Secagem da tinta sintéctica

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Secagem da tinta sintéctica

Post by Evolution VI » Mon Mar 08, 2004 12:52 pm

Olá a todos!

Resolvi deixar aqui uma dica que aprendi mal me iniciei com os carrinhos e que tem dado resultado. Para os que já sabem paciência (fica na mesma), para os que não sabem, espero que seja util!

Depois de aplicar a tinta de spray, por exemplo na carroçaria de um carro, deixem-na secar ao sol. Não é necessário colocar na varanda nem em local aberto, mas que fique dentro de casa, protegido do pó mas exposto ao sol! O sol acaba por se encarregar de dar um efeito muito especial à tinta. Para além de se conseguir um brilho ligeiramente melhor, a tinta uniformiza-se melhor nas superficies, e se por ventura existirem escorridos (isto se acontecer algum acidente aquando a aplicação do spray) o sol "abate" essas micro goticulas, ou pelos menos não ficam tão salientes!

P.S. Exposto à luz artificial (incidência directa de um cadeeiro) também ajuda ao brilho mas não de tão bem como o sol. O Sol cria melhor um "efeito de estufa" à semelhança com o que se passa na secagem dos carros 1:1 nas estufas.

Espero que seja util, depois deixem a vossa opinião!

Abraço

User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Post by Patrick Bateman » Mon Mar 08, 2004 1:52 pm

só mais uma pequena dica
n sei o q é q aconteceu nem como, mas qd pintei a zx12R c ts53, verifiquei que obtinha um brilho imaculado no sítio correspondente à aplicação de bostik blutack para agarrar a peça. em consequência, agora espalho uma camada uniforme de blutack na parte de trás da peça!
vejam a diferença de tonalidade na peça!!!!!! n tenho qq explicação razoável p isto, mas tb n me interessa, funciona e pronto! :D
cumps
Patrick Bateman
Attachments
blutack.jpg
blutack.jpg (29.83 KiB) Viewed 5316 times

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Mon Mar 08, 2004 3:44 pm

Oh Patrick, eu tou-me a passar é com as tuas ferramentas :) Fogo... Tens de arranjar umas fotos com todo o teu material de apoio, para ficarmos com uma ideia daquilo que é bom para nos ajudar a obter bons resultados.

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Mon Mar 08, 2004 5:20 pm

Dá muito jeito uma ferramenta dessas!!!

A minha já está cheia de tinta, regularmente tem que ser limpa! :lol:

User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Post by Patrick Bateman » Mon Mar 08, 2004 10:48 pm

boas noites
bem, as ferramentas n são bem minhas, são mais da minha esposa, mas eu gamei-lhe tudo, desde o aerógrafo aos bisturis, passando pelo compressor, mas assim como assim, fui eu q paguei!:lol:
já se sabe como são as mulheres...!
cumps
Patrick

User avatar
Akua
Posts: 1034
Joined: Mon Jan 26, 2004 6:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia/Lisboa
Contact:

Post by Akua » Tue Mar 09, 2004 1:00 am

Evo - obrigado pela dica. Eu sou daqueles que não sabia! :D So sei que é preciso ter cuidado ao deixar a peça mt perto de uma fonte de luz artificial vulgo candeeiro. O plastico pode ficar ..digamos que...amolecido! :D
Patrick .. isso é que é uma relação saudavel! :D Tenho que arranjar uma mulher do género mas de preferencia que seja ela a pagar o material! :P
a Finalizar: Evento:
ImageImageImage

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Re: Secagem da tinta sintéctica

Post by Petter » Tue Mar 09, 2004 1:12 am

Evolution VI wrote:(...)O Sol cria melhor um "efeito de estufa" à semelhança com o que se passa na secagem dos carros 1:1 nas estufas.
Para acelerar esse processo, passado algumas horas de ter dado as demãos necessárias, coloco o corpo num tupperware fechado. Este tupperware tem uma óptima particularidade, tem uma tampinha pequenina em borracha que cobre pequenos furinhos de ventilação! Ou seja, quando o ponho ao Sol, tiro essa tampinha e fica com os buraquinhos abertos para não suar nem criar humidade lá dentro. Quando o guardo durante a noite, ponho a tampa e não entra lá nada! Simples e eficaz!

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Tue Mar 09, 2004 3:01 am

pettercardoso, isso é recriar o processo de estufa a 100%.

Achava eu que estava a exagerar em colocar o carro ao sol mas pelos vistos não sou o unico! Os resultados ditam por si só... valia apena! No meu proximo kit vou experimentar a técnica do taparouer! Mais uma para não me esqueçer!

Post Reply