Aerografos!!!

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Aerografos!!!

Post by PMMSC » Wed Mar 31, 2004 4:14 pm

Devido ao facto de o Marco já ter destino para o seu aerografo no caso de não satizfazer as suas necessidades :lol: lembrei-me de criar este topico para falarmos um pouco desta ferramenta... :razz:

Que aerografos têm e com quais gostam mais de trabalhar? :)

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Wed Mar 31, 2004 4:15 pm

Quando chegar a casa ponho aqui a referencia dos meus!!! :oops:

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Wed Mar 31, 2004 4:21 pm

LOL... Nada se perde, tudo se transforma :)

O meu é um Airbrush Spray Gun da Revell, ref 29666 - será que estes últimos 3 números querem dizer algum coisa?

Só para verem a minha ignorância nisto , eu pensava que a tinta saía pela extremidade oposta ao frasco de tinta... duh.....

Ah, custou 15 euros no Bazar Crisano... mais 14 Euros por uma lata de 1litro de ar comprimido...
Attachments
9034.jpg
9034.jpg (42.75 KiB) Viewed 11475 times

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Thu Apr 01, 2004 7:20 pm

Os meus aerografos são:

- Aztek A4709
- Não sei o nome mas é de um so bico e afinavel...

Qualquer um deles é excelente mas de momento não estou a utiliza-los porque estou a construir uma cabine de pintura!!! :wink:

User avatar
vidas
Posts: 563
Joined: Thu Feb 12, 2004 11:03 pm
Location: Coimbra

Post by vidas » Thu Apr 01, 2004 7:51 pm

Apesar de estar a iniciar-me, e como o meu irmão também começou a modelar noutra vertente, decidimos investir num aerógrafo e dividimos os custos!! :lol:

Assim decidimos comprar um Badger 150. Ainda me estou a ambientar ao bicho, mas parece-me ser bom material.

1abraço,
vidas

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Tue Apr 06, 2004 7:37 pm

Benne,

Acabo de experimentar o meu aerógrafo. E estou surpreendido pela positiva :) Aquilo afinal não tem muito que se diga :) É mais complicado acertar nas proporções das misturas, que na utilização propriamente dita.

A sensibilidade é bem maior que os sprays e penso que deve permitir obter camadas mais uniformes e bem aplicadas.

Comprei um Xsara da Heller a 1:43 para fazer experiências. Para já, está azul, outra cor deve seguir-se em breve :)

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Sat May 22, 2004 1:10 am

Pessoal, estava para criar um tópico novo, mas achei que não valia a pena, já que se trata do mesmo assunto.
Então é o seguinte: eu ando a pensar em comprar um aerógrafo decente, já que o que tenho é mesmo um merdógrafo...:D
Gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre qual comprar, e porquê.

Estou à procura de um de dupla acção e mistura interna. Não quero comprar um agora, e depois, quando as minhas "skills" melhorarem, comprar outro melhor, por isso, mais vale fazer um investimento para o futuro!

Por isso andei a investigar noutros Forums, mas não se conseguem decidir quanto ao melhor aerógrafo no mercado. Dizem que o Aztec A4709 é muito bom, e o Badger 150 também. Por outro lado, também falam na Iwata.....Para já, o preço não é impeditivo, mas é claro que não vou comprar algo de 100 ou 150 contos! Penso que até €200 já se compra algo MUITO bom.

Digam de vossa justiça!

Um abraço,
Peter.

Ze Martins
Posts: 99
Joined: Tue May 11, 2004 11:54 pm

Post by Ze Martins » Sat May 22, 2004 1:40 am

Eu tenho um Badger 100 de duplo fluxo e estou muito satisfeito com ele. No campo do modelismo acho que foi o melhor investimento que fiz

Abraço


User avatar
fufas
Posts: 360
Joined: Tue Mar 02, 2004 1:26 pm
Location: Porto
Contact:

Post by fufas » Sat May 22, 2004 11:42 am

Eu tenho um da Revell, um Vario Master Class.
Gastei cerca de 200€ e digo-vos uma coisa, foram muito bem gastos.
E de dupla acçao, mistura interna, agulhas e bico com ajustamento, etc..Mesmo a pró!!!Tao a pró que ainda nao consegui uma afinaçao certa....LOL.
Fico com uma pintura muito pigmentada, salpicada.Depois tenho que passar horas a polir!!
O aerografo e excelente, o pintor e que nao.Por 200€ acho que e o melhor que se pode arranjar.Pelo menos estou satisfeito.Tambem comprei no Crisano.

Paulo Tavares
Posts: 24
Joined: Sat Jun 12, 2004 11:18 am

Post by Paulo Tavares » Sun Jun 13, 2004 1:05 am

Já foço miniaturas á uns anos mas chegou a altura de comprar um aerógrafo mas tão a falar em 200 euros !!!!!! isto quase que dá para um verdadeiro compressor com um kit de pintura!!! desculpem a minha ignorância mas nunca vi um aerógrafo à minha frente mas gostava que vocês me dessem algums conselhos é que vou agora a Lisboa e tou a pensar em comprar um. è assim para 1/43 acham que vou deixar mais de lado o pincel principalmente para dar verniz ou para pintar outras cores ? qual a melhor marca de tintas para essa aplicação? que tipo de mistura é preciso fazer para isto?

User avatar
Rui Gouveia
Posts: 21
Joined: Mon Jun 07, 2004 8:51 pm
Location: Madeira

Post by Rui Gouveia » Tue Jun 15, 2004 9:46 pm

Desculpem la a minha ignorancia, mas o que é um aerógrafo?
Rui Gouveia

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Tue Jun 15, 2004 10:05 pm

Muito basicamente, é um "aparelho" para pintura. As tintas são colocadas num boião e por pressão (compressor ou lata de ar comprimido) são "vaporizadas" para a superfície a pintar...

Há de diversos tipos, dupla acção, mistura interna, mistura externa, etc.

Um exemplo de mistura externa é o da foto que vês acima. A tinta está no boião, e o ar passa por aquele bico por cima do boião, criando um efeito de sucção que puxa a tinta do boião e vaporiza-a para a superfície.

Nos de mistura interna, a mistura entre o ar e a tinta é feita no interior do aerógrafo e depois a forma como a mistura é expelida pode ser regulada por diversos tipos de bicos que permitem um fluxo de ar mais direccionado ou mais espalhado. Estes, obviamente, são bem mais caros!

Acho que é mais ou menos isto. Os entendidos do assunto que acrescentem o que falta :)

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Tue Jun 15, 2004 10:19 pm

Rui, um aerógrafo, basicamente é uma pistola de pintura. Tenho a certez a que já viste muitas em oficinas, ou até na TV...
A "única" diferença é que o aerógrafo destina-se, quase exclusivamente, a trabalhos de grande rigor e precisão. :D

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Wed Jun 16, 2004 9:12 am

Não me considero entendido na materia, até porque tenho dois aerografos e ainda não foram usados uma unica vez, mas aqui deixo a minha explicação.

Como o Marco e o Petter disseram, o aerografo é uma ferramenta de precisão delicada e que necessecita de uma rigorosa manutenção após a sua utilização! ( limpeza interna e externa )...
Existem 4 caracteristicas essenciais nos aerografos:
- Mistura interna
- Mistura externa
- Regulavel em pressão e fluxo de tinta com um só bico ( Revell, etc... )
- Regulavel em pressão e fluxo de tinta com diversos bicos ( Aztek entre outros )

Na compra de um aerografo á que ter em conta diversos aspectos:
- A funcionalidade
- O peso
- A forma como se molda á nossa mão
- A Durabilidade
- A facilidade de limpeza
- A existência de peças de substituição no mercado
- Os acessórios
- As opções que permite ter
- Etc...

A meu ver os aerografos que não tem afinação na largura do traço da tinta são os mais faceis de trabalhar, vem munidos de diversos bicos e cada um vem preparado para um tipo de pintura desde o bico que faz só um traço tipo lapis até ao bico que parece um Spray.
Conheço alguns artista do aerografo e quase todos eles me dizem que os aerografos de um so bico são os que conseguem ter o melhor resultado, mas com um inconveniente, tens que conhecer muito bem o aerografo e ter uma pratica de pintura excepcional! :?

Aconcelho que na compra de um aerografo comprem tambem um bom compressor! :lol:

Espero ter ajudado...
Dentro em breve vou começar a utilizar os meus aerografos... estou só a acabar a cabine de pintura!!!

Marco, vou parecer um politico novamente mas... assim que poder tiro fotos dos meus aerografos, do meu compressor e da cabine de pintura...

User avatar
dias
Posts: 2559
Joined: Wed Feb 11, 2004 3:13 pm
Location: Cacém - Lisboa

Post by dias » Thu Jul 01, 2004 1:59 pm

Marco wrote: O meu é um Airbrush Spray Gun da Revell, ref 29666 - será que estes últimos 3 números querem dizer algum coisa?
Marco fiz a mesma compra hoje no Corte Ingles aqui em Lisboa, ficando tudo por 32€ (aerografo e lata de ar comprimido)!! Nada mau por um aerografo para iniciante...
Um gajo sai para comprar só Putty... e acaba por vir sempre com mais alguma coisa... 8-[

Agora tenho algumas dúvidas...

- Que tipo de tinta costumas utilizar? As tintas acrilicas e enamel da Tamiya funcionam... ou tens de utilizar as próprias da Revell?

- Que tipo de diluente utilizas para diluir a tinta e em que proporções?

- É fácil de fazer a manutenção e limpeza do aerografo?

- Ainda estás contente com a compra?

Abraço!!

Se alguêm souber de mais algumas dicas que se pronuncie... :wink:
Image

Post Reply