Aerografos!!!

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Jul 01, 2004 2:14 pm

dias, eu tenho um "aerógrafo" muito parecido com esse, só que é da Badger. A manutenção é super simples, é só mesmo manter o tubinho e o bocal limpinhos. De resto, nada a dizer.

Quanto às tintas, eu só uso as acrílicas diluidas com Sonasol....sim, SONASOL! :D As enamel nunca experimentei, mas presumo que sejam demasiado espessas para as usar. De qualquer maneira, a diluição é +/- a olho, até a tinta ficar com a consistência de leite, ou seja, nem muito líquida, nem muito espessa. Isso vais ter de ganhar algum "calo" até apanhares o jeito.
Pelo que o Marco me disse, há umas tintas já próprias para aerógrafo, e que são muito boas, mas isso é com ele :)

Um abraço, e espero ter-te ajudado em alguma coisa.
Peter.

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Thu Jul 01, 2004 2:27 pm

1 e 2 - Eu tive más experiências com as misturas e diluições de tintas acrílicas, mas penso que foi por pura inexperiência (chamada nabice). Depois de vários testes e com diluente da tamyia, num modelo Heller e no Lancia Delta tive que utilizar o célebre óleo de freio.

Serviu-me de lição, porque comprei primário e tinta branca (ambos enamel) mesmo da Revell, e próprio para aerógrafo, e cujo tamanho do boião encaixa certinho no aerógrafo e não quero outra coisa.

De futuro poderei ter alguns problemas por não ter as cores todas, mas a gama parece-me ser bastante boa. Além de que, como cada boião encaixa no aerógrafo, depois de se pintar, é só tirar e fechar o boião de tinta.

3 - Quanto a limpeza, eu tenho o boião original cheio de diluente, e depois da utilização, meto o boião original, dou umas "sprayadas" para tirar a tinta do tubo. Depois uso o alfinete para tirar alguma tinta que possa ter secado um pouco, no tubo e no bocal, e dou mais umas "sprayadas". Depois deixo aquilo a repousar até à proxima utilização.
Nessa altura, toda e qualquer tinta que existisse no exterior do tubo já repousa calmamente no fundo do boião. Em seguida, despejo o diluente do boião para um recipiente qualquer. A tinta do fundo, como está meia pastosa não sai. Depois é só passar o boião por água para remover essa tinta, e voltar a colocar lá o diluente.

Parece complicado mas é um processo rápido.

4 - Sim. Até comprar as tintas da Revell, estava a pensar utilizar o aerógrafo para me refrescar no verão, enchendo o boião com água. Aqui há dias até o utilizei para tirar o pó de dentro do meu pc :)

Ainda esta semana "primei" o RX-7 e estou bem contente com o resultado. Como aliás já tinha ficado da segunda vez que pintei o Delta.

Agora não me lembro é do preço das tais tintas da revell....

User avatar
dias
Posts: 2559
Joined: Wed Feb 11, 2004 3:13 pm
Location: Cacém - Lisboa

Post by dias » Thu Jul 01, 2004 2:39 pm

Obrigadão Petter e Marco!!

Já fiquei com umas luzes sobre a utilização do aerografo... agora o resto vai com experiência.

Eu tb já reparei nessas tintas da Revell e estive a ver no site dos gajos. Marco será que são muito caras, +- quanto? É que pelo que vejo devem compensar mesmo... já vêem diluidas e é só utilizar e fechar o boião, poupando-se muita tinta, digo eu!! :roll:

Petter... SONASOL?? Isso não fica 'meio' gorduroso?? :shock:
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Thu Jul 01, 2004 5:12 pm

No fim de semana vou ter de lá ir para comprar a tinta para o sauber e depois digo-te o preço.

Já agora, eu só utilizei o aerógrafo para pintar corpos. Não sei como é que ele se desenrasca com peças mais pequenas...

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Jul 01, 2004 5:20 pm

dias Gorduroso?? Não, claro que não. antes pelo contrário...eheheh
Li algures que o amoníaco era bom diluente para as tintas acrílicas da Tamiya, então resolvi experimentar isso. Mas o álcool também serve. O problema do álcool é que seca demasiado depressa, o que pode estragar o acabamento, tornando a superfície muito "flat"..

_NOS_
Posts: 100
Joined: Mon Jun 28, 2004 8:25 pm

Post by _NOS_ » Thu Jul 01, 2004 5:29 pm

ulax!
Voces colocam sonasol na tinta, e depois é k pintam?
o k eu faço é molhar um pouco o pincel com alcool e ir ao frasco u bocadinho de tinta e pintar!!
Podem-me esclaecer sobre isoo?
Obrigado

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Jul 01, 2004 5:38 pm

_NOS_, isso é só para usar no aerógrafo! para pintar a pincél, também diluo, se for preciso, mas aí é diferente...ponho um pouco de tinta (o necessário) num godé, e depois vou acrescentando sonasol até à diluição desejada.

User avatar
dias
Posts: 2559
Joined: Wed Feb 11, 2004 3:13 pm
Location: Cacém - Lisboa

Post by dias » Thu Jul 01, 2004 5:40 pm

pettercardoso wrote:dias Gorduroso?? Não, claro que não. antes pelo contrário...eheheh
Li algures que o amoníaco era bom diluente para as tintas acrílicas da Tamiya, então resolvi experimentar isso. Mas o álcool também serve. O problema do álcool é que seca demasiado depressa, o que pode estragar o acabamento, tornando a superfície muito "flat"..
Petter, então quer dizer que falas no Lava Tudo Amoniacal da Sonasol... certo?
É que eu pensei que fosse o Sonasol de lavar loiça... e assim a minha ideia de 'gorduroso' (um liquido + espesso).

E isso é translucido ou tem alguma cor em particular? Se for o caso a cor não afecta a tinta acrilica? Desculpa lá tantas perguntas... mas pelo menos assim fico esclarecido!! 8-[
Image

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Jul 01, 2004 5:48 pm

Não há problema, dias. Estamos aqui para isso mesmo! :D

Sim, sonasol amoniacal! O outro é lava-louça....mas que não tem nada de gorduroso! :D
Este amoniacal é completamente transparente, só tens é de ter bastante cuidado com os vapores...aquilo é SUPER prejudicial, principalmente aos pulmões....Usa sempre máscara.
Outro conselho: quando misturares tinta+sonasol, fá-lo "shaken, not stirred", senão fica cheio de bolhinhas, e depois é uma gaita para as tirar..
Como diria o Patrick, se tiveres mais alguma dúvida, manda brasa!

Pedro.

User avatar
dias
Posts: 2559
Joined: Wed Feb 11, 2004 3:13 pm
Location: Cacém - Lisboa

Post by dias » Thu Jul 01, 2004 5:56 pm

Mais uma vez obrigado Petter!!

Acho que fiquei esclarecido... quanto às quantidades nas misturas eu depois experimento até ter um liquido homogeneo tipo 'leite'... :)

Quanto ao lava-loiça eu continuo a achar que aquilo tem um toque tipo gorduroso.... ehehe... :wink:

Acho que hoje ainda vou às compras... ainda por cima no Continente online vi lá um compressor a ar por 11.9€ (mais barato que a lata), e só queria que ele tivesse ligação à corrente... vou lá ver... eehehe

Abraço
Image

User avatar
Nelson
Posts: 486
Joined: Sat Feb 21, 2004 11:15 am
Location: Corroios

Post by Nelson » Thu Jul 01, 2004 11:21 pm

Dias eu tambem tenho um aerografo desse genero a pouco tempo e tenho pintado com tintas da enamel o diluente que uso é da revell as proporções são como Petter disse até ficar meio leitoso eu comprei tambem uma "pepina"(penso que seja assim que se escreve que é um conta gotas tipo pingos para os olhos) e ponho cerca de 6 gotas de diluente e misturo com a tinta.
Quanto a limpeza é estremamente simples depois de utilizar limpo com diluente sintetico que comprei na drogaria e dou umas spryzadas depois tiro o tubo e a ponteira da tinta e ponho dentro do diluente durante um pouco para tirar os restos de tinta.
Quanto se estou satisfeito é bastante simples estou maravilhado :D

User avatar
dourado
Posts: 486
Joined: Wed Feb 25, 2004 10:20 am
Location: Torres Vedras

Post by dourado » Fri Jul 02, 2004 9:13 am

Um conselho: Meus senhores, usar sempre tinta acrílica misturada com alcool ou diluente da Tamiya nas proporções já aqui referidas.

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Sat Jul 03, 2004 7:59 pm

Dias, na Modelitos, cada frasquinho de tinta da revell, para aerógrafo, custa 3,2 euros.

User avatar
dias
Posts: 2559
Joined: Wed Feb 11, 2004 3:13 pm
Location: Cacém - Lisboa

Post by dias » Mon Jul 05, 2004 10:15 am

Xiii... Marco isso ainda é puxado... mas mesmo assim deve compensar. :roll:
Image

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Mon Jul 05, 2004 10:54 am

Tambem sou da opinião do Marco!

Pelo preço deve compensar, as latas já trazem a tinta preparada para pintar a aerografo... :wink:

Post Reply