Decalques caseiros de cola branca

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
fxline
Posts: 31
Joined: Thu Jun 19, 2008 11:28 pm
Location: Torres Vedras

Decalques caseiros de cola branca

Post by fxline » Wed Sep 16, 2009 12:19 pm

Olá a todos

Como fazer decalques caseiros com cola branca.

Há muito tempo que tenho tido o mesmo problema de todos os que necessitam de decalques brancos, sendo que a maioria dos decalques que necessito sejam desta cor.
Assim sendo, tenho vindo alguns meses a testar formas e mais formas de os conseguir, isto para não falar de orçamentos que tenho pedido, mas isso fica sempre fora de questão devido aos custos elevados do decalques.


Agora após testes que acho bem sucedidos, venho partilhar convosco o que descobri acidentalmente, num belo dia estava farto de imprimir em folhas de decalques brancas virgens que comprei e todas elas ficavam uma treta como podem testemunhar na foto abaixo:

Image


E como estava mesmo chateado com a situação mandei um murro na bancada esquecendo o frasco de cola branca que tinha na bancada, essa dita cola entornou-se para cima de uma das folhas de decalques, nisto com uma trincha retirei o excesso de cola e coloquei essa mesma folha de lado e quando vou tentar novamente fazer decalques introduzi a folha suja de cola e olhem o resultado decalques brancos.

Agora vamos ao que interessa… como fazer os decalques!

Para começar será necessário os seguintes utensílios:

Image

Folha de acetato normal.

Image

Começamos por fazer os decalques num programa de desenho ou vectorial (utilizei o Corel Draw) à escala pretendida, atenção imprimam numa folha normal e testem se o tamanho é o correcto.

Image

Tendo os decalques prontos chega a hora de configurar a impressora (Utilizada Espon R300).

Image
Image

Neste ponto estamos a inverter os decalques, como demonstra a foto abaixo:

Image

De seguida isola-se o local a colocar a folha de acetato, para conter o excesso de cola que se irá colocar na folha de acetato.

Image
Image

Coloca-se a cola sobre a folha de acetato e espalha-se uniformemente com uma tricha.

Image
Image
Image

Resultado final após a secagem da cola (aproximadamente 30 minutos):

Image
Image
Image

Imprime-se então os decalques na folha de acetato, tendo sempre em atenção que a impressão deverá ser efectuada na parte onde foi colocada a cola.

Image

De seguida é utilizado um spray fixador que se compra em qualquer papelaria, para fixar a tinta de impressora evitando assim que esta desfaça nos processos seguintes.

Image
Image

Imprime-se também em rascunho uma segunda folha em papel normal para de seguida recortar os espaços a pintar no processo seguinte e para termos a noção da área a recortar mais tarde.

Image

Coloca-se a folha já recortada em cima da folha de acetato deixando visíveis as palavras a pintar.

Image
Pinta-se as palavras de preferência com aerógrafo com a cor pretendida (branco).

Image

Deixa-se secar a tinta e de seguida aplica-se novamente spray fixador, quando secar aplica-se novamente cola branca e deixa-se secar também!
Image

Assim está concluído o processo de elaboração dos decalques.

Image

Corte e colagem:

O corte deverá ser efectuado o mais próximo da palavra possível, tendo sempre em atenção que este processo funciona basicamente como se trata-se de um decalque normal.

Image
Image

Para aplicação do decalque no modelo pode-se utilizar tanto água como Micro Set, este componentes são fundamentais, sendo estes que irão activar a cola aplicada no final.
Atenção nunca utilizem o Micro Sol, este destrói por completo o decalque.

Image
Image

Aplica-se o decalque com cuidado no modelo com ajuda de um cotonete e com este evitando a formação de bolhas de ar, neste processo deverá ter muito cuidado para não danificar o decalque.

Image
Image

Para finalizar deixa-se secar bem e nesta fase não se deverá mexer no decalque, quando estiver seco aplica-se verniz para selar os decalques.

Image
Image

Bem amigos e assim temos decalques brancos a um preço bem em conta e fácil.
Agora toca a meter as mãos á obra e espero que tenha ajudado!

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by borntobedevil » Wed Sep 16, 2009 12:26 pm

Obrigado Fxline! =D>
Embora eu já conhecesse este teu tutorial, foi bom que o partilhasses aqui! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by lucas » Wed Sep 16, 2009 3:04 pm

muito interessante

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by Adolfo » Wed Sep 16, 2009 3:10 pm

Realmente é bastante engenhoso, e eu já vi esetes decalques "ao vivo" e nem sabia que eram caseiros :)
Parabéns pelo tutorial
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by art » Wed Sep 16, 2009 5:22 pm

Não será mais fácil e rápido utilizar esse processo de impressão, mas sobre uma folha de decalques branca? :?
Já que a parte encarnada, assim, é sempre impressa...

Não sei, era só uma ideia...

Art

fxline
Posts: 31
Joined: Thu Jun 19, 2008 11:28 pm
Location: Torres Vedras

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by fxline » Wed Sep 16, 2009 6:49 pm

art wrote:Não será mais fácil e rápido utilizar esse processo de impressão, mas sobre uma folha de decalques branca? :?
Já que a parte encarnada, assim, é sempre impressa...

Não sei, era só uma ideia...

Art
Boas

Sem dúvida que em folha de impressão é bastante mais rápido e esta forma da cor de fundo funciona em folha de decalque branca, mas eu deparei-me com dois problemas nas folhas brancas:
1º - as folhas são caras e apenas consegui comprar folhas para impressora a laser e para jacto de tinta apenas encontrei no estrangeiro
2º - As folhas de decalques brancas são mais grossas do que as transparentes e quando colocado o decalque no modelo vais notar sempre o decalque (pelo menos foi o que me aconteceu quando experimentei)

As vantagens do modo caseiro no meu ponto de vista.

1º - Defines a espessura da pelicula ou seja se aplicares muita cola ele irá ficar grosso e se aplicares pouca cola irá ficar bastante fina, mais fina do que os decalques dos kits (este é o modo que utilizo) e garantidamente após aplicação do verniz não vais notar praticamente nada.

2º - tens sempre decalques em casa a um custo muitissimo reduzido, visto que a cola é bastante barata e dá para imensas folhas e a folha de acetato durará muitissimo tempo.

Desvantagens dos decalques caseiros

1º Terão de ser aplicado com imenso cuidado, pois facilmente deformam-se.

Eu utilizo este modo caseiro para todos os meu modelos e até á data têm sido perfeito, espero ter ajudado.

um abraço.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by art » Wed Sep 16, 2009 7:09 pm

fxline wrote:espero ter ajudado.
OK, eu até considero o teu processo bastante giro e engenhoso.
Quanto aos decalques com base branca, eu imprimia a laser, nunca o fiz em jacto de tinta. E depois da colocação de um amolecedor, os decalques ficavam bastante finos e adaptados às superfícies.

É óptima a partilha destas informações. Deves ter ajudado vários membros.
A mim não, pois a minha impressora imprime a branco :wink:

Art

fxline
Posts: 31
Joined: Thu Jun 19, 2008 11:28 pm
Location: Torres Vedras

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by fxline » Wed Sep 16, 2009 8:42 pm

Olá Art

Onde compraste a tua impressora que imprime branco??? isso é que é valente!!

Um abraço

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by FSousa » Wed Sep 16, 2009 11:07 pm

Caro amigo Fxline,
Fico-te extremamente grato por este excelente tópico, realmente é, digamos, “engenhoso” pois desconhecia este processo.
Por motivos destes é que desisti das tendências suicidas que tenho tido nestes últimos dias. :D
Tópicos destes são de uma enorme partilha incondicional, coisa que não se tem visto ultimamente neste Fórum. =D> =D> =D> =D> =D>
Fico-te muito grato por este esclarecimento e partilha, e fica desde já o meu compromisso de que vou experimentar essa técnica quando tiver mais tempo disponível.
Quanto à questão que colocas em relação a impressoras que imprimem a branco... :doubt:
Não esperes muito, pois o “segredo é a alma do negocio”.
Já em tempos muito idos vi uma dessas na JML, mas como deves saber nisto do modelismo é como em qualquer profissão : Quem sabe sabe e quem não sabe aprende.
Sei que existem várias referências a este tipo de impressoras, mas são um processo “antiquado” pois se assim não fosse as empresas que fazem decalques não usavam serigrafia para os mesmos.
No entanto continuo “expectante” em saber onde se arranja uma coisa dessas assim como os consumíveis...
No entanto podes vêr aqui : viewtopic.php?f=6&t=5900" onclick="window.open(this.href);return false;
Os meus muito sinceros parabéns por este excelente tópico.
Um Grande abraço.
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by borntobedevil » Wed Sep 16, 2009 11:15 pm

FSousa wrote: Fico-te extremamente grato por este excelente tópico, realmente é, digamos, “engenhoso” pois desconhecia este processo.
Por motivos destes é que desisti das tendências suicidas que tenho tido nestes últimos dias. :D
Fxline, posso assegurar que isto é verdade, pois eu é que estive a fzer de psicólogo do FSousa!!!!! :twisted: :twisted:
FSousa wrote:No entanto continuo “expectante” em saber onde se arranja uma coisa dessas assim como os consumíveis...
FSousa como leigo na matéria sei que os consumíveis ainda se arranjam bem, embora a uns preços um bocado caros, penso que impressoras novas já deve ser impossível!

Quanto a impressão em série, não compensa neste sistema, pois sai demasiado caro, é bom para produção de decalques próprios.
As empresas que produzem decalques continuam e continuarão a utilizar o processo serigráfico, pois a sua relação qualidade preço é a mais vantajosa para comercialização.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

fxline
Posts: 31
Joined: Thu Jun 19, 2008 11:28 pm
Location: Torres Vedras

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by fxline » Thu Sep 17, 2009 3:53 pm

Obrigado Fsousa pelo teu esclarecimento e pelo teu simpático apoio, mas em relacção a impressora já desisti da ideia, é bem mais barato então o método caseiro :wink: .

Um abraço

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by art » Thu Sep 17, 2009 4:08 pm

borntobedevil wrote: como leigo na matéria sei que os consumíveis ainda se arranjam bem, embora a uns preços um bocado caros, penso que impressoras novas já deve ser impossível!

Quanto a impressão em série, não compensa neste sistema, pois sai demasiado caro, é bom para produção de decalques próprios.
Nenhuma das afirmações é verdadeira, "I'm afraid"...

a) Os consumíveis ainda se arranjam, mas já está a ser difícil, especialmente as cartridges brancas e "foil";
b) Impressoras novas ainda se arranjam, fabricadas no Japão, embora um bocado caras;
c) Compensa, ainda, a "microdry", pois ainda há várias empresas que comercializam decalques neste sistema.

Art

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by borntobedevil » Thu Sep 17, 2009 4:11 pm

art wrote:
borntobedevil wrote: como leigo na matéria sei que os consumíveis ainda se arranjam bem, embora a uns preços um bocado caros, penso que impressoras novas já deve ser impossível!

Quanto a impressão em série, não compensa neste sistema, pois sai demasiado caro, é bom para produção de decalques próprios.
Nenhuma das afirmações é verdadeira, "I'm afraid"...

a) Os consumíveis ainda se arranjam, mas já está a ser difícil, especialmente as cartridges brancas e "foil";
b) Impressoras novas ainda se arranjam, fabricadas no Japão, embora um bocado caras;
c) Compensa, ainda, a "microdry", pois ainda há várias empresas que comercializam decalques neste sistema.

Art
Tu e a tua mania de ser do contra!!!!! 8)
Mau feitio!!! :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by art » Thu Sep 17, 2009 5:17 pm

Atenção, que o tópico foi colocado pelo amigo Fxline.
Não o descambes...

Art

ralifactoryteam
Posts: 291
Joined: Tue Feb 19, 2008 11:40 pm

Re: Decalques caseiros de cola branca

Post by ralifactoryteam » Fri Sep 18, 2009 10:02 pm

Boas

Obrigado pela partilha. O tutorial das jantes é espectaculo.

Um abraço

Carlos Gonçalves

Post Reply