Dúvida

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Dúvida

Post by Patrick Bateman » Sun Feb 15, 2004 11:54 pm

a ver qm m pode dar uma ajuda.
tenho duas peças para dar primário e pintar com ts26. no caso, uma carenagem traseira e uma pequena tampa, que dá acesso ao compartimento da central de dados. ora, a tolerância de encaixe entre as duas é muito pequena. então: colo as peças, dou o primário e pinto, ou dou o primário em separado, e depois colo e pinto, ou dou o primário e a tinta em separado e depois colo. o meu medo é que a cola estregue a pintura, apesar de ser aplicada por dentro, e, por outro lado, que perca alguma da definição do contorno com a aplicação de pelo menos 2 ou 3 camadas de spray (1 de primário e 1 ou 2 de ts26)
agradeço desde já as sugestões
thx
Patrick Bateman

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Mon Feb 16, 2004 12:03 am

Se puderes colar as peças ANTES de primar e pintar, na minha opinião, era muito melhor. Assim ficas com uma melhor distribuição da pintura, muito mais uniforme. E assim não corres o risco de estragar a pintura..:D

1 Abraço,
Pedro.
Last edited by Petter on Mon Feb 16, 2004 11:29 am, edited 1 time in total.

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Mon Feb 16, 2004 2:36 am

Também acho que a pintura fica melhor (mais uniforme) depois de montadas as peças.

A colagem tem que ser perfeita se não queres perder pormenor, cuidado com excessos de cola pois pintes antes ou depois, uma má colagem estraga tudo!

Se não queres perder pormenor nas linhas de contorno so tens que ser prudente na dosagem e aplicação de primário e tinta.
Depois de dares a primeira camada vê se de facto é necessário dar a segunda porque senão avança para a tinta! Se deres 4 camadas (2 primário + 2 tinta), lá se vai o pormenor. Duas camas de primário justifica-se mais quando pretendes pintar uma côr mais clara do que a própria carroçaria, ou seja o que fôr para pintar.

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Mon Feb 16, 2004 9:59 am

Certíssimo.
Convém sempre teres o maior numero de peças coladas antes de aplicares as camadas de tinta.
Como normalmente as peças para pintar de TS-26 já são brancas apenas irás de precisar de 1 camada de primário mais para ajudar a segurar melhor as camadas de tinta. Como o Evo disse mais camadas de primário só mesmo se tiveres de alterar a cor de uma peça escura para uma clara, como por ex as asas dos Formula 1 que muitas vezes são em plástico preto e tem de se pintar de branco.
Mesmo com 2 camadas de primário e 3 de tinta não perdes os pormenores pois as camadas devem ser aplicadas finas e uniformes. Só se abusares no primário/tinta é que acabas por perder os detalhes ao fim de 2, 3 camadas.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Mon Feb 16, 2004 10:18 am

Concordo plenamente!!! :D :wink:

cola as peças e então prima e depois pinta, atenção ás camadas! :wink:

User avatar
NoBrakes
Posts: 568
Joined: Tue Feb 10, 2004 7:47 pm
Location: Queijas / Alfragide / ISEL
Contact:

Post by NoBrakes » Mon Feb 16, 2004 10:47 am

Boas

Como já foi dito acima e eu concordo plenamente, cola -> primário -> pintura, para mim acho que a questão da tinta ficar uniforme não é o maior problema, mas sim o escorrimento da cola que podes sempre corrigir se colares antes da pintura.


Abraços
LV

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Mon Feb 16, 2004 11:14 am

Exactamente! :wink:

User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Post by Patrick Bateman » Mon Feb 16, 2004 11:16 am

ok, meus senhores
estou esclarecido
vou fazer assim, e depois conto como correu
obrigado a todos pelas dicas
abraço
Patrick Bateman

Post Reply