Estufa de pintura barata

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Estufa de pintura barata

Post by borntobedevil » Mon Jun 09, 2008 9:47 pm

Armei-me em engenhero...
Não conseguia pintar sem pó, por ter pouco jeito com madeiras não fiz como um tópico colocado aqui e tentei arranjar uma solução mais simples e igualmente barata.

Material:
- Caixa de arrumação alta - 5,99€
- 2 florescentes - 22,98€
- 2 cool fan de fontes de alimentação de PC queimadas (as fan não costumam queimar), mais tarde ponho mais 2 - 0,00€ (desviadas....)
- um transformador que faça 12v - ainda não tenho mas custa 5€ nas lojas da especialidade orientais (vulgo chineses)


Como queria fotos de um presunto.... vou por aqui uma de parte do material... do presunto não porque babais o teclado :D

Vou por uma esponja (que humedeço) em baixo com uma rede a fazer de chão falso para o pó se acumular lá e depois só falta o suporte de televisão em disco pra "abotar" estilo.... :D

Acho que vai resultar

Depois vou postando o desenvolvimento

devil
Attachments
DSC00007.JPG
DSC00007.JPG (33.94 KiB) Viewed 14027 times
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Morbius
Posts: 554
Joined: Mon Nov 26, 2007 11:07 am
Location: Massamá

Re: Estufa de pintura barata

Post by Morbius » Tue Jun 10, 2008 9:04 am

manda fotos que eu tenho o mesmo problema: o pó
=D>
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(

User avatar
Moura
Posts: 221
Joined: Tue Aug 14, 2007 5:27 pm

Re: Estufa de pintura barata

Post by Moura » Wed Jun 11, 2008 11:53 pm

Já agora faz um tutorial com fotos para a malta preparar uma coisa assim do genero.

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Estufa de pintura barata

Post by borntobedevil » Thu Jun 12, 2008 12:25 am

Peço as minhas desculpas por não ter postado fotos dos passos da construção, mas a minha máquina fotográfica está avariada e só a devo ter na sexta feira e a estufa está concluida excepto o chão falso.
Mas não se preocupem que postarei fotos dela pronta e como irão ver a sua construção não tem nada de especial (nem de CAD precisei, desenhei tudo na caixa :D) e também posso postar as peças à parte, pois é toda desmontavel e fácil de lavar.
Ah o tranformador nas lojas da especialidade é mais barato! 2,90€ só tive alguma dificuldade em explicar-lhe o que queria, pois trazia-me um agrafador, um furador e outras coisas acabadas em "or" mas depois de puxar pelo meu chines fluente (gestual) lá consegui o que queria. :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Moura
Posts: 221
Joined: Tue Aug 14, 2007 5:27 pm

Re: Estufa de pintura barata

Post by Moura » Thu Jun 12, 2008 1:45 pm

E pá tira entao as fotos das peças todas que precisas-te, e depois faz um mini tutorial para saber como se faz, ando a pensar criar um la para casa.

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Estufa de pintura barata

Post by Adolfo » Thu Jun 12, 2008 6:38 pm

Eu tambem vou tentar dedicar-me a esse assunto, o meu problema não é tanto o pó mas sim o cheiro e vapores que as tintas e material para limpar as tintas deixa, e como o local onde monto/pinto não é muito arejado, já ando a pesquisar na bela da net hipoteses para montar uma estufa caseira.
Estou mais inclinado para uma caixa de plástico tamanho XXl no Ikeia (7 euros) um filtro de exaustor preso no fundo da caixa com fita cola, um Fan de WC (n preciso de transformador)
presa por fora e um tubo de esquentador até á janela mais umas belas lampadas florescentes presas em cima da "estufa" ,pelo lado de fora para ficarem limpas mais tempo :).
Se isto resulta ou não...... n sei depois logo vos digo :) assim que montar vou tirando fotos para se resultar outros interessados possam seguir os mesmos paços :) ou não!!!
Um abraço
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Estufa de pintura barata

Post by borntobedevil » Thu Jun 12, 2008 9:29 pm

Adolfo devias ter vindo mais cedo (ou eu atrasado o meu projecto) porque essa do exaustor de casa de banho é boa ideia, portanto ficas-me a dever uma... :D
Mas como eu só sou imbejoso com certas coisas muito mais complicadas de entender que o modelismo :D aqui vão umas dicas para ti...
- Espera até amanha para veres as fotos da minha porque funciona bem mas agora teria feito umas alterações (como o exaustor de WC).
- Experimentei as lampadas fora porque a caixa é translucida mas ficam muitas sombras.
- Lembra-te que tens que por o exaustor em cima porque se for em baixo tens muito mais probabilidades de teres pó na pintura.

Eu não tenho o problema dos vapores, mas isso depois de qualquer estufa pronta é muito facil de resolver com um tubo flexivel para uma janela como o de alguns ar condicionados portáteis.

Prometo que amanha já posto as fotos da minha e comento os erros que eu acho que cometi e que se a voltasse a construir do zero não os repetia.

Ah aquilo do ser imbejoso é só com aquilo que tanto nos atrai e tanto nos custa a copreender :mrgreen:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Estufa de pintura barata

Post by borntobedevil » Fri Jun 13, 2008 9:56 pm

Como hoje é sexta feira e prometido é devido aqui vai...

Cortei uma das partes largas da caixa a que chamo lado da frente :) mas aproveitando o material retirado para que com as sobras dos cortes para as as réguas das lampadas fazer uns batentes para fazer uma portinhola.
Para fecho utilisei o que tinha à mão que foi mais umas sobras e um gancho com bucha de metal.
As lampadas estão dentro pois fora fazem muitas sombras.
As fan foram aproveitadas como já disse de fontes de alimentação de computadores queimadas por isso foram de borla (o bom de ser de uma cidade pequena e conhecer toda a gente) mas tive que comprar o transformador - 2,90€ - e aproveitei uma ficha que tinha a mão para ligar o transformador (que por acaso até é de som).
A caixa cortei-a com o dremel e lixei as rebarbas como se fosse um kit :)
Só falta mesmo a esponja humida com a grade que ainda não cortei em cima para fazer o chão.
Ah e funciona, ainda não pintei nenhum modelo mas já experimentei com o aerografo.

Defeitos que eu veja até agora foi não ter posto o exaustor de WC e de resto o tamanho chega-me bem e eu também não tenho o problema dos vapores pois sou um sortudo que tenho um quarto só pro modelismo e posso abrir a janela e normalmente pinto a acrilico que também é muito pouco agressivo.

A tem uma vantagem que eu acho muito boa ficou totalmente desmontavel so com os parafusos das fan por isso muito fácil de limpar nem que seja à mangueira.

Se alguem fizer alguma com alterações é favor de informar para acrescentar a patente, pois vou fartar-me de ganhar dinheiro :twisted:

Ah outro defeito o presunto de Chaves é demasiado grande pra caixa...

Façam bom proveito

Devil
CIMG2661.JPG
A caixa
CIMG2661.JPG (82.29 KiB) Viewed 13754 times
CIMG2662.JPG
Os corte para as lampadas
CIMG2662.JPG (64.42 KiB) Viewed 13747 times
CIMG2663.JPG
A frente sem tampa
CIMG2663.JPG (66.51 KiB) Viewed 13738 times
CIMG2666.JPG
A frente com tampa
CIMG2666.JPG (74.52 KiB) Viewed 13729 times
CIMG2669.JPG
A lampadas e as fan
CIMG2669.JPG (78.62 KiB) Viewed 13724 times
CIMG2671.JPG
a trabalhar
CIMG2671.JPG (52.97 KiB) Viewed 13712 times
CIMG2674.JPG
a grade que vai servir de chão
CIMG2674.JPG (131.56 KiB) Viewed 13700 times
Attachments
CIMG2667.JPG
o fecho
CIMG2667.JPG (62.21 KiB) Viewed 13701 times
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Estufa de pintura barata

Post by art » Sat Jun 14, 2008 5:06 am

Certamente que este curso de engenheiro não foi tirado na Independente! :D :D :D

Grande trabalho de modelismo "caixeiro" :D . Gostei de ver.

Agora... para quando a estreia?

Art

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Estufa de pintura barata

Post by Adolfo » Mon Jun 16, 2008 7:04 pm

Eu ainda estou na fase do projecto mas a caixa é parecida com esta :) só que vou utilizar a tampa como porta, e não cortar um dos lados, pelo menos é o que tenho em mente :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Estufa de pintura barata

Post by valdispert » Mon Jun 16, 2008 11:20 pm

Duas fans de 8 ou 12cm não vão gerar sucção suficiente numa caixa com uma abertura tão grande.

Este artigo é bastante elucidativo em relação a isto:

http://www.briansmodelcars.com/tutorial ... &CurPage=1

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Estufa de pintura barata

Post by borntobedevil » Mon Jun 16, 2008 11:28 pm

Tens razão, já experimentei e são um bocadinho de menos mas estou a pensar por mais duas.

Só tenho um problema... Tenho medo que me leve os braços :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Moura
Posts: 221
Joined: Tue Aug 14, 2007 5:27 pm

Re: Estufa de pintura barata

Post by Moura » Mon Jun 16, 2008 11:42 pm

borntobedevil wrote:Tens razão, já experimentei e são um bocadinho de menos mas estou a pensar por mais duas.

Só tenho um problema... Tenho medo que me leve os braços :D

Devil

Isso é simples....compras umas pulseiras e relogios a Quaresma....que pesam que nem ouro e tas safo :D

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Estufa de pintura barata

Post by borntobedevil » Tue Jun 17, 2008 11:21 am

Sabe Deus para comprar kit's...
Mas vou pensar num cinto de mergulhador!!!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Re: Estufa de pintura barata

Post by Evolution VI » Thu May 28, 2009 8:36 pm

Boas,

Acho que vou precisar de fazer uma estufa destas... Parece-me pequena mas nada como experimentar...

Abraco

Post Reply