Recriar o efeito de "ferodo" nas jantes

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Recriar o efeito de "ferodo" nas jantes

Post by Evolution VI » Mon Mar 08, 2004 12:18 am

Boas!

À semelhança do tópico do Mustang, decidi colocar também aqui umas duvidas parecidas, mas na vez da terra nas jantes e laterias do carro, recriar o efeito de "ferodo" nas jantes.

Já repararam num qualquer carro de Rally depois de uma prova de asfalto? O carro fica com tons meios acizentados, nota-se naturalmente mais em carros brancos.

P.S. Penso que toda a gente sabe o qué é ferodo mas para quem não sabe, é o pó que as pastilhas dos travões largam aquando as travagens. Ferodo é também marca de calços de travão, por isso o ferodo entre aspas.

Espero umas dicas vossas

Obrigado

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Mon Mar 08, 2004 12:41 am

Tenta usar o método do lápis! Pegas num lápis comum, ou até mesmo numa mina de porta-lápis e desfaze-la com uma lixa ou algo parecido. Aproveitas esse pó e vais polvilhando sobre a jante, ou então com um pincel largo e COMPLETAMENTE SECO!!
Cuidado porque é muito fácil exagerar, tens que ir experimentando em peças velhas!

Espero que te tenha ajudado.

Um abraço,
Pedro.

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Mon Mar 08, 2004 2:30 am

Boa ideia pettercardoso, passaram diversas ideias menos essa do lápis...

Este efeito desejado teria que ter um caracter defenitivo, isto é, que ficasse assegurado e fixo à carroçaria de modo a que se pudesse pegar no carro sem o borratar (acho que será um inconveniente do lápis) e que se pudesse limpar o carro do pó que por vezes ganha mesmo estando fechado numa vitrine.

Deixo-vos aqui a imagem dum Lancia 037 que me criou a vontade de recriar o efeito.
Attachments
mel-lancia037-7.jpg
mel-lancia037-7.jpg (49.38 KiB) Viewed 3771 times

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Mon Mar 08, 2004 10:19 am

O facto de poder borratar é mesmo um problema...não me tinha lembrado disso. Mas acho que há uma boa solução..basta dares uma ou duas demãos de verniz fosco ou mate para selar a grafite. Penso que assim já não haverá o risco da "borrada" :D

Post Reply