Tintas e diluição

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
JMSD
Posts: 4
Joined: Sun Jan 13, 2008 9:01 am

Tintas e diluição

Post by JMSD » Sun Apr 12, 2009 5:38 pm

Caros Amigos

Provavelmente este assunto está mais que repassado, mas gostaria de por umas questões.
Tintas e suas diluições. Quando da aplicação da tinta com aerografo deve-se obter um compromisso de diluição para que esta não fique nem muito liquida nem muito espessa, normalmente uso tintas Tamiya acrilicas mas este compromisso nem sempre é efectivo, ou seja, ora a tinta está muito liquida correndo o risco de fácilmente escorrer ora está muito espessa e nem sequer chega a ser um leque de spray effectivo.
Os mais experientes de certeza superam esta técnica, como fazem ?, será essa diluição feita a olho ou existe uma graduação ?, tem a ver também com o aerografo (uso o mais básico de Revell) ?, para uma porção de quatidade de tinta, quanta porção de água ?

Obrigado

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Tintas e diluição

Post by art » Sun Apr 12, 2009 5:41 pm

A tinta deve "correr como o leite".
É essa a expressão que encontro, mais parecida com a realidade.

Art

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Tintas e diluição

Post by borntobedevil » Sun Apr 12, 2009 5:52 pm

art wrote:A tinta deve "correr como o leite".
É essa a expressão que encontro, mais parecida com a realidade.

Art

Esta nem comento..... :badgrin: :badgrin: :badgrin:

JSMD eu faço-a a olho, até porque com tabela há sempre muitas variantes, temperatura, humidade, etc.
A melhor maneira é experimentares como te convém mais, depois vais ganhando a mão e fazes isso de olhos fechados, claro não treines em modelos!
Pelo que percebi tu não tens bem um aerógrafo mas sim um borrifador, o que te torna a tarefa mais difícil, pois são muito temperamentais!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

JMSD
Posts: 4
Joined: Sun Jan 13, 2008 9:01 am

Re: Tintas e diluição

Post by JMSD » Sun Apr 12, 2009 6:08 pm

Obrigado Devil

Já agora, a diluição é feita no copo do aerografo ou no frasco da tinta, acho que deverá ser feita no acto da pintura e no copo do aerografo, pois no frasco da tinta poderá estragar a tinta que fica, estarei certo ?

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Tintas e diluição

Post by borntobedevil » Sun Apr 12, 2009 6:12 pm

Estás certo sim, pois se fizeres no frasco da tinta e não estiver do teu agrado, estás sujeito a estragar a tinta toda!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

Julio.Cabral
Posts: 53
Joined: Fri Oct 10, 2008 7:20 pm
Location: Angra do Heroísmo

Re: Tintas e diluição

Post by Julio.Cabral » Fri May 01, 2009 5:44 pm

Boas! Tenho um problema com as minhas tintas! Principalmente as da Revell, neste caso, o preto. Estava a dar uma pintura no R5, mas a tinta, é expessa, mas não cobre por vezes o local onde eu pinto, ás vezes tenho de passar o pincel no mesmo lugar com mais tinta...e depois esta fica, do tipo, ''peganhenta'', e apanha pó muito facilmente...já as da Humbrol...Enamel...não cobrem a superfície á primeira pintura...tem de levar 2 ou 3 mãos...mas esta é líquida...será normal? Se calhar as tintas já estão fora do prazo de validade :lol: :lol: :lol:




Cumps

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Tintas e diluição

Post by borntobedevil » Fri May 01, 2009 6:04 pm

Julio nunca pintei a pincel peças grandes, mas as 3, 4, 5 demãos penso que serão necessárias para um bom resultado


Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

Julio.Cabral
Posts: 53
Joined: Fri Oct 10, 2008 7:20 pm
Location: Angra do Heroísmo

Re: Tintas e diluição

Post by Julio.Cabral » Fri May 01, 2009 8:10 pm

Devil, diga se que não são peças grandes, falo dos bancos...rollbar...é claro que a carroçeria é a spray :lol: :lol:

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Tintas e diluição

Post by FSousa » Fri May 01, 2009 11:19 pm

Viva, para peças pequenas tipo bancos, roolbar, e outras integrantes dos kits de plástico, aconselho os Sprys de marca Keen (Tinta sintética), são baratos, cerca de 3 Euros a lata de 400ml, para além de Primário existe em várias cores base, preto mat, aluminio, dourado, estas tintas podem "levar" com tamiyas por cima (o contrario e que acho que não).
Para se pintar nas referencias dos Kits Tamiya, podem dar destas tintas primeiro, e para o acabamento final, então poupam nas outras referencias que vem nas folhas de instuções.
Aqui também dou um outro conselho:
Para pintar vermelho, dar primário branco antes.
Para pintar preto brilhante, prateados ou dourados, dar preto mat antes.
Para pintar brancos brilhantes (por cima de cor), dar alumínio antes.
Espero ter ajudado.
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
Rui Mendes
Posts: 496
Joined: Tue Dec 02, 2008 2:28 pm
Location: Setúbal

Re: Tintas e diluição

Post by Rui Mendes » Mon May 04, 2009 10:25 pm

Não esquecer de lavar bem as peças, pois se tiverem gordura (mesmo dos dedos) podem acontecer coisas estranhas tipo a tinta não agarrar e depois temos a tendencia de dar mais tinta e...já se está a ver como as coisa acabam...
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...

Post Reply