Compressor para Aerografo

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Compressor para Aerografo

Post by JMCARC1 » Tue Nov 20, 2007 7:19 pm

Olá a todos.

O ano passado recebi no Natal um aerografo Aztec como prenda de Natal. Durante este ano nunca o usei, em parte pq não precisei, em outra parte pq me falta o "tal" compressor. Depois de ter estado a ver os tópicos anteriores sobre este assunto cheguei à conclusão de que tenho 3 hipóteses:

1. Faço o meu compressor;
2. Compro um modelo mais barato mas que faz muito barulho;
3. Compro um modelo mais silencioso mas mais caro.

Ora, como não estou muito virado para fazer um compressor e não posso usar um compressor barulhento - só modelo depois das 23h e era meio caminho para ser posto fora de casa e do prédio :lol: - só me resta a outra opção. O problema é que não percebo nada disto e não sei o que devo procurar/fazer!

O que me aconselham? Que modelos? Onde compro? Que pressões? Etc, etc, etc.

Eu queria o "bom, bonito e barato" :roll: ou seja, algo que não fosse muito grande (não pinto muito e faço com pouca frequência), que não fizesse muito barulho e não fosse muito caro... mas tb não fosse uma porcaria....!

Alguém me pode ajudar?

Obrigado.

João

rayan
Posts: 27
Joined: Tue Nov 15, 2005 12:36 am
Location: Faro

Post by rayan » Tue Nov 20, 2007 11:20 pm

acerca deste tema a minha opinião o melhor é fazeres um com um motor de frigorifico. eu fiz o meu e estou super satisfeito, tem pressão suficiente para pintar com aerografo, faz o mesmo barulho do frigorifico da cozinha, ou seja podes pintar a qualquer hora do dia ou da noite sem que ninguem se incomode com isso.
custos? bom, ao fim e ao cabo não fica assim tao caro, o meu ficou-me pelos 100 euros arranjei um motor de frigorifico usado e a funcionar de borla e um extintor de 5 ou 6 kg tambem de borla.(os 100 euros foram de mandar fazer uns furos no extintor, e soldar umas roscas e fazer um T em tubo, pressostato e 2 manometros de pressão).
como fazer? já não tenho o esquema no qual me baseei, mas esquemas de compressores não faltam na net é uma questão de procurar um pouco,( penso até que havia um topico aqui sobre isso)
para mim a grande vantagem de fazer um é que se o motor avariar ( que será a unica peça que poderá avariar mais facilmente) é só substituir por um 'novo', que tu proprio fazes, pois tens pleno conhecimento da tua maquina e sabes como resolver a questão

User avatar
rookie
Posts: 951
Joined: Tue Aug 31, 2004 1:14 am

Post by rookie » Wed Nov 21, 2007 11:07 am

rayan wrote:acerca deste tema a minha opinião o melhor é fazeres um com um motor de frigorifico. eu fiz o meu e estou super satisfeito, tem pressão suficiente para pintar com aerografo, faz o mesmo barulho do frigorifico da cozinha, ou seja podes pintar a qualquer hora do dia ou da noite sem que ninguem se incomode com isso.
custos? bom, ao fim e ao cabo não fica assim tao caro, o meu ficou-me pelos 100 euros arranjei um motor de frigorifico usado e a funcionar de borla e um extintor de 5 ou 6 kg tambem de borla.(os 100 euros foram de mandar fazer uns furos no extintor, e soldar umas roscas e fazer um T em tubo, pressostato e 2 manometros de pressão).
como fazer? já não tenho o esquema no qual me baseei, mas esquemas de compressores não faltam na net é uma questão de procurar um pouco,( penso até que havia um topico aqui sobre isso)
para mim a grande vantagem de fazer um é que se o motor avariar ( que será a unica peça que poderá avariar mais facilmente) é só substituir por um 'novo', que tu proprio fazes, pois tens pleno conhecimento da tua maquina e sabes como resolver a questão
Concordo plenamente como podes ver aqui: topic1398.html?highlight=compressor
Estou completamente satisfeito com o meu compressor e diverti-me imenso a construi-lo :wink:

Abraço
Miguel

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Post by valdispert » Wed Nov 21, 2007 3:33 pm

Tenho um destes mas ainda não montei o motor de frigorífico:

http://okabum.iespana.es/

compressor de 6 litros --> 60 ou 70 euros
motor ----> borla
não ter de gastar 350 biscas por um compressor silencioso ----> priceless

:D

User avatar
NoBrakes
Posts: 568
Joined: Tue Feb 10, 2004 7:47 pm
Location: Queijas / Alfragide / ISEL
Contact:

Post by NoBrakes » Wed Nov 21, 2007 4:21 pm

o Caracol_Kitado é que pode dar umas noções de fazer adaptar um motor de frig a um compressor barulhento de botija, ficando o compressor com dois motores! ele fez essa adaptação há pouco tempo

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Wed Nov 21, 2007 5:17 pm

Obrigado a todos pelos vosso conselhos.

Já vi que são quase todos adeptos do compressor "home-made". E sugestões para um de compra, alguém tem? :roll:

João

User avatar
Akua
Posts: 1034
Joined: Mon Jan 26, 2004 6:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia/Lisboa
Contact:

Post by Akua » Wed Nov 21, 2007 6:30 pm

JMCARC1 wrote:Obrigado a todos pelos vosso conselhos.

Já vi que são quase todos adeptos do compressor "home-made". E sugestões para um de compra, alguém tem? :roll:

João
Olá,

eu tenho um silair silencioso. Basicamente, é igual aos home-made, mas mais caro! :(
Mas o ideal para quem nao tem tempo, espaço, ou arte para construir um.

Rodam os 350€. Recentemente li um topico onde um modelista está a vender um quase novo, no Porto, por 250€. Faço-te chegar o contacto logo à noite, se estiveres interessado.
a Finalizar: Evento:
ImageImageImage

User avatar
Caracol_kitado
Posts: 459
Joined: Thu Jul 26, 2007 8:56 pm
Location: Tomar

Post by Caracol_kitado » Wed Nov 21, 2007 8:21 pm

NoBrakes wrote:o Caracol_Kitado é que pode dar umas noções de fazer adaptar um motor de frig a um compressor barulhento de botija, ficando o compressor com dois motores! ele fez essa adaptação há pouco tempo
O meu compressor não tem dois motores. Comprei um industrial a preço de saldo e substituí o motor por um de frigorífico. :D Assim poupei tempo de bricolage para ter tempo para modelar! :D
ImageImage

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Wed Nov 21, 2007 9:23 pm

Akua wrote:Rodam os 350€. Recentemente li um topico onde um modelista está a vender um quase novo, no Porto, por 250€. Faço-te chegar o contacto logo à noite, se estiveres interessado.
Credo! :shock:

Tinha pensado em algo mais em conta, até pq a minha previsão de utilização não é muito elevada! (num ano pintei 5 jantes!!!!).

Vi isto no ebay. O que acham?

1. http://cgi.ebay.ie/MINI-AIRBRUSH-COMPRE ... dZViewItem

2. http://cgi.ebay.ie/MINI-AIRBRUSH-COMPRE ... dZViewItem

3. http://cgi.ebay.ie/MINI-AIRBRUSH-COMPRE ... dZViewItem

Se calhar não são "grandes bombas" mas desde que dem para pintar de forma "honesta" para mim já estava bem... e ficam mais ao menos ao preço dos "home-made" :wink:

Obrigado.

João

User avatar
NoBrakes
Posts: 568
Joined: Tue Feb 10, 2004 7:47 pm
Location: Queijas / Alfragide / ISEL
Contact:

Post by NoBrakes » Wed Nov 21, 2007 10:15 pm

o Patrick tem um desta marca, acho que são muito bons

http://www.silentaire.com/silentaire/index.asp

User avatar
Tigre
Posts: 1111
Joined: Wed Aug 18, 2004 9:39 am

Post by Tigre » Thu Nov 22, 2007 12:51 am

JMCARC1 wrote:
Akua wrote:Rodam os 350€. Recentemente li um topico onde um modelista está a vender um quase novo, no Porto, por 250€. Faço-te chegar o contacto logo à noite, se estiveres interessado.
Credo! :shock:

Tinha pensado em algo mais em conta, até pq a minha previsão de utilização não é muito elevada! (num ano pintei 5 jantes!!!!).

Vi isto no ebay. O que acham?

1. http://cgi.ebay.ie/MINI-AIRBRUSH-COMPRE ... dZViewItem

2. http://cgi.ebay.ie/MINI-AIRBRUSH-COMPRE ... dZViewItem

3. http://cgi.ebay.ie/MINI-AIRBRUSH-COMPRE ... dZViewItem

Se calhar não são "grandes bombas" mas desde que dem para pintar de forma "honesta" para mim já estava bem... e ficam mais ao menos ao preço dos "home-made" :wink:

Obrigado.

João
Não te metas nisso...Já tive aqui um desses e têm alguns defeitos :

O caudal de ar, além de não ser grande coisa, sai aos bochechos (parece quase uma maquina de peidos :) )
Aquecem demasiado, obrigando a períodos de trabalho reduzidos e muito tempo de descanso entre cada utilização. Quando trabalham em demasia, gripam.

Bom mesmo, como já foi dito, são os Silair, mas o preço é puxadote. Todavia poderás entender tal como um investimento que te irá melhorar bastante a qualidade final dos teus trabalhos. Mas um compressor caseiro faz o mesmissimo efeito e fica-te nuns 100€ +/-. Na minha opinião, a gastar boa massa, é mesmo no aerografo.
1abraço
Luis Miguel

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Post by nuno22467 » Thu Nov 22, 2007 1:26 am

Viva JMCARC1,
Eu comprei o meu no e-bay, bem jeitoso, igual a este:
http://cgi.ebay.co.uk/AIR-COMPRESSOR-AI ... 0171566918
As características dos modelos que pesquisaste são idênticas e o preço é muito mais em conta! (atenção aos portes).
Se não vai ser para uma utilização exaustiva, certamente chega para as necessidades... no inicio eu cheguei a usar latas de ar comprimido da Revell, :lol:
Abraço,
Nuno
ImageImageImageImageImageImageImage

Post Reply