Limpeza de decalques

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Limpeza de decalques

Post by Marco » Tue Mar 09, 2004 3:54 am

Reparei há pouco que alguns decalques do lancia estão sujos. Aquilo parece tipo tinta que passa de um papel para outro, quando estão os dois muito tempo encostados...

Há alguma forma de limpar aquilo, sem danificar os decalques? Água, só, não resulta. Já tentei... Tenho receio de usar sabão porque pode danificar o decalque...

Alguma ideia?

Obrigado

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Wed Mar 10, 2004 2:16 pm

Olha, eu não estou a conseguir identificar o problema...Devo ter uma costela de loira! :D :D

Se pudesses pôr uma foto, acho que seria óptimo para te podermos ajudar mais e melhor....

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Wed Mar 10, 2004 3:08 pm

Não consigo pôr fotos, porque tenho de aproximar muito a máquina e a objectiva não aguenta tal proximidade e as fotos ficam desfocadas e não se percebe nada...

Não sei se já aconteceu com vocês, a mim aconteceu com o cartão de eleitor. Coloquei dentro de uma protecçãozita em plástico (tipo aqueles plásticos que vinham dentro daquelas carteiras com velcro, do FCP, do SLB e do SCP, (eu tive algumas quando era puto) que serviam para colocar cartões e documentos). Bem, passado algum tempo, ao tirar o lixo da carteira, tirei o cartão de eleitor de dentro da protecção e reparei que o cartão estava quase colado ao plástico. Ao tirá-lo, quase todas a tinta das letras estava no plástico e as do cartão quase nem se viam. A tinta deve ter colado ao plástico e este segura bem melhor que o papel...

O que se passa com os decalques é parecido..tem lá algumas marcas que parecem ser tinta que passou de outro suporte para os decalques (pode ser que as instruções estivessem por baixo, em contacto directo com os decalques e com as peças a fazerem alguma pressão). Mas tem outras marcas que parecem ser sujidade "simples".

Espero que esta explicação tenha ajudado mais um pouco :)

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Wed Mar 10, 2004 5:23 pm

Eu tambem tenho uma situação parecida!

No meu caso ficou mesmo papel das instruções agarrado aos decalques! :?

Tou com esperanças de quando meter os decalques na agua o papel descole do decalque :?

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Wed Mar 10, 2004 8:33 pm

Complicado. Tudo o que me vem á cabeça eventualmente pode acabar por danificar ainda mais os decalques. :roll: De qualquer maneira tenta passar uma cotonete com um pouco de álcool num decalque que não vás utilizar para ver se ajuda alguma coisa.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Thu Mar 11, 2004 5:01 am

Acho que sei o que aconteceu... Para os decalques estarem sujos foi porque (muito provavelmente) estiveram guardados num ambiente humido (este ambiente mata decalques). Estes ficaram como que solvidos e o que estava em contacto largou algo na cola "humificada" da folha de decalques.

Não sei se há forma de os limpar... ou pelo menso uma forma segura é que os decalques da Hasegawa não têm nada a ver com os da Tamiya, principalmente estes do Lancia estou a acha-los demasiado frageis apesar de ainda não ter partido nenhum.

Abraço e Obrigado por tudo Marco!!!

Post Reply