Adolfo wrote:Já agora em relação ao mitico número 27 e 28, alguém me poderá esclarecer o porquê dos ferraris terem sempre estes números ?
Na temporada de 1973, os números dos pilotos das equipas de F1 passaram a ser fixos. Não sei muito bem pq ordem foi organizada esta distribuição na época, mas aos Ferraris formam atribuidos os números 3 e 4.
Na temporada seguinte, os numero continuaram fixos, mas foram novamente organizados em função da classificação por equipas na temporada anterior. Assim aos Ferrari, que tiveram uma temporada para esquecer, foram atribuidos o nº 11 e 12, em virtude do seu 6º lugar no campeonato de marcas. Em 1975, os Ferrari voltaram a ostentar os nº 11 e 12, mas no ano seguinte passaram a 1 e 2 (Lauda eram campeão em titulo) tendo a McLaren ficado com os 11 e 12. Em 1977, voltaram a trocar (Hunt - McLaren era campeão em titulo) e os Ferrari voltaram a ser 11 e 12.
Na temporada de 1978, Os Ferrari mantiveram o mesmo numero, uma vez que Niki Lauda saiu para a Brabham. Nessa temporada a Lotus venceu o campeonato e passou a ostentar os nº 1 e 2 (em 1979) que perdeu no ano seguinte para a Ferrari. Em 1980, o campeão foi Alan Jones, num Williams, cujo numero era o 27. Assim, no ano seguinte, a Williams ficou com o 1 e 2 e a Ferrari com o 27 e 28 que manteve durante quase 10 anos até que o campeão Alain Prost trocou a McLaren pela Ferrari.
No anos de 1981 e 1982, com o numero 27, o Canadiano Gilles Villeneuve fez sonhar os adeptos da F1 e os Ferraristas em particular até perder a vida nos treinos de qualificação para o GP da Belgica, imortalizando, se fosse necessário, o 27 como numero associado à Ferrari.
Tirando o ano de 1990 (com Prost) e 1996 (com Schumacher), a Ferrari ostentou sempre o 27 e 28 pois nunca foi capaz de se impor com vencedora do titulo de pilotos.
A partir de 1997, a numeração passou a ser atribuida pela ordem do campeonato de marcas do ano anterior, pelo dificilmente os Ferraris voltaram a ter este mitico numero (os McLaren este anos tem o 21 e 22.