Copiar (e branquear) folhas de decals

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
pikuinhas08
Posts: 333
Joined: Tue Feb 13, 2007 3:48 am

Re: Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by pikuinhas08 » Thu Jan 08, 2009 10:36 pm

pois existe malta que defende que meter os decalques ao sol retira um pouco o amarelado...

na foto não dá para ver o quanto amarelado está o branco... mas tentar não custa... pessoalmente nunca tentei...

saudações
Image

Na Bancada:

M-923 A1 BigFoot Sucateiro...
EM HIBERNAÇÃO:
Mercedes SL500 Street Racer
Ford Panel Truck Delivery Van

User avatar
edguerra
Posts: 65
Joined: Sat Jan 12, 2008 2:40 am
Location: Vila Real

Re: Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by edguerra » Thu Jan 08, 2009 10:49 pm

Devil,

Pois fica sabendo que está tudo relacionado! Tudo!
Do meu progresso no Toyota depende a decisão de comprar os decals de fibra de carbono (que por sinal estão esgotados no domino.be e no hiroboy), e dessa decisão depende a eventual venda de kits que eu possuo com decalques amarelados (não o Brabham), caso esse defeito não seja corrigível! :D

E eu até já comecei o Toyota... :) Para além dos decalques de fibra de carbono, estou também à espera de ver o que fazes com a tua porta para tomar a minha decisão antes de começar a encher a casa de vapores de tinta... eheheh

Abraço

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by FSousa » Fri Jan 09, 2009 12:27 am

Em relação aos decalques "amarelados" convém explicar o seguinte:
Pela (pouca) :D experiência que tenho o que fica "amarelado" (por acção da luz) é o vernis das decalcomanias, isto antigamente, pois agora talvêz isso não aconteça devido ás novas tintas, só temos que esperar uns aninhos para confirmar. :doubt:
Pelo que sei em serigrafia, imprime-se 1º as cores claras (brancos) até ás mais escuras e para "segurar" todas as tonalidades dá-se o vernis, por norma numa camada mais larga que o logotipo.
Se já repararam, por vezes temos um decalque de cor (colado numa superfície branca) em que fica com um pequeno rebordo amarelado, isso é devido ao vernis.
Quando temos letras (que deviam ser) brancas e estão amareladas poderemos na própria folha de decalque e com muito cuidado dar uma "esfregadela" com Polish ou massa de polir muito fina.
Mas temos que ver que estamos "a gastar" a pelicula de vernis, fragilizando assim o decalque.
Quando isso acontece devemos dar uma camada de vernis (depois da massa de polir) para "reforçar" a decalcomania.
Em tempos idos ensinaram-me o Sr. Fontes(Crisano) Sr. Veloso(mimo2) e o Sr. F. Pinto (FProject) que numa lata de vernis brilhante (da Humbrol ou Tamiya) acrescenta-se umas gotas de tinta azul, de cada marca respectivamente, até dar "uma tonalidade" ligeiramente azulada ao vernis.
Com este vernis damos uma passagem nesses decalques "minimizando" o amarelado da velhice.
Também é conveniente não expor as miniaturas (com decalques) há exposição directa da luz, solar ou outra.
Os decalques devemos colocar-los em sacas de plástico de modo a que fiquem protegidos de humidades (ou falta dela) se pretendemos guarda-los
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by borntobedevil » Fri Jan 09, 2009 12:28 pm

Guerra ve lá se te safas aqui:

http://www.spotmodel.com/html/advanced_ ... =&x=16&y=3

Um abraço

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
edguerra
Posts: 65
Joined: Sat Jan 12, 2008 2:40 am
Location: Vila Real

Re: Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by edguerra » Fri Jan 09, 2009 3:33 pm

Obrigado Devil,

Sobre o branqueamento, a técnica da massa de polir não resultou. E a minha massa não era tão fina assim... Posso dizer-vos que ficou rigorosamente na mesma... :x Esfreguei suavemente primeiro, e depois com mais força. Tentei directamente na folha e também depois de colado num pedaço de plástico.
Por isso... :(

Cumprimentos

User avatar
rookie
Posts: 951
Joined: Tue Aug 31, 2004 1:14 am

Re: Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by rookie » Sat Jan 10, 2009 1:22 pm

Olá

A técnica que eu uso para branquear os decalques amarelados é... o sol. Coloco o decalque dentro de uma bolsa plastica e ponho-o na janela apanhar banhos sol durante uns dias, claro que agora no inverno não funciona, mas podem sempre levar o decalque ao solário :P

!!Cumps!!
Miguel

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by FSousa » Sat Jan 10, 2009 11:02 pm

Viva, não querendo ser contraditório (ou talvez queira ser :mrgreen: ) não acho que o sol ou a acção da luz solar "contribua" de algum modo para "branquear" decalques que estão amarelados devido á idade.
Embora nunca tenha exposto nenhum ao sol, até evito que as minhas miniaturas estejam em excesso de luz (para não se ver os defeitos :badgrin: ).
Volto a afirmar que acho que o que fica "amarelado" é o verniz.
O que afirmo com toda a certeza é que tenho miniaturas com 20 anos e os decalques não estão "amarelados", alguns 3J, Fproject ou Tron.
Mas devo referir que todas a latas de verniz que compro, sejam Tamiya ou Humbrol levam umas gotas de azul para, no mínimo, retardar o efeito de amarelecimento dos decalques.
Também convém ter cuidado em expor os decalques a qualquer tipo de aquecimento, aquecendo dilata, dilata estala, estala parte a tinta do decalque... :mrgreen:
Quando fiz decalques na estamparia dum colega, metia-os na estufa e saiam partidos. :evil:
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
edguerra
Posts: 65
Joined: Sat Jan 12, 2008 2:40 am
Location: Vila Real

Re: Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by edguerra » Tue Jan 13, 2009 3:06 pm

E voltando à impressão de decalques, sabem-me dizer onde posso encontrar folhas para impressão de decalques (de preferência já com fundo branco)? Pensei que encontraria numa normal papelaria tipo Staples, mas não...

Cumprimentos

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by art » Tue Jan 13, 2009 3:17 pm

Isso agora...
Só encomendando numa loja da (nossa) especialidade.
Existe em Branco (brilhante e mate) e Transparente (brilhante e mate).
Cada saqueta traz 3 folhas.

Há para laser (e dye sublimation, if you know what I mean... :D ) e para jacto de tinta (so I heard :D )

Art

prorallye43
Posts: 371
Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
Location: Leiria

Re: Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by prorallye43 » Wed Jan 14, 2009 2:16 pm

Bom dia Caros Amigos,

Explicitando um pouco melhor o que o nosso amigo Art refere, devo sublinhar que as folhas de decalques podem ser adquiridas em várias versões:

Para Impressão Laser ou Sistema Micro Dry (Impressoras ALPS MD ou OKI DP, com ou sem kit Dye Sublimation)
- Papel Azul apenas com Cola e sem Película ou com Cola e Película de Base (Branca ou Transparente) para impressão
- Papel Branco apenas com Cola e sem Película ou com Cola e Película de Base (Branca ou Transparente) para impressão
Para Impressão Jacto de Tinta
- Papel Azul com Cola e Película de Base (Branca ou Transparente) para impressão
- Papel Branco com Cola e Película de Base (Branca ou Transparente) para impressão

As Películas de Base para impressão podem ser Acetinadas ou Brilhantes.

No caso da impressão em Laser ou Jacto de Tinta os decalques deverão ser cobertos, após impressão, com uma camada fina de verniz ou fixador para impressão Laser ou Jacto de Tinta (ver sprays para fixação de labels impressas em CD's e DVD's).

No caso da impressão Micro-Dry este acabamento não será necessário pois as impressoras permitem a aplicação de uma ou mais camadas de finish fotográfico que selam os decalques, dando-lhes um brilho final perfeito.

As folhas que se vendem nas nossas lojas, nas saquetas referidas, são muito caras, existindo uma série de opções de elevadíssima qualidade e a preços mais razoáveis online, em grandes quantidades (25; 50 ou mais folhas), especialmente em webshops Americanas, sendo neste caso necessário prever uma passagem pela Alfândega para o necessário contributo para o Programa "Fócrates".

Um abraço.

João
Image

User avatar
edguerra
Posts: 65
Joined: Sat Jan 12, 2008 2:40 am
Location: Vila Real

Re: Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by edguerra » Thu Jan 15, 2009 8:03 pm

Obrigado,

Já encomendei uma dessas folhas para inkjet e micro decal film, vou testar com decalques pretos assim que chegar...

Cumprimentos

Post Reply