Spray Tamiya

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
fxxfxx
Posts: 108
Joined: Sun Oct 14, 2007 1:15 pm
Location: S.Miguel, Açores

Spray Tamiya

Post by fxxfxx » Wed Nov 14, 2007 1:16 am

Alguém pode-me dar a opinião em relação ao verniz em Spray Tamiya TS-13? Costumo usar o verniz liquido, mas gostava de saber como é o spray. Posso usar em qualquer superficie ou tem algumas restrições?

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Post by nuno22467 » Wed Nov 14, 2007 1:49 am

Viva,
Na minha modesta opinião, não recomendo de todo esse spray. Não tanto pelo acabamento, mas pela má reacção com alguns decalques. Mas há bons vernizes da PluriColor à venda em grandes superfícies, mais baratos e inofensivos.
Abraços.
ImageImageImageImageImageImageImage

fxxfxx
Posts: 108
Joined: Sun Oct 14, 2007 1:15 pm
Location: S.Miguel, Açores

Post by fxxfxx » Wed Nov 14, 2007 5:31 pm

Obrigado nuno pelo conselho, pk os decalques são caseiros, e pode ser k tenham má reação.

User avatar
marcopreto
Posts: 143
Joined: Mon Jul 11, 2005 11:49 am
Location: Porto

Post by marcopreto » Thu Nov 15, 2007 2:26 am

Eu também tive alguns azares com o TS-13!!! É preciso aplicar em muitas camadas muito finas antes de se poder fazer uma camada molhada!!!

Actualmente uso o Rallylack da Duplicolor. Mesmo assim, é melhor ter cuidado e experimentar numa peça de teste!

Se houver problema, pode sempre dar uma ou duas camadas de Future (em Portugal é vendida como "Pronto - Cera Acrilica - pavimentos de madeira" segundo este link http://www.swannysmodels.com/TheCompleteFuture.html )
antes de aplicar o verniz. Como o Future é aquoso, duvido que ataque o decalque, mas... é melhor experimentar!

Um abraço

Marco Preto

model43
Posts: 211
Joined: Mon Sep 24, 2007 4:36 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Spray Tamiya

Post by model43 » Sun Feb 10, 2008 1:05 am

Utilizo o Ts13 sobre toda a superfície do Kit, vidros inclusive com bons resultados, mas cada um tem de fazer as suas experiencias, eu tenho de me iniciar com um aerógrafo e nem sei por onde começar,
Model43

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Re: Spray Tamiya

Post by Evolution VI » Sun Feb 10, 2008 3:50 pm

Há tópicos criados aqui no forum que esclarecem a tua dúvida. Este tema já foi abordado diversas vezes, tem lá toda a informação que precisas...

Abraço

User avatar
charger
Posts: 988
Joined: Thu Jul 01, 2004 12:06 pm
Location: Vale de Cambra

Re: Spray Tamiya

Post by charger » Mon Feb 11, 2008 10:32 pm

Eu utilizo o TS-13 para todos os meus modelos.

Seja em decalques originais, seja em decalques "made in casa". Nunca tive problemas, mesmo em relação ás camadas de verniz necessárias. Costumo por 3 a 4 camadas e o efeito final é sempre o esperado.

Claro que varia de modelista para modelista mas da minha parte é assim que funciona.

Abraço!
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
Moura
Posts: 221
Joined: Tue Aug 14, 2007 5:27 pm

Re: Spray Tamiya

Post by Moura » Wed Feb 13, 2008 12:37 pm

Tenho uma duvida :doubt:

Vcs aplicam o verniz, assim que o kit esteja totalmente pronto ja com decalques!?

Ou seja, depois de estar preparado para ir para a estante, passam o spray em todo o kit? Ou so colocam na carroçaria antes de colar a mesma!?

Nunca usei mas gostava de usar, mas tenho receio.... ja aqui disseram que ate nos vidros colocam....
nao forma gotas ou bolhas?!

Obrigado

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Spray Tamiya

Post by alvarol » Wed Feb 13, 2008 2:52 pm

É verdade que é preciso muito cuidado com a aplicação de TS13 sobre decalques, já dei muitos "pulinhos" :evil: sentado na minha bancada enquanto via o verniz a fazer reagir a pelicula de decalques, façam-no com camadas muito leves primeiro, duas ou três de 10 em dez minutos e uma última mais "carregada" no final para homogeneizar o acabamento, finalmente se acharem necessário e estiverem em dia de coragem, dêem polimento com massa de polir ou com "micromesh" os resultados são espectaculares, mas exige tempo, cuidadinho e santa paciência, especialmente se fôr num modelo 1/43, entretanto quero-vos recomendar que experimentem também o verniz em spray "Topcoat" da "Gunze Sangyo", tem a grande vantagem de ser acrílico, logo podemos estar muíto mais à vontade pois não ataca nem os decalques nem as pinturas acrilicas, a grande desvantagem é a dificuldade em o adquirir, ainda tenho uma reserva de três latas mas que foram adquiridas na já encerrada "200 à hora", no entanto já me disseram que mais alguém as vende,( tenho de procurar!).
quanto à aplicação de verniz sobre vidros, não me faz muito sentido, a não ser que já estivessem muito riscados, mas aí há sempre a hipótese do polimento que me parece mais vantajoso e menos arriscado, queria finalizar dizendo que a grande desvantagem de qualquer verniz é para mim sem dúvida o amarelecimento com o passar dos anos, mas no entanto não deixa de ser verdade que também as tintas mais claras envelhecem e amarelecem, especialmente o branco (tenho um Stratos da Bandai 1/20 com as cores Alitalia que passados 20 anos é hoje cor de rosa! maldito branco da Humbrol!), neste aspecto a minha opção vai para os materiais da tamiya ( TS13 e TS26 ), apesar de serem mais agressivos tanto para o material como para a nossa saúde e para o ambiente, são no entanto mais resistentes à luz solar, degradando-se menos com o tempo. Saudações...
Attachments
topcoat gunze.JPG
topcoat gunze.JPG (125.86 KiB) Viewed 6045 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
Akua
Posts: 1034
Joined: Mon Jan 26, 2004 6:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia/Lisboa
Contact:

Re: Spray Tamiya

Post by Akua » Wed Feb 13, 2008 3:01 pm

alvarol wrote: quero-vos recomendar que experimentem também o verniz em spray "Topcoat" da "Gunze Sangyo", tem a grande vantagem de ser acrílico, logo podemos estar muíto mais à vontade pois não ataca nem os decalques nem as pinturas acrilicas, a grande desvantagem é a dificuldade em o adquirir, ainda tenho uma reserva de três latas mas que foram adquiridas na já encerrada "200 à hora", no entanto já me disseram que mais alguém as vende,( tenho de procurar!).
Excelente explicação. O http://www.hiroboy tem este verniz em stock. Recomendo a loja.

Para mim, nada como o verniz bicomponente (podes encontrar tópicos no fórum acerca deste tema). Dizem que não fica amarelado com o tempo, e não estraga decalques. Enfim....agora cabe-te a ti decidir o que preferes, e nada como ires experimentando...
a Finalizar: Evento:
ImageImageImage

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Spray Tamiya

Post by alvarol » Wed Feb 13, 2008 4:01 pm

:o Obrigado pela dica Akua, ainda não fui ao site "espreitar" mas sou adepto da ideia da experimentação, afinal é assim que vamos quebrando "novos territórios" e técnicas novas para os nossos modelos!, e um verniz que não amarelecesse era uma "dádiva dos deuses!". Não deixa de ser um bocadinho frustrante pensar naqueles modelos que tanto trabalhinho nos deram, e que daqui a uns aninhos estão todos com icterícia!, amarelinhos!, afinal uma grande percentagem dos automóveis de competição (tanto de velocidade como de rali) muitas vezes são brancos de cor base alterando-se imenso com o tempo. Salut!... :)
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
charger
Posts: 988
Joined: Thu Jul 01, 2004 12:06 pm
Location: Vale de Cambra

Re: Spray Tamiya

Post by charger » Wed Feb 13, 2008 4:05 pm

Moura wrote:Tenho uma duvida :doubt:

Vcs aplicam o verniz, assim que o kit esteja totalmente pronto ja com decalques!?

Ou seja, depois de estar preparado para ir para a estante, passam o spray em todo o kit? Ou so colocam na carroçaria antes de colar a mesma!?

Nunca usei mas gostava de usar, mas tenho receio.... ja aqui disseram que ate nos vidros colocam....
nao forma gotas ou bolhas?!

Obrigado
Eu costumo fazer assim, depois de pintada a carroçaria, deixo repousar entre 2 a 3 semanas (minimo) antes de aplicar os decalques. Depois de os mesmos estarem postos e bem postos, passo o secador por eles para eliminar qualquer bolha ou falha. Estando esse proçesso feito volta para o descanso mais 2 semanas. Por fim dou 2 ou 3 camadas de verniz (2 dias de intervalo entre elas) e deixo descansar cerca de 1 mês antes de lhe por as mãos em cima.

Alguns vão pensar, tanto tempo? pois mas agora é assim, paciencia, paciencia e muito paciencia!!!! para sair uma coisa em condições.

Quanto aos vidros, não aplico qualquer verniz neles.
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Spray Tamiya

Post by alvarol » Wed Feb 13, 2008 4:23 pm

Tens razão Charger, também eu deixo "descansar" muito bem tanto seja a pintura como seja o verniz, isto permite uma secagem perfeita e um consequente enrijecimento e assentamento (leia-se secagem) do acabamento, assim estamos muito mais à vontade para polimentos ou outros acabamentos e montagens restantes em que temos de pôr as " manápulas" por cima de todo o modelo. Já agora que verniz costumas usar?
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
Caracol_kitado
Posts: 459
Joined: Thu Jul 26, 2007 8:56 pm
Location: Tomar

Re: Spray Tamiya

Post by Caracol_kitado » Wed Feb 13, 2008 9:37 pm

Eu usei o verniz da gunze no meu primeiro modelo, comprado no hiroboy e é uma maravilha, Não ataca os decalques, a única reacção que aconteceu foi devido à minha inexperiência. Abusei na camada de verniz mas tudo se resolveu com um bocadinho de compound da tamiya.
ImageImage

User avatar
charger
Posts: 988
Joined: Thu Jul 01, 2004 12:06 pm
Location: Vale de Cambra

Re: Spray Tamiya

Post by charger » Thu Feb 14, 2008 3:50 pm

alvarol wrote:Tens razão Charger, também eu deixo "descansar" muito bem tanto seja a pintura como seja o verniz, isto permite uma secagem perfeita e um consequente enrijecimento e assentamento (leia-se secagem) do acabamento, assim estamos muito mais à vontade para polimentos ou outros acabamentos e montagens restantes em que temos de pôr as " manápulas" por cima de todo o modelo. Já agora que verniz costumas usar?

O TS-13 da Tamiya. (nunca tive problemas até hoje)
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

Post Reply