Efeito Cromado

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Efeito Cromado

Post by Evolution VI » Thu Feb 19, 2004 2:02 am

Boas!

Qual é a melhor forma de obter um cromado? Acho que não existe nenhuma tinta que reproduza bem este efeito.

Se alguem puder ajudar...

Abraço

User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Post by Patrick Bateman » Thu Feb 19, 2004 2:22 am

boas
estás mt enganado!!!!!! :D existem 2 maneiras de obter um efeito cromado.
a primeira é um pó de cromar, n existe cá à venda (q eu saiba) :? , podes mandar vir do japão
http://www.1999.co.jp/eng/plamo/index_e ... Typ1_c=102 ou
http://www.hlj.com/

aplica-se esfregando com um pano é óptimo p grandes superfíces.
a outra solução é um spray chrome q se vende no Aki, é uma lata grande, deve dar pra aí para uns 8748234 kits, e é excelente para detalhes (tipo abraçadeiras, parafusos etc.) eu dou uma borrifadela p dentro de um godé e aplico com pincel 5 zeros e x20 enamel da Tamiya.
espero q ajude
cumps
Patrick Bateman

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Thu Feb 19, 2004 2:48 am

Boas Patrick Bateman!

Estou imprsssionado com essa do pó! Não fazia a minima ideia que se poderia alcançar esse efeito através de um pó.
Quanto a essa tinta que me falaste, já conheço bem o aspecto final que ela proporciona mas sinceramente não me convence. Tenho um colega que teve a ideia de comprar essa tinta, deu a tal "borrifadela" para um goblé, pintou a pincel e o efeito final ficou um pouco "áquem" sem brilho e pouco uniforme.
De todas as alternativas que conheço até agora essa é aquela que até se aproxima mais. Se houver mais sugestões para me ajudar, optimo!

Obrigado pela atenção!

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Thu Feb 19, 2004 9:50 am

Além desse spray do AKI a outra forma ue conhecia para fazer cromados seria o polimento das tintas metalizadas com um pano que não deite pelo ( sintectico ). Isso faria o efeito de cromado! :wink:

Conheço essa tecnica dos aviões! :D

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Thu Feb 19, 2004 11:34 am

Tambem não conhecia esse pó de croma, embora por vezes em peças como os motores utilize pó de grafite (raspando o carvão dos lápis) para conseguir um bom efeito metalizado. Técnica que aprendi da minha fase dos tanque e veículos blindados.
Para quem como eu usa quase só acrílicas da Tamiya, e não fica lá muito convencido com a cor do Chrome Silver, eu utilizo duas alternativas.
Para grandes superfícies uso o spray da Tamiya TS-30 (Silver Leaf), para pequenas peças uso a correspondente da Humbrol, o 11. Consegue-se um acabamento bem mais brilhante e uniforme.
O mesmo se aplica a dourados (16) e cobre (12).
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Thu Feb 19, 2004 2:47 pm

Eu acho que tenho por aqui essa cor da humbrol. É uma sintética que por sinal até se trabalha muito bem, ao contrario da grande maioria das sintéticas!
Já ouviram falar num tipo de autocolante cromado? Vende-se em folhas e basta recortar e aplicar estilo decalques, so que é um autocolante. Não há grande tolerância de manobra... Li isto num kit da AMT que trazia um carro com bastantes cromados, e lá falava que iam os autocolantes destas respectivas zonas.

User avatar
NoBrakes
Posts: 568
Joined: Tue Feb 10, 2004 7:47 pm
Location: Queijas / Alfragide / ISEL
Contact:

Post by NoBrakes » Thu Feb 19, 2004 4:24 pm

Evolution VI wrote:Já ouviram falar num tipo de autocolante cromado? Vende-se em folhas e basta recortar e aplicar estilo decalques, so que é um autocolante.
Boas, o papel autocolante a que te referes é o Bare Metal Foil, há disponível em várias cores e tirando o pó que o Patrick mencionou, talvez seja a melhor forma de obter um resultado satisfatório.

No site do ANSantos podes encontrar vários tipos de Bare Metal, na secção de ferramentas e tintas.

Abraços
LV

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Thu Feb 19, 2004 4:45 pm

Óptimo! Se o AN Santos tem esse Bare Metal é excelente para mim! :D
Tenho que ver os outros acessorios que ele tem disponivel...

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Feb 19, 2004 5:00 pm

O baremetal é óptimo para os cromados! Só que é caríssimo! Paguei quase 7!! euros por uma folhita pouco menor que A4..
De qualquer maneira, podes ver um exemplo da aplicação deste tipo de material aqui

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Thu Feb 19, 2004 5:57 pm

Dá um acabamento muito porreiro!!!! :P

User avatar
dourado
Posts: 486
Joined: Wed Feb 25, 2004 10:20 am
Location: Torres Vedras

Post by dourado » Wed Feb 25, 2004 12:09 pm

Ainda há mais, existem umas tintas fabulosas que têm de encomendar em http://www.alclad2.com/

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Thu Feb 26, 2004 3:25 am

pettercardoso, o site que me recomendaste é simplesmente fabuloso!

Está lá uma excelente demonstração de aplicação do BareMetal. Recomendo a visita ao site a todos os users. Vale apena guardar esta pagina para futuras duvidas que possam surgir em relação aos cromados. Boa solução! obrigado

Post Reply