Para Me Iniciar :D

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Para Me Iniciar :D

Post by baraka » Tue Jan 08, 2008 12:38 pm

Bom Dia Pessoal

Já estive a ler muitos posts com as vossas montagens, e falam em verniz, primários, lixar essas coisas todas lol

Mas a minha dúvida é, para me iniciar na construção de um carrito, basta comprar o kit e já traz as coisas necessárias? Ou tintas vernizes e afins é tudo à parte? :oops:

Gostaria de começar por um carro sem ser de competição, normalissimo, sem os decals (acho que é assim, esta já aprendi aqui :lol: ) todos, como disse no meu post de apresentação a ideia era começar com um Honda, mas o que realmente queria não ainda encontrei. Vou à ModelKit (no site deles dizem que há uma na Gare do Oriente) ver o que há e espero que depois do almoço já tenha o meu primeiro brinquedo nas mãos :)

Cumprimentos e espero não estar a ser demasiado nabo lol

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Re: Para Me Iniciar :D

Post by L. Dias » Tue Jan 08, 2008 1:34 pm

baraka wrote:Mas a minha dúvida é, para me iniciar na construção de um carrito, basta comprar o kit e já traz as coisas necessárias? Ou tintas vernizes e afins é tudo à parte?
Tudo à parte. Também tens que comprar cola. :(

baraka wrote:Gostaria de começar por um carro sem ser de competição, normalissimo, sem os decals (acho que é assim, esta já aprendi aqui :lol: )
Decals: inglês
Decais: português do Brasil
Decalques ou decalcomanias: português de Portugal
;)



Um abraço e bom início, a malta está cá para ajudar ;)
Luís

User avatar
odraciR
Posts: 135
Joined: Fri Dec 14, 2007 10:29 am
Location: Ourém

Post by odraciR » Tue Jan 08, 2008 1:49 pm

pois vias ter mesmo de comprar tudo :(

eu (que de forma alguma sirvo de exemplo) quando comprei o 1º kit comprei uma tinta de pincel, uma pinça e uma cola Revel de "agulha" (é bom para colocar cola em sitios pequenos sem "borrar" tudo)..

com o tempo já tenho 15 cores de pincel, 12 cores em lata, um kit de bisturis e mais umas "pintelhices"... :D

ao fim ao cabo ainda é um investimento..

agora ando a pensar em comprar um aerografo.. mas por enquanto cá ando com spray e fita isoladora... :D

abraço
3 anos depois... estou de volta!
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Tue Jan 08, 2008 2:09 pm

Sim, isto é um hobby dispendioso, mas eu fiz assim...

Comprei o meu primeiro kit, um F40... Olhei para as instruções e vi quais as tintas que eram mais usadas... Comprei duas ou três, um pincel fino e outro mais grosso, cola e uma lata de tinta vermelha para a a carroçaria. A minha fita isoladora era daquelas que se compra numa drogaria, para pintores...

Investi pouco, pois não sabia se ia gostar ou não... (In)Felizmente, gostei, e depois isto tornou-se num buraco sem fundo :)

User avatar
NoBrakes
Posts: 568
Joined: Tue Feb 10, 2004 7:47 pm
Location: Queijas / Alfragide / ISEL
Contact:

Post by NoBrakes » Tue Jan 08, 2008 2:21 pm

ui, por falar em buracos sem fundo e em vício, junta-se mais um ao clube :P

para começar, depende do kit que comprares, regra geral quando compras o kit, só vem mesmo o modelo do carro/moto/etc..., mas haviam há uns tempos uns kits da Revell que eram kits de iniciação, traziam o modelo mais 2 ou 3 latinhas de tinta, o "bi-pincel" (um pincel em cada ponta) e um frasco de cola de "agulha" como o odraciR referiu.

na minha opinião, o indispensável passa por:
- uma lata de primário
- uma lata para a cor da carroçaria
- um pincel fino (detalhes) e um largo ("grandes superficies")
- cola
- x-acto
- cores para o modelo (normalmente os cinzas, pretos e as cores translúcidas - laranja e vermelho - são genéricas para quase todos os modelos)

edit - lembrei-me que havia um documento com o material básico, podes encontrar aqui no sub-capitulo "Scale Auto Enthusiast"
Last edited by NoBrakes on Tue Jan 08, 2008 2:25 pm, edited 2 times in total.

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Post by L. Dias » Tue Jan 08, 2008 2:23 pm

Além do que o Luís referiu:

Lixa de água (grãos P1500; P800; P600 e P400)
Limas "miniatura" também podem ser muito úteis. ;)

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Post by baraka » Tue Jan 08, 2008 2:40 pm

tirando as colas e as tintas, o resto arranjo à borlix lol a minha mãe tem uma loja de materiais de construção e então fornece-me :p

tive agora na ModelKit da gare do oriente e vim de lá desiludido, têm poucas coisas e muito caras, acho eu se calhar sou eu que estou fora dos preços, mas pelo que vi no hiroboy os kits custam à volta dos 20€ e ali o mais barato era 30€ :?

p.s.
L. Dias wrote:Decalques ou decalcomanias: português de Portugal
gostei do decalcomanias :lol:
Last edited by baraka on Tue Jan 08, 2008 3:24 pm, edited 2 times in total.

User avatar
odraciR
Posts: 135
Joined: Fri Dec 14, 2007 10:29 am
Location: Ourém

Post by odraciR » Tue Jan 08, 2008 3:21 pm

por experiência propria, podes começar por ver o que há nos classificados aqui no fórum..

eu comprei tudo o que tenho numa loja aqui em Coimbra.. bem arrependido tou, o dinheiro que gastei nos meus 18 modelos davam para comprar uns 30 por aqui e pelos sites on-line...

ao fim ao cabo, cá em Coimbra aproveitam-se da falta de mercado para inflacionar os preços...

de resto, já comprei 3 carros aqui no forum e veio tudo impecável 8) :D

P.S.: tintas em spray, se forem acrilicas podes arranjar na loja da tua mãe, agora segundo me recomendaram, primários e verniz convém ser específico para modelismo...

abraço!!
3 anos depois... estou de volta!
Image

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Post by baraka » Tue Jan 08, 2008 3:25 pm

as tintas em spray ela quase não vende e as que tem lá são aquelas cores que ninguém quer LOL

já ando farto de ver modelos e está difícil de escolher um LOL

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Post by nuno22467 » Tue Jan 08, 2008 5:09 pm

baraka wrote:as tintas em spray ela quase não vende e as que tem lá são aquelas cores que ninguém quer LOL

já ando farto de ver modelos e está difícil de escolher um LOL
Olá,
Isto de escolher o primeiro modelo (ou a primeira vítima :lol: ) é tramado, dá vontade de ter todos ali à mão. Todos sabemos como é! :P
Agora, uma dica para começares:
Procura um modelo civil/desportivo clássico (Revell de grau 3 ou AMT de grau 2, por exemplo). Os detalhes não são demasiado exigentes para fazeres um primeiro kit, as decalcomanias são simples e o número de peças não é exagerado. Basicamente a tua preocupação deve ser a pintura da carroçaria, por isso escolhe uma cor que gostes, mas por tradição: Vermelho=Itália, Azul=França, Verde=Inglaterra, Cinza-Prata=Alemanha, Japão=Branco. As latinhas de primário e tinta em spray Tamiya são muito populares, mas lê um tópico sobre o assunto antes de pintar. Se para já quiseres evitar a lixa, a escova+pasta dos dentes também prepara a superfície a pintar.
Para os interiores, opta por tinta de água, é fácil de remover quando houver cag***.
Não te esqueças que é apenas um hobby, por isso no-stress!!! 8)
Abraço,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Post by baraka » Tue Jan 08, 2008 5:28 pm

Obviamente é apenas um hobby. Procuro isto para não passar o resto do dia ao PC (sou informático). É mais um passatempo e tira-me do PC.

Quanto às cores, PRETO :lol: ou o cinza-prata.
Já agora quanto custam assim as tintas?

cumprimentos

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Post by L. Dias » Tue Jan 08, 2008 8:09 pm

No comércio local:
Tintas e verniz Tamiya em aerossol: 7~9€
Primário: 10~12€

Um modelo recente pode chegar aos 60€ (Ferrari FXX ou Mercedes SLR, da Tamiya, p.ex.), embora seja razoável que custem, em média, entre 18 e 35€.


1ABC,
Luís

User avatar
vidas
Posts: 563
Joined: Thu Feb 12, 2004 11:03 pm
Location: Coimbra

Post by vidas » Tue Jan 08, 2008 8:49 pm

Olá baraka,

acho que não deves meter a fasquia muito alta. Com o tempo vais aperfeiçoando os teus modelos.
odraciR wrote: eu comprei tudo o que tenho numa loja aqui em Coimbra.. bem arrependido tou, o dinheiro que gastei nos meus 18 modelos davam para comprar uns 30 por aqui e pelos sites on-line...

ao fim ao cabo, cá em Coimbra aproveitam-se da falta de mercado para inflacionar os preços...
Olá odraciR,

Eu no início também cometi muitas "loucuras" por ainda não estar bem dentro do assunto. Por exemplo, pelo preço de dei por um aerógrafo dava quase para dois de qualidade semelhante.

Conheço bem essa loja de Coimbra e acredita que foi onde fiz dos melhores negócios. Iam aparecendo uns kits jeitosos e raramente alguém os comprava devido aos preços inflacionados. Depois ia passando com alguma regularidade na loja até encontrar todos os kits em promoção. As melhores que apanhei foram kits com 50% de desconto, e kits a 15€ (que no mercado nacional valiam mais de 40€).

Passei lá à 1 mês atrás e não vi nada de jeito. Também não sei se ainda fazem estas promoções.

1abraço,
vidas

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Post by baraka » Wed Jan 09, 2008 12:16 am

Já o comprei pessoal :D

Vamos lá ver como começar a estudar tudo isto :)

Primeira coisa que vou fazer é arrumar a secretária :lol: Arranjar espaço para poder estragar o meu brinquedo novo :)

Estou a pensar em pintá-lo de azul "Subaru", se calhar é muita areia para a minha camioneta :lol: mas vou arriscar, com os erros é que se vai aprendendo
Attachments
HPIM0677.jpg
HPIM0677.jpg (66.24 KiB) Viewed 7082 times
HPIM0680.jpg
HPIM0680.jpg (42.39 KiB) Viewed 7080 times
HPIM0678.jpg
HPIM0678.jpg (70.16 KiB) Viewed 7081 times

User avatar
odraciR
Posts: 135
Joined: Fri Dec 14, 2007 10:29 am
Location: Ourém

Post by odraciR » Wed Jan 09, 2008 10:31 am

vidas wrote:Olá odraciR,

Eu no início também cometi muitas "loucuras" por ainda não estar bem dentro do assunto. Por exemplo, pelo preço de dei por um aerógrafo dava quase para dois de qualidade semelhante.

Conheço bem essa loja de Coimbra e acredita que foi onde fiz dos melhores negócios. Iam aparecendo uns kits jeitosos e raramente alguém os comprava devido aos preços inflacionados. Depois ia passando com alguma regularidade na loja até encontrar todos os kits em promoção. As melhores que apanhei foram kits com 50% de desconto, e kits a 15€ (que no mercado nacional valiam mais de 40€).

Passei lá à 1 mês atrás e não vi nada de jeito. Também não sei se ainda fazem estas promoções.

1abraço,
vidas
pois a Euromercante e a Tecnyhobby estão muito fracas em estáticos.. tudo quanto seja RC e Slot's é aos pontapés...
desde o inicio de 2006 que está muito franquinho na Euromercante, aliás por isso é que já não montava um kit á ano e meio..

é bom saber q há mais modelistas por aqui por Coimbra.. ;)

temos de combinar uma cafezada..

baraka: grande kit q arranjaste!! ;) aí tá um que falta na minha parteleira :lol:

abraços!!
3 anos depois... estou de volta!
Image

Post Reply