[Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by borntobedevil » Thu Jul 30, 2009 11:52 am

pikuinhas08 wrote:para retirar tintas tamyia acrilicas nada melhor e mais barato que sonasol verde...

saudações
Pelo menos é verde, não encarnado!!!! :twisted: :twisted: :twisted:
Mas não precisa de ser sonasol, basta ter amoniacal! :wink:

Devil

P.S DF, conforme! :wink:
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

DFDesign
Posts: 158
Joined: Tue Apr 28, 2009 9:40 am

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by DFDesign » Thu Jul 30, 2009 12:26 pm

Bem mas a minha aventura com as tintas e o audi ontem não correu bem

realmente decidi mergulha-lo na acetona, e ele descolou a cola e tirou o betume, apesar de nao ter saído todo... depois notei que realmente o cassi do audi ja tinha uns riscos de uma aventura para tirar o betume das riscas da porta e de outros detalhes, e continuaram-se a notar os riscos com o primario...

Como não fiquei satisfeito com as aventuras, e tal como disse no outro topico, este audi vai ficar para peças/testes e vou hoje a Quitecnica buscar um novo :P
______

Abraço
DF

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by borntobedevil » Thu Jul 30, 2009 1:56 pm

Não o transformes em sucata, tem recuperação e é um bom exercício para apranderes, faz outro se te apetecer, mas acaba esse nem que não seja agora.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

DFDesign
Posts: 158
Joined: Tue Apr 28, 2009 9:40 am

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by DFDesign » Thu Jul 30, 2009 3:02 pm

borntobedevil wrote:Não o transformes em sucata, tem recuperação e é um bom exercício para apranderes, faz outro se te apetecer, mas acaba esse nem que não seja agora.

Devil

Hum não sei... vou fazer outro novo, para evitar alguns erros que danificaram a carroçaria deste... no entanto, ja pensei em converter este em descapotável :P LOL
______

Abraço
DF

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by Adolfo » Thu Jul 30, 2009 3:06 pm

DFDesign wrote:
borntobedevil wrote:Não o transformes em sucata, tem recuperação e é um bom exercício para apranderes, faz outro se te apetecer, mas acaba esse nem que não seja agora.

Devil

Hum não sei... vou fazer outro novo, para evitar alguns erros que danificaram a carroçaria deste... no entanto, ja pensei em converter este em descapotável :P LOL
olha treina nesse como disfraçar os risco pois daqui para a frente iso vai acontecer muito :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

DFDesign
Posts: 158
Joined: Tue Apr 28, 2009 9:40 am

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by DFDesign » Thu Jul 30, 2009 3:21 pm

LOL também é bem visto... lol
______

Abraço
DF

DFDesign
Posts: 158
Joined: Tue Apr 28, 2009 9:40 am

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by DFDesign » Mon Aug 10, 2009 9:58 am

Boas ppl,

bem, venho relatar aqui um dos meus grandes problemas da ultima semana...

Decidi começar a dar primário no carro, e não correu nada bem... primeiro, decantei a lata de spray para um frasquinho de tinta, deixei a tinta "assentar" para retirar o gás que tem e usei no aerografo, ai tudo bem... depois, sem diluir, assim mm a maluca, comecei a dar nas peças.... e encontrei alguns problemas...


Primeiro, reparei que a tinta começou a ficar rugosa, e não uma superfície completamente lisa, como vejo nos vossos trabalhos, será por ter dado directo, sem diluir?

Depois, ficou um cheiro muito activo no quarto, e fiquei com o pó da tinta por cima das coisas que estava ali ao pé, o que levou a um mini ataque de fúria da minha mãe... portanto, vou ter de parar as pinturas, até que tenha a estufa pronta, o que conto ser o mais breve possível...

entretanto, estou a ponderar deitar o interior ao óleo para recomeçar depois...
______

Abraço
DF

User avatar
X-Filer
Posts: 36
Joined: Sun Aug 16, 2009 4:12 am
Location: Vale Serves, Albufeira

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by X-Filer » Thu Sep 03, 2009 1:14 am

Falando em tintas, houve uma questão que me assaltou. Como modelista bastardo que sou, quero mudar a cor a um ou dois modelos que tenho "em lista de espera" mas até agora tenho recorrido à pintura sobre a tinta velha com resultados bastante satisfatórios mas para estes em específico quero retirar a tinta original por completo, aplicar primário e dar nova tinta (para preservar os detalhes de carroçaria e evitar gastar os rodos de tinta para tapar a antiga). O mais recorrente é usar decapante em gel mas já me falaram de Forza, para limpar os fornos. Isso funciona mesmo? Qualquer desengordurante desse tipo funciona?

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by Adolfo » Thu Sep 03, 2009 9:29 am

X-Filer wrote:Falando em tintas, houve uma questão que me assaltou. Como modelista bastardo que sou, quero mudar a cor a um ou dois modelos que tenho "em lista de espera" mas até agora tenho recorrido à pintura sobre a tinta velha com resultados bastante satisfatórios mas para estes em específico quero retirar a tinta original por completo, aplicar primário e dar nova tinta (para preservar os detalhes de carroçaria e evitar gastar os rodos de tinta para tapar a antiga). O mais recorrente é usar decapante em gel mas já me falaram de Forza, para limpar os fornos. Isso funciona mesmo? Qualquer desengordurante desse tipo funciona?
Para tirar a tinta antiga utiliza oleo de travões, mergulhas o modelo no oleo e deixas uns dias de molho, ou então utilizas acetona "do Pingo Doce" e com um pano ou algodão vais esfregando e vais ver a tinta sair.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
X-Filer
Posts: 36
Joined: Sun Aug 16, 2009 4:12 am
Location: Vale Serves, Albufeira

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by X-Filer » Thu Sep 03, 2009 3:44 pm

Acetona? Isto não é tinta acrílica, é a tinta original. Será tinta de esmalte sintético, pelo que acho que não deve fazer grance coisa... e para tirar a tinta a um 1:18 deve levar umas litradas de material para tirar.

Pensei que essa solução do óleo era aplicável só à tinta acrílica em modelos de plástico.

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by Adolfo » Thu Sep 03, 2009 4:05 pm

X-Filer wrote:Acetona? Isto não é tinta acrílica, é a tinta original. Será tinta de esmalte sintético, pelo que acho que não deve fazer grance coisa... e para tirar a tinta a um 1:18 deve levar umas litradas de material para tirar.

Pensei que essa solução do óleo era aplicável só à tinta acrílica em modelos de plástico.
Mas o modelo não é em plástico!!!!!!!
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
X-Filer
Posts: 36
Joined: Sun Aug 16, 2009 4:12 am
Location: Vale Serves, Albufeira

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by X-Filer » Thu Sep 03, 2009 8:14 pm

Adolfo wrote:Mas o modelo não é em plástico!!!!!!!
Pois, isso sei eu! Foi o que eu disse... tenho um modelo em metal injectado que quero remover-lhe a pintura original sem deixar marcas na carroçaria. Sou capaz, então, de me ter expessado mal... só quiz dizer é que não sabia que um solvente orgânico devapava uma tinta de esmalte como a que o meu modelo tem. Normalente solventes orgânico são usados em tintas de base orgânica (celulósica/acrílica) mas se resulta, tanto melhor!

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by art » Fri Sep 04, 2009 6:25 am

Ai o modelo é em metal?
Então... decapante automóvel com ele!!!
Usa luvas, pois aquilo é extremamente corrosivo e perigoso!

Art

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by Adolfo » Fri Sep 04, 2009 9:47 am

X-Filer wrote:
Adolfo wrote:Mas o modelo não é em plástico!!!!!!!
Pois, isso sei eu! Foi o que eu disse... tenho um modelo em metal injectado que quero remover-lhe a pintura original sem deixar marcas na carroçaria. Sou capaz, então, de me ter expessado mal... só quiz dizer é que não sabia que um solvente orgânico devapava uma tinta de esmalte como a que o meu modelo tem. Normalente solventes orgânico são usados em tintas de base orgânica (celulósica/acrílica) mas se resulta, tanto melhor!
Como o ART diz, e ele é Pró nisso :), decapante automóvel para cima
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: [Duvidas] Problemas/Duvidas na pintura

Post by art » Fri Sep 04, 2009 10:25 am

Adolfo wrote:Como o ART diz, e ele é Pró nisso :), decapante automóvel para cima
Sim, eu sou "pro" no decapante e o nosso querido amigo Adolfo é "pro" no Pronto :wink:

Art

Post Reply