Estufa de pintura barata

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Estufa de pintura barata

Post by borntobedevil » Wed Aug 05, 2009 8:07 pm

Aqui está.

Devil
Attachments
P8050030.JPG
P8050030.JPG (227.89 KiB) Viewed 7365 times
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

DFDesign
Posts: 158
Joined: Tue Apr 28, 2009 9:40 am

Re: Estufa de pintura barata

Post by DFDesign » Thu Aug 06, 2009 8:56 am

Ah ok... mas podias tirar em mais detalhe :P:D

já agora, e as minhas questões? sacas-te as tuas lâmpadas? isso quer dizer que as lâmpadas não são necessárias?
______

Abraço
DF

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Estufa de pintura barata

Post by Adolfo » Thu Aug 06, 2009 9:40 am

Vamos por partes.
- Para começar este hobby não é necessário uma estufa, se tiveres uma varanda serve bem :)
- A esponja, no meu caso, serve para "apanhar" os restos de vapor de tinta que não vão para o exaustor e como é barata é só retirar quando tiver muito pintada e meter uma nova
- Para pintar tens que ter boa luz pois caso contrário vai ser complicado efectura uma boa pintura.
- Há pessoal que mete uma luz forte, pois depois de pintar fecha a estufa e liga a luz e serve de cabine de secagem, o meu metodo tambem é bom tiro o modelo e meto dentro de um taparuwer junto a uma janela a apanhar sol :)
- No meu caso a estufa é somente para "tirar os vapores das tintas" de casa pois assim pinto á vontade e n ficam nem cheiros nem o "maldito pó" da tinta.

Resumindo para começar uma lata de tinta em spray uma varanda e um dia de sol servem perfeitamente :)
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

DFDesign
Posts: 158
Joined: Tue Apr 28, 2009 9:40 am

Re: Estufa de pintura barata

Post by DFDesign » Thu Aug 06, 2009 9:55 am

Obrigado Adolfo,

O meu grande problema, é que para já estou a pintar no meu quarto, ou seja, isso da varanda é para esquecer... estou a pensar remodelar a minha varanda para ter espaço para mim, mas até la, tenho mesmo de resolver o problema do cheiro e pó da tinta.

depois, também tenho o problema de ter 2 gatos, e largam bastante pelo, e contaminam os meus modelos, o que não ajuda em nada...

Ou seja, uma estufa, baratinha vinha mesmo a calhar... LOL
______

Abraço
DF

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Estufa de pintura barata

Post by borntobedevil » Thu Aug 06, 2009 10:25 am

DF a solução para os gatos também passa pela varanda, especialmente se for de um sétimo andar para cima!!!! :twisted: :twisted:

Quanto à estufa, mantive as lampadas, só ficou sem porta, sem espuma em baixo e o exaustor foi mudado! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

DFDesign
Posts: 158
Joined: Tue Apr 28, 2009 9:40 am

Re: Estufa de pintura barata

Post by DFDesign » Thu Aug 06, 2009 10:44 am

LOLOLOL n sejas mau...

ja agora, n keres tirar uma foto de detalhe do buraco para o exaustor? assim de dentro para fora :P
______

Abraço
DF

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Estufa de pintura barata

Post by borntobedevil » Thu Aug 06, 2009 10:50 am

Tem que ser logo, por acaso gostava muito de trazer a estufa e outras coisas para o trabalho, mas ainda não arranjei maneira! :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

DFDesign
Posts: 158
Joined: Tue Apr 28, 2009 9:40 am

Re: Estufa de pintura barata

Post by DFDesign » Thu Aug 06, 2009 10:59 am

LOLOLOL na boa ;)
______

Abraço
DF

josecam
Posts: 550
Joined: Thu Mar 22, 2007 3:11 pm
Location: Ponta Delgada

Re: Estufa de pintura barata

Post by josecam » Thu Aug 06, 2009 11:46 am

DFDesign wrote:Obrigado Adolfo,

O meu grande problema, é que para já estou a pintar no meu quarto, ou seja, isso da varanda é para esquecer... estou a pensar remodelar a minha varanda para ter espaço para mim, mas até la, tenho mesmo de resolver o problema do cheiro e pó da tinta.

depois, também tenho o problema de ter 2 gatos, e largam bastante pelo, e contaminam os meus modelos, o que não ajuda em nada...

Ou seja, uma estufa, baratinha vinha mesmo a calhar... LOL
DF
Eu tenho aquela caixa plastica que tu já viste em foto, e pinto na varanda pois moro num apartamento, tenho é que ter cuidado com os dias, por causa da humidade, e faço da seguinte maneira:
- Caixa ao sol com as peças lá dentro.
- Spray ao sol
- Espero que não haja vento, e varro bem o chão da varanda por causa da poeira
- Depois de pintado, fecho a caixa com a tampa e fica ao sol para secar.

No teu caso fazeres uma estufa para pintar dentro de casa, tens que ter muito cuidado com os gatos, pois quando ligares o exaustor, não só vai aspirar os vapores como tambem os pelos do felinos!

A luz deve ser fluorescente (porque é mais barata e desenvolve menos calor e tem menos consumo) com uma cor em que tenha uma boa restituição cromática ou seja "A restituição cromática é um dos aspectos mais importantes na iluminação artificial. Em algumas situações as cores devem ser representadas tão naturalmente quanto possivel como com as condições da luz do dia"

Montar lampadas por exemplo de 50 ou mais Watts, vai na realidade aquecer a estufa mas tambem pode derreter e/ou deformar o plastico porque não se consegue controlar a temperatura (deve ser isso a que o Devil se referia, pois ele na sua estufa tem as lampadas fluoescentes).

Resumindo e concluindo, tens 1º que defenir o local em que vais pintar e depois escolheres a melhor solução, naõ esquecendo o pormenor dos felinos.

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Estufa de pintura barata

Post by borntobedevil » Thu Aug 06, 2009 11:52 am

josecam wrote:
Montar lampadas por exemplo de 50 ou mais Watts, vai na realidade aquecer a estufa mas tambem pode derreter e/ou deformar o plastico porque não se consegue controlar a temperatura (deve ser isso a que o Devil se referia, pois ele na sua estufa tem as lampadas fluoescentes).
Era mesmo a isto que me referia, sem um termostato, o risco é demasiado grande para arriscar, pois pode parecer que está tudo bem e de um momento para o outro fica tudo torcido, coisa que às vezes não dá para reparar!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Estufa de pintura barata

Post by borntobedevil » Thu Aug 06, 2009 9:05 pm

Como os jovens de agora já não o procuram, contentam-se com fotos dele...
aqui ficam as fotos do buraco!!!!! :twisted: :twisted:

Devil
Attachments
P8060032.JPG
P8060032.JPG (196.29 KiB) Viewed 7308 times
P8060036.JPG
P8060036.JPG (201.58 KiB) Viewed 7308 times
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

josecam
Posts: 550
Joined: Thu Mar 22, 2007 3:11 pm
Location: Ponta Delgada

Re: Estufa de pintura barata

Post by josecam » Fri Aug 07, 2009 11:03 am

Ó Devil, depois da minha excelente :mrgreen: prosa sobre iluminação neste tópico, que tal quando fores pintar novamente experimentares tirar os difusores das lampadas fluo. para veres se há diferença.

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Estufa de pintura barata

Post by borntobedevil » Fri Aug 07, 2009 11:08 am

josecam wrote:Ó Devil, depois da minha excelente :mrgreen: prosa sobre iluminação neste tópico, que tal quando fores pintar novamente experimentares tirar os difusores das lampadas fluo. para veres se há diferença.
É por estas coisas que foste nomeado ajudante!!!! 8)

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Estufa de pintura barata

Post by art » Sat Aug 22, 2009 8:55 am

Nunca tive estufa... já lá vão 33 anos "disto"... e cerca de 1000 modelos pintados...

Desde que haja sol ou uma luz forte e muito jornal a tapar o chão, as pinturas ficam impec...

Art

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Estufa de pintura barata

Post by borntobedevil » Sat Aug 22, 2009 10:36 am

art wrote:Desde que haja sol ou uma luz forte e muito jornal a tapar o chão, as pinturas ficam impec...
Só não percebi a de tapar o chão!!!!!!!!!!! :shock: Pensei que o utilizador do chão era o longarinas!!!!! :shock:
De qulquer maneira se não quiseres ter o trabalho de tapar o chão, o Josecam ensina-te a pintar numa mesa sem a tapar!!!!!!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

Post Reply