR. é excelente e n faz barulho
pb
Image

User avatar
Akua
Posts: 1034
Joined: Mon Jan 26, 2004 6:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia/Lisboa
Contact:

Post by Akua » Sun Jan 02, 2005 3:15 pm

Hummmm... Quanto ao aerógrafo a oferta é muita. Eu penso que já me decidi sobre qual comprar. Vou para um badger.
Recomendo-te comprar nos EUA pois os preços cá sao proibitivos. Até pasmei com os preços na Dentinho. A loja que o Petter referiu tem bons preços mas também encontras muito material em vendedores certificados no Ebay. Mesmo com portes+taxas de importação fica sempre a metade do que se encontra cá em PT.

Resta-me o compressor também... Patrick e PMMSC. Esse silair é recomendado para quem mora num apartamento? Onde comprar e/ou saber mais caracteristicas? :P
a Finalizar: Evento:
ImageImageImage

User avatar
marcioferreira
Posts: 134
Joined: Wed Aug 25, 2004 6:23 pm
Location: Amarante
Contact:

Post by marcioferreira » Sun Jan 02, 2005 4:02 pm

Sem dúvida alguma que um aerografo é a ferramenta essencial para um modelista, agora qual...!

No teu caso aconselhava um CHAVES, são aerografos fabricados em Taiwan, o material não é de qualidade de ponta mas os resultados que se obtêm são bastante bons, e como agora + de 90% das tintas que se usam são acrílicas é fácil fazer durar o material...
Um desses aerografos custa cerca de 60€ cá em PT, este aerógrafo que estou a falar já é de dupla acção e de gravidade
- Dupla acção: o gatilho controla ao mesmo tempo quantidade de ar e de tinta (só com o movimento do gatilho podes alterar a espessura do traço que se está a desenhar)
- Gravidade (o copinho da tinta é por cima, mais facil de limpar e gasta-se a tinta toda)
São bastantes parecidos com os Iwata.

Relativamente a compressor qualquer coisa serve !!DESDE QUE!! tenhas um bom filtro e regulador de pressão, há aqueles compressores nas lojas tipo AKI e Mestre Maco, com depósito de 25L por cerca de 100€, se não tiveres problemas com o barulho, esses já costrumam trazer reguilador só falta o filtro, que arranjas no mesmo sítio. Os compressores de marcas relacionadas com aerografia acho que são mto caros...

O que eutenho é de fabrico caseiro com um motor de frígorífico, depósito e um bom regulador/filtro, tudo junto custou cerca de 100€ + m/obra.

Qualquers dúvida é só dizer.

1 abraço
Márcio Ferreira
Attachments
4300-4400.jpg
Chaves AB300
4300-4400.jpg (8.14 KiB) Viewed 4936 times

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Mon Jan 03, 2005 9:44 am

Os compressores SILAIR são silenciosos!!!

Podes utilizar num apartamento!!! Sem qualquer problema de barulho....

User avatar
vidas
Posts: 563
Joined: Thu Feb 12, 2004 11:03 pm
Location: Coimbra

Re: quero iniciar-me no modelismo. Devo comprar já um aerogr

Post by vidas » Mon Jan 03, 2005 2:39 pm

Olá.
blue_eco wrote:A minha divuda é se devo comprar ou não um aerografo, visto que me estou a iniciar?
Em relação a esta dúvida (e na minha opinião), não és obrigado a comprar aerógrafo. Podes numa fase inicial recorrer às latas de tintas. Tens o caso de bons mestres neste forum que fazem excelentes trabalhos sem utilizar aerógrafo.

No entanto o aerógrafo é uma ferramenta fundamental para obter bons resultados na pintura (se comparar-mos com a pintura a pincél).
blue_eco wrote:Caso aconselhem a compra de aérografo qual o modelo mais indicado para iniciar? Ou será boa ideia apostar num bom aerografo?
Eu comprei um Badger 150 e estou satisfeito com o aerógrafo, no entanto não posso dizer se é melhor ou pior que as outras propostas apresentadas porque não conheço os outros modelos e sinto que ainda não retiro todo o potencial dele.

Sou da mesma opinião dos outro membros em relação a tentar comprar num site estrangeiro pois no meu caso dei 200€ pelo aerógrafo e vejo o mesmo modelo em sites por menos de metade do preço. :(

Quanto ao compressor, bem é agradável estar com o compressor ligado e deixar as pessoas dormir na divisão do lado. No entanto este prazer teve o seu custo, e não se compara aos compressores industriais.

Por fim deixo um conselho de uma pessoa que à precisamente 1 ano passou o mesmo que estás a passar. :) Lê o máximo sobre o modelismo (nomeadamente sobre ferramentas e onde as adquirir), e tira todas as dúvidas antes de avançares para um investimento destes. Acredito que se fosse hoje podia ter o mesmo compressor e aerógrafo e teria poupado cerca de metade do dinheiro investido. :)

Se tiveres mais dúvidas que possa tirar, apita.

1abraço,
vidas

Post Reply